EUA e Coreia do Sul testam mísseis após 'escaladafazer aposta major sportameaça' norte-coreana:fazer aposta major sport
fazer aposta major sport Os Estados Unidos e a Coreia do Sul conduziram um teste conjuntofazer aposta major sportmísseis nesta quarta-feira, um dia depoisfazer aposta major sporta Coreia do Norte lançar com sucesso um míssil balístico intercontinental.
O presidente sul-coreano disse que os exercícios conjuntos demonstram a determinação dos países "com ações".
Em um comunicado conjunto, autoridades militares dos dois países alertaram que "moderação, o que é uma opção, é tudo o que separa tréguafazer aposta major sportguerra" e que seus testes mostrariam que "somos capazesfazer aposta major sportmudar nossa opção".
Os Estados Unidos confirmaram na terça-feira que a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste bem-sucedidofazer aposta major sportum míssil balístico intercontinental (ICBM, na siglafazer aposta major sportinglês), um projétil que poderia atingir o Alasca.
Segundo a TV estatal norte-coreana, o míssil atingiu uma altitudefazer aposta major sport2.802 km e percorreu 933 kmfazer aposta major sport39 minutos, antesfazer aposta major sportcair no mar. O governo americano afirmou que a Coreia do Norte representa uma "nova escaladafazer aposta major sportameaça" para os Estados Unidos.
O secretáriofazer aposta major sportEstado americano, Rex Tillerson, classificou o ato como uma "nova escalada da ameaça aos Estados Unidos" e ao mundo e alertou que Washington "nunca aceitará uma Coreia do Norte armada nuclearmente".
Esta foi a primeira vez que a Coreia do Norte anunciou ter realizado esse feito com sucesso, voltando assim a causar preocupação na comunidade internacional.
Autoridades americanas acreditam que o míssil norte-coreano consegue atingir o Alasca, no entanto, especialistas afirmam que ele não seria capazfazer aposta major sportatingir com precisão um alvo determinado.
Algumas horas após o teste sobre o Mar do Japão, os Estados Unidos pediram uma reuniãofazer aposta major sportemergência do Conselhofazer aposta major sportSegurança da ONU para discutir o assunto. A sessão a portas fechadas entre representantes dos 15 membros do conselho será nesta quarta-feira.
Em um comunicado, Tillerson reforçou que uma "ação global é necessária a fimfazer aposta major sportparar uma ameaça global" e alertou que qualquer nação que ofereça benefícios econômicos ou militares aos norte-coreanos ou não cumpra integralmente a resolução do conselho estará "ajudando e incitando um perigoso regime".
O que a Coreia do Norte disse?
O anúncio feito na TV pela emissora estatal disse que um teste do míssil balístico intercontinental Hwasong-14 foi feito sob a supervisão do líder norte-coreano, Kim Jong-un. Foi informado que o projétil atingiu uma altitudefazer aposta major sport2.802 km e percorreu 933 kmfazer aposta major sport39 minutos antesfazer aposta major sportcair no mar.
No anúncio, foi dito que a Coreia do Norte agora é uma "potência nuclear completa que possui o mais poderoso foguete intercontinental capazfazer aposta major sportatingir qualquer parte do mundo". A agênciafazer aposta major sportnotícias oficial, a KCNA, divulgou que Kim Jong-un considerou o teste um "presente" para os americanos ao realizá-lo no dia da independência dos Estados Unidos.
O lançamento é o mais recentefazer aposta major sportuma sériefazer aposta major sporttestes e foi contra o veto a esse tipofazer aposta major sportoperação pelo Conselhofazer aposta major sportSegurança da ONU. Mas especialistas avaliam que a Coreia do Norte não é capazfazer aposta major sportminiaturizar uma bomba nuclear para encaixá-lafazer aposta major sportum míssil assim.
Quão longe o míssil pode ir?
Essa é a grande questão, diz Steven Evans, da BBCfazer aposta major sportSeoul (Coreia do Sul). Seria capazfazer aposta major sportatingir os Estados Unidos?
O físico americano David Wright, integrante da ONG Union of Concerned Scientists, diz que, se os relatos estiverem corretos, o míssil poderia "ter um alcance máximofazer aposta major sport6.700 kmfazer aposta major sportuma trajetória padrão". Isso o tornaria capazfazer aposta major sportchegar ao Alasca, mas não às maiores ilhas do Havaí ou aos outros 48 Estados americanos, diz ele.
A Coreia do Norte não precisaria apenasfazer aposta major sportum míssil, acrescenta Evans. Também teriafazer aposta major sportproteger uma bomba nuclearfazer aposta major sportsua reentrada na atmosfera, e não está claro se é capaz disso.


O que significa esse teste? Por Melissa Hanham, especialistafazer aposta major sportdefesa
Novamente, a Coreia do Norte desafiou a sorte e deu uma banana para o mundo com um único lançamentofazer aposta major sportmíssil. O teste mostrou que o país provavelmente é capazfazer aposta major sportatingir distâncias intercontinentais com mísseis balísticos, o que coloca o Alascafazer aposta major sportrisco.
Kim Jong-un havia expressado há tempos seu desejofazer aposta major sportfazer um teste assim, e tê-lo realizadofazer aposta major sport4fazer aposta major sportjulho é apenas a cerejafazer aposta major sportseu imenso bolo.
Apesar desse êxito técnico, é provável que muitos fora da Coreia do Norte se mantenham céticos, pedindo por provasfazer aposta major sportque o país é capazfazer aposta major sportguiar seu míssil e controlarfazer aposta major sportreentrada oufazer aposta major sportque tem uma bomba nuclear.
No entanto, do pontofazer aposta major sportvista técnico, seus foguetes são capazesfazer aposta major sportcumprir distânciasfazer aposta major sportum ICBM, e essa pode ser apenas a primeira das diversas formas com que a Coreia do Norte pode obter um ICBMfazer aposta major sportautonomia ainda maior.

Os vizinhos e potências nucleares estão preocupados?
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, cobrou do Conselhofazer aposta major sportSegurança medidas contra o país vizinho.
Um forte alerta veio do diretorfazer aposta major sportoperações dos Líderes das Forças Armadas do país. Cho Han-Gya disse que "o regimefazer aposta major sportKim Jong-un será destruído" se "ignorar os alertas militares e prosseguir com as provocações".
O Japão afirmou que "repetidas provocações como essa são totalmente inaceitáveis", e o primeiro-ministro Shinzo Abe disse que o país "se uniria fortemente" aos Estados Unidos e a Coreia do Sul para pressionar a Coreia do Norte.
O presidente americano, Donald Trump, aparentemente se referiu ao líder norte-coreano emfazer aposta major sportconta no Twitter ao dizer: "Esse cara não tem nada melhor para fazer da vida?".
"Difícil crer que a Coreia do Sul e o Japão vão aguentar isso por muito mais tempo. Talvez a China aja com força sobre a Coreia do Norte e dê fim a esse absurdofazer aposta major sportuma vez por todas."

Crédito, KCNA/REUTERS
Trump já fez diversos apelos para que a China, principal aliado econômico dos norte-coreanos, pressione o país a encerrar seus programasfazer aposta major sportmísseis e nuclear.
Sobre as chances da Coreia do Norte ser capazfazer aposta major sportatacar os Estados Unidos, ele publicoufazer aposta major sportjaneiro: "Não vai acontecer". No entanto, especialistas dizem que isso será possível dentrofazer aposta major sportcinco anos ou menos.
Enquanto isso, o secretáriofazer aposta major sportRelações Exteriores britânico, Boris Johnson, disse que a comunidade internacional "precisa redobrar seus esforços para impor um preço a esse regime que fazfazer aposta major sporttudo para construir armas nucleares e lançar mísseis ilegalmente enquanto o povo da Coreia do Norte sofre com a fome e a pobreza".










