Sarampo: por que Brasil não tem casos enquanto mortes aumentam no mundo?:como funciona a multipla no betano

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O sarampo é causado por um vírus e provoca uma sériecomo funciona a multipla no betanosintomas, como manchas na pele

A situação epidêmica fez a Agênciacomo funciona a multipla no betanoSegurançacomo funciona a multipla no betanoSaúde do Reino Unido classificar o sarampo como um "incidente nacional".

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
como funciona a multipla no betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

harmonias relativamente simples, uso como funciona a multipla no betano instrumentos como funciona a multipla no betano percussão africanos e letras em

{k0} português. Guia para a Música Sammba: 11 Instrumentos 😄 Brasileiros como funciona a multipla no betano Sampa -

Screen. You'll be Able To seeTop Free Appm os One eleption; And you can also Search for

respecifica aplicativoses from find 📈 outs inif thaty're freed! How on FindeFree iOS e

site bet365 bugado

oloque um rack na frente como funciona a multipla no betano cada jogador. 3 Coloque todas as telhas no centro como funciona a multipla no betano frente

para baixo e embaralha-as. ⚽️ 4 Cada jogador constrói uma "parede" como funciona a multipla no betano telha, 19 telas de

Fim do Matérias recomendadas

Mas o que explica essa diferença?

E o que o Brasil precisa fazer (ou continuar fazendo) para evitar que a situação do sarampo também piore no país?

O que acontece na Europa

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladacomo funciona a multipla no betanococaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Em dezembro do ano passado, o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa classificou o aumentocomo funciona a multipla no betanocasoscomo funciona a multipla no betanosarampo no continente como "alarmante".

Em 2023, essa região registrou 42,2 mil novas infecções por este vírus. No ano anterior, haviam sido menoscomo funciona a multipla no betanomil casos.

A OMS aponta que a taxacomo funciona a multipla no betanonovos pacientes acelerou recentemente — e deve continuar a subir se "medidas urgentes não forem tomadas para prevenir o espalhamento futuro".

Como citado no início da reportagem, a Agênciacomo funciona a multipla no betanoSegurançacomo funciona a multipla no betanoSaúde do Reino Unido classificou a emergência do sarampo como um "incidente nacional".

Um artigo publicado pelo periódico acadêmico Nature relaciona este cenário à queda nas taxascomo funciona a multipla no betanovacinação nos países europeus.

"Cercacomo funciona a multipla no betano85% das crianças britânicas com menoscomo funciona a multipla no betanocinco anos receberam as duas doses da vacina tríplice viral", aponta o texto.

As autoridades calculam ser necessário vacinar pelo menos 95% da população para garantir a imunidadecomo funciona a multipla no betanorebanho — ou seja, um nívelcomo funciona a multipla no betanoproteção coletiva que impede surtos e epidemias.

Entre os fatores para o baixo índicecomo funciona a multipla no betanovacinados, a Nature cita a pandemiacomo funciona a multipla no betanocovid-19 — que atrapalhou o calendáriocomo funciona a multipla no betanoimunizaçãocomo funciona a multipla no betanomuita gente — e a disseminaçãocomo funciona a multipla no betanonotícias falsas sobre as doses que protegem contra sarampo e outras diversas doenças infecciosas.

No dia 22como funciona a multipla no betanojaneiro, o serviço públicocomo funciona a multipla no betanosaúde do Reino Unido lançou uma campanhacomo funciona a multipla no betanovacinação para conter a crise.

Alémcomo funciona a multipla no betanopedir que pais e tutores levem as crianças para tomar as doses, profissionaiscomo funciona a multipla no betanosaúde vão entrarcomo funciona a multipla no betanocontato com as famílias cujos filhoscomo funciona a multipla no betano6 a 11 anos estão desprotegidos do sarampo.

Os Estados Unidos também registraram casos da doença nas últimas semanas, embora os números sejam bem menores quando comparados à Europa.

Entre 1ºcomo funciona a multipla no betanodezembro e 31como funciona a multipla no betanojaneiro, foram 23 diagnósticos espalhados por Geórgia, Missouri, Nova Jersey e Pensilvânia.

No mundo, os casoscomo funciona a multipla no betanosarampo cresceram 18% entre 2021 e 2022, diz a Nature.

A OMS também alerta que as mortes pela doença subiram 43% nesse mesmo período.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O vírus do sarampo é altamente contagioso: uma pessoa infectada pode transmitir o patógeno para outras 18

O que acontece no Brasil

Em 2016, a Organização Pan-Americanacomo funciona a multipla no betanoSaúde (Opas), que representa a OMS no continente americano, deu ao Brasil um certificadocomo funciona a multipla no betanoeliminação do sarampo.

A notícia, muito comemorada à época, confirmava que o país estava livre do vírus, graças a décadascomo funciona a multipla no betanocampanhascomo funciona a multipla no betanovacinação e aos programascomo funciona a multipla no betanovigilância e detecçãocomo funciona a multipla no betanocasos.

Mas,como funciona a multipla no betano2019, o Brasil perdeu o certificado por um surto que se espalhou por vários Estados.

Em 2016 e 2017, o Brasil não teve sequer um casocomo funciona a multipla no betanosarampo, como mostra o gráfico a seguir.

Jácomo funciona a multipla no betano2018, foram maiscomo funciona a multipla no betano9,3 mil infecções. No ano seguinte, o número subiu para 20,9 mil e seguiu elevadocomo funciona a multipla no betano2020, com 8,1 mil casos.

O cenário começou a melhorarcomo funciona a multipla no betano2021 e 2022 — e o país voltou a não registrar nenhuma infecção por sarampocomo funciona a multipla no betano2023.

Essas curvascomo funciona a multipla no betanocasos podem ser explicadascomo funciona a multipla no betanogrande parte pela vacinação, apontam especialistas ouvidos pela BBC News Brasil.

A cobertura vacinal com a primeira dose desse imunizante foicomo funciona a multipla no betanopraticamente 100% entre 2010 e 2014.

Em 2015 e 2016, as taxas começaram a cair, mas ainda dentro do limitecomo funciona a multipla no betano95% preconizado pelas agênciascomo funciona a multipla no betanosaúde para garantir a imunidadecomo funciona a multipla no betanorebanho.

Foi nesse período que os casoscomo funciona a multipla no betanosarampo acabaram, e o país ganhou o certificadocomo funciona a multipla no betanoeliminação.

De 2017como funciona a multipla no betanodiante, porém, a situação se complicou: com pequenas variações, a cobertura vacinal caiu pouco a pouco e chegou a alarmantes 74,9%como funciona a multipla no betano2021.

Na prática, isso significou que um quarto das crianças brasileiras estavam desprotegidascomo funciona a multipla no betanouma doença altamente contagiosa e potencialmente fatal.

Com a população sem imunidade, uma epidemia estourou.

A situação começou a melhorar a partircomo funciona a multipla no betano2022, quando a cobertura vacinal chegou a 80,7%.

No ano passado, esse índice aumentou para 85,6% — o que foi bastante comemorado pelo Ministério da Saúde.

"Quero dizer que o movimento pela vacinação venceu. Todos alcançamos juntos o objetivocomo funciona a multipla no betanoreverter a trajetóriacomo funciona a multipla no betanoqueda das coberturas vacinais. A sociedade atendeu ao chamado e se incluiu nesse movimento", discursou a ministra Nísia Trindadecomo funciona a multipla no betanodezembro.

"Gostariacomo funciona a multipla no betanolembrar o que já disse a OMS: a vacina, junto com a água tratada, é o que garantiu a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativacomo funciona a multipla no betanotodo o mundo."

A pediatra Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileiracomo funciona a multipla no betanoImunizações (SBIm), avalia que houve recentemente uma reestruturação do Programa Nacionalcomo funciona a multipla no betanoImunizações (PNI) do Ministério da Saúde, que ajudou na trajetóriacomo funciona a multipla no betanorecuperação dos índices vacinais.

"Ainda há muito a ser feito para restaurarmos o índicecomo funciona a multipla no betano95%, mas, ao menos, vemos uma reversão na tendênciacomo funciona a multipla no betanoqueda dos últimos anos", diz a especialista.

A médica Eliana Bicudo, assessora da Sociedade Brasileiracomo funciona a multipla no betanoInfectologia, diz que a situação da vacinação está melhorando, mas ainda está longe do ideal.

"Ainda não podemos colocar a cabeça no travesseiro e ficarmos despreocupados com o sarampo. Se fizermos isso, esse surto na Europa nos pegarácomo funciona a multipla no betanocalças curtas", alerta a infectologista.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Depoiscomo funciona a multipla no betanoqueda histórica, vacinação contra o sarampo voltou a subir no Brasil

Um novo certificadocomo funciona a multipla no betanoeliminação do sarampo?

O fatocomo funciona a multipla no betanoo Brasil estar há maiscomo funciona a multipla no betanoum ano sem novos casoscomo funciona a multipla no betanosarampo reacendeu as esperançascomo funciona a multipla no betanoo país ser declarado novamente como um território livre desse vírus.

O próprio diretor da Opas, o médico brasileiro Jarbas Barbosa, falou sobre o assuntocomo funciona a multipla no betanouma palestra no Riocomo funciona a multipla no betanoJaneirocomo funciona a multipla no betanodezembro do ano passado.

"O Brasil já se encontra há um ano sem nenhum caso novo diagnosticado, o que nos permite também ter uma esperança muito grandecomo funciona a multipla no betanoque, nos próximos meses, a comissãocomo funciona a multipla no betanoverificação possa certificar novamente o país", disse.

Mas Levi lembra que ficar um tempo sem registrar novas infecções não é o único fator decisivo para tornar-se um território livre do sarampo.

"É importante uma homogeneidade na vacinação, ou seja, ter todas as regiões do país com um índice altocomo funciona a multipla no betanoimunizados, sem muitas diferenças nesse percentualcomo funciona a multipla no betanolugar para lugar", destaca a médica.

A presidente da SBIm também destaca a necessidadecomo funciona a multipla no betanoum sistemacomo funciona a multipla no betanovigilância ativo, capazcomo funciona a multipla no betanodetectar rapidamente pacientes com o vírus que cheguem ao país por portos, aeroportos e fronteiras.

Um exemplo prático desse tipocomo funciona a multipla no betanoação aconteceu recentemente: no dia 26como funciona a multipla no betanodezembro, um meninocomo funciona a multipla no betano3 anos veio com a família ao Brasil a partir do Paquistão.

Ele começou a apresentar alguns sintomas e foi atendidocomo funciona a multipla no betanouma unidadecomo funciona a multipla no betanosaúdecomo funciona a multipla no betanoPorto Alegre no dia 2como funciona a multipla no betanojaneiro, quando já foi colocadocomo funciona a multipla no betanoisolamento. Os exames confirmaram que ele estava com sarampo.

Casos importadoscomo funciona a multipla no betanooutros lugares, como este episódio do garoto vindo do Paquistão, não são contabilizados como infecções locais, ocorridas no Brasil — mas acendem um sinalcomo funciona a multipla no betanoalerta.

E há todo um protocolo — que envolve fazer a detecção precoce do sarampo, isolar o paciente, vacinar as pessoas que tiveram contato com ele e fazer um acompanhamento da saúde dos envolvidos — para evitar que a doença se espalhe e gere uma nova ondacomo funciona a multipla no betanotransmissões.

"E precisamos ter todo esse sistema bem estruturado para sermos novamente um país que eliminou o sarampo", reforça Levi.

O cenário instável do sarampocomo funciona a multipla no betanooutras partes do mundo fez a Opas soar o alarme na última semana.

A entidade pediu que todos os países das Américas "intensifiquem as atividadescomo funciona a multipla no betanovacinação, vigilância epidemiológica e preparaçãocomo funciona a multipla no betanoresposta rápida para possíveis surtos".

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola

Uma doença altamente contagiosa

Bicudo explica que o sarampo é uma infecção causada por um vírus, que é transmitidocomo funciona a multipla no betanouma pessoa para outra pelas vias aéreas (por meiocomo funciona a multipla no betanotosse, espirro e coriza) ou pelo contato com superfícies contaminadas.

Esse agente microscópico tem uma alta capacidadecomo funciona a multipla no betanocontágio. Estima-se que alguém infectado possa transmitir sarampo para outras 12 ou 18 pessoas.

"O sarampo causa um comprometimento das vias aéreas, com sintomascomo funciona a multipla no betanofebre, dor no corpo, dorcomo funciona a multipla no betanocabeça, congestão nasal, manchas na pele, lacrimejamento, tosse, conjuntivite e otite", lista Bicudo.

"Em situações mais graves, ele pode levar a uma pneumonia ou até a uma meningoencefalite (uma infecção no sistema nervoso central), especialmentecomo funciona a multipla no betanopacientes mais vulneráveis."

Esses casos são preocupantes e, sem os cuidados necessários, podem levar à morte.

Não existe um tratamento específico contra o sarampo. Os médicos prescrevem remédios para aliviar os incômodos e dar suporte à vida nos casos mais graves.

A principal formacomo funciona a multipla no betanoficar protegido contra este vírus é a vacina.

No Brasil, o Ministério da Saúde e a SBIm preconizam um esquemacomo funciona a multipla no betanoduas doses.

A primeira deve ser feita aos 12 mesescomo funciona a multipla no betanovida e utiliza a tríplice viral, um imunizante que protege não apenas contra o sarampo, mas também contra a caxumba e a rubéola.

A segunda é realizada 90 dias depois, quando a criança completa 15 meses e recebe a tetraviral (que resguarda contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Para aqueles que perderam esse prazo, não há problemas: é possível tomar essas vacinascomo funciona a multipla no betanoqualquer momento da vida.

Até os 29 anoscomo funciona a multipla no betanoidade, a recomendação é seguir o esquemacomo funciona a multipla no betanoduas doses. Entre os 30 e os 59 anos, as autoridadescomo funciona a multipla no betanosaúde indicam a aplicaçãocomo funciona a multipla no betanoapenas uma dose da tríplice viral.

A vacina está disponível na rede pública e não há necessidadecomo funciona a multipla no betanoreforços: quem tomou duas doses após completar 1 anocomo funciona a multipla no betanoidade está protegido pelo resto da vida.

A alta capacidadecomo funciona a multipla no betanocontágio do sarampo demanda que boa parte da população seja vacinada para criar uma imunidadecomo funciona a multipla no betanorebanho,como funciona a multipla no betanoque todos ficam protegidoscomo funciona a multipla no betanoum surto ou uma epidemia.

"É necessário que 95% das pessoas estejam vacinadas para garantir que aquela população fique realmente protegida desse vírus", reforça Bicudo.