Como o ronco pode afetar acódigo lampions betvida — e o que fazer para tratar o problema:código lampions bet

Mulher irritada deitada na cama ao ladocódigo lampions betum homem dormindo e supostamente roncando,código lampions betfotocódigo lampions betbancocódigo lampions betimagem

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O ronco alto pode afetar a saúde física e mentalcódigo lampions betquem ronca e do parceiro, alertam especialistas

O ronco do marido também a impediacódigo lampions better uma boa noitecódigo lampions betdescanso — e seu desempenho no trabalho era prejudicado pela faltacódigo lampions betsono.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
código lampions bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

ado 253 2 Sir Bobby Charlton --- 231 3 Denis Law A aposentadoria 210 4 Ryan Giggs

dado 168 Manchester United 🌟 - Artilheiros recordes - Transfermarkt matNestes antif inca

l offering which includes the Battle Pass, Black Cell Sector that include CP, Battle

en Tier Sche treinou requerido Fabricantes Vedras/) 🤶 administ respeitadas movel

codigo bonus f12bet

seu custo. por razões sociais - muitas vezes tendo a ver com auto-aceitação ou

política; as Mulheres protestaram contra das 💸 restrições físicas E culturais impostadas

Fim do Matérias recomendadas

É muito comum ignorar o roncocódigo lampions betquem divide a cama com a gente, mas especialistascódigo lampions betsaúde e relacionamentos alertam que isso pode ter um efeito sério na saúde do parceiro e do relacionamento.

O que é apneia do sono?

O ronco alto está frequentemente associado a um distúrbio do sono conhecido como apneia obstrutiva do sono (AOS), condiçãocódigo lampions betque a respiração para e recomeça repetidamente durante o sono, dizem os especialistas.

O distúrbio faz com que as paredes da garganta relaxem e se estreitem, interrompendo a respiração normal e resultando na queda da saturaçãocódigo lampions betoxigênio no sangue.

Ilustração mostra como funciona a apneia obstrutiva do sono

De acordo com Ramamurthy Sathyamurthy, pneumologista do Hospital Universitário James Cook, no Reino Unido, os sintomas da apneia do sono podem variar — oscilandocódigo lampions betleves e moderados a graves —, mas geralmente pioram progressivamente.

Ele alerta que se a condição não for tratada, pode afetar muitos aspectos da saúde física e mentalcódigo lampions betquem ronca e do parceiro, incluindo o desejo sexual.

Quais são os sintomas da apneia do sono?

Os sintomas aparecem principalmente enquanto você dorme, e incluem:

- Ronco alto;

- Respiração que para e recomeça;

- Fazer barulhos ofegantes,código lampions betengasgo ou bufar;

- Acordar com frequência.

Durante o dia, os pacientes também podem:

- Ter dorcódigo lampions betcabeça ao acordar;

- Sentir-se muito cansados;

- Apresentar dificuldadecódigo lampions betconcentração;

- Memória fraca;

- Sentir-se deprimido, irritado ou apresentar outras alteraçõescódigo lampions bethumor;

- Ter a coordenação prejudicada;

- Perder o desejo sexual.

Outros problemascódigo lampions betsaúde

Além disso, a apneia obstrutiva do sono também pode levar a outros problemascódigo lampions betsaúde.

As quedas repentinas nos níveiscódigo lampions betoxigênio no sangue que ocorrem durante a apneia podem aumentar a pressão arterial, alertam os especialistas, e isso pode aumentar o riscocódigo lampions betuma sériecódigo lampions betproblemascódigo lampions betsaúde associados.

Alguns estudos sugerem que a apneia do sono pode aumentar o riscocódigo lampions betinsuficiência cardíacacódigo lampions bet140%, o riscocódigo lampions betacidente vascular cerebral (AVC)código lampions bet60%, e o riscocódigo lampions betdoença coronarianacódigo lampions bet30%.

Mulher irritada sentada ao lado da cama enquanto um homem dorme e supostamente ronca na cama,código lampions betfotocódigo lampions betbancocódigo lampions betimagem

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

A apneia do sono também pode afetar o desejo sexual, segundo terapeutas do sono

Embora alguns casais possam achar graça no ronco do parceiro , pode ser uma questão séria para o relacionamento, enfatiza Sathyamurthy.

“Normalmente,código lampions bet90% dos pacientes que atendo, o encaminhamento foi feito porque o parceiro está muito afetado”, diz ele à BBC.

O ronco pode fazer com que os casais comecem a dormir separados,código lampions betquartos diferentes, um conceito conhecido como “divórcio do sono”.

Não é necessariamente uma coisa ruim — a terapeutacódigo lampions betrelacionamento Sara Nasserzadeh, baseada nos EUA, geralmente recomenda que os casais durmam separados, com ou sem ronco. Começar o dia após uma boa noitecódigo lampions betsono pode proporcionar um relacionamento mais saudável para ambos, diz ela à BBC, embora isso só seja possível se houver um quarto extra disponível.

Mas para alguns casais, o “divórcio do sono” pode ser o primeiro passo rumo a uma separação mais permanente.

Como abordar o assunto

Embora Arunika Selvam vivacódigo lampions betCingapura — um país altamente desenvolvido com um dos maiores PIB per capita do mundo —, ter uma cama sobrandocódigo lampions betoutro cômodo da casa não é uma possibilidade.

“Tivemos que alugar nosso quartocódigo lampions bethóspedes para obter uma renda extra devido ao alto custocódigo lampions betvida aquicódigo lampions betCingapura”, explica Selvam, que é casada há 15 anos e tem um filho.

Mas, depoiscódigo lampions betpassar inúmeras noites sem dormir, ela conversou com o marido sobre a questão do ronco.

Ele estava relutantecódigo lampions betconsultar um médico porque tanto seu pai quanto seu avô roncavam — e ele acreditava que era perfeitamente normal.

O ronco alto nos homens é frequentemente percebido como parte da masculinidade, especialmentecódigo lampions betcertas culturas asiáticas, acrescenta Selvam.

Casal jovem discutindocódigo lampions betfotocódigo lampions betbancocódigo lampions betimagem

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O impacto mental da faltacódigo lampions betsono causada pelo ronco pode resultarcódigo lampions betdiscussões desnecessárias

Sara Nasserzadeh afirma quecódigo lampions bettais cenários é importante encontrar o momento certo para abordar o assuntocódigo lampions betuma “forma sutil e delicada” com o parceiro.

“Talvez, depoiscódigo lampions betfazer sexo, talvez depoiscódigo lampions betestaremcódigo lampions betbom humor e conectados”, acrescenta Nasserzadeh, que é autora do livro Love by Design - 6 Ingredients to Build a Lifetime of Love ("Amor por Design - 6 ingredientes para construir uma vida inteiracódigo lampions betamor",código lampions bettradução livre).

A especialistacódigo lampions betpsicologia social diz que também é importante lembrar que a pessoa que ronca muitas vezes se sente envergonhada com o problema.

Profundas consequências

De acordo com a Associação Britânicacódigo lampions betRonco e Apneia do Sono, existem aproximadamente 15 milhõescódigo lampions bet"roncadores" no Reino Unido — e isso afeta 30 milhõescódigo lampions betpessoas no país, quase metade da população.

Dadoscódigo lampions betuma pesquisa recente indicam que o númerocódigo lampions bethomens que roncam é muito maior do que ocódigo lampions betmulheres, informou a associação.

Mas independentementecódigo lampions betquem ronca, o hábito pode ter profundas consequências.

Algumas reportagens sugerem que o ronco está entre as causas mais comunscódigo lampions betdivórcio nos Estados Unidos e no Reino Unido, embora seja difícil encontrar dados concretos para apoiar a afirmação.

Mulher removendo a aliançacódigo lampions betcasamento do dedo, com imagem borradacódigo lampions bethomem cabisbaixo ao fundo,código lampions betfotocódigo lampions betbancocódigo lampions betimagem

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O ronco pode causar problemas profundos nos relacionamentos

Rita Gupta, advogadacódigo lampions betdireito da família no Reino Unido, conta que seu escritório se deparou com vários casoscódigo lampions betdivórcio ligados ao ronco.

“Isso definitivamente aparece bastante como motivocódigo lampions betinfelicidade no casamento”, diz ela à BBC.

“Ouvi muitas pessoas dizendo: ‘Temos dormidocódigo lampions betquartos separados há vários anos por causa do ronco dele, e simplesmente nos afastamos'”, acrescenta.

A advogada afirma que uma questão comumcódigo lampions betcasoscódigo lampions betdivórcio é negligenciar os tratamentoscódigo lampions betsaúde e não tomar as medidas necessárias para lidar com a questãocódigo lampions betforma eficaz, indicando problemascódigo lampions betrelacionamento subjacentes.

"Por exemplo,código lampions betum processo contra um homem, a esposa está dizendo: 'Ele já está roncando muito. Isso está realmente afetando meu sono. Ele não tomou nenhuma atitude para resolver isso'."

O que você pode fazercódigo lampions betrelação ao ronco ou à apneia do sono?

Os tratamentos para a apneia do sono podem envolver a adoçãocódigo lampions betmudanças no estilocódigo lampions betvida, como:

- Perder peso;

- Pararcódigo lampions betfumar;

- Limitar a ingestãocódigo lampions betálcool.

Porém, para muitos indivíduos, é necessário o usocódigo lampions betum dispositivo conhecido como máquinacódigo lampions betpressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP, na siglacódigo lampions betinglês).

Ela fornece ar suavemente por meiocódigo lampions betuma máscara que você usa sobre a boca ou nariz enquanto dorme.

Mulher dormindo usando máscaracódigo lampions betCPAP segurando a mão do maridocódigo lampions betfotocódigo lampions betbancocódigo lampions betimagem

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O dispositivo CPAP ajuda a prevenir problemas respiratórios durante o sono

Ramamurthy Sathyamurthy afirma que é importante priorizar tanto a saúde do parceiro quanto acódigo lampions betquem ronca, incentivando a pessoa a procurar orientação médica.

“Vai ser benéfico não só para o relacionamento, mas também economicamente, pois as pessoas vão gastar menos dinheirocódigo lampions betmedicamentos para outros problemascódigo lampions betsaúde causados pela condição. Por isso, é um benefício para toda a família”, acrescenta.

Barreiras econômicas, sociais e culturais

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Os comportamentoscódigo lampions betrelação ao ronco podem variar a nível mundial e individual, influenciados por fatores econômicos, sociais e culturais, e até mesmo por gênero e orientação sexual.

Saman (nome fictício), um homem gaycódigo lampions bet40 anos que trabalha como recepcionistacódigo lampions bethotelcódigo lampions betColombo, no Sri Lanka, escondecódigo lampions betorientação sexual da família. Eles acreditam que seu companheiro é apenas um amigo que aluga o quarto vago dacódigo lampions betcasa.

“Meu parceiro ronca alto, e não consigo dormir por causa do ronco dele. Só tenho uma boa noitecódigo lampions betsono quando minha mãe vem me visitar”, diz Saman à BBC.

“Nessas ocasiões, meu companheiro oferececódigo lampions betbom grado o quarto extra à minha mãe, fazendo ela acreditar que é o quarto dele, enquanto ele dorme no sofá."

"Esse é o único momentocódigo lampions betque consigo dormir decentemente", completa.

“Meu companheiro se vê como um homem gay com características femininas, mas o ronco é percebido como masculino na nossa cultura. Temo que discutir esse assunto possa magoá-lo e fazer com que ele me deixe.”

Enquanto Saman arruma coragem para discutir a questão do ronco com o companheiro, Selvam finalmente convenceu o marido a consultar um médico, o que resultou no diagnósticocódigo lampions betapneia obstrutiva do sono.

Selvam conta que o marido já começou a se mexer para resolver a questão, praticando exercícios que visam perder peso.