'Não somos racistas': a comunidadepalpites para jogos de hojedescendentespalpites para jogos de hojeconfederados americanos no Brasil:palpites para jogos de hoje

  • Felipe Souza
  • Da BBC Brasilpalpites para jogos de hojeSão Paulo
Participantespalpites para jogos de hojefesta confederadapalpites para jogos de hojeSanta Bárbara D'Oeste posam para foto

Crédito, Divulgação

Legenda da foto,

Todos os anos, milharespalpites para jogos de hojepessoas se reúnempalpites para jogos de hojefesta que celebra cultura confederada no Brasil

palpites para jogos de hoje Em 1865, 2,7 mil americanos desembarcaram no Brasil após a Guerrapalpites para jogos de hojeSecessão, que opôs o Sul e o Norte dos Estados Unidos. Não havia mais espaço para a defesa da supremacia branca e da escravatura, valores caros para os migrantes que desembarcavam dos Estados Confederados do Sul.

Hoje, um século e meio depois, descendentes dessas famílias fazem uma festa anual para celebrar o orgulhopalpites para jogos de hojeherdar o sangue americano e lembrar a chegadapalpites para jogos de hojeseus antepassadospalpites para jogos de hojeSanta Bárbara D'Oeste, municípiopalpites para jogos de hoje180 mil habitantes no interiorpalpites para jogos de hojeSão Paulo.

Defensores do general Robert Lee, ideólogo da escravatura e pivô da confusão do último fimpalpites para jogos de hojesemanapalpites para jogos de hojeCharlottesville - quando supremacistas e antifascistas se enfrentaram com violência -, os brasileiros se esforçam para manter os símbolos do líder dos Estados Confederados do Sul, inclusivepalpites para jogos de hojesua bandeira - vistos como elogios ao racismo e à supremacia branca nos EUA.

Em entrevista à BBC Brasil, o presidente da associação Fraternidade e Descendência Americana, João Leopoldo Padovese, afirmou repudiar o atentado perpretado por um supremacista branco que atropelou antifascistaspalpites para jogos de hojeCharlottesville, mas defendeu o direitopalpites para jogos de hojeostentar os símbolos.

"Não somos racistas. A Ku Klux Klan adotou a bandeira confederada para provocar outros grupos. Para nós, a bandeira confederada tem um significado totalmente diferente: família e história", diz ele.

Padovese, no entanto, relativiza a questão da escravidão. "Aquele período da história: como você vai julgar que o cara estava fazendo algo errado? A Constituição permitia e a Igreja permitia (ter escravos). Hoje, a gente sabe que está errado, mas, há 150 anos, eles sabiam que estavam fazendo uma coisa errada? É difícil dizer. Sou católico. Eu vou deixarpalpites para jogos de hojeser por causa dos crimes que a Igreja Católica cometeu?", questiona.

Participantespalpites para jogos de hojefesta confederadapalpites para jogos de hojeSanta Bárbara fazem dança típica

Crédito, Divulgação

Legenda da foto,

Associação defende o uso do estandarte confederado e a exibiçãopalpites para jogos de hojeestátuaspalpites para jogos de hojesuas figuras histróricas

No interiorpalpites para jogos de hojeSão Paulo, o mesmo Robert E. Lee, cuja remoção da estátuapalpites para jogos de hojeum parquepalpites para jogos de hojeCharlottesville foi o estopim das tensões, nomeia uma avenida dentropalpites para jogos de hojeum condomínio fechadopalpites para jogos de hojeSanta Bárbara.

Os confederados brasileiros defendem as homenagens e contestam a historiografia dominante que descreve o militar como um extremista, defensor da superioridade dos brancos e da escravidão dos negros.

"Ressaltamos que o general Robert E. Lee é considerado um dos melhores generais da história dos EUA, que ele não possuía escravos e entendia que a escravidão era um grande mal. Ele liderou as tropas confederadas napalpites para jogos de hojeluta pela independência. Desta forma, o general Robert E. Lee não representa os grupos extremistaspalpites para jogos de hojedireita estadunidense", informoupalpites para jogos de hojenota a associação brasileira Fraternidade e Descendência Americana após os confrontos no último fimpalpites para jogos de hojesemana.

Símbolopalpites para jogos de hojeódio

Todos os anos, cercapalpites para jogos de hoje2,5 mil pessoas se reúnem para comemorar a chegada dos americanos no Brasil. A festa confederada ocorre no Cemitério do Campo, onde estão enterrados os fundadores da cidade. Este é o único eventopalpites para jogos de hojeSanta Bárbara D'Oeste no calendário oficial do Estadopalpites para jogos de hojeSão Paulo.

Durante a festa, há apresentaçõespalpites para jogos de hojedanças e músicas típicas do Sul americano. Eles ainda cantam o hino confederado e fazem comidas típicas, como churrasco, hambúrguer e frango frito.

João Padovese discursapalpites para jogos de hojeevento organizado pela Fraternidade e Descendência Americanapalpites para jogos de hojeSanta Bárbara

Crédito, Divulgação

Legenda da foto,

'Não somos racistas. Para nós, a bandeira confederada significa família e história', diz o presidente da associação

A ligação da região com os imigrantes americanos é tão presente que, até 1998, o brasão da cidadepalpites para jogos de hojeAmericana tinha alusões à bandeira confederada. Em defesa do estandarte e das estátuas, confederados americanos e brasileiros lançam mão do argumentopalpites para jogos de hojeque grupos extremistas estão, indevidamente, "se apropriandopalpites para jogos de hojeum símbolo que não é deles" para promover o ódio.

Mas o uso desses símbolos e as honrarias aos líderes na guerra separatista, como Robert Lee, são severamente criticados por historiadores ao redor do mundo. Segundo Bill Ferris, diretor do Centropalpites para jogos de hojeEstudos da Cultura Sulista da Universidade do Mississipi, nos Estados Unidos, a bandeira é hoje comparável à suástica, símbolo do nazismo. Ela também foi adotada por grupos extremistas, como a Ku Klux Klan, que defendiam a segregação racial.

Obelisco onde estão enterrados imigrantes americanos

Crédito, Divulgação

Legenda da foto,

Nos Estados Unidos, bandeira confederada é comparada à suástica nazista

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

O estandarte vermelho com um "X"palpites para jogos de hojeazul e estrelas brancas foi o principal símbolo usado pelos Estados Confederados durante a guerra civil, quando tentaram impedir a abolição da escravatura e buscavam independênciapalpites para jogos de hojerelação às 13 colônias do Norte, conhecidas como Nova Inglaterra. Depois da derrota do Sul no conflito, a bandeira não saiupalpites para jogos de hojecena. Ela tem sido ostentada com orgulhopalpites para jogos de hojemuitos Estados americanos, provocando reações cada vez mais extremas quanto ao que representa.

Há dois anos, o símbolo causou uma confusão entre motociclistas num estacionamentopalpites para jogos de hojeum bar no Texas. O confronto iniciado por causapalpites para jogos de hojeum adesivo coladopalpites para jogos de hojeuma das motos terminou com ao menos nove mortos e 18 feridos.

Os descendentespalpites para jogos de hojeamericanos no Brasil, no entanto, tendem a ignorar a tensão relacionada a esses símbolos. Para eles, vestidos e decorações nas cores do estandarte são úteis apenas para celebrar e rememorar a chegadapalpites para jogos de hojeseus antepassados ao Brasil e da descendência americana.

Padovese, no entanto, disse que,palpites para jogos de hoje2011, grupos extremistas foram à festa e causaram problemas. "Conversei com eles normalmente. Não podemos impedir a presençapalpites para jogos de hojeninguém. Mas começaram a agir com um estilopalpites para jogos de hojeconversa que a gente não concorda e precisamos tirá-lospalpites para jogos de hojelá. Foi a única vez e ocorreu do ladopalpites para jogos de hojefora do cemitério", contou evitando dar mais detalhes sobre o caso.

Ele acha improvável que os símbolos - tão caros aos confederados - sejam proibidos no Brasil, como já ocorre hoje com a suástica nazista, criminalizada por uma lei federal.

"No Brasil, ela tem um significado diferente porque ela é um símbolopalpites para jogos de hojerebeldia,palpites para jogos de hojelutar por aquilo que você acredita. Para nós, é um símbolopalpites para jogos de hojefamília,palpites para jogos de hojeamor,palpites para jogos de hojeconfraternização", disse.

Ele defende que falta conhecimento às pessoas que criticam a cultura confederada. "É muito mais simples assistir a um filme que fala mal do confederado e tirar suas conclusões do que ler um livro e entender realmente o que foi a guerra civil. A guerra foi política. O Sul não concordava com algumas coisas e fez um referendo separatista. O (então presidente Abraham) Lincoln não aceitou, e o Sul pegoupalpites para jogos de hojearmas. O Sul apenas se defendeu", afirmou.

Legenda do vídeo,

As estátuas que dividem os Estados Unidos e provocam confrontos

A Fraternidade faz visitas guiadas diariamente para apresentar o cemitério particular onde estão enterrados cercapalpites para jogos de hoje650 descendentes americanos e primeiros imigrantes a chegarpalpites para jogos de hojeSanta Bárbara, alémpalpites para jogos de hojecontar a história da imigração americana na região. Cada pessoa paga R$ 5 pelo passeio. Há ainda uma parceria com a Prefeitura para que alunos da rede pública também conheçam o espaço.

Orgulho e falhas

Os confederados brasileiros sentem orgulhopalpites para jogos de hojeseus antepassados e dos feitos que os levaram à região - ainda que essa história inclua a escravidãopalpites para jogos de hojemuitas pessoas durante décadas, como eles mesmos reconhecem.

Em terras brasileiras, alémpalpites para jogos de hojefundar as cidadespalpites para jogos de hojeSanta Bárbara D'Oeste e Americana, os descendentes lembram do legado deixado pelos confederados nas áreaspalpites para jogos de hojesaúde, como o Hospital Pérola Byington, e educação, criando a Universidade Metodistapalpites para jogos de hojePiracicaba (Unimep) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Padovese conta que também há orgulho e irmandade dos confederados que ainda vivem no sul dos Estados Unidos. Ele relata que os americanos já visitaram a festa no interior paulista e apoiam a iniciativa, mas reconhece que seus antepassados também cometeram erros.

"Nós temos uma cultura e sabemos que há uma certa controvérsia, mas qual não tem? Eu não posso apontar para todo mundo pelo erro do seu passado. Senão, cada cultura tem uma coisa pesada para ser apontada. Se for assim, ninguém vai ter orgulho dapalpites para jogos de hojeprópria cultura", afirmou.

Homens vestem trajes típicospalpites para jogos de hojefesta confederada

Crédito, Divulgação

Legenda da foto,

Confederados brasileiros sentem orgulhopalpites para jogos de hojeseus antepassados e exaltam seus feitos