Artista holandês acusa Fiesppragmatic play roletaplagiar pato amarelo:pragmatic play roleta

  • Ricardo Senra
  • Enviado especial da BBC Brasil a Brasília
Pato desenvolvido por artista holandês, que acusa a Fiesppragmatic play roletaplagiá-lo

Crédito, Reproducao

Legenda da foto,

Pato desenvolvido por artista holandês, que acusa a Fiesppragmatic play roletaplagiá-lo

pragmatic play roleta O artista plástico holandês Florentijn Hofman acusa a Fiesp (Federação das Indústrias do Estadopragmatic play roletaSão Paulo)pragmatic play roletaplagiar, empragmatic play roletacampanha contra aumentopragmatic play roletaimpostos chamada "Não vou pagar o pato", a obra pragmatic play roleta Rubber Duck pragmatic play roleta (ou patopragmatic play roletaborracha), expostapragmatic play roletaSão Paulo,pragmatic play roleta2008, epragmatic play roletacidades como Amsterdã e Hong Kong.

A BBC Brasil entroupragmatic play roletacontato com a fábricapragmatic play roletaGuarulhos (SP) que produziu a obra para o artista holandêspragmatic play roleta2008 e descobriu que se trata da mesma que tem produzido os patospragmatic play roletacontrato com a Fiesp.

Denilson Sousa, dono da Big Format Infláveis, reconheceu que empresa produziu os dois patos e disse que a Fiesp enviou uma foto da obra do artista como "referência", mas que "nem sabe mais se tem o projetopragmatic play roletaHofman".

À BBC Brasil, a equipepragmatic play roletaHofman afirmou que a Fiesp transformou o projeto artístico originalpragmatic play roletauma "paródia política" e que o uso do desenho é "ilegal" e "infringe direitos autorais".

Pato é testado na cidadepragmatic play roletaGuarulhos, na Grande São Paulo

Crédito, Reproducao

Legenda da foto,

Pato é testado na cidadepragmatic play roletaGuarulhos, na Grande São Paulo

Procurada pela reportagem, a Fiesp negou as acusaçõespragmatic play roletaplágio e afirmou que a inspiração para os patos foram "patinhospragmatic play roletabanheira", sem confirmar se enviou ou não o projeto holandês como referência.

"O que foi dito (pela fábrica) para a gente é que este é um projeto novo", diz a áreapragmatic play roletacomunicação da Federação. "Nós não nos inspiramos no artista. Nos inspiramos nos patinhospragmatic play roletabanheira, que estãopragmatic play roletatodo lugar. Este projeto é da campanha 'Não vou pagar o pato'."

A Fiesp alega ainda que o pato da campanha difere da obra do artista "nos olhos, no pescoço e na base" e que a "patinhos amarelos como o da campanha estãopragmatic play roletaqualquer lugar".

Desenho e especificações

Segundo o dono da fábrica, o novo projeto foi "inteiramente desenvolvido" pela Big Format. "Eu não colocaria nossa reputaçãopragmatic play roletajogo", diz Sousa. "Temos experiência e este é um projeto muito simples. Por que não perderíamos quatro horas para fazê-lo?", pergunta.

A equipe do artista contra-argumenta: "A resposta da Fiesp é com certeza uma cortinapragmatic play roletafumaça. É exatamente o nosso desenho e nossas especificações técnicas. Alterar os olhos não muda a nossa concepção técnicapragmatic play roletaformato do corpo e bico", procede a equipe do artista.

Presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ao ladopragmatic play roletapato durante protestopragmatic play roletaBrasília

Crédito, Divulgacao

Legenda da foto,

Presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ao ladopragmatic play roletapato durante protestopragmatic play roletaBrasília

Em reportagem publicada no site da federação, Paulo Skaf (PMDB-SP), presidente da Fiesp, diz que “este pato representa a indignação das pessoas”.

"O povo brasileiro é um povo do bem. O pato, com este olharpragmatic play roletapaz, é a forma brasileirapragmatic play roletaprotestar”, prossegue.

Na última terça-feira, coincidindo com a saída do PMDB do governo, a Fiesp instalou 5 mil "minipatos infláveis" na Esplanada dos Ministérios,pragmatic play roletaBrasília,pragmatic play roletafrente ao Congresso Nacional.

O protesto critica a carga tributária do país, acusa o governopragmatic play roletamá gestão e corrupção e pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Vetor

O artista holandês criticou o uso político do pato. "Se você estudar e entender esta obra, verá que é feita para ser um projeto não político. É isso que enfatizamos e esperamos que você perceba que eles mataram o espírito da obra."

A BBC Brasil apurou que o projeto da obra foi enviado pelo artista para a fábrica na Grande São Paulopragmatic play roletasetembropragmatic play roleta2008.

Campanha foi veiculada tambémpragmatic play roletaanúnciospragmatic play roletajornais

Crédito, Reproducao

Legenda da foto,

Campanha foi veiculada tambémpragmatic play roletaanúnciospragmatic play roletajornais

O arquivo enviado é o projeto vetorial do pato - que permitepragmatic play roletareproduçãopragmatic play roletaqualquer tamanho.

Também na última terça, a campanha do pato foi reproduzidapragmatic play roletaanúnciospragmatic play roleta14 páginas no primeiro cadernopragmatic play roletajornaispragmatic play roletagrande circulação no país.

“Somos milhõespragmatic play roletaempregos e bilhõespragmatic play roletareaispragmatic play roletaimpostos”, dizia o título. “Chegapragmatic play roletapagar o pato. O Brasil tem jeito”, concluía a mensagem.