O 'último cidadão soviético': Sergei Krikalev, o cosmonauta 'abandonado' no espaço durante o colapso da União Soviética:sportsbet o que é

Legenda do áudio, Sergei Krikalev, o cosmonauta 'abandonado' no espaço durante o colapso da União Soviética
Baikonur

Crédito, Getty

Legenda da foto, Vários marcos da corrida espacial foram alcançados no cosmódromosportsbet o que éBaikonur

Naquela época, a estação Mir era um símbolo do poder soviético na exploração espacial.

A missãosportsbet o que éKrikalev e seu colega erasportsbet o que érotina; eles estavam incumbidossportsbet o que éfazer alguns reparos e melhorias na estação.

Mas enquanto as coisas corriam bem no espaço,sportsbet o que éterra firme a União Soviética estava começando a se desintegrar rapidamente.

Em questãosportsbet o que émeses, ocorreu o colapso da então potência — enquanto Krikalev estava no espaço.

Por essa razão, o que foi inicialmente uma missão descomplicada deixou Krikalev no limbo por meses, flutuando no espaço mais do que o dobro do tempo que havia planejado e submetendo seu corpo e mente a efeitos desconhecidos.

MIR

Crédito, Getty

Legenda da foto, Estação Mir foi uma das grandes conquistas do programa espacial soviético

Ele passou maissportsbet o que é10 meses orbitando a Terra e pousousportsbet o que éum novo país.

Por isso, entrou para a história como "o último cidadão soviético".

Ao espaço

Sergei Krikalev nasceusportsbet o que é1958sportsbet o que éLeningrado, atualmente São Petersburgo.

Ele se formou como engenheiro mecânico no Institutosportsbet o que éMecânicasportsbet o que éLeningradosportsbet o que é1981 e, após quatro anossportsbet o que étreinamento, tornou-se cosmonauta.

Em 1988, Krikalev fezsportsbet o que éprimeira viagem à estação Mir, que orbitava a Terra a uma altitudesportsbet o que é400 km acima da superfície terrestre.

Gorbachev

Crédito, Getty

Legenda da foto, Gorbachev anunciousportsbet o que érenúncia por motivossportsbet o que ésaúde e selou fim da URSS

Sua segunda viagem à estação foi asportsbet o que émaiosportsbet o que é1991, meses antes da dissolução da União Soviética. O plano erasportsbet o que éque ele retornassesportsbet o que éoutubro, com Anatoly Artsebarsky, e que ambos fossem substituídos.

Mas os planos foram atropelados pelo convulsão política e social que já vinha ocorrendo na União Soviética, desde que o presidente Mikhail Gorbachev, comsportsbet o que éfamosa políticasportsbet o que é"Perestroika" ("reestruturação"sportsbet o que étradução livre do russo) tentou modernizar o país. Sua ideia era aproximá-lo do capitalismo, descentralizar o poder econômicosportsbet o que évárias empresas estatais e permitir a criaçãosportsbet o que éempresas privadas.

Esse processo causou muita resistência dentro do Partido Comunista, principalmente quando várias das repúblicas que compunham o país começaram a declararsportsbet o que éindependência.

Entre 19 e 21sportsbet o que éagostosportsbet o que é1991, um grupo da ala mais dura do Partido Comunista tentou um golpe contra Gorbachev, que, embora sem sucesso, deixou a URSS mortalmente ferida.

sportsbet o que é Novos planos

Nessa época, Krikalev e Artsebarsky não sabiam ao certo do que acontecia no país. Foi quando Krikalev foi convidado a permanecer no espaço até novo aviso.

Multidão comemora o golpe fracassadosportsbet o que é1991

Crédito, Getty

Legenda da foto, Multidão comemora o golpe fracassadosportsbet o que é1991

"Para nós foi algo inesperado, não entendíamos o que estava acontecendo", lembrou o próprio Krikalev no documentário da BBC O último cidadão soviético,sportsbet o que é1993.

Oas russo tinham um cosmonauta para substituir Artsebartsky, mas não tinham um substituto para Krikalev.

Além disso, o governo tinha prometido ao Cazaquistão, república que tinha acabadosportsbet o que édeclararsportsbet o que éindependência, que enviaria um cosmonauta daquele país na próxima trocasportsbet o que épessoal da Mir.

Krikalev, Jean-Loup Chrétien e Alexandre Volkov

Crédito, Getty

Legenda da foto, Krikalev, junto com o francês Jean-Loup Chrétien e Alexandre Volkov na espaçonave Soyuzsportsbet o que é1988

Decidiu-se que um cosmonauta cazaque acompanharia a missão enviada pela Soyuz TM-13sportsbet o que éoutubro, e que ele retornaria à Terra uma semana depois com Anatoly Artsebarsky.

Assim, Krikalev, sem substituto, tevesportsbet o que épermanecer a bordo da Mir, agora com um novo companheiro, o cosmonauta Alexander Volkov.

"Será que vou ter força suficiente, posso me reajustar para uma estada mais longa? Tive minhas dúvidas", lembrou o cosmonauta.

Segundo Cathleen Lewis, historiadora especializada nos programas espaciais soviético e russo do Museu Nacional Smithsonian do Ar e Espaçosportsbet o que éWashington D.C, nos Estados Unidos, os mais preocupados com Krikalev eram pessoassportsbet o que éfora da União Soviética, que o viam como um homem "abandonado no espaço", exposto a efeitos físicos e mentais que ainda não são totalmente conhecidos.

Segundo a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, a exposição à radiação no espaço traz riscos ligados a câncer ou doenças degenerativas.

A faltasportsbet o que égravidade causa perdasportsbet o que émassa muscular e óssea; e o sistema imunológico pode sofrer alterações.

E o isolamento pode desencadear problemas psicológicos, como mudançassportsbet o que écomportamento ou perdasportsbet o que éhumor.

'Outras prioridades'

O governo russo, entretanto, "tinha outras prioridades, outras preocupações".

Esportsbet o que é25sportsbet o que édezembrosportsbet o que é1991, a União Soviética finalmente entrousportsbet o que écolapso total.

Naquele dia, Gorbachev anunciousportsbet o que érenúncia por motivossportsbet o que ésaúde.

A URSS se fragmentarasportsbet o que é15 nações; o país que enviara Krikalev ao espaço já não existia mais.

Sua cidade natal, Leningrado, agora se chamava São Petersburgo.

O 'último cidadão soviético'

Krikalev

Crédito, Getty

Legenda da foto, Krikalev na ISS

Por ter sido o único a ficar no espaço durante todos os turbulentos meses da dissolução da potência comunista, Krikalev acabou com a famasportsbet o que é"último cidadão soviético", mesmo sem nunca ter ficado sozinho na estação espacial, segundo Cathleen Lewis.

"Ele não foi o único na estação, mas foi quem se tornou uma figura pública", diz.

"Krikalev também conquistou um lugar especial na cultura popular porque foi um dos primeiros cosmonautas a usar o rádio da estação para se comunicar com radioamadores na Terra a partir do espaço", acrescenta Cathleen Lewis.

A especialista se refere ao fatosportsbet o que éque Krikalev usava o transmissor para se comunicar diariamente com radioamadores que encontravamsportsbet o que éfrequência na Terra.

"Dessa forma, ele estabeleceu relações informais com pessoas ao redor do mundo", diz Lewis. "Krikalev não era o único na estação, mas era quem falava no rádio o tempo todo."

Segundo Lewis, Krikalev descobriu o que estava acontecendo graças a informações vindassportsbet o que épaíses do Ocidente, já que, naquela época, na União Soviética prevalecia a narrativasportsbet o que éque "estava tudo bem".

"Até que (a URSS) acabou", diz a historiadora.

Elena Terekhina, mulhersportsbet o que éKrikalev e que trabalhava como operadorasportsbet o que érádio no programa espacial soviético, também se comunicou com ele, mas sem lhe dar mais detalhes sobre o que o aconteciasportsbet o que éterra firme.

"Estava tentando não falar com ele sobre coisas desagradáveis ​​e acho que ele estava tentando fazer o mesmo", lembrou Terekhina no documentário da BBC.

Bill Shepherd, Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev

Crédito, Getty

Legenda da foto, Bill Shepherd, Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev foram primeira tripulação da ISS

"Ele sempre me disse que estava tudo bem, então era muito difícil saber o que ele realmente sentia no íntimo", diz a mulher do cosmonauta.

Na estação, Krikalev passava seu tempo contemplando a Terra, ouvindo música e, claro, falando no rádio.

O regresso

Exatamente três meses depois da dissolução da União Soviética,sportsbet o que é25sportsbet o que émarçosportsbet o que é1992, Sergei Krikalev e Alexander Volkov retornaram à Terra.

Ao todo, Krikalev passou 312 dias no espaço, circulando a Terra 5 mil vezes.

Mir

Crédito, Getty

Legenda da foto, Estação Mir foi desativadasportsbet o que é2001

Sua aparência, segundo um relato da época, erasportsbet o que éum homem "pálido como farinha e todo suado", e que precisou da ajudasportsbet o que équatro homens para conseguir ficarsportsbet o que épé.

"Apesar da força da gravidade, foi muito agradável voltar, nos libertamossportsbet o que éum fardo psicológico", disse o cosmonauta.

"Não diria que foi um momentosportsbet o que éeuforia, mas foi muito bom."

Krikalev logo se recuperou. Em 2000, ele fez parte da primeira tripulação a viajar para a recém-inaugurada Estação Espacial Internacional (ISS), um símbolo da nova era espacial, que deixou para trás velhas rixas e deu lugar a um modelo colaborativo entre vários países para ajudar a continuar revelando mistérios do universo.

No ano seguinte, a Mir foi aposentada após 15 anossportsbet o que éoperação.

Atualmente, Krikalev é o diretorsportsbet o que émissões tripuladas da Roscosmos, a agência espacial russa.

Línea

sportsbet o que é Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal sportsbet o que é .

sportsbet o que é Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sportsbet o que é ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportsbet o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportsbet o que éusosportsbet o que écookies e os termossportsbet o que éprivacidade do Google YouTube antessportsbet o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportsbet o que é"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportsbet o que éterceiros pode conter publicidade

Finalsportsbet o que éYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportsbet o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportsbet o que éusosportsbet o que écookies e os termossportsbet o que éprivacidade do Google YouTube antessportsbet o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportsbet o que é"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportsbet o que éterceiros pode conter publicidade

Finalsportsbet o que éYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossportsbet o que éautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportsbet o que éusosportsbet o que écookies e os termossportsbet o que éprivacidade do Google YouTube antessportsbet o que éconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportsbet o que é"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportsbet o que éterceiros pode conter publicidade

Finalsportsbet o que éYouTube post, 3