A história por trás da agênciaaposta menos de 3 golsespiões da Rússia, acusadaaposta menos de 3 golspromover execuções com o aval do governo:aposta menos de 3 gols

Crédito, AFP
O presidente russo Vladimir Putin encontra membros da FSB na Chechênia,aposta menos de 3 gols2011
aposta menos de 3 gols A agênciaaposta menos de 3 golssegurança secreta da Rússia, a FSB, ganhou notoriedade por suas operaçõesaposta menos de 3 golsinteligência. Mas suas ambições reais são questionadas. O motivo éaposta menos de 3 golsorigem na polícia secreta soviética, a KGB, as alegaçõesaposta menos de 3 golsexecuções feitas com o aval do Estado e seus laços íntimos com o presidente russo Vladimir Putin - que comandou a agência antesaposta menos de 3 golsse tornar presidente.
Afinal, o que faz a FSB?
A Federal Security Service (FSB) foi criadaaposta menos de 3 gols1995 com a missãoaposta menos de 3 golscombater ameaças ao Estado russo. Hoje, coopera com forçasaposta menos de 3 golssegurança internacionais na luta contra jihadistas e ganguesaposta menos de 3 golscrime organizado.
Parte do trabalho da agência é prevenir levantes pró-Ocidente, como a Revolução Rosa, na Georgia,aposta menos de 3 gols2003, e a Revolução Laranja, na Ucrânia,aposta menos de 3 gols2004. Em 2015, a FSB se envolveuaposta menos de 3 golsum conflitoaposta menos de 3 golsespionagem no melhor estilo da Guerra Fria com a Estônia, que acusou a Rússiaaposta menos de 3 golster sequestrado um oficialaposta menos de 3 golssegurança, libertadoaposta menos de 3 golstrocaaposta menos de 3 golsum espião russo que havia sido detido.
A sede da FSB é a Lubyanka, no centroaposta menos de 3 golsMoscou. No mesmo edifício, a KGB interrogava prisioneiros durante a era soviética.

Crédito, Reuters
Veículos da FSB pertoaposta menos de 3 golsum supermercado, após uma explosãoaposta menos de 3 golsSão Petersburgo,aposta menos de 3 golsdezembro
Inimigos na mira
Em 2002, o assassinato do comandante jihadista árabe na Chechênia, conhecido como Khattab, foi atribuído à FSB. Seus colegas chechenos disseram que ele recebeu uma carta com veneno. A FSB se envolveu na luta contra rebeldes separatistas da Chechêniaaposta menos de 3 golsdois momentos, nos anos 1990 e no começo dos anos 2000.
Mas foi o assassinatoaposta menos de 3 golsAlexander Litvinenko que colocou a FSB sob os holofotes. O ex-oficial da FSB, críticoaposta menos de 3 golsPutin, foi envenenado com material radioativo,aposta menos de 3 gols2006,aposta menos de 3 golsLondres, onde estava asilado. Ele foi considerado um traidor pela Rússia. Algumas semanas antes, os russos haviam aprovado uma lei autorizando a FSB a agir contra "extremistas" e "terroristas" no exterior.
Uma investigação do governo britânico concluiu que os assassinosaposta menos de 3 golsLitvinenko provavelmente tinham a aprovação do presidente russo e do então chefe da FSB, Nikolai Patrushev. A Rússia negou as acusações e fez do principal suspeito, o parlamentar Andrei Lugovoi, um herói nacional.

Crédito, Reuters
Litvinenko (à direita) acusou colegas da FSBaposta menos de 3 golscorrupçãoaposta menos de 3 gols1998
Litvinenko havia acusado a FSBaposta menos de 3 golsusar seu esquadrãoaposta menos de 3 golsassassinosaposta menos de 3 golselite, chamado URPO, para eliminar inimigos. Umaposta menos de 3 golsseus alvos, disse ele, era o poderoso oligarca Boris Berezovsky, que morreu no Reino Unido,aposta menos de 3 gols2013,aposta menos de 3 golsum aparente suicídio.
Alémaposta menos de 3 golsLitvinenko, alguns adversários notóriosaposta menos de 3 golsPutin morreram misteriosamente. Jornalistas, inclusive. Isso fomentou especulações sobre as "execuções" da FSB. Muitas vezes, no entanto, as vítimas tinham outros inimigos, que também poderiam ter sido seus algozes.
Espionagem
A FSB é parte integrante da doutrina russaaposta menos de 3 golsguerraaposta menos de 3 golsinformação, que inclui a mudança da opinião pública internacional, via redes sociais.
Autoridades americanas acreditam que a Rússia esteja ligada a atos hackers eaposta menos de 3 golsdesinformação direcionados a impactar as eleições presidenciais dos Estados Unidos,aposta menos de 3 gols2016, que elegeu Donald Trump. Em marçoaposta menos de 3 gols2017, as autoridades americanas acusaram dois membros da FSB - Dmitry Dokuchaev and Igor Sushchin -aposta menos de 3 golshackear contas do Yahoo e roubar dadosaposta menos de 3 golsmilhõesaposta menos de 3 golsusuários.
A FSB tem ferramentas legais poderosas para monitorar a internet. A tecnologia Sorm permite bisbilhotar e-mails e telefonemas. Os dados devem ser mantidos por 12 horas, por lei, para possível investigação. Redesaposta menos de 3 golsinternet privadas (VPN) e outras ferramentasaposta menos de 3 golsanonimato na rede são restritas.

Crédito, AFP
A Lubyanka - edifício que foi sede da KGB durante o terror soviético - abriga hoje a FSB
Soldatov afirma que os provedoresaposta menos de 3 golstecnologia da Rússia precisam dar acesso direto aos dados para a FSB. O escopo real da vigilância da FSB não está claro.
Os jornalistas dizem que, assim como durante a KGB comunista, o medoaposta menos de 3 golsser espionado pela FSB é uma ferramenta poderosaaposta menos de 3 golscontrole.
Quão próxima a FSB éaposta menos de 3 golsPutin?
O chefe da FSB, Alexander Bortnikov, responde diretamente para Putin.
No livro "A Nova Nobreza", sobre a FSB, Andrei Soldatov e Irina Borogan dizem que Putin expandiu os poderes da FSB ao permitir o envioaposta menos de 3 golsagentes para missões especiais no exterior - inclusive para coletaaposta menos de 3 golsinformaçõesaposta menos de 3 golsinteligência.
Olga Kryshtanovskaya, socióloga russaaposta menos de 3 golsprestígio, afirma que "nós estamos testemunhando a restauração do poder da KGB", sob o domínioaposta menos de 3 golsPutin. Durante seu primeiro mandato, cercaaposta menos de 3 golsum terço dos membros do governo eram "homensaposta menos de 3 golssegurança", diz ela.
Hoje, a maioria da elite da FSB - incluindo o próprio Bortnikov - enfrenta sanções da União Europeia e dos Estados Unidos, devido à anexação da Crimeia pela Rússiaaposta menos de 3 gols2014. Muitos deles adquiriram grandes fortunas e controlam recursos chave.

Crédito, AFP
Coleçãoaposta menos de 3 golscarros antigos da FSB, incluindo um Rolls Royce Silver Ghostaposta menos de 3 gols1922
Na décadaaposta menos de 3 gols1990, Putin supervisionou o comércio exterior russo. Alguns dos seus sócios daquela época foram posteriormente ligados ao crime organizado. Essas conexões foram documentadas pela pesquisadora americana Karen Dawisha no seu livro "Cleptocraciaaposta menos de 3 golsPutin".
Jáaposta menos de 3 golsuma grande investigação da polícia espanhola sobre a máfia russa, o promotor espanhol Jose Grinda afirmou que as forçasaposta menos de 3 golssegurança da Rússia "controlam o crime organizado na Rússia" e que "o FSB está absorvendo a máfia russa".
Reportagemaposta menos de 3 golsLaurence Peter, da BBC.






