O sítio arqueológico coberto por lavapoker para pcvulcão há 1.400 anos e que segue intacto:poker para pc

Crédito, Getty Images
A importância do local é tanta que a Unesco declarou Joyapoker para pcCerén patrimônio da humanidade,poker para pc1993.

Crédito, Ministeriopoker para pcCultura El Salvador
O que aconteceu?
Joyapoker para pcCerén era uma aldeia habitada por uma comunidade maia. Por volta do ano 600, uma erupção do vulcão Ilopango destruiu o local.
No entanto, segundo evidências encontradas por arqueólogos, a maior parte dos moradores teve tempo para fugir.
"No casopoker para pcJoyapoker para pcCerén, as pessoas não tiveram tempopoker para pclevar suas coisas. Precisaram escapar da erupção do vulcão, que ficava a somente 600 metrospoker para pconde moravam", explica Sheets.
O professor Sheets, que realizou numerosas escavações na região nos últimos 40 anos, diz que a população conseguiu escapar porque a erupção do vulcão ocorreupoker para pcfases.
"Primeiro caiu uma massa finapoker para pcgrãos sobre as plantações, como milho e mandioca e cobriu também o telhado das casas. A segunda fase foi mais violenta e explosiva, deslocando a água do rio. Depois, vieram outras fases que converteram o lugarpoker para pcuma cápsula do tempo", diz.

Crédito, Payson Sheets

Crédito, Payson Sheets

Crédito, Payson Sheets
'Com a boca aberta'
Após as sucessivas e violentas erupções, Joyapoker para pcCerén foi totalmente sepultada. Os restos da aldeia permaneceram preservados por quase 1.400 anos.
Em 1978, um pouco por curiosidade e também por sorte, o professor Sheets, que realizava uma pesquisapoker para pcEl Salvador, deparou-se com uma estrutura cobertapoker para pccinzaspoker para pcuma escavação que havia sido feita por uma construtora dois anos antes.
"Assumi que se tratavapoker para pcuma erupção recente,poker para pcuns 100 anos. Cavei um pouco mais, pensando que acharia algum diário ou estruturapoker para pcmetal, mas só encontrei objetos antigos clássicos. Para mim não fazia sentido, porque eu estava a apenas cinco metrospoker para pcprofundidade. Era um enigma", diz o arqueólogo,poker para pcentrevista por telefone.
"Peguei algumas amostras, fiz o testepoker para pcdatação por radiocarbono (método que consegue determinar a idadepoker para pcalgum material) e os resultados mostraram que elas tinham 1.400 anos. Não me lembro quanto tempo fiqueipoker para pcboca aberta", conta Sheets.
"Me dei contapoker para pcque não havia nada no mundo moderno com uma preservação desse tipo", diz.

Crédito, Payson Sheets

Crédito, Payson Sheets
Acidente histórico
A preservação é uma grande preocupação dos pesquisadores.
"Não há muitas 'Pompeias' no mundo porque o grande problema que os arqueólogos enfrentam é a preservação", diz Robert Rosewig, professor do departamentopoker para pcAntropologia da Universidadepoker para pcAlbania,poker para pcNova York.
Quando ocorrem erupções ou inundações é muito frequente que esses sítios desapareçam, sejam destruídos ou desmoronem. Por isso, uma área preservada como apoker para pcJoyapoker para pcCerén é quase um acidente histórico", explica Rosenwig.
'Comer as evidências'

Crédito, Payson Sheets
"A comida que foi deixadapoker para pcvasilhas permaneceu. Encontramos um vasopoker para pccerâmica com centenas e centenaspoker para pcsementespoker para pcabóbora. Depoispoker para pc1.400 anos, num clima tropical, as sementes não mudarampoker para pctamanho, forma ou peso. Elas estavam apenas com um poucopoker para pcpoeira ", conta Sheets.
"Penseipoker para pccomer apenas uma semente para saber se o gosto havia mudado, mas depois decidi que não: os arqueólogos não devem comer suas evidências", diz, gargalhando.
O que foi encontradopoker para pcJoyapoker para pcCerén?
Em quase 40 anospoker para pcescavações, o professor encontrou 10 edificações ainda inteiras.
Entre elas há casas, bodegas, uma cozinha e um prédio religioso e um edifício cívico onde se reuniam os líderes da comunidade para solucionar problemas locais. Há outra estrutura onde se guardavam e preparavam alimentos para cerimônias e festas, diz o site do parque arqueológicopoker para pcJoyapoker para pcCerén.
"Nas escavações foram encontradas sementespoker para pcfeijão, urucum, milho e mandioca, alémpoker para pcum banhopoker para pcsauna temazcal ou sauna seca, uma estrutura única empoker para pccategoria, já quepoker para pctoda a Mesoamérica não foram encontrados temazcal aindapoker para pcpé", afirma Johnny Ramos, administrador do parque arqueológico.

Crédito, Ministériopoker para pcCulturapoker para pcEl Salvador
Além disso, também foram encontrados cerâmicas, tigelas, copos e jarros que usavam como celeiros, assim como pedraspoker para pcmoagem, entre outros elementos.
Muitos deles estão expostospoker para pcmuseu no sítiopoker para pcJoyapoker para pcCerén.
"Cada vez que fazemos escavações, encontramos insetos muito bem conservados", diz Ramos, que assegura que as pesquisas continuam. Ele não descarta a possibilidadepoker para pcrestos humanos serem encontrados.
Para o professor Sheets, Joyapoker para pcCerén "nos dá a oportunidadepoker para pcdescobrir como era a vida cotidiana" naquela época.
"Conhecemos muito sobre a elite maia, suas pirâmides, seus hieróglifos… Joyapoker para pcCerén é uma janela que nos mostra a riqueza da vidapoker para pcgente comum", diz Sheets.











