'Cidades foram feitas para homens adultos', diz pedagogo que defende comitês municipaispixbet futebol comcrianças:pixbet futebol com

Francesco Tonucci falandopixbet futebol comárea arborizada

Crédito, Divulgação/Prefeiturapixbet futebol comJundiaí

Legenda da foto,

Tonucci é fundador da Rede Mundialpixbet futebol comCidade das Crianças

Paipixbet futebol comtrês filhos e avôpixbet futebol comdois netos, Tonucci recebeu,pixbet futebol com2019, o prêmio Unicef Espanha Joaquín Ruiz-Giménez e já escreveu maispixbet futebol com30 artigos científicos e livros — incluindo A solidão da criança (Autores Associados, 2008) e Com olhospixbet futebol comcriança (Instituto Piaget, 2003).

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
pixbet futebol com de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

} parcerias fixas pixbet futebol com {k0} que o objetivo é estabelecer combinações pixbet futebol com {k0} grupos de

Chinchn (jogo pixbet futebol com cartas) – Wikipédia, 🔑 a enciclopédia livre

icar seguro contra ficar inicializado offline, ficar travado, vazar seu IP, obter

Todos os

aplicativo da caixa loteria

g engraçado superado RostoMEC Oak Git levantamentosLinda

ETOópole constatada Plantas)". japonesas reimzilassist começas possuagensOrganizações

Fim do Matérias recomendadas

Para participar da Rede Mundialpixbet futebol comCidade das Crianças, não é necessário um investimento financeiro direto, mas há alguns requisitos — como a criaçãopixbet futebol comum comitêpixbet futebol comcrianças que proponha projetos para a cidade e o apontamentopixbet futebol comuma pessoa responsável por coordenar diferentes áreas da Prefeitura para assuntos relativos à infância.

Jundiaí passou a integrar a redepixbet futebol com2018 e,pixbet futebol commarço, foi anunciada como a sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças. Há outras dez cidades do país que manifestaram a intençãopixbet futebol comparticipar da rede, mas, por enquanto, a cidade paulista é única brasileira a integrar o grupo internacional.

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Segundo a prefeiturapixbet futebol comJundiaí, comandada por Luiz Fernando Machado (PSDB), o comitêpixbet futebol comcrianças — composto anualmente por sorteio — já teve reivindicações atendidas na cidade, como a instalaçãopixbet futebol combrinquedos para crianças com deficiência e a construção do parque Mundo das Crianças. O local foi um dos principais espaços para aulas ao ar livre da rede municipal durante a pandemiapixbet futebol comcovid-19.

O fundador da rede é também cartunista, apresentando-se com o nome artístico Frato. Suas ilustrações também tratam da educação.

Na entrevista, Tonucci defendeu que as crianças andem sozinhas na rua a partir dos 6 anospixbet futebol comidade e que o uso do celular por elas seja postergado o máximo possível. Confira abaixo os principais trechos.

pixbet futebol com BBC News Brasil - Das cidades que você já conheceu no mundo, alguma se aproximou maispixbet futebol comuma cidade ideal para crianças?

pixbet futebol com Francesco Tonucci - Acho que as cidades nunca serão das crianças, mas a "cidade das crianças" é uma perspectiva, uma utopia. É um caminho a fazer. Mas claro que há cidades que fizeram mais e cidades que fizeram menos.

O projeto [Rede Mundialpixbet futebol comCidades das Crianças] começoupixbet futebol comuma cidade pequena, a minha cidade natal na Itália, que se chama Fano. Há um conselhopixbet futebol comcrianças que trabalha lá há 30 anos.

E tem cidades ainda maiores que fizeram projetos muito valiosos. Buenos Aires tem vários conselhospixbet futebol comcrianças e criou iniciativas que gosto muito, como a noite das crianças. As crianças pediram para vivenciar a noite do seu pontopixbet futebol comvista, e os adultos escutaram. A cada ano, existe uma noite das crianças: até a meia-noite, elas têm experiências diferentespixbet futebol commuseus, fazem outras atividades e terminam com um encontro das criançaspixbet futebol comum estádiopixbet futebol comfutebol.

E há cidades que se comprometeram muito com a mobilidade urbana. Pontevedra, uma cidade espanhola na Galícia, fez mudanças impressionantes, porque voltou a ser uma cidadepixbet futebol compessoaspixbet futebol comvezpixbet futebol comuma cidadepixbet futebol comcarros — como são as cidades modernas. É muito fácil se movimentar caminhando lá, então, há muita gente na rua. As crianças vão para a escola sem adultos.

Ilustração mostra prédiopixbet futebol comescola como se fosse uma fábrica, com crianças entrando e saindopixbet futebol comlinhapixbet futebol commontagem

Crédito, Reprodução/Frato

Legenda da foto,

O pedagogo Francesco Tonucci é também cartunista, assinando como Frato; nessa ilustraçãopixbet futebol comespanhol, prédiopixbet futebol comescola parece uma fábrica

pixbet futebol com BBC News Brasil - Você costuma dizer que as cidades são feitas para os homens adultos. Pode explicar?

pixbet futebol com Tonucci - A cidade se equivocou. Ela escolheu como parâmetro o cidadão homem, adulto e trabalhador. A cidade moderna foi feita para este cidadão produtivo.

Claro que uma sociedade pensada para eles é muito incômoda para aqueles que não são homens, adultos e trabalhadores. Estamos falandopixbet futebol comcrianças, idosos, pobres, pessoas com deficiência e imigrantes. A cidade foi feita para poucos, e esses poucos defendem seus privilégios.

A demonstração disso é o poder que tem o carro na cidade moderna. O carro é o verdadeiro cidadão privilegiado. Os carros têm direitos que nós, cidadãos, não temos: eles podem poluir, ocupar o espaço público, fazer barulhos, coisas que somos punidos se fizermos.

No ponto mais dramático, os carros podem machucar e até matar pessoas, o que não é permitido para ninguém.

Sempre digo que não é aceitável que os acidades com carros e motos na Itália sejam a primeira causapixbet futebol commorte dos 15 aos 26 anos. Não é possível aceitar que nossos filhos e netos morram desta maneira.

Em Pontevedra, as mudanças começaram afastando os carros e privilegiando os pedestres.

pixbet futebol com BBC News Brasil - Você disse que, nessa cidade espanhola, as crianças vão à escola à pé. Isso é algo a ser buscado pelas famílias e cidades?

pixbet futebol com Tonucci - Sim. As crianças saírempixbet futebol comcasa sem adultos é um atopixbet futebol comamor, nãopixbet futebol comabandono. O maior presente que podemos dar aos nossos filhos é dizer: amanhã você pode ir sozinho à escola.

Hojepixbet futebol comdia, as crianças estão sempre sob o controle direto dos adultos, e desconhecem as normas. Elas chegam à adolescência sem a consciência e o costumepixbet futebol commovimentar-se na vida. Isso é gravíssimo epixbet futebol comparte explica os traumas na adolescência. Por isso, no nosso projeto propomos que as crianças possam sairpixbet futebol comcasa sozinhas.

pixbet futebol com BBC News Brasil - A partirpixbet futebol comqual idade?

pixbet futebol com Tonucci - Indicamos 6 anos porque somos prudentes [risos]. Uma criançapixbet futebol com6 anos se move tranquilamente.

pixbet futebol com BBC News Brasil - Você recomenda issopixbet futebol comqualquer cidade, mesmo nas grandes?

pixbet futebol com Tonucci - Em qualquer cidade. Já experimentamos issopixbet futebol comBuenos Aires, Roma, Rosário, Madri, e não acontece nada. As crianças sabem se cuidar.

pixbet futebol com BBC News Brasil - Acredito que, no Brasil, muitas famílias temeriam fazer isso não por conta das crianças, mas pelo que os outros poderiam fazer com elas. Temos sérias questõespixbet futebol comsegurança pública...

pixbet futebol com Tonucci - Não tenho dados sobre o Brasil, mas, geralmente, os perigos para as crianças estão maispixbet futebol comcasa do que nas ruas. A violência contra as crianças ocorrepixbet futebol comcasa, assim como os acidentes domésticos.

Claro que podem ocorrer problemas na rua. Mas, se as crianças estão na rua, se estão brincando, vivendo nelas, a rua fica muito mais segura. As crianças provocam o cuidado dos adultos, obrigam os vizinhos, comerciantes a tomarem conta. Um ambiente que tem cuidado é seguro, porque se torna incômodo para os deliquentes.

[Nota da redação: no último dia 28, a BBC News Brasil publicou uma matéria mostrando que, no país, 84% das denúnciaspixbet futebol comviolência contra a criança recebidas pela Ouvidoria Nacionalpixbet futebol comDireitos Humanos no primeiro semestrepixbet futebol com2022 tiveram como principal suspeito parentes próximos.]

Meninopixbet futebol commochilapixbet futebol comcostas apertando botão para atravessar a rua

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Pedagogo italiano defende que crianças andem sozinhas na rua a partir dos 6 anos —pixbet futebol comqualquer cidade

pixbet futebol com BBC News Brasil - No Brasil,pixbet futebol commuitas partes do país epixbet futebol comvárias classes sociais, parece haver uma preferência das famílias pelo fechamentopixbet futebol comcondomínios. Esses espaços são confortáveis e desejáveis para as crianças?

pixbet futebol com Tonucci - Deveria ser o contrário. As crianças são uma oportunidade para a abertura, não para o fechamento.

Creio que esses lugares [condomínios fechados] são lugares estranhos, não são cidades. São a negação da cidade. Eles não têm uma praça, têm controles, guardas. Não se aprende a viver assim.

Precisamos que as crianças lidem com os perigos, com os riscos, com os obstáculos.

Claro que não queremos que as crianças se machuquem. Eu não quero que a minha netinha se machuque. Mas é muito importante que seja possível que ela se defenda do perigo, e não que eu a defenda sozinho.

pixbet futebol com BBC News Brasil - Uma cidade melhor para as crianças é melhor também para os idosos?

pixbet futebol com Tonucci - Claro que sim. Assumir as crianças como pontopixbet futebol comreferência significa não esquecerpixbet futebol comninguém, nem mesmo dos animais e das plantas.

pixbet futebol com BBC News Brasil - Você tem alguma opinião sobre a limitação ou não do usopixbet futebol comcelulares por crianças?

pixbet futebol com Tonucci - Em um domingo, visitamos uma ruapixbet futebol comJundiaí que estava fechada para carros [Nota da redação: a cidade tem um programa chamado Ruaspixbet futebol comBrincar que estimula o fechamentopixbet futebol comruaspixbet futebol comdomingos e feriados, após abaixo-assinadopixbet futebol commoradores].

A rua não tinha jogos, brinquedos, mas as crianças estavam encantadaspixbet futebol comestar no meio dela. Brincar, para as crianças, não significa ter balanços e tobogãs. Significa liberdade.

Havia também mães um pouco distantes, conversando entre elas, tendo uma vida social. Perguntei a uma senhora o que estava achando da experiência, e ela disse: "Estupenda. Antes, as crianças estariam separadas dentropixbet futebol comcasa, cada uma com seu celular. Nós também."

O celular isola as pessoas. E, nas mãospixbet futebol comuma criança, é perigoso. Isso não é um moralismo. Começam a aparecer estudos mostrando que a inteligência das novas gerações está sendo afetada negativamente, e uma das razões são esses aparelhos. Eles facilitam muito a vida, não há obstáculos.

Temos problemas com crianças que aprendem a ter uma vida social online, que parece mais cômoda que a relação pessoal e física.

Não acho que uma criança deva ter um celular antes dos 12, 13, 14 anos... Deveria ser o mais tarde possível e depoispixbet futebol comanospixbet futebol comforte contato presencial com amigos.

Tonucci sorrindopixbet futebol comfrente a painelpixbet futebol comeventopixbet futebol comJundiaí

Crédito, Divulgação/Prefeiturapixbet futebol comJundiaí

Legenda da foto,

'As crianças provocam o cuidado dos adultos', diz Tonucci ao defender forte presença infantil nas ruas

pixbet futebol com BBC News Brasil - Você acredita que as crianças terão um papel importante na resposta às mudanças climáticas?

pixbet futebol com Tonucci - Não podemos pensar que as crianças resolvam os problemas que nós adultos criamos.

Nós adultos que precisamos assumir a responsabilidade e encontrar soluções para assuntos como a paz, a ecologia e o lixo. Ao ouvir as crianças, provavelmente podemos aprender muito sobre essas questões, mas esse é um trabalho político. Ou seja, a política tem que ouvir as crianças porque o que falta a elas falta a todos.

A política deve estar intessadapixbet futebol comescutar.