O que são bloqueadorespoker 4 chipspuberdade e por que estão no centropoker 4 chipsuma controvérsia:poker 4 chips

gênero

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em Uberlândia (MG),poker 4 chips2017, um garotopoker 4 chips12 anos que se identificava como menina ganhou na Justiça o direitopoker 4 chipsinterromperpoker 4 chipspuberdade

poker 4 chips Remédios bloqueadorespoker 4 chipspuberdade estão no centropoker 4 chipsuma disputa legal que envolve o sistemapoker 4 chipssaúde pública do Reino Unido (o NHS), ao mesmo tempopoker 4 chipsque, no Brasil, seu usopoker 4 chipstratamentos pode ser expandido.

Nos primeiros diaspoker 4 chips2020, chegou à Suprema Corte britânica um processo movido por uma mãe e uma enfermeira contra a Tavistock and Portman NHS Trust, fundação que comanda o único serviço britânico voltado à identidadepoker 4 chipsgênero, chamado Gids.

De um lado do processo, advogados argumentam que seria ilegal receitar bloqueadores hormonais — que restringem os hormônios ligados a mudanças no corpo durante a puberdade, como a menstruação ou o surgimentopoker 4 chipspelos faciais — a menorespoker 4 chipsidade do Reino Unido, sob a percepçãopoker 4 chipsque esses jovens não estariam aptos a consentirpoker 4 chipsmodo informado ao tratamento.

De outro, a fundação Tavistock afirmou que adota uma abordagem "cautelosa e atenciosa" no tratamento com crianças e jovens.

Veja, a seguir, o que são esses medicamentos epoker 4 chipsque consiste o processo judicial no Reino Unido, bem como as mudançaspoker 4 chipsrelação ao acompanhamentopoker 4 chipsjovens trans no Brasil.

O que são e para que servem os remédios

Bloqueadorespoker 4 chipspuberdade são receitados para algumas crianças e adolescentes vivenciando a disforia (ou incongruência)poker 4 chipsgênero, descrita como a situaçãopoker 4 chipsque "a pessoa sente desconforto ou sofrimento por haver uma desconexão entre seu sexo biológico epoker 4 chipsidentidadepoker 4 chipsgênero". Isso significa que elas se sentem presaspoker 4 chipsum corpo que não refletepoker 4 chipsidentidade.

"A identificaçãopoker 4 chipsgênero ocorre, na maior parte das vezes,poker 4 chipsalgum momento entre 3 e 5 anospoker 4 chipsidade. Trata-sepoker 4 chipscomo a pessoa se sente e como se identifica (se do gênero feminino ou masculino)", explica à BBC News Brasil o urologista Tiago Elias Rosito, cirurgião-chefe do Programapoker 4 chipsIdentidadepoker 4 chipsGênero (Protig) do Hospitalpoker 4 chipsClínicaspoker 4 chipsPorto Alegre, um dos que são considerados referência no assunto no Brasil.

Adolescente transgênero

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Transexualidade é definida como casospoker 4 chipsque a pessoa sente desconforto ou sofrimento por haver uma desconexão entre seu sexo biológico epoker 4 chipsidentidadepoker 4 chipsgênero

Dito isso, Rosito lembra que a transexualidade — ou a não identificação com o próprio corpo — é totalmente independente da orientação sexual da pessoa. Também é diferente do travesti, que embora se identifique com o sexo oposto, aceita a genitáliapoker 4 chipsseu próprio corpo.

De volta aos bloqueadores, esses medicamentos impedem, temporariamente, o desenvolvimento do corpo ao suprimir a liberaçãopoker 4 chipsestrogênio (hormônio relacionado à ovulação e a características femininas) ou testosterona (hormônio masculino), que começam a ser produzidospoker 4 chipsmaior quantidade durante a puberdade.

São esses hormônios que orientam o corpo no desenvolvimentopoker 4 chipsseios, menstruação, pelos faciais e voz mais grossa, por exemplo.

O Gids britânico informa que, ao "pausar" a puberdade, dá-se às crianças e adolescentes com disforiapoker 4 chipsgênero mais tempo para avaliar suas opções — sem a necessidadepoker 4 chipspassar pelo estresse adicionalpoker 4 chipsvivenciar mudançaspoker 4 chipsum corpopoker 4 chipsum gênero com o qual não se identificam.

Quando elas parampoker 4 chipstomar os bloqueadores, a puberdade é retomada — embora Rosito destaque que pode haver sequelas, a depender da idadepoker 4 chipsque se iniciou o tratamento.

Os dados disponíveis ainda são poucos no Reino Unido, mas mostram por enquanto que a maioria dos jovens prefere manter a ingestãopoker 4 chipsbloqueadores, e muitos acabam, depois dos 16 anos, aderindo também a hormônios que ajudem a mudarpoker 4 chipssexo.

Ao paralisar a puberdade e o desenvolvimentopoker 4 chipscaracterísticas específicaspoker 4 chipscada sexo, essas pessoas que aderem à terapiapoker 4 chipsmudançapoker 4 chipssexo evitam terpoker 4 chipspassar por tratamentos cirúrgicos mais invasivos (por exemplo,poker 4 chipsremover seus seios via mastectomia, caso queiram mudar do sexo feminino para o masculino).

Por que esses remédios causam polêmica?

O processo legal movido contra a Tavistock no Reino Unido foca na questãopoker 4 chipsse crianças e adolescentes são capazespoker 4 chipsdar consentimento informado ao tratamento com bloqueadores, ou seja, se são plenamente capazespoker 4 chipstomar essa decisão.

Durante a puberdade, hormônios estão relacionados a mudanças não só no corpo, mas também no cérebro.

O Gids informa que ainda não se sabe se bloqueadorespoker 4 chipspuberdade "alteram o cursopoker 4 chipsdesenvolvimento do cérebro adolescente" e explica que os efeitos piscológicos desses medicamentos ainda não são plenamente conhecidos.

Gênero

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Conselho Federalpoker 4 chipsMedicina brasileiro acabapoker 4 chipspublicar resolução ampliando o acesso ao atendimentopoker 4 chipspessoas com incongruênciapoker 4 chipsgênero

Dados preliminarespoker 4 chipsum estudo mostram que algumas pessoas que ingeriram esses medicamentos relataram ter tido mais pensamentos suicidas epoker 4 chipsautomutilação. Mas essas pessoas não souberam especificar se esses pensamentos eram causados pelos remédios ou por fatores externos.

Além disso, o estudo foi alvopoker 4 chipscríticas por questões técnicas, mas alimentou o debate no Reino Unido.

O NHS afirma que as informações disponíveis sobre os impactospoker 4 chipslongo prazo dos bloqueadores são "limitadas".

Embora eles sejam considerados um tratamento "totalmente reversível", já que a puberdade pode ser retomada, os medicamentos podem ter efeitospoker 4 chipslongo prazo — por exemplo, o Instituto Britânicopoker 4 chipsSaúde e Excelênciapoker 4 chipsCuidados (Nice, na siglapoker 4 chipsinglês) lista a queda na densidade óssea como um possível efeito colateral do triptorelin, a droga usada pelo Gids.

O processo judicialpoker 4 chipsandamento alega, ainda, que bloqueadorespoker 4 chipspuberdade podem afetar a fertilidade e o funcionamento dos órgãos sexuais dos pacientes, embora não haja provas conclusivas sobre isso.

O que mudou no Brasil?

Em 9poker 4 chipsjaneiro, o Conselho Federalpoker 4 chipsMedicina (CFM) publicou uma resolução ampliando o acesso ao atendimentopoker 4 chipspessoas com incongruênciapoker 4 chipsgênero e permitindo que o tratamento hormonal cruzado (ou seja, tomar hormônios que ajudem na transiçãopoker 4 chipsgênero) agora seja feito a partir dos 16 anos — antes, era aos 18 anos.

Procedimentos cirúrgicos, porém, só podem ocorrer depois dos 18 anos, e pacientes têmpoker 4 chipster passado por "no mínimo um anopoker 4 chipsacompanhamento por uma equipe multiprofissional e multidisciplinar". Essa equipe incluiria, no mínimo, psiquiatra, endocrinologista, ginecologista, urologista e cirurgião plástico.

Segundo o CFM, a resolução é frutopoker 4 chipsmaispoker 4 chipsdois anospoker 4 chipsanálises e discussões, que levarampoker 4 chipsconta "alémpoker 4 chipsaspectos éticos e legais, diferentes estudos clínicos sobre o assunto".

Para o urologista Tiago Rosito, a resolução é benéfica ao permitir atenção médica a pessoas que desde cedo se identificam como transgênero "e evitar que elas passem por grande sofrimento ou mesmo caiampoker 4 chipsmãos erradas"poker 4 chipstratamentos irregulares. "É seguro e melhor começar mais cedo."

Símbolos femininos e masculinos

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Bloqueadorespoker 4 chipspuberdade podem ser prescritos para jovens que se identificam como sendo do gênero oposto ao designado no nascimento

Dito isso, Rosito destaca que o Brasil tem estrutura insuficiente para lidar com toda a demanda por acompanhamento médico especializado. No Hospitalpoker 4 chipsClínicaspoker 4 chipsPorto Alegre, onde ele atua, são atendidos pacientespoker 4 chipstodo o país. "Estamos sobrecarregados até o pescoço", diz o médico. Ali, diz ele, foram operados 250 pacientes transgêneros nos 25 anospoker 4 chipsexistência do Programapoker 4 chipsIdentidadepoker 4 chipsGênero.

Em meio a isso, outras situações se espalham no Brasil. Em Uberlândia (MG),poker 4 chips2017, um garotopoker 4 chips12 anos que se identificava como menina ganhou na Justiça o direitopoker 4 chipsinterromperpoker 4 chipspuberdade, depoispoker 4 chipsum laudopoker 4 chipsuma equipe médica confirmarpoker 4 chipstransexualidade.

Em São Paulo, o tema é discutido na Assembleia Legislativa estadual. Uma emenda da deputada Janaina Paschoal (PSL) a um projetopoker 4 chipslei da deputada Erica Malunguinho (PSOL) propõe proibir a terapia hormonal a jovens transgênero com menospoker 4 chips18 anos na rede pública e privada do Estado.

E o que estápoker 4 chipsdiscussão no Reino Unido?

A enfermeira por trás do processo judicial britânico, Sue Evans, trabalhou no Gids uma década atrás e pediu demissão dizendo-se preocupada com o fatopoker 4 chipscrianças e adolescentes que querem fazer a transição para um gênero diferente do seu estavam recebendo medicamentos bloqueadorespoker 4 chipspuberdade.

Na opiniãopoker 4 chipsEvans, essas receitas não seriam precedidaspoker 4 chipsavaliações psicológicas adequadas — algo que o Gids nega.

"Eu costumava me preocupar quando (bloqueadores) eram dados a jovenspoker 4 chips16 anos. Mas agora esse limite é ainda menor, e criançaspoker 4 chipstalvez 9 ou 10 anos têm acesso a um tratamento completamente experimental cujas consequênciaspoker 4 chipslongo prazo não são conhecidas", afirmou Evans.

A mãe que também participa do processo, identificada apenas como A., tem uma filhapoker 4 chips15 anos que se apresenta como menino e está na listapoker 4 chipsespera do Gids. Ela se disse preocupada com a possibilidadepoker 4 chipssua filha (que é do espectro autista) receber drogas com efeito duradouro sobre seu desenvolvimento físico.

Medicamento

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Bloqueadores hormonais restringem os hormônios ligados a mudanças no corpo durante a puberdade, como a menstruação ou surgimentopoker 4 chipspelos faciais

"Tenho medo que olhem para a idade dela e digam, 'ela diz que é isso o que ela quer, então vamos colocá-lapoker 4 chipstratamento médico'", diz A. à BBC News.

"E como a comunicação do que ela sente por dentro é um pouco diferente por causa do espectro autista, temo que o que ela diz e o que ela quer dizer sejam coisas muitas vezes diferentes. Quando somos adolescentes, o que achamos que vai nos fazer feliz não necessariamente vai nos fazer feliz."

A Tavistock não comentou o processo judicial, mas afirmou que o Gids é "um dos serviços do tipo mais estabelecidos no mundo, com reputação internacionalpoker 4 chipsser cauteloso e atencioso. Nossas intervenções clínicas são ditadas por padrões nacionais. Nosso serviço é monitoradopoker 4 chipsperto pelo NHS, tem um alto nívelpoker 4 chipssatisfação e foi avaliado como bom pela (agência reguladora) Comissãopoker 4 chipsQualidadepoker 4 chipsAtendimento".

Em seu site, o Gids informa ainda que, para menorespoker 4 chips16 anos, busca o consentimento dos jovens epoker 4 chipsao menos um dos pais. "Tentamos nos assegurarpoker 4 chipsque os jovens e a família tenham um bom entendimento das informações existentes e das intervenções (médicas) que estão solicitando, incluindo tratamentos hormonais."

"Também levamospoker 4 chipsconta as questões emocionais e sociais envolvendo o tratamento. Ajudamos a avaliar os benefícios e riscospoker 4 chipsqualquer tratamento solicitado e levamospoker 4 chipsconta as alternativas ao tratamento proposto (inclusive a opçãopoker 4 chipsnão se fazer nenhum tratamento)." O serviço agrega que, para crianças que possam ter dificuldades cognitivas, é primeiro avaliada apoker 4 chipscapacidadepoker 4 chipsdecisão antespoker 4 chipsse iniciar o tratamento.

Para o urologista brasileiro Tiago Rosito, o debate britânico "é mais uma questão bioética do que científica, o que a torna mais complexa".

"O fato é que não posso bloquear a puberdade sem ter certeza absoluta (de que o paciente é transgênero)", diz Rosito. "Por isso é preciso vê-lo da maneira mais neutra possível, deixandopoker 4 chipslado questões religiosas ou sociais que causam uma névoa. A questão é se cercar dos melhores especialistas e estrutura (para avaliar cada caso)."

Ele destaca, porém, "quepoker 4 chipsboa parte das vezes, com profissionais especializados e incluindo psiquiatras infantis, é possível identificar desde cedo" que uma criança é transgênera. "Claro que para isso é preciso descartar outras possibilidades e sempre levarpoker 4 chipsconta que um tratamento que acabepoker 4 chipscirurgia (de mudançapoker 4 chipssexo) é praticamente sem volta."

Línea
  • poker 4 chips Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube poker 4 chips ? Inscreva-se no nosso canal!
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospoker 4 chipsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapoker 4 chipsusopoker 4 chipscookies e os termospoker 4 chipsprivacidade do Google YouTube antespoker 4 chipsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker 4 chips"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopoker 4 chipsterceiros pode conter publicidade

Finalpoker 4 chipsYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospoker 4 chipsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapoker 4 chipsusopoker 4 chipscookies e os termospoker 4 chipsprivacidade do Google YouTube antespoker 4 chipsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker 4 chips"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopoker 4 chipsterceiros pode conter publicidade

Finalpoker 4 chipsYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospoker 4 chipsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapoker 4 chipsusopoker 4 chipscookies e os termospoker 4 chipsprivacidade do Google YouTube antespoker 4 chipsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker 4 chips"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopoker 4 chipsterceiros pode conter publicidade

Finalpoker 4 chipsYouTube post, 3