Holandesa que sofreu acidente grave acidente na Rio 2016 segue pedalando:sportingbet welcome offer

  • Ben Dirs e Cathy Stone
  • Da BBC Sport
A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten

Crédito, AP

Legenda da foto,

Annemiek van Vleuten prefere lembrar-sesportingbet welcome offercomo liderava a prova no Rio

sportingbet welcome offer Quem não se lembrar do nome Annemiek van Vleuten talvez tenha na memória o aterrorizante acidente que ela sofreu durante a provasportingbet welcome offerCiclismosportingbet welcome offerEstrada das Olimpíadas do Rio,sportingbet welcome offeragosto:sportingbet welcome offerespecial a imagem da holandesa sendo projetada da bicicleta como uma bonecasportingbet welcome offerpano e se estatelando no asfalto.

Annemiek não se recordasportingbet welcome offermuito mais. Mas é algo positivo, pois naquela curva, próxima à Vista Chinesa, seu sonho olímpico foi destruído. A apenas 10km do finalsportingbet welcome offeruma prova que ela liderava com alguma tranquilidade.

"Quando estava começando a descer a ladeira, pensei que não precisava descer como um louca. Até porque tinha começado a chover um pouco. Mas errei a tomada da curva. Minha lembrança seguinte é asportingbet welcome offerestarsportingbet welcome offeruma camasportingbet welcome offerhospital e minha mãe ao telefone", contou a holandadesa,sportingbet welcome offer33 anos, à BBC Sport.

Annemiek van Vleuten caída no asfalto durante a prova na Rio 2016
Legenda da foto,

Competidores acharam que a holandesa tinha morrido

A mãe da ciclista assistia à prova pela TV na Holanda, no diasportingbet welcome offerseu aniversário, e acompanhou o drama da filha. E não foi apenas agonia materna: a colegasportingbet welcome offerequipesportingbet welcome offerAnnemiek, Anna van der Breggen, que acabaria vencendo a prova, achou que a compatriota tinha morrido quando passou - e não parou - pelo local do acidente.

Annemiek sofreu três fraturas na coluna e uma concussão cerebral severa. Mas duassportingbet welcome offersemanas depois do acidente já estava treinando novamente. Apesar da preocupação que casou na mãe. E da frustração.

"Na primeira semana, sofri muito com a ideiasportingbet welcome offerque cometi um erro estúpido quando estava para ganhar a medalhasportingbet welcome offerouro. Mas depois me dei contasportingbet welcome offerque pensar assim não iria me ajudarsportingbet welcome offercoisa alguma. E aí comecei a traçar novos objetivos".

Annemiek na bicicleta durante prova na Bélgica

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Duas semanas depois do acidente, a holandesa voltou a pedalar

"Felizmente, as verbas que lesionei não estavamsportingbet welcome offerum local perigoso das minhas costas, e eu nunca tive complicações mais sérias por causa da concussão. Ciclistas estão acostumados a cair pelo menos duas veze por ano. São ossos do ofício", explicou a holandesa.

Determinação

Um mês depois do acidenre, Annemiek venceu o Tour da Bélgica, garantindo o título apenas na última corrida.

"Foi uma espéciesportingbet welcome offermilagre. Mas Annemiek é muito forte", elogiou Anna Van der Breggen.

Annemiek faz uma curva durante treino

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Annemiek agora sonha com o título mundial

Provasportingbet welcome offerrua na Rio 2016

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O circuito da Rio 2016 não era considerado perigoso pelos ciclistas

Neste domingo, Annemiek iniciasportingbet welcome offerparticipação no Mundialsportingbet welcome offerCiclismo, no Catar. Nas provassportingbet welcome offerestrada, a temperatura poderá chegar aos 40 graus. Para ela, vai ser menos sofrido do que falar sobre o acidente.

"Sempre querem falar comigo sobre o acidentesportingbet welcome offerentrevistas, mas não quero mais ficar pensando nisso. Prefiro me concentrar no fatosportingbet welcome offerque estava pedalando bem antes daquilo acontecer, melhor do que tinha feito antes. Estou orgulhosasportingbet welcome offerminha participação na Olimpíada, apesarsportingbet welcome offertudo".