'Comunicação falha do governo' abre caminho para ataquesroleta de 1 a 100 onlineconcorrentes à agricultura brasileira, diz presidente da Associaçãoroleta de 1 a 100 onlineComércio Exterior do Brasil:roleta de 1 a 100 online

  • Nathalia Passarinho
  • Da BBC News Brasilroleta de 1 a 100 onlineLondres
Notasroleta de 1 a 100 onlinereal e dólar no meioroleta de 1 a 100 onlinegrãosroleta de 1 a 100 onlinesoja

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Castro opina que, embora Trump seja aliadoroleta de 1 a 100 onlineBolsonaro, os EUA têm interesseroleta de 1 a 100 onlinefazer com que o Brasil perca o mercado europeu

roleta de 1 a 100 online Canadá, França, Alemanha, Finlândia... Diversos países se manifestaramroleta de 1 a 100 onlinemaneira contundente sobre incêndios na Amazônia roleta de 1 a 100 online . Alguns chegaram a defender boicotes a produtos agrícolas brasileiros e a derrubada do acordo comercial firmado entre o Mercosul roleta de 1 a 100 online e a União Europeia (UE).

Para o presidente da Associaçãoroleta de 1 a 100 onlineComércio Exterior do Brasil (AEB), José Augustoroleta de 1 a 100 onlineCastro, a "comunicação falha" do governo serviuroleta de 1 a 100 onlinecombustível para que países concorrentes do Brasil no setor agrícola utilizassem as queimadas para atacar as exportações brasileiras.

Inicialmente, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, minimizou os incêndios dizendo que eram consequência do períodoroleta de 1 a 100 onlineseca. Depois, o presidente Jair Bolsonaro sugeriu que organizações internacionais estariam por trás do aumento das queimadas, atuandoroleta de 1 a 100 onlineretaliação à reduçãoroleta de 1 a 100 onlineverbas repassadas pelo governo.

Somente na noiteroleta de 1 a 100 onlinequinta-feira, 22roleta de 1 a 100 onlineagosto, três dias após a imprensa divulgar o aumentoroleta de 1 a 100 online84% nos incêndios, Bolsonaro fez uma reuniãoroleta de 1 a 100 onlineemergência para discutir a criaçãoroleta de 1 a 100 onlineuma força-tarefa e o envioroleta de 1 a 100 onlinetropas do Exército para controlar o fogo no Centro-Oeste e Norte do país.

"A gente vê que a comunicação do governo brasileiro nesse caso não foi das melhores. Se tivesse tomado medidas anteriormente, não estaríamos na situaçãoroleta de 1 a 100 onlinehoje. A gente tem que admitir que a comunicação falhou", disse Castroroleta de 1 a 100 onlineentrevista à BBC News Brasil.

Os incêndios e o desmatamento na Amazônia terão destaque nas reuniões deste fimroleta de 1 a 100 onlinesemana do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo, entre elas França, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o desmatamento na Amazônia como uma "crise internacional" e afirmou que seu país pode não ratificar o acordoroleta de 1 a 100 onlinecomércio entre o Mercosul e a União Europeia.

José Augustoroleta de 1 a 100 onlineCastroroleta de 1 a 100 onlinefotoroleta de 1 a 100 onlineperfil

Crédito, Divulgação/Erik Barros

Legenda da foto,

'A gente vê que a comunicação do governo brasileiro nesse caso não foi das melhores', diz Castro

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

A Irlanda também disse que pode derrubar o acordo, e a Finlândia, que está na presidência rotativa do bloco europeu, sugeriu que a União Europeia deixeroleta de 1 a 100 onlinecomprar carne brasileira para pressionar o governo Bolsonaro a mudarroleta de 1 a 100 onlinepolítica ambiental.

O presidente da AEB diz que, por trás da preocupação ambiental, há um mote comercial na tentativaroleta de 1 a 100 onlinepaíses europeusroleta de 1 a 100 onlineboicotar produtos brasileiros.

Irlanda e França concorrem com o Brasil na exportação agrícola, principalmente na vendaroleta de 1 a 100 onlinecarnes. Segundo Castro, esses países viram na deterioração da imagem do Brasilroleta de 1 a 100 onlinerelação ao meio ambiente uma oportunidade para defender seus interesses comerciais.

Ele ainda destacou que, embora o presidente americano, Donald Trump, seja aliadoroleta de 1 a 100 onlineBolsonaro, os Estados Unidos têm todo interesseroleta de 1 a 100 onlinefazer com que o Brasil perca o mercado europeu, já que são nossos competidores diretos na exportaçãoroleta de 1 a 100 onlinecarne e soja.

"Se você coloca uma barreira a algum produto brasileiro, a alternativa é comprar dos Estados Unidos, que são nosso concorrentes diretos. Chego até a imaginar, mas não posso afirmar, que por trásroleta de 1 a 100 onlinemuita coisa que está acontecendo agora estejam os Estados Unidos", disse o presidente da AEB, associação que existe há 45 anos e que reúne alguns dos maiores exportadoresroleta de 1 a 100 onlinecommodities e manufaturados brasileiros.

Veja os principais trechos da entrevista.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - Líderes europeus já falamroleta de 1 a 100 onlineinterromper importaçãoroleta de 1 a 100 onlinecarne brasileira e não ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia. Há preocupação por parte do setorroleta de 1 a 100 onlineexportação com isso?

roleta de 1 a 100 online José Augustoroleta de 1 a 100 onlineCastro - Isso começou com uma simples queimada que sempre existiu no Brasil, que era um problema tipicamente ecológico eroleta de 1 a 100 onlinemeio ambiente e passou a ser um problema comercial. Os países que estão colocando dificuldades são aqueles que tipicamente sofrem concorrênciaroleta de 1 a 100 onlineprodutos brasileiros. A mídia internacional repercute as queimadas na Amazônia, e o assunto tomou uma proporção muito grande. A gente vê alguns países propondo boicote a produtos brasileiros, principalmente a carne. Essa é a realidade hoje. Acho que, da parte do governo brasileiro, a comunicação não foi das melhores. Realmente chegou a um ponto que ninguém imaginava e vai ter reflexos comerciais, mas acredito que,roleta de 1 a 100 onlineimediato, eles não serão absurdamente elevados.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - A resposta do governo teria, naroleta de 1 a 100 onlineopinião, alimentado essa reação internacional, que inclui propostasroleta de 1 a 100 onlineboicote a produtos brasileiros?

roleta de 1 a 100 online Castro - É, a faltaroleta de 1 a 100 onlinecomunicação acaba prejudicando. A comunicação do Brasil infelizmente não é das melhores, deixa a desejar. Se você não tem uma comunicaçãoroleta de 1 a 100 onlineum bom nível, isso faz com que quem tem comunicação melhor ocupe espaço. Acho que o Brasil deixou a coisa chegar a esse ponto. A gente tem que admitir que a comunicação falhou. Se o governo brasileiro tivesse tomado medidas anteriormente, não estaríamos na situaçãoroleta de 1 a 100 onlinehoje. Agora, o Brasil que tente corrigir, seja ajudando a apagar as queimadas seja por outras medidas. Por falharoleta de 1 a 100 onlinecomunicação, está se dando uma proporção muito maior para as queimadas do que elas têm. As queimadas são reais. Não vamos achar que são imaginárias, são reais. Agora, a comunicação dos ecologistas é muito mais forte do que a daqueles que defendem o outro lado.

Emmanuel Macron faz discurso com plateia e bandeira no planoroleta de 1 a 100 onlinefundo

Crédito, EPA

Legenda da foto,

O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o desmatamento na Amazônia como 'crise internacional'

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - Qual aroleta de 1 a 100 onlineopinião sobre a proposta do governoroleta de 1 a 100 onlineampliar agricultura e mineração na Amazônia? O Brasil precisa usar terras da Amazônia para ampliar a produtividade?

roleta de 1 a 100 online Castro - O Brasil tem uma produção rural muito forte e há muitas áreas agricultáveis fora da Amazônia que não são utilizadas hoje por faltaroleta de 1 a 100 onlineinfraestrutura. Há cercaroleta de 1 a 100 online50 milhõesroleta de 1 a 100 onlinehectaresroleta de 1 a 100 onlineterras que poderiam ser utilizados para expandir a agricultura sem se aproximar da Amazônia. As terras da Amazônia não servem para determinadas culturas. A Amazônia é muito mais ligada à retiradaroleta de 1 a 100 onlinemadeira do que à culturaroleta de 1 a 100 onlinesoja e outros produtos. Não vamos imaginar que vamos plantar soja na Amazônia. Seria completamente inapropriado. A terra, o solo da Amazônia não é propício.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - Seria mais estratégico investirroleta de 1 a 100 onlineinfraestruturaroleta de 1 a 100 onlineáreas não localizadas na Amazônia?

roleta de 1 a 100 online Castro - Seria muito mais fácil, sem dúvida. Nos últimos anos, o Brasil deixouroleta de 1 a 100 onlineinvestirroleta de 1 a 100 onlineinfraestrutura, então, temos uma infraestrutura deficiente, insuficiente e onerosa. Isso faz com que uma sérieroleta de 1 a 100 onlineregiões, por exemplo, partes do Nordeste, como no Maranhão e Piauí, não sejam tão exploradas para agricultura, porque lá não tem infraestrutura e, sem isso, não se escoa a produção. Se tivéssemos investidoroleta de 1 a 100 onlineinfraestrutura nos últimos anos, não se estaríamos falandoroleta de 1 a 100 onlineAmazônia.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - As queimadas no Brasil vão ser discutidasroleta de 1 a 100 onlinereunião do G7 a pedido países europeus, como França e Alemanha. E a Irlanda disse que pode não ratificar o acordo Mercosul-UE. Que outros interesses podem estar por trás da pressão estrangeira sobre o comércioroleta de 1 a 100 onlineprodutos brasileiros?

roleta de 1 a 100 online Castro - A Irlanda, por contaroleta de 1 a 100 onlinecarne, sempre foi o principal adversário do Brasil na UE, e a França também, por causa daroleta de 1 a 100 onlineexpressão no agronegócio. São dois países que sempre dificultaram o acordo entre Mercosul e UE. Claramente, todos reconhecem que o Brasil tem uma produtividade melhor que França e Irlanda. Então, há um fundoroleta de 1 a 100 onlinemeio ambiente, mas que tem por trás um aspecto comercial. O que a Irlanda e a França estão fazendo é defender a carne que produzem, ainda que ela tenha um custo muito maior que a carne do Brasil. Então, especialmente França e Irlanda, que não foram favoráveis ao acordo do Mercosul, procuram criar condições para que eventualmente possam revogar o acordo. Mas isso faz parte do jogo.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - Bolsonaro tem se aproximado fortemente do presidente Donald Trump desde que tomou posse. O que a gente pode esperar dos Estados Unidos na reunião do G7 esse fimroleta de 1 a 100 onlinesemana?

roleta de 1 a 100 online Castro - Os Estados Unidos são parte diretamente interessadaroleta de 1 a 100 onlinederrubar o acordo do Mercosul com a UE, porque eles concorrem diretamente com o Brasil na exportaçãoroleta de 1 a 100 onlinesoja,roleta de 1 a 100 onlinecarne,roleta de 1 a 100 onlinetudo mais. Assim como eles deixaram claro que são contra o acordo Mercosul-UE, eles são favoráveis a que todos possam fazer algo contra o comércio com o Brasil. Se você coloca uma barreira a algum produto brasileiro, a alternativa é comprar dos Estados Unidos. Então, os Estados Unidos têm interesse que esse cenário se multiplique. Chego até a imaginar, mas não posso afirmar, que por trásroleta de 1 a 100 onlinemuita coisa que está acontecendo agora estejam os Estados Unidos.

Imagem aérea mostra metade cobertaroleta de 1 a 100 onlinefloresta, metade desmatada

Crédito, EPA/Joedson Alves

Legenda da foto,

Presidente da AEB destaca que problema tipicamente ecológico passou a ser um problema comercial

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - O senhor acha que, enquanto na frente das câmeras Trump reforça a amizade com Bolsonaro, nos bastidores pode estar atuando contra os interesses do Brasil?

roleta de 1 a 100 online Castro - Exatamente. Com certeza. Na frente das câmeras, isso não vai ser exposto. Mas claro que os Estados Unidos são parte diretamente interessada nesse assunto.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - Qual a importância do acordo entre Mercosul e UE para as exportações brasileiras?

roleta de 1 a 100 online Castro - Nesse momento, ele é politicamente importante. Economicamente ele vai ser importante daqui a uns quatro ou cinco anos, quando o Brasil tiver feito as reformas estruturais, como previdenciária e tributária, e tiver investidoroleta de 1 a 100 onlineinfraestrutura e reduzido a burocracia. Aí ele passa a ser economicamente importante. Nesse momento, o peso político é maior que o econômico. Então, tem fases distintas.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - O que pode ser feito para conter os países competidores do Brasil que desejam derrubar o acordo e boicotar produtos brasileiros?

roleta de 1 a 100 online Castro - Tem que haver um esforço diplomático. Estamos no centro do furacão. Politicamente, todos os presidentes do G7 tendem a criticar e falar sobre a Amazônia. O esforço do Brasil seria oroleta de 1 a 100 onlinemostrar a realidade e, quando comprovado o problema, corrigir. A diplomacia ponderada diminuiria a intensidade do problema hoje. Temos que ter o pé no chão e falarroleta de 1 a 100 onlineforma equilibrada. Nesse momento, não há equilíbrio, há desequilíbrio.

roleta de 1 a 100 online BBC News Brasil - A preocupação com meio ambiente tem que estar no radar do exportador brasileiro, diante do movimento global por um consumo mais sustentável?

roleta de 1 a 100 online Castro - Com certeza. O Brasil faz parte do mundo globalizado e tem que estar atento. O mundo moderno hoje tem muita preocupação com aspectos do meio ambiente.

Línea

roleta de 1 a 100 online Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta de 1 a 100 online ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta de 1 a 100 onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta de 1 a 100 onlineusoroleta de 1 a 100 onlinecookies e os termosroleta de 1 a 100 onlineprivacidade do Google YouTube antesroleta de 1 a 100 onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta de 1 a 100 online"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta de 1 a 100 onlineterceiros pode conter publicidade

Finalroleta de 1 a 100 onlineYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta de 1 a 100 onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta de 1 a 100 onlineusoroleta de 1 a 100 onlinecookies e os termosroleta de 1 a 100 onlineprivacidade do Google YouTube antesroleta de 1 a 100 onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta de 1 a 100 online"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta de 1 a 100 onlineterceiros pode conter publicidade

Finalroleta de 1 a 100 onlineYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta de 1 a 100 onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta de 1 a 100 onlineusoroleta de 1 a 100 onlinecookies e os termosroleta de 1 a 100 onlineprivacidade do Google YouTube antesroleta de 1 a 100 onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta de 1 a 100 online"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta de 1 a 100 onlineterceiros pode conter publicidade

Finalroleta de 1 a 100 onlineYouTube post, 3