Trump x Biden: 5 momentos da estranha noiteca slotentrevistas simultâneas dos candidatos a presidente dos EUA:ca slot

Crédito, Reuters
ca slot Foi uma noite incomum na política americana.
O segundo debate presidencial, que foi cancelado depois que Trump se recusou a participarca slotum eventoca slotformato virtual após contrair o coronavírus, foi substituído por debates individuais com eleitores, realizados ao mesmo tempo e transmitidosca slotcanaisca slottelevisão concorrentes.
E cada um dos debates não poderia ter sido mais diferente: se um foi marcado por parcimônia e discussão moderada, o outro foi tempestuoso, cheioca slotinterrupções e tons elevados.
Em Miami, o presidente Donald Trump viveu uma noite tensaca slotque foi pressionado pelos eleitores e pela moderadora Savannah Guthrie sobreca slotresposta ao coronavírus, supremacistas brancos, seus impostos, a teoria da conspiração QAnon ou seus planos para uma alternativa ao programaca slotseguro saúde Obamacare.
Já na Filadélfia, o democrata Joe Biden,ca slottom calmo, lamentou ter participado décadas atrásca slotum projetoca slotlei contra o crime pelo qual vem sendo duramente criticado e prometeu que ainda antes das eleições detalhará seu plano sobre a possibilidadeca slotexpandir a Suprema Corte dos EUA.

Crédito, Reuters
Os debates paralelos geraram confrontos e dúvidas antes mesmoca slotserem realizados, pois a NBC, a rede onde Trump realizou o seu, decidiu agendá-lo no mesmo horário e dataca slotque Biden havia anunciado o dele na rede concorrente ABC.
Muitos meiosca slotcomunicação locais questionaram que a decisão afetaria o público americano e dificultariaca slotdivulgaçãoca slottempo hábil, mas também foi vista como uma "guerraca slotaudiência" não apenas entre emissorasca slottelevisão rivais, mas também entre os apoiadoresca slotambos os candidatos.
Confira alguns destaques dessa noite especial.
1. Trump e QAnon
Segundo a teoria da conspiraçãoca slotQanon, Trump está lutando contra uma rede clandestinaca slot"estado profundo" compostaca slotelites políticas, empresariais,ca slotmídia eca slotentretenimento, geralmente envolvendo tramas satânicas e tráficoca slotcrianças.
Quando a moderadora Guthrie perguntou a Trump na noiteca slotquinta-feira se ele rejeitaria o grupo, o presidente respondeu que não sabia "nada sobre QAnon".
A moderadora disse, então, que acabaraca slotlhe contar sobre o grupo.
"Você me disse, mas o que você me disse não significa necessariamente que seja um fato. Odeio dizer isso", respondeu Trump.
"Sei que são contra a pedofilia, que lutam muito", respondeu o presidente americano, depoisca slotdizer que não os conhecia.

Crédito, Reuters
Então, como já fezca slotoutras ocasiões quando questionado sobre grupos que acreditam e promovem supremacia branca, ele tentou mudarca slotassuntoca slotdireção àca slotcondenação à Antifa, o movimentoca slotativistas principalmenteca slotextrema esquerda que combate discriminação racial, às vezes com violência.
O vaivém continuou enquanto a anfitriã desafiava Trump: " Você então sabe (sobre Qanon)."
"Não sei", respondeu o presidente.
2. Biden e a Suprema Corte
No Biden Citizen Forum, o candidato democrata foi questionado se apoiava um aumento no númeroca slotmembros da Suprema Corte.
O assunto tem estado no centro das atenções nas últimas semanas, depois que o Partido Republicano decidiu prosseguir com o processo para confirmar Amy Coney Barret como juíza da Suprema Corte após a morte,ca slot18ca slotsetembro, da liberal Ruth Bader Ginsburg.
A nomeação da conservadora Barrett causou divisão por ocorrer semanas antes da eleição, especialmente porque,ca slot2016, os republicanos se recusaram a considerar o candidato do então presidente Obama quando uma cadeira no tribunal ficou vaga.
Os republicanos argumentam que, se a indicaçãoca slotBarrett for confirmada, o indicado democrata planeja expandir o númeroca slotjuízes na Corte, nove atualmente, para combater a maioria conservadora. Com isso, dizem eles, Biden manipularia o terceiro braço do governo dos Estados Unidos, o Judiciário.
O moderador George Stephanopoulos pressionou Biden para dizer se este seria o plano dele.
"Estou aberto a considerar o que acontecerá a partir daí", respondeu Biden, indicando queca slotdecisão dependerá da votação do Senado.
Stephanopoulos pressionou o ex-vice-presidente, dizendo que os eleitores têm o direitoca slotsaberca slotposição nessa questão-chave.
"Eles têm o direitoca slotsaber qual é a minha posição e terão o direitoca slotsaber antesca slotvotar", disse ele.
"Dependendoca slotcomo isso se desenrole", acrescentou ele, aparentemente se referindo à confirmação republicana da juíza Barrett.
3. O coronavírus
Como não poderia deixarca slotser, o coronavírus dominou grande parte dos debates dos dois candidatos.
Na verdade, os dois debates começaram com perguntas sobre a estratégiaca slotcombate ao coronavírus, masca slotcada caso o tom era bem diferente.
Noca slotTrump, ficou claro, logo no começo, que a apresentadora não deixaria o presidente fugir ou desviarca slotperguntas incômodas.
Assim, Guthrie insistiuca slotsaber quando foi a última vez que Trump testou negativo antesca slotseu diagnóstico positivo para covid-19.
O apresentador da NBC queria descobrir se o presidente havia sido testado antesca slotseu debate com Bidenca slot29ca slotsetembro, mas Trump não foi capazca slotfornecer uma resposta clara.
Porca slotvez, Biden aproveitou os primeiros minutosca slotseu debate para criticar a gestão do governoca slotseu rival e desenvolver suas ideias sobre a melhor formaca slotenfrentar a pandemia.
Nesse sentido, afirmou que, se houver vacina antesca slotdezembro, ele a tomará se a ciência garantir que é segura e que, como presidente, a tornaria obrigatória.
"Se os cientistas disserem que a vacina está pronta e foi testada, que passou por todas as três fases, sim, eu a tomaria e encorajaria as pessoas a fazê-lo", disse ele.

Crédito, Reuters
4. Os diferentes tonsca slotperguntas e respostas
O debateca slotBiden às vezes parecia uma aulaca slotmemórias e teoria política: o apresentador foi incisivoca slotalguns momento, como no tema da falta da posição clara sobre o potencial aumentoca slotministros no STF, mas, ao longo do debate, o tom foi bastante comedido.
Os eleitores pressionaram o candidatoca slotoutras questões delicadas, como fracking (fraturamento hidráulico, método que possibilita a extraçãoca slotcombustíveis líquidos e gasosos do subsolo) ou apoio a transexuais, mas o candidato sempre respondeuca slottom moderado, com anedotas e sem explosões.
Em Miami, porém, a noite foi diferente.
Guthrie não apenas fazia perguntas incômodas que às vezes faziam Trump perder a compostura, mas também o confrontava quando este apresentava dados distorcidos e repetia as perguntas quando ele as evitava.
Por exemplo, quando Trump afirmou que um estudo diz que 85% das pessoas que usam uma máscaraca slotcoronavírus são infectadas, Guthrie observou que estava ciente do estudo e não era exatamente a isso que a pesquisa se referia.
Em outro momento, quando Trump defendeu a respostaca slotseu governo contra o coronavírus citando uma previsão que indicava que pelo menos 2 milhõesca slotpessoas poderiam morrerca slotcovid-19, Guthrie acrescentou que essa quantidade estimou o númeroca slotpessoas que morreriam se ele não tomasse nenhuma ação.

Crédito, AFP
Mas talvez o momento mais viral da noite tenha sido quando a moderadora se referiu a um retuíte que o presidente fez recentemente com uma teoria falsa, dizendo que Osama bin Laden estaria vivo e que o o ex-presidente Barack Obama e seu vice, Joe Biden, teriam,ca slotparceria com o Irã, encenado o assassinato do líder da Al-Qaeda e teriam ordenado a morteca slotmembrosca slotum grupoca slotelite da Marinha americana para encobrir a coisa toda.
"Foi apenas um retuíte", respondeu o presidente. "As pessoas podem decidir por si mesmas."
Foi então que Guthrie o lembrou da posição que ocupa e da influência que seus tuítes têm sobre milhõesca slotpessoas.
"Você é o presidente. Não é um tio malucoca slotalguém que pode retuitar qualquer coisa", disse ela.
5. Reconhecimentoca slotBidenca slotum erro político
Um dos elementos que vem pesando contra Biden duranteca slotcampanha é o projetoca slotlei contra o crime que ele defendeuca slot1994 e que gerou duros questionamentos anos depois.
Questionado por Stephanopoulos se havia sido um erro apoiar o projeto, Biden respondeu que sim.
Segundo ele, o erro estava na forma como o projeto havia sido executado nos Estados.
O candidato democrata considerou que a legislação era "indicativaca slotsua época", mas que os problemasca slotjustiça racial nos Estados Unidos são diferentes agora.
"As coisas mudaram dramaticamente", disse ele.
Tons muito diferentes
Análiseca slotAnthony Zurcher, da BBCca slotWashington
Era para haver um debate presidencial na noiteca slotquinta-feira. Em vez disso, foi oferecido à nação o que foi anunciado como dois debates com eleitores.
Mas embora os eventos, que foram veiculadosca slotdiferentes redes, tivessem o mesmo formato, foram muito diferentes entre si.
A noite do presidente Trump foi controversa. Desde o início, ele foi pressionado sobre como lidou com a pandemia do coronavírus,ca slotposição sobre o usoca slotmáscaras e suas opiniões sobre os supremacistas brancos e os teóricos da conspiração QAnon.
A moderadora Savannah Guthrie o bombardeou com perguntas fortes quando ele parecia evasivo. O presidente foi mais rápido e agradável do que no primeiro debate, mas não há dúvidasca slotque voltou a jogar na defensiva.
Ao trocarca slotcanal para o debate com Biden, o fervor sumiu. O moderador George Stephanopoulos permitiu que o ex-vice-presidente desse respostas longas, às vezes tortuosas. Parecia um talk showca slotinteresse público, com leituras solenes da Constituição dos Estados Unidos antes dos intervalos comerciais.
O debate com Trump foi bem mais divertido e quase certamente terá atraído mais espectadores.

ca slot Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ca slot ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosca slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaca slotusoca slotcookies e os termosca slotprivacidade do Google YouTube antesca slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueca slot"aceitar e continuar".
Finalca slotYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosca slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaca slotusoca slotcookies e os termosca slotprivacidade do Google YouTube antesca slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueca slot"aceitar e continuar".
Finalca slotYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosca slotautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaca slotusoca slotcookies e os termosca slotprivacidade do Google YouTube antesca slotconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueca slot"aceitar e continuar".
Finalca slotYouTube post, 3








