Afinal, comer ovo faz bem ou faz mal à saúde? Confira o que diz a Ciência:jogo do foguete 1win

Crédito, Getty Images
Isso significa que os ovos,jogo do foguete 1winvezjogo do foguete 1winserem um alimento ideal, podem estar na verdade nos prejudicando?
O colesterol, uma gordura amarelada produzida no fígado e no intestino, pode ser encontradajogo do foguete 1wintodas as células do nosso corpo. Normalmente pensamos nele como "ruim", mas na verdade o colesterol é um componente essencial das membranas celulares. Ele é também necessário para que o corpo produza a vitamina D e os hormônios testosterona e estrogênio.
Produzimos todo o colesterol que precisamos, mas ele também é encontradojogo do foguete 1winprodutos animais que consumimos, como a carne vermelha, camarão e ovos, alémjogo do foguete 1winqueijo e manteiga.
O colesterol é transportado pelo corpo por moléculasjogo do foguete 1winlipoproteínas no sangue. Cada pessoa tem uma combinação diferentejogo do foguete 1winvários tiposjogo do foguete 1winlipoproteínas, e nossa composição individual desempenha um papel determinante no riscojogo do foguete 1windesenvolver doenças cardíacas.
O colesteroljogo do foguete 1winlipoproteínajogo do foguete 1winbaixa densidade (LDL) – conhecido como colesterol "ruim" – é transportado do fígado para as artérias e tecidos do corpo. Os pesquisadores dizem que isso pode resultar no acúmulojogo do foguete 1wincolesterol nos vasos sanguíneos e aumentar o riscojogo do foguete 1windoenças cardiovasculares.

Crédito, Getty Images
Mas os cientistas não estabeleceram qualquer vínculo definitivo sobre o consumojogo do foguete 1wincolesterol e o aumento no riscojogo do foguete 1windoenças cardiovasculares.
Até por isso, as diretrizes alimentares dos EUA não indicam mais restrições ao colesterol, nem no Reino Unido.
Em vez disso, enfatiza-se a limitação da quantidadejogo do foguete 1wingordura saturada que consumimos, o que sim pode aumentar o riscojogo do foguete 1windesenvolver doenças cardiovasculares. Alimentos que contêm gorduras trans,jogo do foguete 1winparticular, aumentam nossos níveisjogo do foguete 1winLDL.
Embora algumas gorduras trans estejam naturalmentejogo do foguete 1winprodutosjogo do foguete 1winorigem animal, a maioria é produzida artificialmente e é encontradajogo do foguete 1winníveis mais altosjogo do foguete 1winmargarinas, salgadinhos, alimentos fritos e assados, como bolos e donuts.
Enquanto isso, junto com os camarões, os ovos são os únicos alimentos ricosjogo do foguete 1wincolesterol e com baixos níveisjogo do foguete 1wingordura saturada.
"Enquanto o colesterol nos ovos é muito maior do que na carne e outros produtosjogo do foguete 1winorigem animal, a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue. Isso vem sendo demonstrado por muitos estudos há anos", diz Maria Luz Fernandez, professorajogo do foguete 1winciências nutricionais da Universidadejogo do foguete 1winConnecticut cujas pesquisas mais recentes não encontraram relação entre comer ovos e um aumento no riscojogo do foguete 1windoenças cardiovasculares.
A discussão sobre os efeitos dos ovos na saúde mudoujogo do foguete 1winparte porque nossos corpos podem compensar o colesterol que consumimos.
"Existem sistemasjogo do foguete 1winvigor (no corpo) para que, para a maioria das pessoas, o colesterol ingerido não seja um problema", diz Elizabeth Johnson, professora associadajogo do foguete 1winciências nutricionais da Universidade Tufts, nos EUA.
Em uma revisãojogo do foguete 1win40 estudos publicadajogo do foguete 1win2015, Johnson e uma equipejogo do foguete 1winpesquisadores não encontraram nenhuma evidência conclusiva sobre a relação entre o colesterol vindo da dieta e doenças cardíacas.
"Os seres humanos têm uma boa regulação ao consumir colesterol da dieta, e nesse caso produzem menos colesterol (em seus organismos)", explica.
E quando se tratajogo do foguete 1winovos, o colesterol pode representar um risco ainda menor para a saúde. O colesterol é mais nocivo quando oxidadojogo do foguete 1winnossas artérias, mas a oxidação não acontece com o colesterol dos ovos, diz Blesso.
"Quando o colesterol é oxidado, ele pode ser mais inflamatório. Mas nos ovos há todos os tiposjogo do foguete 1winantioxidantes que evitam a oxidação", explica.

Crédito, Getty Images
A combinação HDL-LDL
Além disso, um poucojogo do foguete 1wincolesterol pode realmente fazer bem. O colesteroljogo do foguete 1winlipoproteínajogo do foguete 1winalta densidade (HDL) viaja para o fígado, onde é decomposto e removido do corpo. Acredita-se que o HDL tenha um efeito protetor contra doenças cardiovasculares, impedindo a acumulaçãojogo do foguete 1wincolesterol no sangue.
"As pessoas devem se preocupar é com o colesterol que circula no sangue, aquele que leva a doenças cardíacas", diz Fernandez.
O que importa é a proporçãojogo do foguete 1winHDL para LDLjogo do foguete 1winnossos corpos, pois o HDL elevado neutraliza os efeitos do LDL.
No entanto, enquanto a maioriajogo do foguete 1winnós é capazjogo do foguete 1winregular o colesterol que consumimos com o colesterol que sintetizamosjogo do foguete 1winnossos órgãos, Blesso diz que cercajogo do foguete 1winum terço das pessoas experimentará um aumento no colesterol no sanguejogo do foguete 1win10% a 15% após obtê-lo dos alimentos.
Experimentos já revelaram também que pessoas magras e saudáveis têm maior probabilidadejogo do foguete 1winver um aumento no LDL depoisjogo do foguete 1wincomer ovos. Aqueles que estão acima do peso, obesos ou diabéticos verão um aumento menor no LDL e mais moléculasjogo do foguete 1winHDL, diz Blesso.
Portanto, se você é mais saudável, os ovos podem ter um efeito mais negativo do que se estiver acima do peso – mas se você for mais saudável, é mais provável que tenha também bons níveisjogo do foguete 1winHDL, portanto um aumento do LDL provavelmente não é muito prejudicial.
Limites para a comprovaçãojogo do foguete 1wincausa-efeito
Publicações do início deste ano, no entanto, desafiaram o recente consensojogo do foguete 1winque os ovos não causam danos à nossa saúde. Em uma delas, pesquisadores analisaram dadosjogo do foguete 1win30.000 adultos acompanhados por uma médiajogo do foguete 1win17 anos e descobriram que cada meio ovo adicional consumido por dia teve associação significativa com um risco maiorjogo do foguete 1windoenças cardíacas e morte.

Crédito, Getty Images
"Descobrimos que, para cada adicionaljogo do foguete 1win300 mgjogo do foguete 1wincolesterol consumidos por uma pessoa, independente da origem do alimento, os riscos aumentaramjogo do foguete 1win17% para doenças cardiovasculares e 18% para mortalidade por causas diversas", diz Norrina Allen, uma das autoras do estudo e professora associadajogo do foguete 1winmedicina preventiva na Universidade Northwestern, nos EUA.
"Também descobrimos que cada meio ovo por dia leva a um aumentojogo do foguete 1win6% no riscojogo do foguete 1windoenças cardíacas ejogo do foguete 1win8% no riscojogo do foguete 1winmortalidade."
Apesarjogo do foguete 1wino estudo ser um dos maiores do gênero a abordar essa relação específica entre ovos e doenças cardíacas, ele tem caráter observacional, não dando indicaçãojogo do foguete 1wincausa e efeito. Também se baseoujogo do foguete 1winum único conjuntojogo do foguete 1windados autorrelatados – os participantes foram questionados sobre o que comeram no mês ou ano anterior e tiveram seus indicadoresjogo do foguete 1winsaúde acompanhados por anos.
Isso significa que os pesquisadores obtiveram apenas um fragmento do que os participantes estavam comendo, já que as dietas podem mudar com o tempo.
E o estudo entrajogo do foguete 1winconflito com estudos anteriores.
Vários deles já sugeriram que os ovos são bons para a saúde do coração. Um publicadojogo do foguete 1win2018 e baseadojogo do foguete 1windadosjogo do foguete 1winmeio milhãojogo do foguete 1winadultos na China demonstrou até o oposto: o consumojogo do foguete 1winovos estava associado a um menor riscojogo do foguete 1windoenças cardíacas. Aqueles que comiam ovos todos os dias tinham um risco 18% menorjogo do foguete 1winmorte por doença cardíaca e 28% menor riscojogo do foguete 1winmorte por acidente vascular cerebraljogo do foguete 1wincomparação com aqueles que não comiam ovos.
Como o estudo anterior, este com dadosjogo do foguete 1winchineses também era observacional, o que significa que é impossível demonstrar causalidade: os adultos mais saudáveis da China simplesmente comem mais ovos ou o alimento os torna mais saudáveis? Ou seja, o que vem primeiro, o ovo ou seus benefícios apontados nas pessoas? Esse tipojogo do foguete 1winincógnita pode fomentar grande parte da confusão que permanece sobre os ovos serem heróis ou vilões.
Outros impactos na saúde
Embora o debate sobre a relação entre os ovos e as doenças cardiovasculares ainda esteja a pleno vapor, já se sabe outras maneiras pelas quais o alimento influencia nossa saúde.
Uma delas é atravésjogo do foguete 1winum composto presente nos ovos chamado colina, que pode ajudar a nos proteger contra a doençajogo do foguete 1winAlzheimer. Ele também protege o fígado.
Mas a colina também pode ter efeitos negativos – e ela nos levajogo do foguete 1winvolta à questão das doenças cardiovasculares.
Na microbiota intestinal, a colina é metabolizada e transformadajogo do foguete 1winuma molécula chamada TMO, que é então absorvida no fígado humano e convertidajogo do foguete 1winTMAO – esta sim uma molécula ligada a um risco aumentadojogo do foguete 1windoenças cardiovasculares.

Crédito, Getty Images
Blasso se perguntou se comer ovos, e colina por tabela, poderia elevar a TMAO –jogo do foguete 1winestudos, ele descobriu que as pessoas apresentavam níveis elevados da moléculajogo do foguete 1winaté 12 horas depois do consumojogo do foguete 1winovos.
Pesquisas só encontraram até agora aumentos temporáriosjogo do foguete 1winTMAO após a ingestãojogo do foguete 1winovos. Blasso compara isso ao aumento temporáriojogo do foguete 1winníveisjogo do foguete 1winaçúcar no sangue após o consumojogo do foguete 1wincarboidratos – o que por si só não indica a diabetes, constatada apenas quando esses níveis são contínuos.
"O problema é quando,jogo do foguete 1winvezjogo do foguete 1winser absorvida pelo sangue, a colina continua no intestino grosso, onde pode se tornar TMA e depois TMAO", diz Fernandez.
"Mas nos ovos, a colina é absorvida e não vai para o intestino grosso, por isso não há aumento do riscojogo do foguete 1windoenças cardíacas."
Enquanto isso, os cientistas estão começando a entender outros benefícios dos ovos para a saúde. As gemas, por exemplo, são uma das melhores fontesjogo do foguete 1winluteína, um pigmento que tem sido associado a uma melhor visão e a um menor riscojogo do foguete 1windoenças oculares, por exemplo.
Embora os pesquisadores estejam longejogo do foguete 1winentender as diversas maneiras com que o ovo pode afetar nosso corpo, a grande maioria das pesquisas recentes sugere que o alimento não representa riscos para a saúde – na verdade, tudo indica que ele traz benefícios.
Mesmo assim, comer ovos no café da manhã todos os dias provavelmente também não é a opção mais saudável, pelo menos seguindo a famosa recomendação por uma dieta variada.

jogo do foguete 1win Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogo do foguete 1win ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo do foguete 1winautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo do foguete 1winusojogo do foguete 1wincookies e os termosjogo do foguete 1winprivacidade do Google YouTube antesjogo do foguete 1winconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo do foguete 1win"aceitar e continuar".
Finaljogo do foguete 1winYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo do foguete 1winautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo do foguete 1winusojogo do foguete 1wincookies e os termosjogo do foguete 1winprivacidade do Google YouTube antesjogo do foguete 1winconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo do foguete 1win"aceitar e continuar".
Finaljogo do foguete 1winYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogo do foguete 1winautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogo do foguete 1winusojogo do foguete 1wincookies e os termosjogo do foguete 1winprivacidade do Google YouTube antesjogo do foguete 1winconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogo do foguete 1win"aceitar e continuar".
Finaljogo do foguete 1winYouTube post, 3









