Presidente da Funailampionsbet quem é o donoBolsonaro é investigado porque teria dado soco no rosto do próprio pai:lampionsbet quem é o dono
- André Shalders - @andreshalders
- Da BBC News Brasillampionsbet quem é o donoSão Paulo

Crédito, Funai / Ascom
Marcelo tomou posse no fimlampionsbet quem é o donojulho, e começou a despachar na Funai na semana passada
lampionsbet quem é o dono Dias atrás, reportagem da BBC News Brasil mostrou que o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, foi rejeitado na avaliação psicológica lampionsbet quem é o dono lampionsbet quem é o donoum dos concursos que prestou para a Polícia Federal. Seus examinadores consideraram que a personalidadelampionsbet quem é o donoMarcelo não era adequada ao cargo - policiais não podem ser pessoas excessivamente agressivas ou impulsivas, segundo um profissional que organiza estas avaliações.
Agora, mais informações sobre o passado do presidente da Funai escolhido por Jair Bolsonaro surgiram. Em janeiro deste ano, o atual presidente da Funai teria dado um soco no rosto do próprio pai,lampionsbet quem é o dono71 anos, segundo ele próprio registroulampionsbet quem é o donoboletimlampionsbet quem é o donoocorrência. O fato está sendo investigado pela Polícia Civillampionsbet quem é o donoMato Grosso.
O pai do presidente da Funai registrou a suposta agressão na delegacia Novo São Joaquim (MT), e disse à BBC News Brasil que quer que seu filho seja investigado pelo que ele relata ter ocorrido.
Marcelo Augusto Xavier da Silva, 42 anos, é delegado da Polícia Federal. Ele entrou para a PFlampionsbet quem é o dono2008, depoislampionsbet quem é o donoprestar dois concursos públicos. No primeiro, foi rejeitado na avaliação psicológica - mas passou no segundo. Quando era delegado, tevelampionsbet quem é o donoatuação contestadalampionsbet quem é o donoduas investigações internas da corporação, e também foi afastadolampionsbet quem é o donouma operaçãolampionsbet quem é o donoexpulsãolampionsbet quem é o donoinvasoreslampionsbet quem é o donouma terra indígena, por suspeitaslampionsbet quem é o donoestar colaborando com os intrusos.
Ele tomou posse como presidente da Funai no fimlampionsbet quem é o donojulho.
As investigações internas se devem ao fatolampionsbet quem é o donoMarcelo ter instaurado um inquérito para investigar um desafeto - ex-maridolampionsbet quem é o donosua mulher à época - e por ter agredido verbalmente um procurador da República.
Depoislampionsbet quem é o donorevelar estes fatos, a reportagem da BBC News Brasil foi procurada por pessoas que conheceram Marcelo e que repassaram as informações sobre a investigação.
- 'Governo federal incentiva garimpolampionsbet quem é o donoterras indígenas’, diz senador Randolfe Rodrigues
- A desconhecida riqueza mineral da terra Wajãpi, palcolampionsbet quem é o donotensão entre indígenas e garimpeiros
- União Europeia adverte que acordo com Mercosul exige proteçãolampionsbet quem é o donoindígenas
Em janeiro deste ano, Marcelo Augusto Xavier chegou a ser nomeado para trabalhar como assessor do pecuarista e secretáriolampionsbet quem é o dono assuntos fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia. Mas, como não foi cedido a tempo pela Polícia Federal, teve alampionsbet quem é o dononomeação anuladalampionsbet quem é o donoabril, segundo contou o próprio Nabhan à BBC News Brasil.
No governolampionsbet quem é o donoMichel Temer (MDB), Marcelo foi assessor do ex-ministro Carlos Marun (Secretarialampionsbet quem é o donoGoverno) para assuntos ligados à questão agrária. Antes disso, foi ouvidor da Funai durante alguns meses, também na gestão Temer.
Antes ainda, trabalhou como assessor da comissão parlamentarlampionsbet quem é o donoinquérito (CPI) da Funai e do Incra na Câmara, a convitelampionsbet quem é o donodeputados da bancada do agronegócio. O relatório final da CPI pediu o indiciamentolampionsbet quem é o donoantropólogos, indígenas, servidores públicos da Funai elampionsbet quem é o donointegranteslampionsbet quem é o donoONGs.

Crédito, MJ / ASCOM
Marcelo (dir.) com seu superior hierárquico, o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro (dir.)
Para as ONGs indigenistas, a idalampionsbet quem é o donoMarcelo para a presidência da Fundação é parte da estratégia do governo para tentar impedir novas demarcaçõeslampionsbet quem é o donoterras e desarticular a proteção aos direitos dos índios - o que o governo nega.
Em nota oficial da Funai, Marcelo Xavier disse quelampionsbet quem é o donogestão terá por objetivo melhorar as "condiçõeslampionsbet quem é o donovida" dos indígenas e "dar autonomia aos seus povos".
"O modelo até então desempenhado (na Funai) não vinha sendo efetivo. Logo, serão bem-vindas sugestões que possam contribuir com as comunidades, e o quadrolampionsbet quem é o donoservidores do órgão é imprescindível para isso. Seguindo a legalidade, precisamos focarlampionsbet quem é o donogarantiaslampionsbet quem é o donodignidade aos povos indígenas e na melhor aplicação dos recursos públicos", disse na nota oficial da fundação.
Marcelo Augusto Xavier da Silva é técnicolampionsbet quem é o donoAgropecuária e bacharellampionsbet quem é o donoDireito por uma universidade privadalampionsbet quem é o donoSão Paulo. Também concluiu uma pós-graduaçãolampionsbet quem é o donociências criminais na Universidade Anhanguera Uniderp,lampionsbet quem é o donoMato Grosso do Sul.
'Enfia a fazenda no c*'
No dia 4lampionsbet quem é o donojaneiro deste ano, Marcelo teria brigado com o próprio pai -lampionsbet quem é o dono71 anoslampionsbet quem é o donoidade - e a mulher dele,lampionsbet quem é o dono60.
A discussão aconteceu durante um encontro na casalampionsbet quem é o donoum amigo deles no distritolampionsbet quem é o donoCachoeira da Fumaça, parte do municípiolampionsbet quem é o donoNovo São Joaquim (MT), a 220 km da capital Cuiabá, segundo o relato do pai.
"Sem motivo aparente seu filho / suspeito, Marcelo Augusto Xavier da Silva, começou uma discussão com o mesmo (o pai) e proferiu ameaças e xingamentos do tipo 'Cuidado quando o senhor vier para a fazenda, enfia a fazenda no c*, põe seu dinheiro no c*'", descreve o boletimlampionsbet quem é o donoocorrência registrado pelo pailampionsbet quem é o donoMarcelo, Milton Xavier da Silva, três dias depois da suposta agressão.

Crédito, André Shalders / BBC News Brasil
O boletimlampionsbet quem é o donoocorrência da Polícia Civillampionsbet quem é o donoMato Grosso
"Em seguida, o suspeito (Marcelo) desferiu um soco contra a vítima (Milton) vindo a pegarlampionsbet quem é o donoraspão no seu rosto. O fato foi presenciado por várias pessoas que serão indicadaslampionsbet quem é o donodeclaração. A esposa da vítima a senhora, Solange Cristina, presenciou todo o ocorrido e também foi ameaçada e xingada", continua a descrição do B.O.
A fazenda do pailampionsbet quem é o donoMarcelo se chama São Pedro, e se dedica à criaçãolampionsbet quem é o donogado e ao cultivolampionsbet quem é o donosoja e milho. Fica a poucos quilômetros do local confusão, às margenslampionsbet quem é o donouma estradalampionsbet quem é o donoterra, a MT-415.
A acusação foi registrado pela Polícia Civillampionsbet quem é o donoMato Grosso como lesão corporal e ameaça. As informações do boletimlampionsbet quem é o donoocorrência foram confirmadas à BBC News Brasil pela assessorialampionsbet quem é o donocomunicação da Polícia Civillampionsbet quem é o donoMato Grosso e pelo pailampionsbet quem é o donoMarcelo,lampionsbet quem é o donoconversa por telefone.
À reportagem, o pai Milton Xavier confirmou o relato do B.O, mas disse que não daria mais informações. "Eu não vou dar detalhes. É uma coisa muito íntima". "Aconteceu (a agressão), você pode, na delegacia, pegar a cópia do B.O", disse ele. "Eu quero que continue andando (a investigação)". Milton disse que, até agora, não teve notíciaslampionsbet quem é o donoque a Polícia Civillampionsbet quem é o donoMato Grosso tenha ouvido outras pessoas para apurar o ocorrido.
Por meio da assessorialampionsbet quem é o donoimprensa da Funai, Marcelo Augusto Xavier disse que não comentaria nem este caso, e que a investigação teria sido arquivada pela Justiça "por faltalampionsbet quem é o donoprovas".
Mas não é o que diz a Polícia Civillampionsbet quem é o donoMato Grosso.
Em nota à BBC News Brasil, a Polícia Civil matogrossense disse que o fato está sendo apurado na delegacialampionsbet quem é o donoNovo São Joaquim. Neste momento, "o procedimento aguarda oitivaslampionsbet quem é o donotestemunhas, via carta precatória, que moramlampionsbet quem é o donoSão Paulo", diz o texto.
A carta precatória é um instrumento usado pela Justiça ou por investigadores quando é preciso ouvir pessoas ou coletar evidênciaslampionsbet quem é o donooutro Estado.
Mudanças na Funai
As declaraçõeslampionsbet quem é o donoBolsonaro contra a demarcaçãolampionsbet quem é o donoterras indígenas começaram bem antes da campanha eleitorallampionsbet quem é o dono2018 - e continuaram depois que ele assumiu a Presidência da República.
Apesar disso, a Constituiçãolampionsbet quem é o dono1988 garante aos índios o direitolampionsbet quem é o donomanterlampionsbet quem é o donoorganização social, costumes, línguas, crenças e tradições - e também os direitos sobre as terraslampionsbet quem é o donoque sempre viveram. É papel da União demarcar essas terras e protegê-las, segundo a Constituição (Art. 231).
Dias atrás, o presidente da República disse que indígenas da etnia Waiãpi (ou Wajãpi), do Amapá, estavam sendo usadoslampionsbet quem é o dono"massalampionsbet quem é o donomanobra", e questionou o possível assassinatolampionsbet quem é o donoum líder indígena. Os Waiãpis relataram a invasãolampionsbet quem é o donoseu território por garimpeiros ilegais, no fimlampionsbet quem é o donojulho.

Crédito, FIONA WATSON/SURVIVAL INTERNATIONAL
Os waiãpi habitam uma área ricalampionsbet quem é o donoouro
"Usam o índio como massalampionsbet quem é o donomanobra, para demarcar cada vez mais terras, dizer que estão sendo maltratados. Esse caso agora aqui… não tem nenhum indício fortelampionsbet quem é o donoque esse índio foi assassinado lá. Chegaram várias possibilidades, a PF está lá, quem nós pudemos mandar já mandamos", disse Bolsonaro. O presidente também acusou ONGslampionsbet quem é o donoquererem manter os índios "presos num zoológico animal",lampionsbet quem é o donomodo a ter para si "a soberania da Amazônia".
Marcelo Augusto Xavier não é o primeiro presidente da Funai na gestão Bolsonaro. Ele substitui o general da reserva do Exército Franklimberg Ribeirolampionsbet quem é o donoFreitas, que deixou o cargolampionsbet quem é o donomeadoslampionsbet quem é o donojunho. Franklimberg, que tem ascendência indígena, saiu da Funai debaixolampionsbet quem é o donocríticaslampionsbet quem é o donoruralistas.
"Quem assessora o senhor presidente não tem conhecimentolampionsbet quem é o donocomo funciona o arcabouço jurídico que envolve a Funai (...). E quem assessora o senhor presidente é o senhor Nabhan Garcia (secretário do Ministério da Agricultura). Que, quando fala sobre indígena, saliva ódio aos indígenas", disse o general da reserva.
Logo depoislampionsbet quem é o donoassumir a Presidência da República, Bolsonaro editou uma medida provisória (alampionsbet quem é o dononúmero 870) para extinguir alguns ministérios e reorganizar os demais. Pelo texto, a Funai sairia do Ministério da Justiça e Segurança Pública e iria para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, sob Damares Alves. A Funai também perderia a atribuição relativa à demarcaçãolampionsbet quem é o donoterras indígenas, que passaria a ser do Ministério da Agricultura.
Mas o Congresso rejeitou essas mudanças. No texto final da MP, aprovado no fimlampionsbet quem é o donomaio, a Funai continuou no MJ, e responsável pelos estudos que embasam as demarcações.
Bolsonaro ainda tentou retirar da Funai a competência para demarcar terras indígenaslampionsbet quem é o donouma segunda MP, alampionsbet quem é o dononúmero 886, mas a medida foi barrada por decisão liminar (provisória) do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Nesta quinta-feira (01), o plenário do STF manteve a decisãolampionsbet quem é o donoBarroso.
Nos dois casos, o objetivo era retirar da Funai a Diretorialampionsbet quem é o donoProteção Territorial (DPT). Agora, esta diretoria deve ser a primeira a ser mudada na nova gestão: o atual diretor, João Alcides Loureiro Lima, ligado a Franklimberg, pediu para deixar o cargo e teve seu último dialampionsbet quem é o donotrabalho na quarta última (31). A DPT é considerada a mais estratégica das diretorias da Funai.

Crédito, Presidência da República
Bolsonaro tentoulampionsbet quem é o donoduas ocasiões retirar a Diretorialampionsbet quem é o donoProterção Territorial da Funai
Alémlampionsbet quem é o donofazer os estudos que embasam as demarcaçõeslampionsbet quem é o donoterras, a Diretorialampionsbet quem é o donoProteção Territorial também é a responsável por proteger os índios isolados - aqueles que nunca tiveram contato com não índios.
Na quinta-feira (31), o Diário Oficial trouxe as primeiras alterações feitas por Marcelo na Funai. Três pessoas foram exoneradas, entre elas Fernando Maurício Duarte Melo, que exerceu a presidência da Funai interinamente, após a saídalampionsbet quem é o donoFranklimberg.
Para ONGs indigenistas, a idalampionsbet quem é o donoMarcelo para a presidência da Funai corresponde a uma mudançalampionsbet quem é o donoestratégia por parte do governo: como não foi possível levar a demarcaçãolampionsbet quem é o donoterras para o Ministério da Agricultura, o jeito foi colocar alguém ligado ao agronegócio no comando da Funai.
"Inviabilizado o primeiro caminho (de levar a atribuição das demarcações para o Ministério da Agricultura), eles fizeram esse movimento táticolampionsbet quem é o donobuscar o controle político e a instrumentalização do órgão indigenista. A estratégia foi derrubar o então presidente, um general (Franklimberg), e colocar esse delegado, que foi assessor dos ruralistas (na CPI do Incra e da Funai). É uma pessoa indicada por eles. É a raposa para tomar conta do galinheiro", disse o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Cleber Buzatto, à BBC News Brasil, dias atrás.
A chegadalampionsbet quem é o donoMarcelo também preocupa servidores da Funai.

Crédito, Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Brasil tem cercalampionsbet quem é o dono250 etnias com visões diferentes, e o presidente da Funai precisa saber mediar conflitos, diz servidor
"Quem trabalha na Funai tem que ter um perfil 'diplomático'. Você estará lidando com vários povos (indígenas), que têm diferentes visões. E você tem que saber fazer essa diplomacia", diz um servidorlampionsbet quem é o donocarreira do órgão, sob condiçãolampionsbet quem é o donoanonimato. Ele lembra que existem hoje maislampionsbet quem é o dono250 etnias indígenas no Brasil. "Uma característica que sempre foi apreciada nos diretores, no presidente da Funai, é olampionsbet quem é o donopessoas com capacidadelampionsbet quem é o donomediação. Que é justamente o que este presidente (Marcelo) não parece ter", diz ele.
"O que parece uma disfunção,lampionsbet quem é o donotrazer uma pessoa com o perfil do Marcelo para a Funai, na verdade é muito funcional. Cumpre um papel que muitos dos presidentes da Funai, independente do perfil ideológico deles, não tiveram a capacidadelampionsbet quem é o donocumprir, que é passar o rolo compressor do ruralismo", avalia este servidor.
Ele lembra que os dois presidentes anteriores da Funai (o pastor Antônio Fernandes "Toninho" Costa, ainda no governo Temer; e Franklimberg, já sob Bolsonaro) deixaram o órgão depoislampionsbet quem é o donoserem alvejados pela bancada ruralista do Congresso. "Os dois não eramlampionsbet quem é o donoesquerda. Eles simplesmente caíram porque não quiseram fazer coisas que não cabiam dentro da missão institucional da Funai. Dentro do que está estabelecido na Constituição e no Estatuto do Índio", diz.
A Funai foi criadalampionsbet quem é o donodezembrolampionsbet quem é o dono1967. Dentro do processolampionsbet quem é o donodemarcaçãolampionsbet quem é o donoterras indígenas, é a responsável por criar um grupolampionsbet quem é o donotrabalho que faz a identificação da área reivindicada pelos índios. Esses estudos resultam num Relatório Circunstanciado, que precisa ser aprovado pelo presidente da Funai anteslampionsbet quem é o donoser aberto à contestação pública.
Depois disso, o processolampionsbet quem é o donohomologação das terras precisa passar ainda pelo ministro da Justiça anteslampionsbet quem é o donoser assinado (homologado) pelo presidente da República.

lampionsbet quem é o dono Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube lampionsbet quem é o dono ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslampionsbet quem é o donoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalampionsbet quem é o donousolampionsbet quem é o donocookies e os termoslampionsbet quem é o donoprivacidade do Google YouTube anteslampionsbet quem é o donoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelampionsbet quem é o dono"aceitar e continuar".
Finallampionsbet quem é o donoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslampionsbet quem é o donoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalampionsbet quem é o donousolampionsbet quem é o donocookies e os termoslampionsbet quem é o donoprivacidade do Google YouTube anteslampionsbet quem é o donoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelampionsbet quem é o dono"aceitar e continuar".
Finallampionsbet quem é o donoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslampionsbet quem é o donoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalampionsbet quem é o donousolampionsbet quem é o donocookies e os termoslampionsbet quem é o donoprivacidade do Google YouTube anteslampionsbet quem é o donoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelampionsbet quem é o dono"aceitar e continuar".
Finallampionsbet quem é o donoYouTube post, 3







