Morre García Márquez, o gênio do realismo fantástico latino-americano:verificação novibet

Gabriel García Márquez (Reuters)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Escritor colombiano ganhou prêmio Nobelverificação novibetliteratura

verificação novibet O escritor Gabriel García Márquez morreu aos 87 anosverificação novibetidade nesta quinta-feira emverificação novibetcasa na Cidade do México, segundo membros da família disseram à imprensa colombiana.

Ganhador do prêmio Nobelverificação novibetLiteratura, ele foi um dos escritores mais famosos da América Latina e umaverificação novibetsuas principais obras, Cem Anosverificação novibetSolidão, o tornou famoso mundialmente.

García Márquez nasceuverificação novibetAracataca, na Colômbia,verificação novibet6verificação novibetmarçoverificação novibet1928.

Ele passou a infância sob os cuidados dos avós maternos, o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía, veterano da guerra dos Mil Dias, da Colômbia, e Tranquilina Iguarán.

O escritor sempre disse que a sementeverificação novibetseu estilo everificação novibetsua imaginação está nesta parteverificação novibetsua vida, no casarão ondeverificação novibetavó contava históriasverificação novibetfantasmas como se fossem a coisa mais normal do mundo.

Anos depois, García Marquéz diria que esta formaverificação novibetcontar histórias fantásticas é a mesma que ele iria usarverificação novibetlivros como Cem Anosverificação novibetSolidão.

O avô Nicolás Ricardo morreu quando "Gabito", como os amigos o chamavam, tinha 8 anos. O menino então voltou a morar com os pais, que eram praticamente desconhecidos para a criança, na cidadeverificação novibetSucre, ao lado dos outros irmãos.

Este fato marcou o fim da infância do escritor que,verificação novibetsuas recordações, afirma que não prestou atençãoverificação novibetmais nada a partir daí. "Desde então, nada interessante me aconteceu", disse.

Estudos

Aos 12 anos, García Márquez ganhou uma bolsaverificação novibetestudos para um internatoverificação novibetZipaquirá, cidade pertoverificação novibetBogotá que muitos reconhecem nas descrições do povoado lúgubre e remoto onde o personagem Aureliano Segundo vai buscar Fernanda del Carpio no livro Cem Anosverificação novibetSolidão.

Os anos no internato foram decisivos para a formação do escritor, que passava as tardesverificação novibetsábado e domingo devorando obrasverificação novibetJulio Verne e Alexandre Dumas.

Em 1947 García Márquez começou a estudar direito na Universidade Nacionalverificação novibetBogotá, mas nunca seguiu a carreira. Neste mesmo ano, ele publicou no jornal El Espectador seu primeiro conto, La Tercera Resignación.

No ano seguinte ele começou a trabalhar como repórter no jornal El Universal,verificação novibetCartagena, e continuou escrevendo contos para El Espectador.

Em 1950, García Márquez conheceuverificação novibetBarranquilla um grupoverificação novibetjovens intelectuais formado por Álvaro Cepeda Samudio, Alfonso Fuenmayor e Germán Vargas. Estes o apresentaram a Ramón Vinyes, chamado na épocaverificação novibeto "sábio catalão". Todos eles apareceriam nos últimos capítulosverificação novibetCem Anosverificação novibetSolidão.

A influência deste grupo seria grande. Eles foram os melhores amigos do escritor e conseguiram para ele um emprego no jornal El Heraldoverificação novibetBarranquilla e introduziram emverificação novibetvida o melhor da literatura moderna com autores como Faulkner, Hemingway, Joyce, Kafka e Virginia Woolf.

Em 1951 García Márquez já havia escrito seu primeiro romance, La Hojarasca, que só foi publicado anos mais tarde.

Jornalista

Em 1954 García Márquez volta a Bogotá para trabalharverificação novibettempo integral no El Espectador, onde escreveu reportagens que o transformaramverificação novibetum dos jornalistas mais famosos da Colômbia.

No ano seguinte, foi para Genebra, como enviado do jornal para uma conferência. O que era para ser uma viagem curta durou quatro anos.

García Márquez se casou com Mercedes (acima)verificação novibet1958

Crédito, AFP

Legenda da foto, García Márquez se casou com Mercedes (acima)verificação novibet1958

A ditaturaverificação novibetGustavo Rojas Pinilla fechou o jornal e García Márquez, que estavaverificação novibetParis, decidiu investir o dinheiro da passagemverificação novibetvolta emverificação novibetestadia na Europa e na finalização do livro Ninguém Escreve ao Coronel.

Neste período também escreveu Os Funerais da Mamãe Grande e outros contos.

Em umaverificação novibetsuas visitas à Colômbia,verificação novibet1958, se casou com Mercedes Barcha.

Em Havana e no México

As viagensverificação novibetGarcía Márquez levaram o escritor a vários lugares da America Latina e Caribe, entre eles, Havana,verificação novibetCuba onde,verificação novibet1960, trabalhou na agênciaverificação novibetnotícias criada pelo governo cubano, Prensa Latina, depois da Revolução.

Nesta ocasião começou seu interesse pela ilha everificação novibetamizade com Fidel Castro.

O escritor também trabalhouverificação novibetCaracas e Nova York até chegar à Cidade do México, exatamente no diaverificação novibetoutro escritor e umverificação novibetseus mestres, Ernest Hemingway, morreu.

Na capital mexicana trabalhou como roteiristaverificação novibetcinema, editor, publicitário e jornalista. E foi na Cidade do México que ele escreveu Cem Anosverificação novibetSolidão.

A forma como García Márquez escreveu seu livro mais famoso já entrou para a mitologia literária da América Latina.

García Márquez era amigoverificação novibetFidel Castro e não se afastou do governo cubano

Crédito, AFP

Legenda da foto, García Márquez era amigoverificação novibetFidel Castro e não se afastou do governo cubano

"Há muito tempo me atormentava a ideiaverificação novibetum romance desmedido, não apenas diferenteverificação novibettudo que escrevi antes, mas tambémverificação novibettudo que havia lido. Era uma espécieverificação novibetterror sem origem."

"(...) No começoverificação novibet1965, ia com Mercedes e meus dois filhos para um fimverificação novibetsemanaverificação novibetAcapulco quando me senti fulminado por um cataclisma da alma (....).

"Não tive um minutoverificação novibetsossego na praia. Na terça-feira, quando voltamos ao México, me sentei na máquina para escrever uma frase inicial que não podia suportar dentroverificação novibetmim: 'Muitos anos depois,verificação novibetfrente ao pelotãoverificação novibetfuzilamento, o coronel Aureliano Buendía se lembraria daquela tarde remotaverificação novibetque seu pai o levou para conhecer o gelo'."

"Desde então não parei um dia,verificação novibetuma espécieverificação novibetsonho demolidor, até a linha final (...)", acrescentou o escritor.

Cem Anosverificação novibetSolidão mudou a vidaverificação novibetGarcía Márquez. O estilo avassalador e luminoso do livro e suas histórias delirantes conquistaram leitores do mundo todo.

E o livro ainda faz sucesso. A estimativa é que tenha vendido maisverificação novibet30 milhõesverificação novibetexemplares no mundo todo desdeverificação novibetpublicaçãoverificação novibetjunhoverificação novibet1967.

O outono

Instaladoverificação novibetBarcelona, na Espanha, García Márquez começou a escrever o romance O Outono do Patriarca, o relato sobre um ditador da América Latina, um livro publicadoverificação novibet1975 e que confirmou a força literária do escritor colombiano.

O livro, segundo o escritor, mostra o homemverificação novibetque Aureliano Buendía teria se transformado se tivesse chegado ao poder.

Em 1982, o escritor colombiano ganhou o Nobelverificação novibetliteratura

Crédito, AP

Legenda da foto, Em 1982, o escritor colombiano ganhou o Nobelverificação novibetliteratura

Antes porém publicou vários contos. Neste período também ocorreu a maior divisão política entre os integrantes do "boom" da literatura da América Latina. Em 1971 ocorreu a detenção e depois a confissão públicaverificação novibetculpaverificação novibetCuba do poeta Heberto Padilla, algo que lembrou a muitos os julgamentos stalinistas.

Enquanto escritores como Mario Vargas Llosa (de forma pública e furiosa) e Carlos Fuentes (de forma mais discreta) se distanciaram do regime cubano, García Márquez continuou apoiando o governo da ilha junto com Julio Cortázar.

A décadaverificação novibet1970 foi o períodoverificação novibetmaior atividade política do escritor, quando ele anunciou que não voltaria a publicar obrasverificação novibetficção até que Augusto Pinochet deixasse o poder no Chile. Ele também se dedicou a escrever artigos jornalísticos.

Para sorte dos leitores e fãs, García Márquez rompeu a promessaverificação novibet1981, quando publicou um livro curto, denso e magnífico, Crônicaverificação novibetuma Morte Anunciada.

No ano seguinte, ele recebe o prêmio Nobelverificação novibetliteratura.

Etapa final

Depois do prêmio, García Márquez escreveu outros três livros: O Amor nos Tempos do Cólera, O Generalverificação novibetSeu Labirinto (sobre os últimos diasverificação novibetSimón Bolívar), Do Amor e Outros Demônios e Memóriasverificação novibetMinhas Putas Tristes,verificação novibet2004,verificação novibetúltima obraverificação novibetficção.

Também publicou o livroverificação novibetrelatos Doze Contos Peregrinos, uma grande reportagem, Notíciaverificação novibetum Sequestro, e suas memórias, Viver para Contar,verificação novibet2002.

Em 1999 foi diagnosticado com câncer linfático. Apesar do tratamento bem-sucedido, o escritor diminuiu suas aparições públicas, que ficaram ainda mais raras nos últimos anosverificação novibetvida.

Alémverificação novibetsua reclusão, outro assunto comentado foiverificação novibetperdaverificação novibetmemória, algo confirmado por umverificação novibetseus irmãos. A cada dia 6verificação novibetmarço, diaverificação novibetseu aniversário, García Márquez ia até a portaverificação novibetsua casa na Cidade do México para cumprimentar os jornalistas que se acotovelavam no local.

Agora, Gabriel García Márquez pertence à história. Os que tiveram a chanceverificação novibetconhecer o escritor pessoalmente perceberam que, atrás da pessoa pública e do amigoverificação novibetestadistas, se escondia um homem terno e quase tímido.