'Eletrocutadosbetano como funcionajoelhos': os duros relatos das prisõesbetano como funcionamassa decretadasbetano como funcionaEl Salvador:betano como funciona

Crédito, Getty Images
Maisbetano como funciona68 mil pessoas foram detidas durante o regimebetano como funcionaexceçãobetano como funcionaEl Salvador
"Mãos ao alto. Se elas abaixarem, vamos matá-los. Só se tiverem sorte é que vocês vão sair daqui vivos."
Esse é apenas um dos duros relatos que vêmbetano como funcionaEl Salvador, onde o presidente Nayib Bukele decretou, há 14 meses, um regimebetano como funcionaexceçãobetano como funcionameio àbetano como funcionachamada "guerra às gangues".
Particularmente, o relato acima foi dado por um jovem que ficou detido na prisãobetano como funcionaMariona e depois foi libertado, após ser declarado inocente.
Ele compartilhoubetano como funcionahistória com a Cristosal, a principal organizaçãobetano como funcionadefesa dos direitos humanos do país centro-americano. A organização publicou na segunda-feira (29) um relatório a partirbetano como funcionacentenasbetano como funcionaentrevistas com ex-detidos, familiaresbetano como funcionapresos e peritos, alémbetano como funcionaatestados forenses e boletins policiais.
"[Presos] Foram eletrocutadosbetano como funcionajoelhos. Até tiraram sanguebetano como funcionaum deles. Ao entrarem no setor onde iam ficar, os guardas deram outra surra", contou o jovem.
m um destino mais conhecido: Beach Clubs e Loja a E BoutiqueS ou Luxury Villar & Resort
como jogar na brabet,630 - R,880 R$ 2,680 - R,886 R0 betano como funciona 2024 R betano como funciona R betano como funciona Búfalo betano como funciona {k0} torno de
Fim do Matérias recomendadas
O relatório concluiu que, desde 27betano como funcionamarçobetano como funciona2022 (databetano como funcionaque o estadobetano como funcionaexceção entroubetano como funcionavigor), dezenasbetano como funcionapresos morreram vítimasbetano como funcionatortura, espancamento ou faltabetano como funcionacuidadosbetano como funcionasaúde.
A Cristosal registrou a mortebetano como funcionapelo menos 153 pessoas sob custódia do Estado, todas presas durante o regimebetano como funcionaexceção.
Destes, 29 presos tiveram morte violenta; 46 "provável morte violenta" ou suspeitabetano como funciona"criminalidade".
Aindabetano como funcionaacordo com o relatório, é um "padrão comum" a presença nos corposbetano como funcionadetidosbetano como funcionahematomas evidenciando pancadas, ferimentos causados por contusões ou objetivos pontiagudos, sinaisbetano como funcionaestrangulamento ou enforcamento.

Crédito, Getty Images
Familiares e organizaçõesbetano como funcionadireitos humanos denunciam que muitos dos detidos são inocentes
O relatório cita o casobetano como funcionaum homembetano como funciona52 anos, donobetano como funcionauma loja ebetano como funcionaum engenho, que durante anos foi assediado por membrosbetano como funcionagangues e forçado a fornecer-lhes comida. Com o regimebetano como funcionaexceção, o homem foi acusadobetano como funcionacolaborar com as gangues e preso.
Segundo um atestadobetano como funcionaóbito emitido pelo Institutobetano como funcionaMedicina Legalbetano como funcionaEl Salvador, o homem acabou morrendo por contabetano como funcionaum edema cerebral.
Enquanto isso, as autoridades salvadorenhas declararam como confidenciais as informações oficiais a respeito e sustentam que as mortes dentro dos presídios ocorrem por causas naturais.
“Ouvi a oposição dizer que as pessoas estão morrendo nas prisões. E quebetano como funcionaalguma forma estamos matando os presos ou deixando-os morrer [...] Há alguns que têm doenças terminais etc", disse Bukele durante uma transmissão ao vivobetano como funciona16betano como funcionaoutubro do ano passado.
Regimebetano como funcionaexceção
O regimebetano como funcionaexceção foi impostobetano como funcionaEl Salvador após 76 assassinatos serem registrados no paísbetano como funcionaapenas 48 horasbetano como funcionamarço do ano passado.
Segundo reportagens como do site jornalístico El Faro, a ondabetano como funcionahomicídios foi resultado da rupturabetano como funcionaum suposto pacto entre o governo e a gangue MS-13.
Recentemente, a Procuradoria dos Estados Unidosbetano como funcionafato apontou para uma ligação entre o governo e a MS-13, mas o Executivo salvadorenho sempre negou ter feito qualquer tipobetano como funcionanegociação com a gangue.
No último ano,betano como funcionaque o direito à privacidade nas comunicações e as garantias do devido processo legal foram suspensos, maisbetano como funciona68 mil pessoas foram detidas por suposta associação às gangues.

Crédito, Getty Images
Organização registrou a mortebetano como funcionapelo menos 153 pessoas sob custódia do Estado, todas presas durante o regimebetano como funcionaexceção
Com uma populaçãobetano como funciona6,3 milhõesbetano como funcionapessoas e com as milharesbetano como funcionaprisões recentes, El Salvador se tornou o país com a maior taxabetano como funcionapopulação encarcerada do mundo.
Familiares e organizações denunciam que muitos dos detidos são inocentes.
Em entrevista exclusiva concedida à BBCbetano como funcionamarço, por ocasião do primeiro ano do regimebetano como funcionaexceção, o vice-presidente Félix Ulloa reconheceu que, com uma operação dessas dimensõesbetano como funcionaandamento, é possível que algum erro tenha sido cometido e que pessoas possam ter sido presas sem ter ligação com as gangues MS-13 ou Barrio 18.
Mas Ulloa também argumentou que “maisbetano como funciona90% da população concorda com o estadobetano como funcionaexceção e quer que ele seja prolongado".
"Os únicos que reclamam são os ativistas que não sabem o que se passa no país e a oposição política", disse o vice-presidente.
Já a organização Cristosal afirma que "a suspensão permanente das garantias constitucionais sob a figura do regimebetano como funcionaexceção é a única ferramentabetano como funcionapolítica pública que o governo implementa.”







