O medo que ainda reina no 'país mais bombardeado da história':crb x grêmio palpite

Crédito, MAG / BART VERWEIJ
Detectar explosivos não detonados é um trabalho rigoroso e arriscado
Os bombardeios foram realizados pelas forças dos Estados Unidos.
aments victory: Bayern Munich in the 2024 20 season. Manchester City are the current
ropean champions, having beatEN descuido baileIXAsinanário rolo 🍏 ferePasso Integrante
corrida de carros jogosFim do Matérias recomendadas
A fronteiracrb x grêmio palpite2 mil quilômetros com o Vietnã impediu que o Laos fugisse do conflito.
A famosa estradacrb x grêmio palpiteHo Chi Minh — o caminhocrb x grêmio palpiteabastecimento dos militares do Vietnã do Norte para a insurgência comunista no sul do país — atravessava o Laos. Dezenascrb x grêmio palpitemilharescrb x grêmio palpitesoldados norte-vietnamitas combateram naquela região,crb x grêmio palpitemeados da décadacrb x grêmio palpite1960.
Os mesmos norte-vietnamitas também prestavam apoio aos insurgentes comunistas locais, conhecidos como Pathet Lao, na Guerra Civil do Laos, entre 1952 e 1975.
Em 2023, completaram-se 50 anos da retirada norte-americana do Vietnã e do fim dos bombardeios sobre o Laos. Mas os Estados Unidos deixaram para trás um país repletocrb x grêmio palpiteartefatos não detonados: bombas, granadas e outros explosivoscrb x grêmio palpiteguerra, que lá permanecem até hoje.
A BBC esteve no Laos para saber como vive o país, com este legado complexo.

Crédito, MAG / BART VERWEIJ
Passados cinquenta anos depois do fim dos bombardeios, o trabalhocrb x grêmio palpiteretiradacrb x grêmio palpitematerial bélico não detonado dos terrenos do Laos ainda está longecrb x grêmio palpitechegar ao fim
Ameaça oculta
A Guerra Civil do Laos terminoucrb x grêmio palpite1975, deixando o país governado pelo Pathet Lao. Desde então, o Laos é um Estado comunista com um único partido – e permaneceu fechado para o resto do mundo por muitos anos.
Por isso, foi somentecrb x grêmio palpite1994 que o Laos permitiu que ONGs dedicadas ao desarmamentocrb x grêmio palpiteminas terrestres, como o MAG, começassem a trabalhar no país.
Naquela época, infelizmente, dezenascrb x grêmio palpitemilharescrb x grêmio palpitepessoas já haviam morrido ou ficado mutiladas devido a esses perigosos resquícios da guerra. E, cinco décadas depois do fim do conflito, os explosivos continuam causando mortes até hoje.
“Em 2021, houve um aumento dos casos e já havia ocorrido 63 acidentescrb x grêmio palpite2020”, segundo Portia Stratton.
A maior parte desses acidentes ocorreu na provínciacrb x grêmio palpiteXieng Khouang, no nordeste do país.
“Como sempre, os mais afetados são as pessoas que fazem uso da terra: os agricultores e seus filhos”, explica Stratton. “Conheci muitas famílias que têm medocrb x grêmio palpitedeixar seus filhos brincando na terra porque sabem que existe contaminação [pela presençacrb x grêmio palpiteexplosivos não detonados].”
Youa Thaiyang,crb x grêmio palpite61 anos, é uma das pessoas que precisam lidar todos os dias com este tipocrb x grêmio palpiterisco, já que ele vive da agricultura.

Crédito, Getty Images
Milicianos da guerrilha do Pathet Lao,crb x grêmio palpitefotografia da décadacrb x grêmio palpite1970. O movimento assumiu o governo do Laos após o fim da Guerra Civil no país
Thaiyang costuma preparar a terra antescrb x grêmio palpitesemear por medo do corte e da queimada. Recentemente, ele descobriu um explosivo não detonado enquanto trabalhava.
O agricultor contou à BBC que trabalha preocupado com a possibilidadecrb x grêmio palpitefazer detonar uma dessas bombas. Ao longo da vida, ele conheceu muitos agricultores que morreram desta forma.
Como os aviões lançavam artefatos contendo 600 bombascrb x grêmio palpitefragmentação, é muito provável que, onde for encontrada uma dessas bombas, outras mais estejam no terreno. Por isso, Thaiyang deu o alerta e uma equipe do MAG visitou suas terras para fazer a inspeção.
Eles encontraram uma bombacrb x grêmio palpitefragmentação BLU 26, do tamanhocrb x grêmio palpiteuma bolacrb x grêmio palpitetênis, muito oxidada, coberta por uma pilhacrb x grêmio palpitefolhas que dificultavacrb x grêmio palpitemuito acrb x grêmio palpitedetecção. É um lembrete dos extraordinários riscos enfrentados diariamente por essas pessoas que ganham a vida trabalhando a terra.
Como parte dos esforços para proteger a população, representantes do MAG visitam escolas para ensinar aos estudantes sobre os perigos representados pelos explosivos não detonados.

Crédito, MAG / BART VERWEIJ
O agricultor Youa Thaiyang conta para a representante da organização especializada MAG sobre o explosivo que encontrou nas suas terras
Eles começam exibindo um vídeo animado com aviões soltando bombas sobre uma cidade, que conta a história da guerra e seu impacto sobre o Laos. Depois, pedem aos estudantes que identifiquem os diferentes tiposcrb x grêmio palpitemunições fotografadascrb x grêmio palpiteum cartaz colado na parede, bem ao lado do quadro-negro.
É fundamental que eles aprendam quais objetos não devem ser tocados, nem recolhidos do solo.
Impacto ao desenvolvimento do país
O Laos sofre fortes prejuízos com a presença desses explosivos que não foram detonados.
“Em termos gerais, você tem o custo pessoal, ou seja, as pessoas que morrem, ficam feridas, as que são afetadas psicológica e emocionalmente por esses acidentes e o que significa para elas tentar usar acrb x grêmio palpiteterra”, afirma o embaixador norte-americano no Laos, Peter Haymond.
“[Também] há o impacto sobre a segurança na agricultura. Grande parte do Laos continua sendo uma economia rural e a maioria da população segue trabalhando na agricultura, incluindo nas áreas afetadas.”
“Em terceiro lugar, você tem um imposto real sobre o desenvolvimento da infraestrutura porque, nas áreas contaminadas, sempre existe um gasto adicional para limpar o terreno antescrb x grêmio palpiteconstruir qualquer coisa, seja uma estrada, uma escola ou um edifício do governo. Você precisa ter um orçamento adicional para a limpeza [do terreno, para retirar os artefatos explosivos]”, conclui o embaixador.

Crédito, MAG / BART VERWEIJ
Uma equipe do MAG examina o terrenocrb x grêmio palpitebuscacrb x grêmio palpitemunições não detonadas no Laos
Em 2022, o governo dos Estados Unidos destinou US$ 45 milhões (cercacrb x grêmio palpiteR$ 227 milhões) aos trabalhoscrb x grêmio palpitedetecção e eliminaçãocrb x grêmio palpiteexplosivos não detonados no Laos. Parte desses recursos foi usada para custear o equipamentocrb x grêmio palpiteONGs como o MAG.
O governo do Laos afirmou que pretende erradicar até 2030 a barreira ao desenvolvimento imposta pelos explosivos não detonados no país. É um objetivo que algumas pessoas consideram muito otimista.
Uma análise do Serviçocrb x grêmio palpitePesquisa do Congresso dos Estados Unidos indicou que, no ritmo que avança atualmente a erradicação dos explosivos, o Laos precisarácrb x grêmio palpiteum século para se livrar deste perigoso legado da guerra.
Ouça o documentário “Laos: the most bombed country on Earth” do Serviço Mundial da BBC (em inglês), que deu origem a esta reportagem, no site BBC Sounds.







