Beber moderadamente é seguro? Quatro mitos sobre o consumoroleta 1 a 10álcool:roleta 1 a 10

(Foto: Thinkstock)

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Beber "apenas" um chope por dia não é tão inofensivo quanto parece...

roleta 1 a 10 Uma campanha britânica está propondo às pessoas que passem 31 dias sem consumir álcool, defendendo que a prática traz benefícios à saúde que vãoroleta 1 a 10perdaroleta 1 a 10quilos extras a um sono melhor.

A iniciativa, chamada Dry January ("Janeiro seco",roleta 1 a 10tradução literal), ganhou a adesão do médico e apresentador da BBC Michael Mosley.

Para mostrar os efeitos do álcool nos processos químicosroleta 1 a 10seu corpo, Mosley se submeteu a uma série préviaroleta 1 a 10examesroleta 1 a 10sangue e fará outra rodada assim que o desafio chegar ao fim.

Enquanto os resultados não saem, Mosley conversou com especialistas para descobrir a verdade sobre mitos espalhados há décadas – ou por séculos? – a respeito dos efeitos do consumoroleta 1 a 10álcool, alguns deles relacionados a supostos benefícios à saúde.

<link type="page"><caption> Leia também: Dez truques para usar melhor o WhatsApp</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2015/01/150115_truques_whatsapp_rb" platform="highweb"/></link>

Siga a BBC Brasil no <link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link> e no <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>

Confira, abaixo, respostas para quatro deles:

1) 'Beber moderadamente não faz mal'

Infelizmente, explica Mosley, qualquer quantidaderoleta 1 a 10álcool que você ingerir irá provocar um aumento nos riscosroleta 1 a 10desenvolver algumas formasroleta 1 a 10câncer – particularmente câncerroleta 1 a 10mama –, incluindo algumas ocorrências mais raras da doença,roleta 1 a 10partes do corpo como cabeça, pescoço e garganta.

É claro que esses riscos são menores quando se bebe moderadamente, mas eles tendem a crescer bastante rápido conforme a ingestãoroleta 1 a 10drinques avance.

O apresentador da BBC conversou com o professor Tim Stockwell, diretor do Centroroleta 1 a 10Pesquisas sobre Dependência Química da Universidaderoleta 1 a 10Victoria, no Canadá. O pesquisador tem prestado consultoria a diversos governos, inclusive oroleta 1 a 10seu país, sobre recomendações a respeito do consumo dessas bebidas.

<link type="page"><caption> Leia também: Contosroleta 1 a 10fadas têm origem pré-histórica, diz pesquisa</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160120_contosfadas_origem_tg" platform="highweb"/></link>

(Foto: BBC)
Legenda da foto, Segundo a apuraçãoroleta 1 a 10Michael Mosley, beber moderadamente também é prejudicial

Ele acredita não haver nenhuma vantagem bioquímica no hábitoroleta 1 a 10beber, embora reconheça que o consumo moderado possa trazer eventuais "benefícios sociais".

"Há ao menos 60 formas diferentesroleta 1 a 10o álcool te fazer mal ou matar", afirmou. "E não apenas por meioroleta 1 a 10doenças óbvias, como asroleta 1 a 10fígado."

Segundo Stockwell, o consumoroleta 1 a 10bebidas alcoólicas,roleta 1 a 10qualquer quantidade, aumenta o riscoroleta 1 a 10mulheres desenvolverem câncerroleta 1 a 10mama.

"Teríamos 10% a menosroleta 1 a 10mortes no mundo por causa dessa doença se ninguém bebesse", alerta.

Para ele, os estudos que apontam que beber moderadamente não faz mal consideram como abstêmios até mesmo ex-alcoólatras e pessoasroleta 1 a 10saúde ruim, o que prejudica seus resultados.

<link type="page"><caption> Leia também: 'Aos 3 anos meu filho queria ser menina'</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160119_menina_transfobia_rm" platform="highweb"/></link>

(Foto: Thinkstock)

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Beber vinho faz bem? Sim e não, segundo os especialistas

<link type="page"><caption> </caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160119_menina_transfobia_rm" platform="highweb"/></link>

2) 'Tomar vinho tinto faz bem para você'

É quase uma tradição: há tempos, ouve-se dizer que beber vinho tinto faz o coração funcionar muito melhor – idososroleta 1 a 10algumas parte do mundo, por exemplo, atribuem a longevidade ao hábitoroleta 1 a 10tomar uma taça antes das refeições.

A verdade é que as uvas, e por consequência o vinho, têm uma substância chamada resveratrol, que, segundo estudos, diminui os níveisroleta 1 a 10um tiporoleta 1 a 10colesterol que pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos, e, no limite, causar obstruções e doenças cardiovasculares.

O problema, afirma Mosley, é que esse benefício só é alcançado com o consumoroleta 1 a 10uma quantidade muito granderoleta 1 a 10vinho. E os malefícios desse hábito seriam tão grandes, incluindo os riscosroleta 1 a 10câncer citados acima, que essa vantagem ficaria pequena perto dos potenciais malefícios.

<link type="page"><caption> Leia também: Por que as barbas podem esconder um segredo contra infecções</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160120_barba_saudavel_rp" platform="highweb"/></link>

(Thinkstock)

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Quem nunca ouviu (ou disse) um "não bebi muito, o problema foi a mistura"?

3) 'Misturar bebidas te deixa mais bêbado'

Na verdade, explica Mosley, não interessa muito que tiposroleta 1 a 10álcool há nos drinques que você está bebendo: o resultado será o mesmo.

Uma das exceções é quando é feito o usoroleta 1 a 10bebidas com bolhas, como champanhe, por exemplo.

O motivo é que elas relaxam os músculos que controlam a passagemroleta 1 a 10álcool e comida entre o estômago e o intestino delgado, onde as substâncias passam a ser absorvidas pelo organismo.

Ou seja, se você tomar champanhe e, logoroleta 1 a 10seguida, partir para a cerveja, essa segunda bebida chegará ao intestino delgado, te deixando bêbado muito mais rápido.

<link type="page"><caption> Leia também: Conheça a 'planta milagrosa' que teria curado Fidel</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2016/01/160119_moringa_rp" platform="highweb"/></link>

(Foto: Thinkstock)

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Depoisroleta 1 a 10beber, você recorre desesperadamente ao café? Então, temos más notícias...

4) 'Cafeína ajuda a melhorar da bebedeira'

Trata-seroleta 1 a 10outro mito,roleta 1 a 10acordo com o apresentador da BBC.

Segundo Mosley, todo o álcool que você consumiu vai continuar no seu corpo até ser totalmente metabolizado, mesmo que você tome uma jarra inteiraroleta 1 a 10café na manhã seguinte.

O máximo que a cafeína pode fazer é te deixar um pouco mais desperto durante a ressaca.