É possível ser 'gordo' e ao mesmo tempo estarspace man pix betboa forma?:space man pix bet

Peso não pode ser único indicadorspace man pix betboa forma: fiquespace man pix betolho na circunferência da cintura e saúde aeróbica

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto,

Balança

space man pix bet Maisspace man pix beta metade da população brasileira (52,5%) está acima do peso. Deste percentual, 17,9% são obesos - segundo uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Ministério da Saúde.

Mas será que essas dezenasspace man pix betmilhõesspace man pix betbrasileiros estão correndo riscosspace man pix betsaúde?

Um dos indicadores mais comuns utilizados por especialistas para avaliar se uma pessoa tem ou não um peso saudável é o Índicespace man pix betMassa Corporal (IMC).

O IMC se baseia no seguinte cálculo: o peso da pessoa é dividido pelo quadradospace man pix betsua altura.

De acordo com os especialistas, indivíduos com IMC entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25,0. E indivíduos com IMC a partirspace man pix bet30,0 são classificados como obesos.

Estamos acostumados à ideiaspace man pix betque ser gordo é prejudicial para a saúde. No entanto, alguns indivíduos com IMC alto estão expostos a riscos relativamente baixos no que diz respeito ao desenvolvimentospace man pix betdoenças sérias - como diabetes ou doenças cardíacas.

E pessoas com baixo IMC, porspace man pix betvez, podem, às vezes, correr altos riscosspace man pix betdesenvolver problemasspace man pix betsaúde.

Há quem argumente que o IMC, um indicador criado no século 19, não se adequa mais aos nossos tempos. E pesquisas sugerem que talvez haja outros, mais precisos, indicadoresspace man pix betsaúde disponíveis.

IMC X cintura

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

O IMC não faz distinção entre gordura, músculo e osso. Então, pessoas musculosas podem apresentar um IMC alto, embora tenham pouquíssima gorduraspace man pix betseus corpos.

Idosos, porspace man pix betvez, tendem a perder musculatura à medida que envelhecem. Portanto, podem apresentar IMC mais baixo, enquadrando-se na categoria "saudável", mesmo que tenham altas concentraçõesspace man pix betgorduraspace man pix betseu corpo.

O IMC também não levaspace man pix betconsideração a localização da gordura no organismo. Pesquisas indicam que pessoas que possuem excessospace man pix betgordura na região da cintura correm riscos mais altosspace man pix betsofrerspace man pix betdoenças do que as que acumulam gordura nas coxas e na região glútea.

Ou seja, o tamanho da cintura pode ser uma melhor formaspace man pix betmonitorarspace man pix betsaúde do que o IMC - mas também tem suas limitações como indicador da saúdespace man pix betum indivíduo. Por exemplo, ele não é recomendado na avaliação da saúdespace man pix betcrianças, já que não levaspace man pix betconsideração a altura da pessoa.

Além disso, o tamanho da cintura tende a aumentar com a idade. E não deve ser usado como indicadorspace man pix betsaúde durante a gravidez.

E ele temspace man pix betser ajustado para usospace man pix betcertas etnias. Por exemplo, homens do leste e do sul da Ásia são mais suscetíveis ao diabetes do que caucasianos com a mesma medidaspace man pix betcintura.

Exercícios aeróbicos

Há ainda um outro indicadorspace man pix betsaúde, bastante preciso, que não se baseia no tamanho ou na forma do corpo.

Trata-se do teste VO2max, que mede a quantidadespace man pix betoxigênio que seu corpo utiliza quando você se exercita vigorosamente.

Esse teste é bastante útil para medir a saúde aeróbicaspace man pix betuma pessoa. Estudos revelaram que pessoas com índices mais altosspace man pix betsaúde aeróbica tendem a viver mais.

Exercícios aeróbicos são todo tipospace man pix betatividade física que, por meiospace man pix betmovimentos rápidos e ritmados, provoca a oxigenação das células musculares, elevando o consumospace man pix betcalorias.

Qualquer que seja o seu IMC, ou o tamanho daspace man pix betcintura, exercícios aeróbicos regulares são uma boa opção para você ficarspace man pix betforma.

Mas se o seu estilospace man pix betvida ainda não permite que você adote um programa regularspace man pix betexercícios, não desanime. Cuidar do jardim, irspace man pix betbicicleta ao trabalho ou caminhar (em vezspace man pix betdirigir) já são um começo.

Lembre-se: qualquer atividade que deixe você ligeiramente ofegante já ajuda a melhorarspace man pix betsaúde aeróbica.