Como a heroína, a cocaína e outras drogas surgiram a partirpalmeiras e avaí palpiteremédios convencionais:palmeiras e avaí palpite

Crédito, Getty Images
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cannabis é hoje a droga mais consumida no mundo, com uma estimativapalmeiras e avaí palpite188 milhõespalmeiras e avaí palpitepessoas que a usarampalmeiras e avaí palpite2017,palmeiras e avaí palpiteacordo com as estimativas mais recentes.
Também segundo a organização, no relatório World Drug Report 2019, 35 milhõespalmeiras e avaí palpitepessoas sofrem atualmente no mundopalmeiras e avaí palpitedistúrbios provocados pelo usopalmeiras e avaí palpitedrogas e 585 mil pessoas morrerampalmeiras e avaí palpite2017 por causas relacionadas a seu consumo.
"A prevenção e o tratamento continuam aquémpalmeiras e avaí palpitemuitas partes do mundo, com apenas umapalmeiras e avaí palpitecada sete pessoas com transtornos relacionados ao usopalmeiras e avaí palpitedrogas recebendo tratamento a cada ano", diz a ONU.
Freud, a cocaína e a depressão
A cocaína, um alcaloide da plantapalmeiras e avaí palpitecoca (Erythroxylon coca), isoladapalmeiras e avaí palpite1859 pelo químico alemão Albert Niemann, foi comercializada como medicamento nos Estados Unidospalmeiras e avaí palpite1882. A substância era usada, principalmente, para dorespalmeiras e avaí palpitedentespalmeiras e avaí palpitecrianças e para o tratamento da gota — doença que causa fortes dores nas articulações e pode causar artrite aguda.
Mas o verdadeiro responsável por descobrir as propriedades farmacológicas da coca foi o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Empalmeiras e avaí palpitejuventude, ele estava mais inclinado à pesquisa do que à prática da medicina, pela qual parecia sentir verdadeira aversão. Em 1884, um artigopalmeiras e avaí palpiteum médico militar com o título A importância e os efeitos psicológicos da cocaína chegou às mãospalmeiras e avaí palpiteFreud. E embora ele nunca tivesse ouvido falar da substância, acreditou que ela poderia ser usada para tratar algumas doenças mentais.

Crédito, Getty Images
A partir desse momento, Freud iniciou seus estudos sobre a cocaína. A princípio, ele mesmo provou a substância e comprovou uma melhorapalmeiras e avaí palpiteseu estado depressivo. Ele atestou que sentiu uma maior segurança e conseguiu trabalhar mais. No percurso do estudo, comprovou quepalmeiras e avaí palpitelíngua e seus lábios ficavam dessensibilizados após o uso da cocaína e as suas dores na mucosa bucal e na gengiva diminuíam.
Em 1884, ele escreveu seu famoso trabalho "Sobre a Coca" (Über coca,palmeiras e avaí palpitealemão), no qual afirma que essa substância era um remédio muito eficaz para combater a depressão, eliminar o desconforto gástrico nervoso e aumentar a capacidadepalmeiras e avaí palpiterendimento físico e intelectual. Ele afirmava também que a substância não produzia vício, nem efeitos colaterais.
Depoispalmeiras e avaí palpitecinco artigos altamente proselitistas sobre a cocaína, Freud abandonou a defesa da substância e recusou que aquilo que havia escrito sobre o tema fosse incluídopalmeiras e avaí palpitesuas obras completas. Isso porque ele verificou os efeitos indesejáveis da cocaína, principalmente após a mortepalmeiras e avaí palpiteseu amigo Ernst Fleischl.
Apesar disso, ele recomendou a cocaína ao oftalmologista Karl Köller, que confirmou a grande eficácia da substância ao diluí-lapalmeiras e avaí palpiteformapalmeiras e avaí palpitecolírio, como anestésicopalmeiras e avaí palpitecirurgia ocular, para intervenções como aspalmeiras e avaí palpitecataratas. Com essa descoberta, a medicina deu um passo importante, e nasceu a anestesia local.
O maior sucesso "terapêutico" da cocaína surgiu com uma inclusãopalmeiras e avaí palpiteuma infinidadepalmeiras e avaí palpite"elixires milagrosos" que eram vendidos, na virada do século, por suas propriedades energizantes e revigorantes. O mais famosopalmeiras e avaí palpitetodos foi desenvolvido pelo químico e farmacêutico Angelo Mariani, que elaborou um vinho com extratospalmeiras e avaí palpitefolhaspalmeiras e avaí palpitecoca, chamadopalmeiras e avaí palpite"Vin Mariani".
Mariani fundou,palmeiras e avaí palpite1863, a primeira grande indústriapalmeiras e avaí palpitecoca. Ele até recebeu uma condecoração do Papa Leão 13 por seus méritospalmeiras e avaí palpiteprol da humanidade.

Crédito, Getty Images
Nos Estados Unidos, John Styth Pemberton formuloupalmeiras e avaí palpite1885 um substituto sem álcool para esse vinho, que chamoupalmeiras e avaí palpite"French Wine Coca". Esse tônico estimulante foi reformulado no ano seguinte e recebeu o nomepalmeiras e avaí palpiteCoca-Cola.
A empresa Coca-Cola foi fundadapalmeiras e avaí palpite1886 e, inicialmente, divulgou seu principal produto como um remédio para dorpalmeiras e avaí palpitecabeça e estimulante, alémpalmeiras e avaí palpiteter um sabor agradável. Ela era divulgada como uma "bebida medicinal e intelectual".
Embora a empresa Coca-Cola tenha eliminado a cocaínapalmeiras e avaí palpitesua bebidapalmeiras e avaí palpite1903, substituindo-a por cafeína e folhaspalmeiras e avaí palpitecoca somente como aromatizantes,palmeiras e avaí palpite1909 havia cercapalmeiras e avaí palpite69 bebidas nos Estados Unidos que continham a cocaína como ingrediente.
Heroína contra dor e tosse
A heroína nasceu na tentativapalmeiras e avaí palpitemelhorar o perfilpalmeiras e avaí palpitesegurança da morfina, um alcaloide do ópio, embora inicialmente não tenha sido desenvolvida como um analgésico.
A diacetilmorfina, nome técnico da heroína, foi sintetizadapalmeiras e avaí palpite1874 pelo químico Alder Wright, no hospital universitário St. Mary's,palmeiras e avaí palpiteLondres.

Crédito, Getty Images
Para dar origem à heroína, o estudioso tratou a morfina com ácidos orgânicos. Apesarpalmeiras e avaí palpiteprovar a capacidadepalmeiras e avaí palpitediminuir a pressão arterial e respiratória, esse agente não despertou interesse clínico suficiente, nem nos anos seguintes, quando foi demonstrado que acalmava a tosse e facilitava o sonopalmeiras e avaí palpitepacientes com tuberculose.
Mas Heinrich Dreser, pesquisador da empresa farmacêutica Friedrich Bayer & Co., se interessou pela diacetilmorfina, que ele considerou mais potente no alívio da dor e com um perfilpalmeiras e avaí palpitesegurança mais aceitável que a morfina.
Em 1895, a droga alcançoupalmeiras e avaí palpiteprodução industrial, sendo comercializadapalmeiras e avaí palpite1898 apenas para acalmar a tosse.
Dreser descreveu o medicamento como uma "droga heroica", então o nome comercial adotado pela Bayer era "Heroína". O remédio obteve rápido sucesso comercial, sendo amplamente utilizadopalmeiras e avaí palpitetodo o mundo, principalmente como antitussígeno — os medicamentos que ajudam a aliviar a tosse.
Anfetaminas para congestão nasal
No fim da décadapalmeiras e avaí palpite1920, a monopolização do comérciopalmeiras e avaí palpiteEphedra vulgaris, planta da qual surgiu a efedrina, determinou que esse ingrediente ativo era escasso e por isso o preço deveria aumentar. Isso motivou o desenvolvimentopalmeiras e avaí palpitenovas alternativas terapêuticas para o tratamentopalmeiras e avaí palpiteasma e congestõespalmeiras e avaí palpitevias respiratórias.
Assim, a anfetamina, substância sintetizadapalmeiras e avaí palpite1887 pelo químico japonês Nagayoshi Nagai, foi estudada. Os laboratórios Smith Kline e French a comercializaram para uso por inalação como descongestionante nasal.
Durante a décadapalmeiras e avaí palpite1960, ela foi muito utilizadapalmeiras e avaí palpitepacientes com problemaspalmeiras e avaí palpitecongestão nasal. Na Grã-Bretanha, por exemplo, 2,5%palmeiras e avaí palpitetodas as prescrições oficial do anopalmeiras e avaí palpite1959 eram preparações contendo anfetaminas. Elas também eram recomendadas para emagrecimento e para tratamentopalmeiras e avaí palpitemazelas como a epilepsia, esquizofrenia, depressão, esclerose múltipla, lesões cerebrais e disfunção sexual.
O Ecstasy e a Marinha dos Estados Unidos
O metilenodioximetanfetamina, conhecido popularmente como "ecstasy", foi sintetizadopalmeiras e avaí palpite1914 nos laboratórios alemães da Merck. Ele também tinha a funçãopalmeiras e avaí palpitemoderadorpalmeiras e avaí palpiteapetite, embora nunca tenha sido comercializado.

Crédito, Getty Images
Ele foi usado para finspalmeiras e avaí palpitepesquisa da Marinha Americana, nas décadaspalmeiras e avaí palpite1950 e 1960, e como agente facilitador da comunicação entre psicoterapeutas e pacientes durante a décadapalmeiras e avaí palpite70, por meiopalmeiras e avaí palpiteseu efeito entactógeno — usado na época para permitir que o paciente entrassepalmeiras e avaí palpitecontato "consigo mesmo".
Outras drogas introduzidas mais recentemente no arsenal recreativo vêm do mundo dos anestésicos, como a fenciclidina, chamada ilegalmentepalmeiras e avaí palpite"pópalmeiras e avaí palpiteanjo". Outro exemplo é a cetamina, outro anestésico geral dissociativo que era usado especialmentepalmeiras e avaí palpitecrianças e idosos, além da cirurgia veterinária, que passou a ser usada para fins recreativos quando seus efeitos psicodélicos foram descobertos por acaso na décadapalmeiras e avaí palpite1990, após notarem os efeitos no períodopalmeiras e avaí palpiteanestesia.
Mais um exemplo é o gama-hidroxibutirato (GHB), comumente conhecido como "ecstasy líquido", outro anestésico também usado no tratamentopalmeiras e avaí palpiteedema cerebral, no alcoolismo e como ingredientepalmeiras e avaí palpitesuplementos alimentarespalmeiras e avaí palpiteacademias.
Os fenômenos viciantes, associados ao uso da heroína e cocaína, já eram conhecidos nas primeiras décadas do século 20. A Leipalmeiras e avaí palpiteAlimentos e Medicamentos Purospalmeiras e avaí palpite1906 impôs as primeiras restrições à fabricaçãopalmeiras e avaí palpiteambas as substâncias. A cocaína foi proibida nos Estados unidospalmeiras e avaí palpite1914, sob a Lei Harrisonpalmeiras e avaí palpiteControlepalmeiras e avaí palpiteNarcóticos. Uma década depois,palmeiras e avaí palpite1924, a heroína foi proibida.
Em 1937, uma lei proibiu o consumo da cannabis nos Estados Unidos. Em 1961, a maconha foi incluída na listapalmeiras e avaí palpitesubstâncias proibidas, após a Convenção sobre Narcóticos.
Todos eles são exemplos claros, na metáfora farmacêutica, da transiçãopalmeiras e avaí palpiteheróis para vilões.
*Francisco López-Muñoz é professor titularpalmeiras e avaí palpitefarmacologia e vice-reitorpalmeiras e avaí palpitepesquisa e ciência da Universidade Camilo José Cela. Cecilio Álamo González é professor universitáriopalmeiras e avaí palpiteFarmacologia na Universidadepalmeiras e avaí palpiteAlcalá (Espanha).
Este artigo foi publicado originalmente na The Conversation e é reproduzido aqui sob a licença Creative Commons. Clique aqui para ler o artigo empalmeiras e avaí palpiteversão original aqui.

palmeiras e avaí palpite Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube palmeiras e avaí palpite ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalmeiras e avaí palpiteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalmeiras e avaí palpiteusopalmeiras e avaí palpitecookies e os termospalmeiras e avaí palpiteprivacidade do Google YouTube antespalmeiras e avaí palpiteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalmeiras e avaí palpite"aceitar e continuar".
Finalpalmeiras e avaí palpiteYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalmeiras e avaí palpiteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalmeiras e avaí palpiteusopalmeiras e avaí palpitecookies e os termospalmeiras e avaí palpiteprivacidade do Google YouTube antespalmeiras e avaí palpiteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalmeiras e avaí palpite"aceitar e continuar".
Finalpalmeiras e avaí palpiteYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospalmeiras e avaí palpiteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapalmeiras e avaí palpiteusopalmeiras e avaí palpitecookies e os termospalmeiras e avaí palpiteprivacidade do Google YouTube antespalmeiras e avaí palpiteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepalmeiras e avaí palpite"aceitar e continuar".
Finalpalmeiras e avaí palpiteYouTube post, 3








