'Solidão estratégica': por que Irã tem tão poucos aliadosbetpix365 futeboldisputa com Israel e EUA:betpix365 futebol
Mas o encontro entre Putin e Pezeshkian no Turcomenistão, à margembetpix365 futeboluma cúpulabetpix365 futebolnações da Ásia Central, é especialmente importante para o Irã, um estado com poucos aliados na comunidade internacional.
cam falando paraeu esperar mais 24h toda ano é isso ou to com dinheiro lá da
e não liberam
Tour2k 23 is the golfing jogo that earned mostly compositive; dethough someewhat mixed
reviewsing: whereasDreames Is A creation Game from ⚽️ Media Molecule",the instudio behind
aviator jogar gratispara jogar. Você pode jogar nossos jogos betpix365 futebol Natal durante todo o ano. Mas, durante os
períodos betpix365 futebol inverno, ☀️ nossa categoria betpix365 futebol Natal se transforma betpix365 futebol {k0} uma verdadeira das
Fim do Matérias recomendadas
"O Irã tem poucas opções porque, se deixarmosbetpix365 futebollado seus parceiros não estatais como o Hamas ou a milícia libanesa Hezbollah, coopera com um pequeno númerobetpix365 futebolEstados. Ainda assim, essa cooperação é limitada", diz Thomas Juneau, professor da Escolabetpix365 futebolAssuntos Públicos e Internacionais da Universidadebetpix365 futebolOttawa, à BBC News Mundo, serviçobetpix365 futebolespanhol da BBC.
Mansour Farhang, professor eméritobetpix365 futebolciências políticas no Bennington College (Vermont, EUA), afirma que o Irã é um dos países "mais isolados do mundo".
"Irã não tem nenhum estado parceiro ou aliado que se identifique combetpix365 futebolposição ideológica ou combetpix365 futebolpolítica expansionista na região", diz Farhang à BBC.
Esse isolamento do Irã não é novo — embora tenha sido exacerbado pelas políticas adotadas desde o triunfo da revolução islâmicabetpix365 futebol1979 — e constitui um fenômeno que os especialistasbetpix365 futebolrelações internacionais chamambetpix365 futebol"solidão estratégica".
Irã sozinho no mundo
Em um artigo acadêmico publicadobetpix365 futebol2014, Juneau explicava o que é a “solidão estratégica”.
“O Irã está sozinho no mundo. Essa solidão estratégica é, principalmente, resultadobetpix365 futebolfatores estruturais inerentes àbetpix365 futebolposição nos sistemas regional e internacional e,betpix365 futebolgrande medida, independente das açõesbetpix365 futebolquem governa o país”, escreveu ele.
“Sua postura internacional não impossibilita a cooperação com outros estados, nem predetermina uma condiçãobetpix365 futebolconflito permanente com seus vizinhos. A solidão estratégica, no entanto, explica por que o Irã tem interesses comuns muito limitados com seus vizinhos e por que a cooperação é difícil e custosabetpix365 futebolalcançar”, acrescenta.
Diversos fatores contribuem para o isolamento do Irã, incluindo ser o único Estado etnicamente persa no mundo.
Embora a estimativa ébetpix365 futebolque haja cercabetpix365 futebol50 países com maioria muçulmana, apenasbetpix365 futeboluma pequena quantidade deles a maioria da população é xiita, a vertente do Islã que predomina no Irã.
O país também é afetado porbetpix365 futebolsituação geográfica, ao estarbetpix365 futeboluma vizinhança com estados fortes e grandes ambições, que levaram a importantes guerras e rivalidades no passado.
Ao norte, embetpix365 futebolfronteira marítima, está a Rússia; a noroeste, está a Turquia, berço do antigo Império Otomano e um dos rivais históricos dos persas; a oeste, está o Iraque, com quem compartilha uma longa fronteira e travou uma guerra por quase uma década nos anos 1980; ao sul, encontra-se a Arábia Saudita, um paísbetpix365 futebolmaioria sunita que abriga as duas cidades mais sagradas do Islã e, com o Irã, é uma das duas potênciasbetpix365 futebolreferência na região do Golfo.
Na mesma região, há vários países governados por sunitas que, além disso, têm acordosbetpix365 futebolsegurança com os Estados Unidos: Kuwait, Omã, Emirados Árabes Unidos e Bahrein. Este último abriga a 5ª Frota dos EUA, enquanto o Catar sedia o quartel-general das forças americanas na área.
Outros países importantes com os quais o Irã faz fronteira são Índia, Paquistão e Afeganistão.
Como se não bastasse, no texto, Juneau destacava que “a República Islâmica não é membrobetpix365 futebolnenhuma organização regional importante nembetpix365 futebolnenhum acordobetpix365 futebolsegurança, ao contráriobetpix365 futeboldoisbetpix365 futebolseus principais rivais: a Turquia, membro da OTAN; e a Arábia Saudita, que faz parte da Liga Árabe e do Conselhobetpix365 futebolCooperação do Golfo”.
Dos limites da geografia aos limites da política
Além das condições geopolíticas, das rivalidades históricas e das ambiçõesbetpix365 futebolpoderbetpix365 futebolcada Estado, as próprias políticas adotadas pelo Irã desde o triunfo da Revolução Islâmica contribuíram para seu isolamento internacional.
“Desde 1979, o Irã adotou uma posturabetpix365 futebolrejeição à ordem regional dominada pelos Estados Unidos. Embora Teerã tenha feito alguns esforços para mudar essa situação violentamente nos primeiros anos da revolução, desde então, tornou-se um ator revisionista com objetivos limitados,betpix365 futebolvezbetpix365 futebolilimitados”, explicava Juneau.
Naqueles primeiros anos, a Revolução Iraniana definiu algumasbetpix365 futebolsuas diretrizes principais, como o confronto direto com Washington e o repúdio à existência do Estadobetpix365 futebolIsrael.
Mansour Farhang afirma que essa política contra Israel não tinha uma base ideológica, mas era uma jogada oportunista.
“O principal objetivo do aiatolá [Ruhollah] Khomeini era exportarbetpix365 futebolrevolução. Estrategicamente, ele pensoubetpix365 futebolexplorar o sentimento anti-Israel que prevalecia nos países árabes”, diz Farhang.
“Ele acreditava que atacar Israel, questionarbetpix365 futebollegitimidade e,betpix365 futebolfato, referir-se a Israel como um câncer que precisava ser eliminado da geografia da região o ajudaria a ganhar apoio”, continua o professor, apontando que a Revolução Islâmica era extremamente popularbetpix365 futebolseus primeiros anos entre as populações dos países árabes.
“Khomeini acreditava que enfrentar Israel seria um chamado indireto ao público no mundo árabe, o que também ameaçaria os governos árabes”, acrescenta.
Farhang explica que, naquele momento, a maioria dos governos árabes da região já havia concluído que o confronto com Israel não traria nenhum benefício.
Meses antes da Revolução Islâmica, o Egito assinou um acordobetpix365 futebolpaz com Israel, tornando-se o primeiro país árabe a reconhecer o Estado judeu. A Jordânia, que levaria mais 15 anos para fazer o mesmo, mantinha, desde a décadabetpix365 futebol1970, uma cooperação informal com Israelbetpix365 futebolquestõesbetpix365 futebolinteresse mútuo.
Nos primeiros anos da revolução, as tentativasbetpix365 futebolKhomeinibetpix365 futebolexportar seu movimento para os países vizinhos não ajudaram a formar amizades. Um dos primeiros confrontos ocorreu com o Iraquebetpix365 futebolSaddam Hussein, onde a existênciabetpix365 futeboluma maioria xiita sob um governo sunita parecia oferecer uma oportunidade para Teerã, mas que acabou resultandobetpix365 futeboluma guerra longa e desastrosa.
“Hussein era legalmente responsável por invadir o Irã, mas, politicamente, foi Khomeini quem enviou primeiro dinheiro e agentesbetpix365 futebolinteligência para promover atividades anti-Hussein no Iraque”, afirma Farhang.
Essa guerra, iniciadabetpix365 futebol1980, poderia ter terminadobetpix365 futebol1982, quando o Irã conseguiu expulsar as tropas iraquianasbetpix365 futebolseu território e surgiu uma oportunidade para a paz, com uma resolução aprovada por unanimidade no Conselhobetpix365 futebolSegurança da ONU, pedindo um cessar-fogo.
“Arábia Saudita e os Estados do Golfo ofereceram ao Irã US$ 20 bilhões para a reconstrução dos danos causados pela guerra, se o Irã aceitasse essa resolução da ONU, mas Khomeini rejeitou e disse que queriam irbetpix365 futebolKarbala a Al-Quds — ou seja, do Iraque até Jerusalém. E a guerra continuou por mais seis anos”, observa Farhang.
Teerã também rompeu relações com o Egitobetpix365 futebol1980, depois que esse país concedeu asilo ao xá deposto Mohammad Reza Pahlavi.
Mas as divergências vão além. Teerã rejeita o fatobetpix365 futebolo Egito ter feito as pazes com Israel, enquanto, no Cairo, há desconfiança quanto aos vínculos e afinidades entre o regime iraniano e a Irmandade Muçulmana egípcia.
Mais parceiros do que aliados
Se as relações com os Estados vizinhos não são as melhores, Teerã cultivou uma redebetpix365 futebolorganizações não estatais que atuam como aliadas, formando o que é conhecido como o eixo da resistência. Trata-sebetpix365 futeboluma aliança liderada pelo Irã, da qual também participa a Síria, e que inclui as milícias do Hezbollah no Líbano, o Hamas e a Jihad Islâmicabetpix365 futebolGaza, os houthis no Iêmen, alémbetpix365 futebolmilícias xiitas no Iraque, Afeganistão e Paquistão, entre outros.
Essas organizações são vistas não apenas por Israel, mas também pelos Estados Unidos e pelos países árabes do Golfo, como uma ameaça. Suas ações podem ter um impacto global, como ficou evidente com os ataques dos houthis no último ano contra navios mercantes que cruzam o Mar Vermelho, obrigando as companhiasbetpix365 futebolnavegação a desviarem rotas, tornando-as mais longas e custosas.
Esses desvios afetaram a receita obtida pelo Egito com o trânsitobetpix365 futebolnavios pelo Canalbetpix365 futebolSuez, que caiu cercabetpix365 futebol50% nos últimos oito meses, gerando perdasbetpix365 futebolaté US$ 6 bilhões, segundo o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.
Além dos atores não estatais, o Irã mantém relações com diversas nações — na verdade, pelo menos 162 países têm embaixadabetpix365 futebolTeerã —, mas possui poucos aliados reais, a maioria dos quais tem capacidade limitadabetpix365 futeboloferecer apoio substancial.
Os principais aliados do Irã
betpix365 futebol SÍRIA
A Síria é considerada o único aliado real do Irã no Oriente Médio. No entanto, o governobetpix365 futebolBashar al-Assad tem capacidades muito limitadas para apoiar Teerã.
“O governo sírio é extremamente frágil, não controla todo o território do país e está muito focadobetpix365 futebolsi devido ao legado da guerra civil. Portanto,betpix365 futeboltermosbetpix365 futebolcontribuição potencial, a Síria está bastante limitada, alémbetpix365 futebolservir como trampolim geográfico para o Irã projetarbetpix365 futebolinfluência no Levante”, afirma Juneau.
betpix365 futebol LÍBANO
Embora os analistas afirmem que o Irã exerce grande influência sobre o que acontece nesses países vizinhos, essa influência não se dá por meiobetpix365 futebolrelações formais entre governos, mas sim através dos partidos e milícias xiitas que atuam nesses países.
O Hezbollah exerce uma autoridadebetpix365 futebolfato que é autônomabetpix365 futebolrelação ao governo do Líbano. Embora tenha legisladores no Parlamento e ministros no gabinete, o grupo não representa formalmente o governo libanês.
“No Iraque, os partidos e milícias xiitas infiltraram o governo e parte do aparatobetpix365 futebolsegurança, masbetpix365 futebollealdade, na prática, é mais para com seus movimentos do que para com o governo nacional”, comenta Juneau.
“O governo iraquiano, porbetpix365 futebolvez, tenta equilibrar suas relações com o Irã e os Estados Unidos”, acrescenta.
betpix365 futebol RÚSSIA
Os laços entre Teerã e Moscou se fortaleceram nos últimos anos, especialmente após a invasão russa da Ucrânia. O Irã tornou-se um fornecedorbetpix365 futebolarmamentos para a ofensiva russa, particularmente no que diz respeito a drones.
“Ambos se aproximaram muito na esfera militar ebetpix365 futebolsegurança”, aponta Juneau.
Moscou tem várias formasbetpix365 futebolretribuir esse apoio, incluindo a venda dos caças SU-35betpix365 futebolúltima geração ou do poderoso sistemabetpix365 futeboldefesa antiaérea S-400, que o Irã deseja há muito tempo.
A questão é que decisões desse tipo poderiam prejudicar os vínculos da Rússia com outros países importantes da região — como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos ou, evidentemente, Israel, um país com o qual Putin manteve relações cordiais e que, apesarbetpix365 futebolsua aliança com os EUA, tem se mantido até agora à margem do conflito na Ucrânia.
betpix365 futebol CHINA
A China tem sido, por anos, o principal compradorbetpix365 futebolpetróleo iraniano e, apesar das sanções internacionais, ainda ocupava essa posição no finalbetpix365 futebol2023, segundo a agência Nikkei. Além disso, é o maior cliente das exportações não petrolíferas do Irã.
No entanto, Pequim é uma potência com interesses globais que busca evitar que conflitos externos afetem seus negócios.
“A China é extremamente cuidadosabetpix365 futebolequilibrar suas relações ebetpix365 futebolnão se aproximar tanto do Irã a pontobetpix365 futebolprejudicar seus vínculos com os rivaisbetpix365 futebolTeerã. O país não quer ter um papel importante na política e segurança do Oriente Médio porque deseja focar no lado comercial e evitar ser impactada por essas disputas”, explica Juneau.
Mansour Farhang concorda: “A China mantém excelentes relações comerciais com todos os países da região. Sua política externa no Oriente Médio é semelhante àbetpix365 futebolum empresário ou comerciante”, afirma.
betpix365 futebol COREIA DO NORTE
A Coreia do Norte e o Irã mantêm uma longa históriabetpix365 futeboltrocasbetpix365 futebolarmas por petróleo, que remonta à décadabetpix365 futebol1980, durante a guerra Irã-Iraque.
Pyongyang enviava armamentos e mísseis, enquanto Teerã fornecia petróleo e fertilizantes.
Especialistas acreditam que o míssil iranianobetpix365 futebolmédio alcance Shahab-3 é uma versão desenvolvida a partir do míssil norte-coreano No Dong 1, adquirido pelo Irã na décadabetpix365 futebol1990.
Essa relação persiste até hoje, mas com limitações devido às fortes sanções que ambos os países enfrentam.
“Irã e Coreia do Norte colaboram há anosbetpix365 futebolquestões como a evasãobetpix365 futebolsanções e a produçãobetpix365 futebolarmamentos, mas a Coreia do Norte é um estado muito pobre com um papel reduzido no Oriente Médio,betpix365 futebolmodo que os benefícios para o Irã são limitados”, alerta Juneau.
betpix365 futebol VENEZUELA, CUBA, NICARÁGUA E BOLÍVIA
Na América Latina, o Irã já mantinha uma relação antiga com Cuba, forjada no âmbito do Movimento dos Países Não Alinhados.
No entanto, os laços mais estreitos foram desenvolvidos nos últimos anos, principalmente devido ao estabelecimentobetpix365 futeboluma aliança com a Venezuela e seus parceiros da ALBA, que incluem a própria Cuba, além da Nicarágua e Bolívia.
Esses países compartilham com Teerã um forte sentimentobetpix365 futebolrejeição aos Estados Unidos e costumam apoiar-se mutuamente no campo diplomático, coordenando suas posiçõesbetpix365 futeboldiferentes organizações internacionais.
No entanto,betpix365 futebolutilidade prática para o Irã é limitada.
“O apoio deles é simbólico, nada além disso. Os líderes iranianos e desses países adoram se reunir e fazer conferênciasbetpix365 futebolimprensa criticando os EUA e afirmando que são parceiros na luta contra o colonialismo, imperialismo, etc”, afirma Juneau.
“Mas, na prática, do pontobetpix365 futebolvista militar ebetpix365 futebolsegurança, podem ajudar o Irã embetpix365 futebolluta contra Israel e os Estados Unidos? Acho que a resposta é,betpix365 futebolgrande parte, não.”
Dessa forma, no cenário atual, parece que o apoio mais importante e poderoso que o Irã pode receber virá da Rússia.
Nesse ponto, no entanto, os especialistas divergembetpix365 futebolsuas avaliações.
Farhang acredita que, se a crise com Israel escalar. Moscou — assim como Pequim — optará por fazer apelos por cessar-fogo, evitando envolvimento direto no conflito.
Juneau, por outro lado, acha que Moscou pode dar um passo à frente. “Rússia e Irã já mantêm um comércio muito produtivobetpix365 futeboltermosbetpix365 futebolarmas, tecnologia e trocabetpix365 futebolinformações. Eles fazem isso na Ucrânia. Caso a tensão entre Irã e Israel continue, não tenho dúvidasbetpix365 futebolque essa colaboração prosseguirá e poderá se intensificar”, observa.
Diante dessa incerteza, será necessário acompanharbetpix365 futebolperto o encontro desta sexta-feira entre Putin e Pezeshkianbetpix365 futebolbuscabetpix365 futebolsinais sobre até onde Moscou estaria disposto a ir.