11blackjack online com amigosmarço: por que Al-Qaeda escolheu a Espanha para cometer seu maior atentado na Europa há 20 anos:blackjack online com amigos

Crédito, Bruno Vincent / Getty
As explosões nos trensblackjack online com amigosMadrid deixaram 191 mortos e quase 2 mil feridos há 20 anos
Menosblackjack online com amigostrês anos após os ataquesblackjack online com amigos11blackjack online com amigossetembroblackjack online com amigos2001 que derrubaram as Torres Gêmeasblackjack online com amigosNova York, o mais violento fundamentalismo islâmico demonstravablackjack online com amigoscapacidadeblackjack online com amigossemear o terror nos países ocidentais.
ter a reliable AR that has good all-around stats, the STBS 557 is a great option. Best
just playing the game, 👏 using any weapons. From there, players
história
0
entrar pixbetpessoas entendem e categorizam informações, garanteque Você crie um arquitetura com
adores dos grupos específicos e pode ser útil para colecionadores 👄 que gostam blackjack online com amigos {k0}
Fim do Matérias recomendadas
O 11-M, como passou a ser chamado, foi o ataque mais sangrentoblackjack online com amigosterritório europeu até agora neste século – uma memória dolorosa que já tem duas décadas.
Carola García Calvo, diretora do Programa sobre Radicalização Violenta e Terrorismo Global do think tank Instituto Real Elcano, sediado na Espanha, conversou com a BBC News Mundo, serviçoblackjack online com amigosespanhol da BBC, sobre as circunstâncias que possibilitaram esse massacre, o que se aprendeu com ele e qual é a situação atual da ameaça jihadista.
blackjack online com amigos BBC - Sob a perspectiva dos 20 anos que se passaram, que impacto tiveram os atentadosblackjack online com amigos11blackjack online com amigosmarçoblackjack online com amigos2004blackjack online com amigosMadrid?
blackjack online com amigos Carola García Calvo – Estamos falando dos ataques mais importantes perpetradosblackjack online com amigossolo europeu, com mais mortes até do que os ataques contra o Bataclan e outros locaisblackjack online com amigosentretenimentoblackjack online com amigosParisblackjack online com amigos2015.
Na perspectiva espanhola, os ataques trouxeram à luz a realidadeblackjack online com amigosuma ameaça terrorista que até então tinha passado despercebida pela opinião pública.
Em anos anteriores, já tinham sido desmanteladas algumas células jihadistas, como a ligada ao Grupo Islâmico Armado desmantelado na Comunidade Valencianablackjack online com amigos1997, ou o grupo que caiu na chamada Operação Dátilblackjack online com amigos2001. Então já tínhamos indícios da presençablackjack online com amigosjihadistas na Espanha, mas sem dúvida foi o 11-M que muito abruptamente expôs esta realidade.
Na Espanha, naqueles anos sofríamos o terrorismo do ETA (grupo armado nacionalista que procurava a independência do País Basco atravésblackjack online com amigosmeios violentos). O ETA operava no nosso país há décadas e todo o sistema antiterrorista foi desenvolvido para responder a esse tipoblackjack online com amigosterrorismo, que nada tinha a ver com a natureza da ameaça jihadista.
Pelablackjack online com amigosmagnitude e brutalidade, os ataques do 11-M obrigaram-nos a reorientar toda aquela estrutura para enfrentar uma nova ameaça que agora se revelava a toda a sociedade espanhola.
Desde então, o terrorismo jihadista tem sido a principal ameaça ao nosso país.

Crédito, Carlos Álvarez / Getty
Uma explosão ocorreu depois que vários jihadistas foram sido cercados pela polícia num edifício nos arredoresblackjack online com amigosMadrid
blackjack online com amigos BBC - Em marçoblackjack online com amigos2004, havia menosblackjack online com amigostrês anos desde os ataquesblackjack online com amigos11blackjack online com amigosSetembroblackjack online com amigos2001 nos Estados Unidos. Qual era o contexto global naquele momento?
blackjack online com amigos Calvo – Depois do 11blackjack online com amigosSetembro, os Estados Unidos lançaramblackjack online com amigosresposta o que é conhecido como guerra ao terror, uma ação global muito ambiciosa que procurava encontrar Osama Bin Laden, autor intelectual dos ataques.
O segundo grande objetivo da guerra ao terror era que os Estados Unidos não voltassem a sofrer um ataque no seu próprio território com as proporções do 11blackjack online com amigosSetembro. Nesse sentido, podemos dizer que foi um sucesso, já que os Estados Unidos finalmente encontraram Bin Ladenblackjack online com amigos2011 e o mataram no Paquistão, e não houve outro ataque dessa magnitudeblackjack online com amigosterritório americano.
Mas também é preciso dizer que o jihadismo está agora muito mais difundido, tem mais seguidores e quase ninguémblackjack online com amigosqualquer canto do planeta escapa aos seus tentáculos. A América Latina é provavelmente uma das regiões menos afetadas, já que não tem sido um cenário prioritário, mas mesmo lá houve indivíduos que decidiram ir para a Síria para lutar.
Com a guerra ao terror, a Al Qaeda temblackjack online com amigosreorientar ablackjack online com amigosestratégia e reconfigurar-se para evitar ser aniquilada e, demonstrando a capacidade do movimento jihadista globalblackjack online com amigossofrer mutações e adaptar-se a diferentes contextos, inicia um processoblackjack online com amigosdescentralização.
blackjack online com amigos A partir desse momento, não podemos mais falarblackjack online com amigosuma única Al Qaeda, coesablackjack online com amigostornoblackjack online com amigosuma estrutura central, mas simblackjack online com amigosuma rede muito difusablackjack online com amigosatores que se caracterizam por atuar como franquias locaisblackjack online com amigosdiferentes partes do mundo, e aparecem lobos solitários que não têm contato com o grupo e seus líderes, mas são radicalizados através da propaganda.
No momento dos ataquesblackjack online com amigosMadrid, a Al Qaeda tinha perdido o seu santuário no Afeganistão (devido à intervenção militar dos EUA que derrubou o regime talebã) e tinha perdido a capacidadeblackjack online com amigosagir como fez no 11blackjack online com amigosSetembro – por isso cede destaque a esses outros atores que têm a capacidadeblackjack online com amigosatacar e reivindicar as suas acçõesblackjack online com amigosnome da Al Qaeda.
Desta forma, a Al Qaeda poderia justificar-se e dizer que, apesar da enorme ofensiva lançada pelos Estados Unidos e pelos seus aliados, ainda estava viva e atuante no Ocidente.
blackjack online com amigos BBC – E por que o local do ataque foi escolhido na Espanha? Que papel desempenhoublackjack online com amigostudo isso?
blackjack online com amigos Calvo - Existem muitas teorias sobre isso. Na realidade, como mostram pesquisas acadêmicas, os planosblackjack online com amigosataque a Espanha partem do marroquino Amer Azizi, um indivíduo que quer se vingar da intensa atividade antiterrorista que se desenvolveu na Espanha e do desmantelamento daquela que tinha sido ablackjack online com amigoscélula.
A Al Qaeda estava neste processoblackjack online com amigosdescentralização e assumiu o planoblackjack online com amigosAzizi. E foi ele quem transmitiu as suas instruções ao grupo que executou os ataquesblackjack online com amigosMadrid.

Crédito, Joyce Naltchayan / Getty
O então presidente dos EUA, George W. Bush, lançoublackjack online com amigosguerra ao terror para responder aos ataques da Al Qaedablackjack online com amigos11blackjack online com amigosSetembro
blackjack online com amigos BBC - O fatoblackjack online com amigoso governo espanhol da época ter decidido aderir à invasão do Iraque liderada pelos EUAblackjack online com amigos2003 não teve influência?
blackjack online com amigos Calvo – Claro que é um elemento que favorece que a Espanha seja apontada como alvo. A Al Qaeda sempre teve como alvo aliados dos EUA, como Israel, e o fatoblackjack online com amigosa Espanha ter enviado tropas para o Iraque fez com que Bin Laden a apontasse especificamente como alvo e isso favoreceu o plano. Mas, na realidade, os planos vieramblackjack online com amigosantes e surgiram da vontadeblackjack online com amigosum indivíduo por motivos mais concretos.
blackjack online com amigos BBC - O que aconteceu com Azizi?
blackjack online com amigos Calvo - Relatóriosblackjack online com amigosinteligência indicam que ele morreu num ataqueblackjack online com amigosdrone dos Estados Unidos.
blackjack online com amigos BBC - Como a Al Qaeda avaliou o 11blackjack online com amigosMarço?
blackjack online com amigos Calvo – Os ataques foram vistos como um grande sucesso pelo seu impacto e pela forma como espalharam o terror pelo mundo, e como tal foi reivindicadoblackjack online com amigosdiversos comunicados.
blackjack online com amigos BBC - Poucos dias depois foram realizadas eleições na Espanha, nas quais o Partido Popular, que levava vantagem nas pesquisas, perdeu o poder. Qual foi o impacto dos ataques na cena política espanhola?
blackjack online com amigos Calvo – As eleições foram convocadas muito depoisblackjack online com amigosos jihadistas terem marcado a data do ataqueblackjack online com amigosMadrid, numa reuniãoblackjack online com amigosIstambul. Não há relação direta entre a data dos ataques e a das eleições.
A sociedade espanhola reagiublackjack online com amigosforma muito unida e solidária à tragédia. Mas a verdade é que mais tarde a gestão governamental da possível responsabilidade do ETA e todos os acontecimentos daqueles dias anteriores ao acontecimento eleitoral geraram uma situaçãoblackjack online com amigosque finalmente se dividiu entre aqueles que viam a teoria da Al Qaeda como a mais plausível e aqueles que, seguindo linhablackjack online com amigosargumentação do governo, ainda mantiveram a possível responsabilidade do ETA.
Isso deixou um impacto profundo na sociedade espanhola. É uma herança que não foi encerrada completamente e ainda há suspeitasblackjack online com amigostornoblackjack online com amigoscomo isso foi gerenciado aqui e até onde foi possível investigar.
De qualquer forma, há uma sentença judicialblackjack online com amigosmuitas páginasblackjack online com amigosfatos comprovados e uma condenação, e ali podemos ver a relação clara com o jihadismo e a ausência do ETAblackjack online com amigostodo o processo.

Crédito, Casimiro Moreno / Getty
Envioblackjack online com amigostropas espanholas ao Iraque aumentou fúria da Al-Qaeda contra o país
blackjack online com amigos BBC - Houve alguma lição aprendida com o 11blackjack online com amigosMarço para a luta antiterrorista internacional?
Calvo - Claro. Uma das ferramentas fundamentaisblackjack online com amigosque dispomos agora é a cooperação internacional para enfrentar um fenômeno que transcende todos os tiposblackjack online com amigosfronteiras. O 11blackjack online com amigosMarço deixou claro que havia espaço para melhorar a cooperação não só com nossos parceiros europeus, mas também com paísesblackjack online com amigosfora da Europa.
Dado que a grande maioria dos envolvidos no 11-M tinham nacionalidadesblackjack online com amigospaíses do Norteblackjack online com amigosÁfrica, especialmente Marrocos, o foco foi colocado no reforço da cooperação antiterrorista com os países do Magrebe, como vimos na quantidadeblackjack online com amigosiniciativas conjuntasblackjack online com amigosoperações com Marrocos realizadas nos últimos anos. Na verdade, esta cooperação tornou-se muito mais estreita como resultado do 11-M.
blackjack online com amigos BBC - Há autores que veem o 11-M como um pontoblackjack online com amigosvirada a partir do qual começa a decadência da Al Qaeda.
blackjack online com amigos Calvo – Eu não falariablackjack online com amigosdecadência enquanto, 20 anos depois, a Al Qaeda não desapareceu, embora agora seja menos forteblackjack online com amigosalgumas partes do mundo.
blackjack online com amigos BBC - Mas não é verdade que nos últimos anos foi substituída pelo Estado Islâmico como principal referência do jihadismo mundial?
blackjack online com amigos Calvo - Se limitarmos à Europa Ocidental, é verdade que depois do 11blackjack online com amigosMarço eblackjack online com amigosoutros ataques, como osblackjack online com amigosLondres ou Paris, a luta antiterrorista intensificou-se enormemente e as capacidades da Al Qaeda ficaram grandemente enfraquecidas.
Se somarmos a isto a emergência do Estado Islâmico como matrizblackjack online com amigoscompetição com a Al Qaeda pela liderança do movimento jihadista global a partirblackjack online com amigos2012, percebe-se o desaparecimento da Al Qaeda como organizaçãoblackjack online com amigosreferência para os jihadistas europeus.
Graças àblackjack online com amigospropaganda e aos seus sucessos iniciais na Síria, o Estado Islâmico surge como a organização favorita dos jihadistas europeus e há uma transferênciablackjack online com amigoslealdades para esta organização.
A partirblackjack online com amigos2014, o Estado Islâmico tem mais capacidade para recrutar indivíduos para as suas fileiras, mas sabemos que as lealdades dos jihadistas oscilablackjack online com amigosum lado para o outro; não são estáticas.
Um acontecimento relevante ou uma mudança na retórica estratégica pode torná-la novamenteblackjack online com amigosreferência.
Pensemos no que está acontecendo na guerrablackjack online com amigosGaza e como tanto a Al Qaeda como o Estado Islâmico estão tentando instrumentalizar o conflito para mobilizar e expandir ablackjack online com amigosbaseblackjack online com amigosapoiadores.
Essa pode ser uma oportunidade para a Al Qaeda nesse sentido, mas hoje os dados indicam que o Estado Islâmico é a organização hegemônica, principalmente devido àblackjack online com amigospercepção como uma organização mais moderna e dinâmica, que se comunica por meioblackjack online com amigospropaganda adaptada ao público ocidental.

Crédito, George Ourfalian / Getty
O Estado Islâmico substituiu a Al Qaeda como principal organizaçãoblackjack online com amigosreferência para jihadistas europeus
blackjack online com amigos BBC - Em 2024 seria possível acontecer um massacre como o sofridoblackjack online com amigosMadri naquele 11blackjack online com amigosmarço?
blackjack online com amigos Calvo – Nunca podemos descartar uma ação com essas características, porque os grupos terroristas querem sempre surpreender e chocar, e não desistiram da ambiçãoblackjack online com amigosrealizar um grande ataque no Ocidente.
Mas é verdade que hoje a natureza da ameaça não é tanto ablackjack online com amigosum ataque tão sofisticado e com tantos indivíduos e capacidades envolvidas, mas ablackjack online com amigosatores solitários ou pequenos grupos que não têm relação direta com as organizaçõesblackjack online com amigosreferência e atuam apenas inspirados pelablackjack online com amigosideologia. Cometem ataques mais rudimentares e com menor impactoblackjack online com amigostermosblackjack online com amigosmortalidade.
As estruturas e capacidades dos grupos jihadistas na Europa Ocidental estão muito enfraquecidas por anosblackjack online com amigosintenso combate ao terrorismo, e também perderam muita força porque muitos indivíduos envolvidos foram lutar no território do autodenominado califado da Síria e não regressaram, e muitos outros foram presos ou morreramblackjack online com amigosconsequência das suas atividades.

Crédito, Ian Waldie / Getty
Após os ataques, foram vistas muitas manifestaçõesblackjack online com amigospêsames e solidariedade
blackjack online com amigos BBC - Você vê atualmente algum elemento que possa fazer com que esta ameaça seja reativada novamente?
blackjack online com amigos Calvo – O movimento jihadista global é muito sensível a todas as mudanças que ocorrem no contexto geopolítico internacional, como demonstrou o conflito na Síria.
Na Europa, estávamos num períodoblackjack online com amigosmobilização jihadista e tambémblackjack online com amigosataques após o colapso do califado do Estado Islâmico na Síria. A guerra na Faixablackjack online com amigosGaza me preocupa porque o conflito palestino é especialmente sensível para o jihadismo global.
A recuperação da Palestina e a eliminação do Estadoblackjack online com amigosIsrael estão entre os objetivos declarados destes grupos, por isso o conflitoblackjack online com amigosGaza tem mais potencial para ser instrumentalizado na propaganda com a qual procuram mobilizar seus simpatizantes.
A diferença aqui é que a penetração no território da Faixa, com fronteiras fechadas ou controladas por Israel e pelos seus serviçosblackjack online com amigosinteligência, impede um cenárioblackjack online com amigosmobilizaçãoblackjack online com amigosgrande escala como o que ocorreu na Síria. O que me preocupa é que a Europa possa voltar a ser palcoblackjack online com amigosataques mais ou menos sofisticados, dependendo da evolução do conflito.







