Dormir tem função antioxidante, aponta estudo:para se classificar bet365 o que significa

Sono

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O estresse oxidativo desencandeia o sono, que então age como antioxidante tanto para o corpo como para o cérebro

Para os pesquisadores, o entendimento da relação entre dormir e o estresse oxidativo pode ser um passo importante na compreensãopara se classificar bet365 o que significadoenças humanas modernas -para se classificar bet365 o que significadistúrbios do sono a doenças neurodegenerativas.

"A maior parte dos animais dorme. Os seres humanos dormem quase um terçopara se classificar bet365 o que significasuas vidas. E ainda hoje as funções fundamentais do sono permanecem desconhecidas", afirma a pesquisadora Vanessa Hill, do Departamentopara se classificar bet365 o que significaGenética da Universidadepara se classificar bet365 o que significaColumbia, uma das autoras do estudo. "Utilizamos a drosófilapara se classificar bet365 o que significasono curto para descobrir o papel do sono na resistência ao estresse oxidativo. E observamos que quanto mais aumentávamos o tempopara se classificar bet365 o que significasono das moscas, maior era essa resistência."

Mosca-da-fruta

Crédito, Universidadepara se classificar bet365 o que significaLeicester

Legenda da foto, Estudo com mosca-da-fruta apontou que quanto mais elas dormiam, maior erapara se classificar bet365 o que significaresistência ao estresse que oxidava as células

Estresse prejudica o sono

Mas a análise não para por aí. Os pesquisadores descobriram que se tratapara se classificar bet365 o que significauma relaçãopara se classificar bet365 o que significamão dupla, ou seja, o estresse oxidativo também interfere no sono. "Quando reduzimos o estresse oxidativopara se classificar bet365 o que significaneurônios das drosófilas selvagens, observamos que elas reduziam seu tempopara se classificar bet365 o que significasono", explica Hill, indicando, portanto, que a necessidade do sono é decorrente do estresse oxidativo. "Isso sugere que o estresse oxidativo tem um papel regulador do sono."

É uma relação intrigante: o estresse oxidativo desencandeia o sono, que então age como antioxidante tanto para o corpo como para o cérebro.

Estresse oxidativo é uma condiçãopara se classificar bet365 o que significaquando o organismo apresenta um desequilíbrio entre a produçãopara se classificar bet365 o que significareativospara se classificar bet365 o que significaoxigênio epara se classificar bet365 o que significaremoção - por meiopara se classificar bet365 o que significasistemas enzimáticos ou não enzimáticos.

Em tese, todo organismo vivo precisapara se classificar bet365 o que significaum equilíbrio entre suas células. Perturbações desse sistema podem provocar a produçãopara se classificar bet365 o que significaperóxidos e radicais livres, o que acaba danificando os componentes celulares. De acordo com os pesquisadorespara se classificar bet365 o que significaColumbia, esse estresse oxidativo, resultado do excessopara se classificar bet365 o que significaradicais livres, pode levar a uma disfunção orgânica. "Se a função do sono é defender-se do estresse oxidativo, o aumento do sono deve aumentar a resistência ao estresse oxidativo", afirma Hill.

A atual pesquisa, portanto, mostra que sono tem propriedades antioxidantes, evitando justamente esses danos. Nos seres humanos, o estresse oxidativo é apontado como fatorpara se classificar bet365 o que significapredisposição a um espectropara se classificar bet365 o que significadoenças como Alzheimer, Parkinson, Huntington e aterosclerose.

Obesidade e faltapara se classificar bet365 o que significasono

Em linhas gerais, o estudo indica que, se há uma correlação entre os distúrbios do sono e tais doenças, a perdapara se classificar bet365 o que significasono pode tornar os indivíduos mais sensíveis ao estresse oxidativo e, consequentemente, às patologias. E o inverso também seria verdadeiro: o rompimento patológico da resposta antioxidante levaria à perda do sono. Um ciclo vicioso.

Homem insone

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Privaçãopara se classificar bet365 o que significasono pode causar perturbações no organismo que levam à produçãopara se classificar bet365 o que significaperóxidos e radicais livres danosos às células

"Em geral, mudanças nos hábitospara se classificar bet365 o que significasono estão sempre relacionadas a mudanças no comportamento metabólico do armazenamentopara se classificar bet365 o que significaenergia", pontua Hill. "Em humanos e ratos, por exemplo, observamos que fatores como a obesidade estão relacionados com a perdapara se classificar bet365 o que significasono."

As drosófilas utilizadas no estudo foram acondicionadaspara se classificar bet365 o que significatubos plásticos e monitoradas por computadores durante todo um ciclopara se classificar bet365 o que significavida.

Sono ruim

De acordo com um levantamento realizado pela empresa Philips no início deste ano, 72% dos brasileiros sofrempara se classificar bet365 o que significadoenças relacionados ao sono. A mesma pesquisa foi realizadospara se classificar bet365 o que significaoutros 12 países - a média da América Latina épara se classificar bet365 o que significa75%, com os mexicanospara se classificar bet365 o que significapior situação (88%) e os argentinos,para se classificar bet365 o que significamelhor (64%).

Os principais problemas relatados são insônia, ronco, apneia (respiração que para e volta durante o sono) e a narcolepsia (sono súbito e inconsolável). Segundo a pesquisa, as causas apontadas para a dificuldadepara se classificar bet365 o que significadormir são preocupações financeiras, usopara se classificar bet365 o que significatecnologias como o celular na cama e estresse decorrentepara se classificar bet365 o que significaquestõespara se classificar bet365 o que significatrabalho.

De acordo com o Instituto do Sono,para se classificar bet365 o que significaSão Paulo, ter horários regulares para dormir é um primeiro passo para conseguir ter uma boa noitepara se classificar bet365 o que significasono. Os médicos especialistas da instituição também aconselham que as pessoas se deitem somente na horapara se classificar bet365 o que significadormir, justamente para não levar distrações para a cama. Álcool e café próximo ao horáriopara se classificar bet365 o que significadormir são desaconselhados. Também é recomendável jantar moderadamente, e sempre no mesmo horário.