Cientistas questionam 'guru ambientalmais de 1 gol betnacionalBolsonaro' que coloca Brasil como lídermais de 1 gol betnacionalpreservação:mais de 1 gol betnacional
- Mariana Schreiber - @marischreiber
- Da BBC News Brasilmais de 1 gol betnacionalBrasília

Crédito, Marcos Oliveira/Agência Senado
Tesemais de 1 gol betnacional'Brasil lídermais de 1 gol betnacionalpreservação'mais de 1 gol betnacionalEvaristo Eduardomais de 1 gol betnacionalMiranda foi sintetizada no ano passado no livro 'Tonsmais de 1 gol betnacionalVerde', editado com apoiomais de 1 gol betnacional15 instituições do agronegócio
mais de 1 gol betnacional "Somos o país que mais preserva o meio ambiente". A frase, dita por Jair Bolsonaro durante o Fórum Econômico Mundial,mais de 1 gol betnacionaljaneiro, na Suíça, é repetida com frequência pelo presidente brasileiro quando fala sobre questões ambientais e constantemente ecoa nas vozesmais de 1 gol betnacionalseus ministros e filhos.
Embora dados oficiais mostrem que o desmatamento na Amazônia tem crescido desde 2012 e se intensificou neste ano, o Palácio do Planalto questiona a veracidade dos números e insiste que o Brasil é "exemplomais de 1 gol betnacionalpreservação" e "tem muito a ensinar" a outros países.
A ideiamais de 1 gol betnacionalque o Brasil lidera na preservação ambiental já foi defendida pelos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Augusto Heleno (Gabinetemais de 1 gol betnacionalSegurança Institucional). O senador Flávio Bolsonaro, pormais de 1 gol betnacionalvez, usou o argumento ao apresentarmais de 1 gol betnacionalabril um projetomais de 1 gol betnacionallei para acabar com a "reserva legal", área que os produtores rurais são obrigados a preservar dentromais de 1 gol betnacionalsuas propriedades, segundo o Código Florestal.
"Não é demais reafirmar que o Brasil é o país que mais preservamais de 1 gol betnacionalvegetação nativa e o produtor rural é personagem central desta preservação, ao bancar do próprio bolso a conservaçãomais de 1 gol betnacionalum quarto do território nacional", escreveu, na justifica da proposta.
Essa linhamais de 1 gol betnacionalque o Brasil é o país que mais preserva o meio ambientese baseiamais de 1 gol betnacionalnúmeros do agrônomo Evaristo Eduardomais de 1 gol betnacionalMiranda, chefe da Embrapa Territorial, uma das unidades da Empresa Brasileiramais de 1 gol betnacionalPesquisa Agropecuária (Embrapa), estatal vinculada ao Ministério da Agricultura.
Miranda, que está na empresa há quase quarenta anos,foi chamado, após ter coordenado - durante a transiçãomais de 1 gol betnacionalgoverno - um grupomais de 1 gol betnacionaltrabalho sobre política ambiental mais de 1 gol betnacional , de "guru ambientalmais de 1 gol betnacionalBolsonaro" pelo diretormais de 1 gol betnacionalredação do programa Globo Rural, Bruno Blecher.
Sua tese do "Brasil lídermais de 1 gol betnacionalpreservação" foi sintetizada no ano passado no livro Tonsmais de 1 gol betnacionalVerde, editado com apoiomais de 1 gol betnacional15 instituições do agronegócio, segundo informações da Frente Parlamentar da Agropecuária, que realizou pré-lançamento da publicação.

Crédito, Alan Santos/PR
Evaristo Miranda (esq), que está na Embrapa há quase 40 anos, já foi chamadomais de 1 gol betnacional'guru ambientalmais de 1 gol betnacionalBolsonaro' pelo diretormais de 1 gol betnacionalredação do programa Globo Rural, Bruno Blecher
Seus argumentos, porém, são contestados por cientistas, ambientalistas e enfrentam críticas também dentro da Embrapa. Um artigo publicado por autores brasileiros ano passado na revista Environmental Conservation, da universidademais de 1 gol betnacionalCambridge (Reino Unido), com o título "Os dados confirmam que Brasil lidera o mundomais de 1 gol betnacionalpreservação ambiental?", chama os númerosmais de 1 gol betnacionalMirandamais de 1 gol betnacional"estatísticas criativas", "influenciadas por uma narrativa ideológica que distorce a realidade ambiental brasileira".
'Dá 48 países da Europa'
Em seu livro, Miranda sustenta que áreasmais de 1 gol betnacionalmata nativa dentromais de 1 gol betnacionalpropriedades privadas somam 218 milhõesmais de 1 gol betnacionalhectares e representam 25% do território do Brasil, fazendo do produtor rural a categoria que mais preserva no país. Sua equipe da Embrapa estimoumais de 1 gol betnacionalR$ 3,1 trilhões o capital imobilizado nessas áreas por não serem usadas para plantação ou criaçãomais de 1 gol betnacionalgado - emais de 1 gol betnacionalR$ 20 bilhões o customais de 1 gol betnacionalsua preservação.
O cálculo da área preservada foi feito a partir do que os próprios proprietários declararam ao realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), exigência do Código Florestal aprovadamais de 1 gol betnacional2012, que atualizou a legislação ambientalmais de 1 gol betnacional1965. A nova lei prevê que o donomais de 1 gol betnacionalterras é obrigado a preservar parte da áreamais de 1 gol betnacionalvegetação nativa emmais de 1 gol betnacionalpropriedade, o que se chamamais de 1 gol betnacional"reserva legal". Na Amazônia, o percentual "reservado" éde 80% da propriedade, no cerrado émais de 1 gol betnacional35% e nos demais biomas 20%.
O prazo para realizar o cadastro venciamais de 1 gol betnacionalmaiomais de 1 gol betnacional2015, mas vem sendo sucessivamente adiado, o que impede o avanço da etapa seguinte,mais de 1 gol betnacionalfiscalização e regularização dos que desmataram mais do que podiam. Depoismais de 1 gol betnacionalos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer terem prorrogado o períodomais de 1 gol betnacionalcadastro, Bolsonaro editou uma medida provisóriamais de 1 gol betnacionaljunho extinguindo o prazo, deixando produtores livres para cumprir essa exigência quando quiserem.

Crédito, Getty Images
Chefe da Embrapa diz que Brasil é lídermais de 1 gol betnacionalpreservação ambiental
É justamente essa obrigação, o cadastromais de 1 gol betnacionalreserva legal, que Flávio Bolsonaro quer acabar, citando emmais de 1 gol betnacionalproposta os númerosmais de 1 gol betnacionalMiranda.
"O maior trabalho escravo da história do Brasil. Cinco milhõesmais de 1 gol betnacionalpessoas obrigadas, sem ganhar nada, a fazer esse trabalho, sob coação, sob ameaçamais de 1 gol betnacionalperdamais de 1 gol betnacionalcrédito", criticou Miranda, colocando a obrigação dos produtoresmais de 1 gol betnacionalregistrar suas propriedades como um encargo pior que maismais de 1 gol betnacionaltrês séculosmais de 1 gol betnacionaltrabalho forçado impostos aos negros no Brasil.
A fala pode ser vistamais de 1 gol betnacionalvídeo que já alcançou quase 300 mil visualizações do YouTube, registromais de 1 gol betnacionalsua palestra no VI Fórummais de 1 gol betnacionalAgricultura da América do Sul, há um ano,mais de 1 gol betnacionalCuritiba.
Ao somar os hectares que estariam preservados por produtores às áreas protegidas nas unidadesmais de 1 gol betnacionalconservação, terras indígenas e porçõesmais de 1 gol betnacionalterras públicas devolutas oumais de 1 gol betnacionalcontrole militar,mais de 1 gol betnacionalequipe aponta que 66% do país é ocupado por florestas ou outros tiposmais de 1 gol betnacionalvegetação original, o que corresponde a 48 países da Europa.
"É um país que já resolveu todos os seus problemasmais de 1 gol betnacionalsaneamento,mais de 1 gol betnacionalsaúde,mais de 1 gol betnacionalinfraestrutura... Como temos um fundo soberano que as nações invejam, a maior renda per capita do planeta, ah, vamos deixar três quartos (do país preservados) para ajudar o planeta. Dá 48 países da Europa", ironizou.
Ao dizer que o Brasil é lídermais de 1 gol betnacionalpreservação, Miranda usa ainda um bancomais de 1 gol betnacionaldados gerenciado pela ONU, o World Database on Protected Areas, que compila áreas legalmente protegidas, para comparar o desempenho dos dez maiores paísesmais de 1 gol betnacionalextensão territorial.

Crédito, AFP/Getty
Críticosmais de 1 gol betnacionalMiranda dizem que chefe da Embrapa usa estatísticasmais de 1 gol betnacionalforma controversa
Nessa comparação, o Brasil aparece no topo do ranking, com 29%mais de 1 gol betnacionalterritório protegido, considerando unidadesmais de 1 gol betnacionalconservação e terras indígenas. A média dos outros nove (Austrália, China, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Argentina, Argélia, Índia e Cazaquistão) ficamais de 1 gol betnacional10%.
Quando considerados todos os países do mundo, no entanto, o Brasil aparece acima da média mundial, mas atrásmais de 1 gol betnacionalmaismais de 1 gol betnacionalvinte nações, como Alemanha (38%), Grécia (35%), Nova Zelândia (32%), Venezuela (54%), Bolívia (30%) e Congo (41%).
Desmatamento acelerado nas propriedades rurais
Um dos críticos do chefe da Embrapa Territorial é o o professor da Universidade Federalmais de 1 gol betnacionalMinas Gerais (UFMG) Raoni Rajão, que tem artigos sobre preservação ambiental publicados com colegas nas principais revistas científicas mundiais, como a americana Science e a britânica Nature Climate Change.
Ele também calcula que a coberturamais de 1 gol betnacionalvegetação nativa no Brasil supere 60%, como aponta Miranda. Porém, namais de 1 gol betnacionalvisão, esse índice isoladamente não atesta que o Brasil seja lídermais de 1 gol betnacionalpreservação.
"Esse número não é alvomais de 1 gol betnacionalcontrovérsia. O uso que é feito dele é que é controverso. A foto pode ser boa, mas o filme é muito ruim. O país está perdendo rapidamentemais de 1 gol betnacionalriqueza (florestal)", critica Rajão.
"O que faz o Brasil ter 60%mais de 1 gol betnacionalfloresta, e não 30% ou 40%, é que a entrada (mais intensificada) na Amazônia foi a partir da décadamais de 1 gol betnacional70. Se for ver o percentualmais de 1 gol betnacionalfloresta que temmais de 1 gol betnacionalSão Paulo, Santa Catarina, Paraná, vai ver que índice é menor que na França, na Alemanha", ressalta.

Crédito, Greenpeace
'O país está perdendo rapidamentemais de 1 gol betnacionalriqueza (florestal)', diz o pesquisador da UFMG Raoni Rajão
Dados do MapBiomas - projetomais de 1 gol betnacionalmapeamento do uso do solo brasileiro desenvolvido por universidades, ONGS e empresasmais de 1 gol betnacionaltecnologia - apontam que as propriedades privadas possuem,mais de 1 gol betnacionalmédia, metademais de 1 gol betnacionalsua extensão preservada, resultado também similar aomais de 1 gol betnacionalMiranda. Isso corresponde a um terço das florestas brasileiras, enquanto outro terço estãomais de 1 gol betnacionalterras indígenas e unidadesmais de 1 gol betnacionalconservação, e o terço restante principalmentemais de 1 gol betnacionaláreas públicas não demarcadas para preservação.
No entanto, um levantamento da variação ao longo do tempo pelo MapBiomas revela que 20% da floresta que existiamais de 1 gol betnacionalpropriedades privadas foi desmatada ou degradada entre 1985 e 2017. No mesmo período, a perdamais de 1 gol betnacionalmata nativamais de 1 gol betnacionalunidadesmais de 1 gol betnacionalconservação e terras indígenas foi inferior a 1%, enquanto nas demais áreas públicas ficou abaixomais de 1 gol betnacional5%.
Já uma pesquisa desenvolvida pelo promotormais de 1 gol betnacionaljustiça Marcelo Vacchiano, na Universidade Federal do Mato Grosso, constatou que,mais de 1 gol betnacional75 grandes propriedades na regiãomais de 1 gol betnacionalRondonópolis (MT), 49 declararam ter área preservada maior do que o observado nas imagensmais de 1 gol betnacionalsatélites.
Ele é um dos autores do artigo na Environmental Conservation que contesta diretamente o usomais de 1 gol betnacionalinformações autodeclaratórias do CAR por Miranda para sustentar que os produtores rurais são os que mais preservam no Brasil, classificando seus númerosmais de 1 gol betnacional"estatísticas criativas".

Crédito, Marcos Oliveira/Agência Senado
Evaristomais de 1 gol betnacionalMiranda: 'A Embrapa tem sido notabilizada por ser uma instituição muito séria, com trabalho técnicomais de 1 gol betnacionalexcelência'
Outra crítica à argumentaçãomais de 1 gol betnacionalMiranda é que ele contrapõe as áreas preservadas à riqueza econômica gerada pelo agronegócio, como se não houvesse atividades econômicasmais de 1 gol betnacionalflorestas. Entre os tiposmais de 1 gol betnacionalunidadesmais de 1 gol betnacionalconservação, por exemplo, existem as Reservas Extrativistas e as Florestas Nacionais (Flonas), onde é permitido concessão para mineração e extraçãomais de 1 gol betnacionalmadeira,mais de 1 gol betnacionalforma sustentável. A maior minamais de 1 gol betnacionalferro do mundo, operada pela Vale, fica na Flonamais de 1 gol betnacionalCarajás, no Pará.
"O Evaristo faz mágica com os números,mais de 1 gol betnacionalmá-fé", critica a especialistamais de 1 gol betnacionalbiodiversidade Nurit Bensusan, do Instituto Socioambiental (ISA).
"Não é verdade que preservamos demais, mas se fosse, seria bom. A biodiversidade é fronteira (econômica) a ser explorada, mas não estamos investindo nisso", acrescenta.
'Embrapa é séria'
A BBC News Brasil procurou Evaristomais de 1 gol betnacionalMiranda no iníciomais de 1 gol betnacionaljulho para que pudesse responder as críticas, mas ele não quis falar.
Desde a semana passada, um entusiastamais de 1 gol betnacionalsuas teses, o engenheiro agrônomo Celso Moretti, assumiu o comando interino da Embrapa. Antes, Moretti estava como diretor-executivomais de 1 gol betnacionalPesquisa e Desenvolvimento da estatal. O futuro presidente do órgão ainda será escolhido pela ministra Tereza Cristina.
Para o presidente da Comissãomais de 1 gol betnacionalMeio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, não há porque desconfiar dos números da Embrapa Territorial. A instituição premiou Miranda por seu livro no ano passado.

Crédito, Getty Images
O desmatamento na Amazônia Legal, que engloba a região Norte mais parte do Maranhão e Mato Grosso, caiumais de 1 gol betnacional27,8 mil km²mais de 1 gol betnacional2004 para 4,6 mil km²mais de 1 gol betnacional2012, menor resultado histórico
"A Embrapa tem sido notabilizada por ser uma instituição muito séria, com trabalho técnicomais de 1 gol betnacionalexcelência", defendeu.
"O setor está permanentemente buscando mecanismos, tecnologias, que possam cada vez mais dar uma condiçãomais de 1 gol betnacionalaumentomais de 1 gol betnacionalprodução e sustentabilidade ambiental. Somos líderesmais de 1 gol betnacionalvárias tecnologiasmais de 1 gol betnacionalbaixa emissãomais de 1 gol betnacionalcarbono, como plantio direto, fixaçãomais de 1 gol betnacionalnitrogênio no solo, e a integração lavoura, pecuária e floresta", disse também.
Questionado pela BBC News Brasil, Lourenço não quis externar a posição da CNA sobre os constantes adiamentos da completa implementação do CAR no país.
Dentro da Embrapa, porém, há pesquisadores que preferem se distanciarmais de 1 gol betnacionalMiranda.
"Existe uma Embrapa muito séria e existe um grupo dentro da Embrapa que não é respeitado nem dentro da Embrapa", criticou o engenheiro agrônomo Eduardo Assad, pesquisador da estatal desde 1987 e professor da FGV, durante um seminário do MapBiomas, no ano passado.
"(A Embrapa Territorial) Está a serviço do que temmais de 1 gol betnacionalpior na política ambiental e rural brasileira", disse também, atribuindo o espaçomais de 1 gol betnacionalMiranda no órgão desde os anos 80 a "apoio político".
Assad e maismais de 1 gol betnacionalcem outros pesquisadores da Embrapa assinarammais de 1 gol betnacionalmaio uma nota técnica contra o projetomais de 1 gol betnacionalleimais de 1 gol betnacionalFlávio Bolsonaro que tenta acabar com a reserva legal nas propriedades rurais.
Desmatamento no Brasil x reflorestamentomais de 1 gol betnacionalpaíses desenvolvidos
O desmatamento na Amazônia Legal, que engloba a região Norte mais parte do Maranhão e Mato Grosso, caiumais de 1 gol betnacional27,8 mil km²mais de 1 gol betnacional2004 para o menor resultado históricomais de 1 gol betnacional2012 (4,6 mil km²), queda que é atribuída ao aumento da fiscalização e repressão, possibilitado pela melhora do monitoramento por satélites. A redução não freou a agropecuária - o PIB (geraçãomais de 1 gol betnacionalriqueza) do setor cresceu 80% no período, segundo o IBGE.
Desde então, porém, os dados medidos pelo Instituto Nacionalmais de 1 gol betnacionalPesquisas Espaciais (Inpe) mostram crescimento quase contínuo do cortemais de 1 gol betnacionalfloresta. Os dados para o último ano (período que englobamais de 1 gol betnacionalagostomais de 1 gol betnacional2017 a julhomais de 1 gol betnacional2018) sãomais de 1 gol betnacional7,9 mil quilômetros quadradosmais de 1 gol betnacionalperdamais de 1 gol betnacionalmata nativa na região, aumentomais de 1 gol betnacional15% ante os doze meses anteriores.
Já os números preliminaresmais de 1 gol betnacional2019 têm indicado piora da situação: o sistema do Inpe aponta que o desmatamento na Amazônia Legal brasileira atingiu 920,4 km² no mês passado, um aumentomais de 1 gol betnacional88% na comparação com junhomais de 1 gol betnacional2018. Para ambientalistas, a forte alta reflete o enfraquecimento das políticasmais de 1 gol betnacionalpreservação.

Crédito, Getty Images
Dados oficiais mostram que o desmatamento na Amazônia é crescente desde 2012
Na última sexta-feira, Bolsonaro disse que há uma "psicose ambiental"mais de 1 gol betnacionalrelação ao Brasil, tachou os números do Inpemais de 1 gol betnacional"mentirosos" e insinuou que o órgão estaria "a serviçomais de 1 gol betnacionalalguma ONG". Depois, mudou um pouco o tom sobre a veracidade dos números, mas criticou a forma como são divulgados. "Um dado desse aí, da maneiramais de 1 gol betnacionaldivulgar, prejudica a gente", criticou no sábado.
"O Brasil não é exemplo (de preservação) para ninguém e não deve ser comparado com paísesmais de 1 gol betnacionaldesenvolvimento antigo. É óbvio que (países ricos) desmataram mais, porque a biodiversidade não tinha a importância que tem hoje, mas o esforço que fazemmais de 1 gol betnacionalrecuperação é enorme", afirma a ambientalista Maria Tereza Pádua, conhecida como a "mãe dos parques nacionais do Brasil" por seu esforçomais de 1 gol betnacionalimplementar reservas ambientais quando dirigiu o Instituto Brasileiromais de 1 gol betnacionalDesenvolvimento Florestal, nos anos 70 e 80.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a área da União Europeia coberta por florestas subiumais de 1 gol betnacional35% para 38%mais de 1 gol betnacional1990 a 2016. No mesmo período, o índice passoumais de 1 gol betnacional33% para 34% nos Estados Unidos, enquanto na China aumentoumais de 1 gol betnacional16,7% para 22,3%. Já no Brasil, houve quedamais de 1 gol betnacional65,4% para 59% no mesmo intervalo.
'Precisamos da nossa floresta para produzir'
Na palestra cujo vídeo viralizou, Evaristo Miranda cita um documento financiado por produtores rurais americanos - "Farms Here, Forests There" (Fazendas Aqui, Florestas lá) - para demonstrar que a conservação no Brasil favorece os Estados Unidos. A publicação defende o combate ao desmatamentomais de 1 gol betnacionalpaíses como o Brasil, para limitar a expansão da nossa agropecuária e reduzir a competição enfrentada pelo agronegócio americano no mercado global.
Para o engenheiro agrônomo André Guimarães, um dos representantes da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, parte dos produtores rurais já entendeu que, na verdade, é o desmatamento que ameaçamais de 1 gol betnacionalatividade. A coalizão reúne dezenasmais de 1 gol betnacionalassociações do agronegócio e organizações ambientais.
"Nossa agricultura é fortemente dependentemais de 1 gol betnacionalchuvas, maismais de 1 gol betnacional90% não é irrigável. A floresta é o que mais se assemelha a uma fábricamais de 1 gol betnacionalágua. Se subtrair vegetação nativa, tem menos evapotranspiração, ou seja, as plantas jogam menos umidade para a atmosfera e há menos chuva. Isso já está acontecendomais de 1 gol betnacionalalgumas regiões do cerrado e da Amazônia", alerta.
"Comparação com outros países é inócua. Nós precisamos da nossa floresta para produzir", resume.

mais de 1 gol betnacional Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube mais de 1 gol betnacional ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmais de 1 gol betnacionalautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamais de 1 gol betnacionalusomais de 1 gol betnacionalcookies e os termosmais de 1 gol betnacionalprivacidade do Google YouTube antesmais de 1 gol betnacionalconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemais de 1 gol betnacional"aceitar e continuar".
Finalmais de 1 gol betnacionalYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmais de 1 gol betnacionalautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamais de 1 gol betnacionalusomais de 1 gol betnacionalcookies e os termosmais de 1 gol betnacionalprivacidade do Google YouTube antesmais de 1 gol betnacionalconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemais de 1 gol betnacional"aceitar e continuar".
Finalmais de 1 gol betnacionalYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmais de 1 gol betnacionalautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamais de 1 gol betnacionalusomais de 1 gol betnacionalcookies e os termosmais de 1 gol betnacionalprivacidade do Google YouTube antesmais de 1 gol betnacionalconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemais de 1 gol betnacional"aceitar e continuar".
Finalmais de 1 gol betnacionalYouTube post, 3







