De 'mãezinha' a maior líder da Europa: o legadonovibet roda de presentesAngela Merkel, que deixa o poder na Alemanha após 4 mandatos:novibet roda de presentes

  • Camilla Veras Mota - @cavmota
  • Da BBC News Brasilnovibet roda de presentesSão Paulo
Merkelnovibet roda de presentesdiscursosnovibet roda de presentesAno Novo entre 2005 e 2019

Crédito, EPA

Legenda da foto,

A primeira-ministranovibet roda de presentesdiscursosnovibet roda de presentesAno Novo entre 2005 e 2019: era Merkel acaba no fimnovibet roda de presentes2021

novibet roda de presentes "Querida Merkel, você é a primeira mulher eleita para ser chefenovibet roda de presentesgoverno na Alemanha. Um sinal forte para as mulheres, e certamente para alguns homens."

Foi assim que o então presidente do Parlamento alemão, Norbert Lammert, anunciou,novibet roda de presentes22novibet roda de presentesnovembronovibet roda de presentes2005, o resultado da votação entre os parlamentares alemães.

Aos 51 anos, Angela Merkel, uma doutoranovibet roda de presentesquímica quântica formadanovibet roda de presentesfísica, que cresceu sob o regime comunista da Alemanha Oriental, se tornava chancelernovibet roda de presentesseu país.

Em quase 16 anos no cargo, ela enfrentaria uma crise atrás da outra: um baque no sistema financeiro globalnovibet roda de presentes2008, as ameaçasnovibet roda de presentesdissolução da União Europeia, a grande onda migratória que marchou Europa adentronovibet roda de presentes2015, a pandemianovibet roda de presentescovid-19.

A popularidadenovibet roda de presentesMerkel na Alemanha oscilou no decorrernovibet roda de presentesquatro mandatos. Internacionalmente, ela se consolidou, ano após o outro, como principal líder da Europa.

O "fim da era Merkel" foi apontado pela consultoria Eurasia como um dos principais riscos para o continentenovibet roda de presentes2021.

"Sem as habilidades políticasnovibet roda de presentesMerkel, a União Europeia teria enfrentado uma cisão interna sem precedentes, com Polônia e Hungrianovibet roda de presentesum lado e os outros 25 Estados membrosnovibet roda de presentesoutro; também estavamnovibet roda de presentesrisco a unidadenovibet roda de presentesFrança e Alemanha, com suas visões concorrentes sobre o futuro da Europa. A recuperação econômica do continente também ficarianovibet roda de presentessuspenso, com pressão muito maior sobre o Banco Central Europeu", diz a publicação, relembrando os acontecimentos mais recentes.

A primeira-ministra anunciounovibet roda de presentes2018 que não tentaria um quinto mandato depoisnovibet roda de presentes2021.

Neste sábado (16/01), o partido conservador CDU (União Democrata-Cristã) elegeu seu novo líder. O substitutonovibet roda de presentesMerkel será o político centrista Armin Laschet, que se autodenomina um candidatonovibet roda de presentescontinuidade e é conhecido pornovibet roda de presentespolítica liberal, paixão pela União Europeia e capacidadenovibet roda de presentesse conectar com as comunidadesnovibet roda de presentesimigrantes que vivem no país.

A reportagem da BBC News Brasil conversou com quatro cientistas políticos alemães para fazer uma retrospectiva dos altos e baixos da chanceler.

Merkelnovibet roda de presentes2000, quando se tornou líder do CDU

Crédito, Michael Urban/Reuters

Legenda da foto,

Merkelnovibet roda de presentes2000, quando se tornou lídernovibet roda de presentesseu partido, o conservador CDU

'Merkelizar', o 'merkiavelismo' e a 'mãezinha'

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Merkel virou verbo na Alemanha. Usado informalmente, o neologismo "zu merkeln" significa algo como não ter uma opinião contundente sobre determinado assunto, ser passivo, hesitante.

Características que, na política, podem ser virtudes ou defeitos, a depender da situação.

No casonovibet roda de presentesMerkel, a postura sóbria e previsível foi praticamente uma constante nos últimos 16 anos — o que,novibet roda de presentesum lado, ajudou-a a navegar as negociações labirínticasnovibet roda de presentesum bloco heterogêneo como a União Europeia.

De outro, os discursos monocórdicos e a faltanovibet roda de presentescarisma alimentaram o desinteressenovibet roda de presentesparte dos alemães pela política e contribuíram para que,novibet roda de presentes2009 e 2013, a presença dos eleitores nas urnas atingisse mínimas históricas desde a fundação da República alemã,novibet roda de presentestornonovibet roda de presentes70% (o voto no país não é obrigatório).

"As pessoas brincam dizendo que ela estava fazendo os eleitores pegarem no sono (com seus discursos)", diz Ursula Münch, professora da Universidadenovibet roda de presentesMunique e diretora da Academianovibet roda de presentesEducação Políticanovibet roda de presentesTutzing, na Baviera.

"E essa pode ser uma grande vantagem, na verdade", ela acrescenta. A ideia é que, se Merkel não empolga, também não desperta uma grande rejeição. Assim, seus apoiadores iam às urnas, enquanto parte do eleitorado preferia ficarnovibet roda de presentescasa porque "não seria tão ruim" se ela vencesse mais uma vez.

Merkel e Putin no Kremlinnovibet roda de presentes2012

Crédito, Maxim Shemetov/Reuters

Legenda da foto,

Merkel e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlinnovibet roda de presentes2012: primeira-ministra é fluentenovibet roda de presentesrusso, que aprendeu na escola na Alemanha Oriental

Para o sociólogo Ulrich Beck, falecidonovibet roda de presentes2015, o estilo pouco confrontativo ajudou a alçar Merkel à posiçãonovibet roda de presentesprincipal liderança da Europa. Em 2012, ele cunhou o termo "Merkiavelli" (algo como "merkiavelismo", uma referência a Nicolau Maquiavel e seu O Príncipe): o modonovibet roda de presentesfazer políticanovibet roda de presentesforma hesitante, sem demonstrações desnecessáriasnovibet roda de presentesforça ou conflitos diretos, mas que, no fim do dia, atinge seus objetivos.

"As pessoas confiam nela, e isso faz uma grande diferença", diz Münch, relembrando um momento hoje clássico da campanhanovibet roda de presentes2013, quando, no fimnovibet roda de presentesum debate contra o oponente Peer Steinbrück, questionada se tinha uma última mensagem aos eleitores, a chanceler simplesmente olhou para a câmera e disse "vocês me conhecem".

"Talvez (seu estilonovibet roda de presentesliderança) também tenha a ver com o fatonovibet roda de presentesela ser uma mulher na política", completa.

O professornovibet roda de presentesciências políticas na Universidade Livrenovibet roda de presentesBerlim Gero Neugebauer destaca que, alémnovibet roda de presentesternovibet roda de presentesnavegarnovibet roda de presentesum ambiente políticonovibet roda de presentesque todas as redesnovibet roda de presentescontato eram majoritariamente masculinas, Merkel entrou na política fora do sistema democrático, quando a Alemanha ainda estava dividida entre uma áreanovibet roda de presentesinfluência soviética e outranovibet roda de presentesinfluência dos aliados.

Com a queda do muronovibet roda de presentesBerlim e reunificação, após 1990, seu partido — formado originalmente na Alemanha Oriental, onde ela vivia — foi incorporado pela União Cristã-Democrata (CDU), onde ela ascendeu graças às suas habilidades políticas.

"A redenovibet roda de presenteshomens jovens da CDU subestimaram Merkel enovibet roda de presentescapacidadenovibet roda de presentesconstruir alianças."

Com o tempo, já chanceler, ela recebeu a alcunhanovibet roda de presentes"Mutti", algo como mãezinhanovibet roda de presentesalemão — e uma palavra cuja interpretação no contexto da política alemã é mais complexa.

"A 'Mutti' é aquela que faz os problemas desaparecerem, que protege. É aquela que lida com os problemasnovibet roda de presentesuma maneira que a maioria vai julgar apropriada", diz Neugebauer.

Para ele, o termo é usadonovibet roda de presentesgeralnovibet roda de presentesforma respeitosa. Na visãonovibet roda de presentesMünch, contudo, chamar uma líder políticanovibet roda de presentes"mãezinha" é indelicado, apesarnovibet roda de presentesreconhecer que a palavra traz uma ideia positiva,novibet roda de presentes"fazer o serviço sem muito alarde".

"Normalmente são homens que a chamamnovibet roda de presentes'Mutti'. E não é justo, porque ela é bem mais que isso. É uma líder extremamente bem sucedida, com muita experiência."

Merkel e o ex-presidente americano Barack Obama

Crédito, Michael Kappeler/Reuters

Legenda da foto,

Merkel e o ex-presidente americano Barack Obama: imagem internacional da chanceler se consolidou como anovibet roda de presenteslíder forte

Fim do usonovibet roda de presentesenergia nuclear da Alemanha

Fato é que o estilo úniconovibet roda de presentesMerkel permitiu que ela atravessasse temas delicados para qualquer político sem necessariamente ferirnovibet roda de presentesfigura pública, pondera Andrea Römmele, professoranovibet roda de presentesciências políticas da Escolanovibet roda de presentesGovernançanovibet roda de presentesHertienovibet roda de presentesBerlim.

"Ela é muito habilidosa quando se tratanovibet roda de presentesadaptar suas políticas àsnovibet roda de presentesseus parceirosnovibet roda de presentescoalizão (em três dos quatro mandatos, o partidonovibet roda de presentesMerkel não obteve maioria no Parlamento e ela tevenovibet roda de presentesgovernar com uma grande coalizão), muitas vezes mudandonovibet roda de presentesperspectivanovibet roda de presentesrelação a determinados assuntos."

Um desses temas foi a questão da energia nuclear.

Em 2011, após o tsunami no Pacífico e o desastre nuclearnovibet roda de presentesFukushima, no Japão, Merkel recuou no que até então eranovibet roda de presentesposição e lançou o compromissonovibet roda de presenteseliminar todas as 17 usinas nucleares da Alemanha até 2022.

Mais que isso, ela lançou uma agressiva política para mudar o perfil da matriz energética da Alemanha, batizadanovibet roda de presentesEnergiewende, mais centrada no usonovibet roda de presentesmodalidades renováveis, especialmente solar e eólica.

Nos últimos anos, o país vem batendo recordes no usonovibet roda de presentesenergia renovável —novibet roda de presentes2020, elas responderam por 46% da energia utilizada, um percentual elevado por um país sem grandes hidrelétricas e até então bastante dependente do carvão.

Paralamentar Volker Beck, do Partido Verde, posa com apoiadores que comemoramnovibet roda de presentesBerlim a legalização da união homoafetivanovibet roda de presentes30novibet roda de presentesjunhonovibet roda de presentes2017

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Legalização da união homoafetiva ocorreunovibet roda de presentesforma inesperadanovibet roda de presentes2017

Legalização da união homoafetiva

Um dos melhores exemplos práticos do estilonovibet roda de presentesliderançanovibet roda de presentesMerkel, para Römmele, foi o episódio da legalização da união homoafetiva na Alemanhanovibet roda de presentes2017.

Há maisnovibet roda de presentesuma década, o partidonovibet roda de presentesMerkel vinha bloqueando o avanço das discussões sobre o tema no Parlamento. A própria chanceler já havia declarado ser contrária à aprovação.

E então,novibet roda de presentesuma entrevistanovibet roda de presentesjunho daquele ano à revista feminina Brigitte, ao responder uma pergunta da plateia sobre o assunto, Merkel disse que vinha observando cada vez mais apoio à pauta entre diferentes partidos e afirmou que não impediria que ele fosse colocadonovibet roda de presentespauta no Legislativonovibet roda de presentesalgum momento no futuro.

E emendou que os parlamentares, mesmo seus correligionários, deveriam votar "de acordo com suas consciências" e não necessariamentenovibet roda de presentesacordo com a posição do partido.

Em uma sequêncianovibet roda de presentesfatos surpreendente, a oposição rapidamente tratounovibet roda de presentescolocar o temanovibet roda de presentesvotação — três dias depois,novibet roda de presentes30novibet roda de presentesjunho. A chanceler votou contra, mas a união homoafetiva, que passou a dar aos casais homossexuais os mesmos direitos que os heterossexuais casados, como a adoção, foi aprovada por 393 votos a 226.

Questionada sobre seu posicionamento, afirmou que, para ela, "o casamento previsto na Constituição é entre homem e mulher", acrescentando, por outro lado, esperar que a aprovação pudesse promover "não apenas o respeito entre diferentes opiniões, mas também trazer mais coesão e paz social".

"Ela consegue mudarnovibet roda de presentesposição sem se prejudicar", pontua Römmele. Foi assim também com o fim do serviço militar obrigatório na Alemanha, ela acrescenta, aprovadonovibet roda de presentesdezembronovibet roda de presentes2010 e ao qual o partidonovibet roda de presentesMerkel foi contra.

O gesto 'em diamante' que a chanceler alemã Angela Merkel costuma fazer com as mãos, unindo as pontas dos dedos das mãos

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O gesto 'em diamante' que se tornou marca da primeira-ministra chegou a estampar outdoorsnovibet roda de presentescampanhanovibet roda de presentes2013

A crise migratória

Em pelo menos um momento importante, entretanto, Merkel contrariou completamente seu estilo.

Em 2015, a Europa se viu diante da mais grave crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial. Com o recrudescimento da guerra na Síria enovibet roda de presentesconflitos no Afeganistão e no Iraque, maisnovibet roda de presentesum milhãonovibet roda de presentesimigrantes e refugiados entraram no continente apenas naquele ano,novibet roda de presentesacordo com o Alto‑comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Diante das imagens do desesperonovibet roda de presentesmigrantes que consternaram o mundo, Merkel respondeunovibet roda de presentesforma abrupta. Ela não consultou extensivamente as pessoas que entendem do assunto para formar um julgamento detalhado, analisar as consequências e agir — uma rotina que até então tinha se repetidonovibet roda de presentestodas as suas grandes decisões.

A Alemanha então mudou suas regras migratórias e adotou uma política ousadanovibet roda de presentesportas abertas. Foi o país do continente a receber maior númeronovibet roda de presentespessoas — foram 476 mil pedidosnovibet roda de presentesasilonovibet roda de presentes2015, 36,6% entre um totalnovibet roda de presentes1,3 milhão, conforme os dados da Eurostat.

A frase da ministra que ficou emblemática — "wir schaffen Das", algo como "nós conseguiremos", já comparada ao "yes, we can"novibet roda de presentesObama — sugeria que a resposta poderia ser mais humanitária que política.

A condução da crise pela primeira-ministra dividiu opiniões. Enquanto ela se tornava "a pessoa do ano" pela revista Time, viu-se diante das mais duras críticas já feitas ànovibet roda de presentesgestão, na Europa e dentro da própria Alemanha.

"Eu não entendia as rígidas políticas migratórias e para refugiados anteriores a 2015, mas também não acho que o que aconteceu foi uma boa solução", diz a cientista política Ursula Münch.

"Acho que foi umanovibet roda de presentessuas maiores falhas, porque abriu a porta para partidos populistas, para a AfD, e talvez tenha inclusive influenciado o Brexit", avalia.

Na esteira da crise migratória, o até então nanico Alternatif fur Deutschland (ou 'Alternativa para a Alemanha', conhecido pela sigla AfD) ganhou fôlego na Alemanha. Obteve 12,6% dos votos nas eleiçõesnovibet roda de presentes2017 e ampliou a presença no Bundestag, o Parlamento alemão, para 94 das 709 cadeiras.

A chanceler enfrentou forte oposição dentro da própria sigla, que entrounovibet roda de presentescrise comnovibet roda de presentessigla irmã, a União Social-Cristã (CSU).

"A aliança CDU-CSU quase foi rompida", acrescenta.

Neugebauer pondera que, ainda que muitos alemães achassem louvável o esforço para acolher aqueles que buscavam refúgio, parte se preocupava com as consequências — como financiar a políticanovibet roda de presentesbraços abertos e integrar aqueles que chegavam à sociedade alemã.

O cientista político ilustra a complexidade do desafio da migração com uma história pessoal, um comentário maldoso que ele mesmo ouviu quando,novibet roda de presentes1957, seus pais, alemães, decidiram deixar a Alemanha Oriental e atravessar para o lado capitalista, para onde planejavam ir desde o fim da guerra.

Já "do outro lado", um migrante dentro do próprio país, ouviunovibet roda de presentesuma tia: "Gero, sabe a diferença entre o Sputnik (satélite russo lançado naquele ano) e um refugiado? O Sputnik faz 'bip bip', e o refugiado faz 'gib gib (dá, dá)'!'"

Ainda hoje, três décadas após a reunificação, ainda há diferenças econômicas profundas entre o leste e o oeste da Alemanha.

Römmele pontua que Merkel arriscounovibet roda de presentes2015 — algo bastante incomum emnovibet roda de presentestrajetória política.

"Ela enquadrou a crise dos refugiados como uma crise humanitária — o que eranovibet roda de presentesfato. E teve que lidar com todos os mal entendidos nesse sentido… A narrativanovibet roda de presentesque ela havia aberto as fronteiras — ela não abriu as fronteiras, tratava-senovibet roda de presentesuma crise humanitária."

Questionadanovibet roda de presentesagostonovibet roda de presentes2020 se se arrependia das decisões tomadas nesse período, a chanceler afirmou que faria tudo novamente.

A crise existencial da União Europeia

Bem antesnovibet roda de presentes2015, entretanto, poucos anos depoisnovibet roda de presentesassumir o poder, Merkel tevenovibet roda de presenteslidar com a crise financeiranovibet roda de presentes2008, que chacoalhou a Europa e colocou o euro à prova.

A políticanovibet roda de presentessocorro aos países do bloco costurada por ela,novibet roda de presentesum lado, gerou enorme insatisfação entre espanhóis, portugueses, italianos e gregos, que tiveramnovibet roda de presentesse submeter às políticasnovibet roda de presentesausteridade impostas como contrapartida para a liberação da ajuda financeira.

Ao mesmo tempo, diz Römmele, contribuiu para solidificar a imagem da chanceler como uma das principais líderes globais.

Nesse período, ela também deu uma sinalização importante aos alemães, que lhe garantiu o apoio internonovibet roda de presentesque necessitava. Ao impor as medidasnovibet roda de presentesausteridade, diz Neugebauer, ela dizia ao contribuinte alemão que estava zelando por seu dinheiro.

"A ideia (que ela passava aos alemães) era: 'Nós não vamos dar dinheiro a países que não conseguem controlar suas contas, poupar, gerar emprego."

"Domesticamente, ela sempre tentou agir como 'embaixadora' da economia alemã, da indústria alemã", acrescenta.

E conseguiu. A economia alemã vem numa crescente há uma década e, com a ajuda das reformas feitas pelo antecessornovibet roda de presentesMerkel, Gerhard Schröder — especialmente a que ficou conhecida como Hartz IV, que criou as polêmicas jornadas parciais que, para muitos, contribuíram para precarizar o mercadonovibet roda de presentestrabalho — o desemprego caiu vertiginosamente.

"Mais alemães estão vivendonovibet roda de presentesforma mais próspera nesses últimos 15 anos do quenovibet roda de presentesqualquer outro momento."

Ainda que a gestão da crise do euro tenha sido um grande êxito para a chanceler, a ideianovibet roda de presentesfortalecer a União Europeia foi mais difícilnovibet roda de presentescolocarnovibet roda de presentesprática.

Merkel deixa o poder com o bloconovibet roda de presentescrise,novibet roda de presentesressaca pela saída do Reino Unido, um processo longo que teve início com um referendonovibet roda de presentes2016 e foi concluído apenas nos estertoresnovibet roda de presentes2020.

Um episódio recente ilustra os desafios do bloco ante o avanço do nacionalismo e do populismonovibet roda de presentesdireitanovibet roda de presentesalguns países.

No fim do ano passado, Polônia e Hungria tentaram bloquear a aprovação do pacotenovibet roda de presentessocorro para a pandemia covid-19 porque queriam a extinção da proposta do mecanismonovibet roda de presentesproteção ao Estadonovibet roda de presentesdireito.

A legislação previa sanções ou reduçãonovibet roda de presentesacesso aos fundos da Comissão Europeia caso fosse identificada uma violação concreta do Estadonovibet roda de presentesdireito — e ambos os países são governados por líderes anti-democráticos que poderiam se ver prejudicados pela medida.

Na presidência rotativa do Conselho da União Europeia, a Alemanha negociou com os dois países e conseguiu desatar o nó. O dinheiro para amortecer os efeitos econômicos do coronavírus foi finalmente liberado. O custo, contudo, foi para alguns muito alto.

Entre os críticos estão o colunista da Bloomberg Andreas Kluth, que afirmou que o bloco estaria "vendendo seu espírito democrático" e que a chanceler havia "merkelizado" mais uma vez — o mecanismonovibet roda de presentesEstadonovibet roda de presentesdireito foinovibet roda de presentesfato aprovado, masnovibet roda de presentesuma versão tão desidratada que, na prática, pode não significar muita coisa no futuro.

Chanceler Angela Merkelnovibet roda de presentesmáscara

Crédito, Olivier Matthys/Reuters

Legenda da foto,

Condução da crise causada pela pandemianovibet roda de presentescovid-19 elevou popularidade da chanceler

A pandemianovibet roda de presentescovid-19

Na Alemanha, Merkel deixa o poder com aprovação recorde, graças à pandemianovibet roda de presentescovid-19.

No dia 18novibet roda de presentesmarço,novibet roda de presentesum pronunciamentonovibet roda de presentesrede nacional, durante 12 minutos ela explicounovibet roda de presentesmaneira professoral o que estava acontecendo e o que precisava ser feito.

"É sério. Levem a sério", afirmou, para depois emendar que aquele seria provavelmente o maior desafio do país desde a Segunda Guerra.

A partir daquele discurso, ela conseguiu o apoio popularnovibet roda de presentesque precisava para pressionar os ministros-presidentes (algo semelhante aos governadores no Brasil) dos estados federados a decretarem os primeiros lockdowns. Até então, muitos deles estavam reticentes ante o custo político das medidas.

Mais uma vez, ela abandonou o "estilo Merkel".

"Foi uma fala muito mais emocional — sem ser populista —, a comunicação foi direta", afirma Jasmin Riedl, professoranovibet roda de presentesciências políticas da Universidade das Forças Armadas (Bundeswehr),novibet roda de presentesMunique.

Talvez a mudançanovibet roda de presenteshumor se deva ao fatonovibet roda de presentesque elanovibet roda de presentesfato se sentiu tocada por tudo o que estava acontecendo, talvez fosse o fatonovibet roda de presentesque ela já não era mais presidentenovibet roda de presentesseu partido, estivessenovibet roda de presentessaída. Mas fato é que a retórica ecoou entre os alemães.

"Nós estávamos vendo tudo o que estava acontecendo ao nosso redor, na Itália, no Reino Unido, nos EUA, no Brasil… líderes políticos anti-ciência, populistas. Tudo parecia maluco", diz a cientista política.

"Então parte da população estava feliz por ter uma líder centrada e, sim, muitas vezes hesitante, que não toma decisões apressadas", completa.

Em dezembro, quando a Alemanha já viva os efeitosnovibet roda de presentesuma segunda onda mais dura da pandemia, a chanceler fez seu discurso mais emocionado. Em um debate no Bundestag, gesticulando mais que o normal, ela defendeu as medidasnovibet roda de presentesdistanciamento social nas festasnovibet roda de presentesfimnovibet roda de presentesano: "Essa pode ser a última festa que você passa com seus avós".

A aprovação da chanceler bateu 90%novibet roda de presentesabril e ela entrega a seu partido uma enorme vantagem para as eleiçõesnovibet roda de presentessetembro deste ano,novibet roda de presentesum cenário sucessório que ainda está completamente indefinido.

Línea

novibet roda de presentes Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube novibet roda de presentes ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosnovibet roda de presentesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticanovibet roda de presentesusonovibet roda de presentescookies e os termosnovibet roda de presentesprivacidade do Google YouTube antesnovibet roda de presentesconcordar. Para acessar o conteúdo cliquenovibet roda de presentes"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdonovibet roda de presentesterceiros pode conter publicidade

Finalnovibet roda de presentesYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosnovibet roda de presentesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticanovibet roda de presentesusonovibet roda de presentescookies e os termosnovibet roda de presentesprivacidade do Google YouTube antesnovibet roda de presentesconcordar. Para acessar o conteúdo cliquenovibet roda de presentes"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdonovibet roda de presentesterceiros pode conter publicidade

Finalnovibet roda de presentesYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosnovibet roda de presentesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticanovibet roda de presentesusonovibet roda de presentescookies e os termosnovibet roda de presentesprivacidade do Google YouTube antesnovibet roda de presentesconcordar. Para acessar o conteúdo cliquenovibet roda de presentes"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdonovibet roda de presentesterceiros pode conter publicidade

Finalnovibet roda de presentesYouTube post, 3