'Já fui xingadazebet maximum payoutsudaca', diz médica brasileira na Espanha:zebet maximum payout

Marcia Dias da Costa

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Marcia Dias da Costa diz ter percorrido 'um longo caminho' para poder trabalhar como médica na Espanha

Ela relata que percorreu um longo caminho até chegar onde está e reconhece que teve uma boa formação no Brasil, que "não deixa nada a desejar"zebet maximum payoutcomparação com formação na Espanha.

<link type="page"><caption> Leia também na BBC Brasil: 'Aqui há preconceito contra médicos brasileiros como tínhamos contra bolivianos no Brasil'</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2014/09/140923_depoimento_medica_fernanda_amary_salasocial_eleicoes2014_rw" platform="highweb"/></link>

Formação

Segundo ela, o bom currículo que teve no Brasil lhe abriu as portas para estarzebet maximum payouthospitaiszebet maximum payoutreferência.

Márcia cursou Medicina no interiorzebet maximum payoutSão Paulo. Trabalhouzebet maximum payouthospitais públicos durante nove anos, principalmente na emergência e na UTI infantil do Hospital São Paulo.

Para reconhecer o títulozebet maximum payoutmédica na Espanha e poder trabalhar no país, ela passou por um processo longo, custoso e burocrático. Os trâmites duraram oito meses.

Enquanto não tinha o título homologado, investiuzebet maximum payoutformação complementar. Estudou espanhol e fez um estágiozebet maximum payoutmédico estrangeiro no serviçozebet maximum payoutalergia do Hospital Sant Joanzebet maximum payoutDéu.

Salazebet maximum payoutdiagnóstico infantil do Hospital Sant Joanzebet maximum payoutDéuzebet maximum payoutBarcelona, decorada como uma nave espacial

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Hospital Sant Joanzebet maximum payoutDéuzebet maximum payoutBarcelona, onde Márcia trabalha, é referênciazebet maximum payoutpediatria

Caminho inverso

Com a crise econômica, que levou à redução dos salários dos servidores públicoszebet maximum payoutsaúde e a uma taxa nacionalzebet maximum payoutdesempregozebet maximum payout24,5%, muitos médicos espanhóis têm feito o caminho inverso ao dela, emigrandozebet maximum payoutbuscazebet maximum payoutmelhores condiçõeszebet maximum payouttrabalho.

Muitos têm ido ao Brasil, atraídos pelas vagas oferecidas pelo programa Mais Médicos, do governo federal.

<link type="page"><caption> Leia também na BBC Brasil: Desvalorizada no Brasil, saúde básica é chave do sucessozebet maximum payoutsistema britânico </caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2014/09/140923_nhs_sus_ms" platform="highweb"/></link>

Para ela, que se diz contrária ao programa, a divulgação do Mais Médicos gerou uma impressão equivocada e deixou "médicos estrangeiros pensando que o Brasil é o paraíso".

"Estão trazendo gentezebet maximum payoutfora para tapar um buraco onde ninguém vai. Por um bom salário e com condiçõeszebet maximum payouttrabalho, todos trabalhamoszebet maximum payoutqualquer lugar. Um médico não cura ninguém com as mãos, necessitazebet maximum payoutuma estrutura para poder dar assistência para as pessoas", justifica.

Para Márcia, o gargalo da saúde pública no Brasil está no serviçozebet maximum payoutemergência, que, muitas vezes, funciona como consultório clínico. "Muitas pessoas, por angústia e desinformação, vão primeiramente à emergência porque elas não têm uma porta para bater", diz Márcia.

"Um paciente que tem uma boa coberturazebet maximum payoutsaúde primária, não tem necessidadezebet maximum payoutir para o pronto-socorro. Se bem orientado, saberá quando há motivos para ir ou não para a emergência", explica.

"Quanto mais bem atendidos e orientados estejam os pacientes nos postos, melhor será o serviçozebet maximum payoutemergência", reitera.

Nesse sentido, ela sugere que também é preciso gerenciar melhor a assistência social no Brasil. "Teriazebet maximum payoutfazer com que o serviço socialzebet maximum payoutfato funcionasse para proteger as pessoas que estão à margem da sociedade."

<link type="page"><caption> Leia também na BBC Brasil: 'Pobres e ricos têm tratamento idênticozebet maximum payoutsistema único no Canadá', diz médico brasileiro</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2014/09/140922_medico_salasocial_eleicoes2014_canada_ac_cq" platform="highweb"/></link>