Por que sentimos que o Natal chega mais rápido a cada ano:aplicativo da sportingbet

  • Giulia Granchi
  • Da BBC News Brasilaplicativo da sportingbetSão Paulo
Mulher pegando presenteaplicativo da sportingbetNatalaplicativo da sportingbetfrenteaplicativo da sportingbetdecorações temáticas

Crédito, MesquitaFMS/Getty Images

aplicativo da sportingbet Se você gosta das festasaplicativo da sportingbetfimaplicativo da sportingbetano -- ou pelo menos esperava pelo Natal ansiosamente quando era criança -- é possível que suas lembranças da infância marquem dezembro como o mais longo dos meses.

Os diasaplicativo da sportingbetverão, que para muitas crianças brasileiras eram marcados pelas férias escolares, pareciam ter muito mais do que 24 horas. Sem aulas e liçõesaplicativo da sportingbetcasa para fazer, cada dia era repletoaplicativo da sportingbethoras livres. Mas às vezes parecia que o Papai Noel nunca viria.

Já passar pelo último mês do ano sendo um adulto é uma experiência completamente diferente, que por vezes faz com que os mais velhos tenham saudade do tédio.

Reuniõesaplicativo da sportingbetfim ano, pagamentos, compras para as festas e uma lista enormeaplicativo da sportingbetpendências para resolver antes que o ano acabe -- e ainda assim, comoaplicativo da sportingbetum piscaraplicativo da sportingbetolhos, quando menos se espera, o diaaplicativo da sportingbetNatal está apenas a alguns dias.

Se essas descrições parecem reais para você, saiba que não está sozinho.

A percepção do tempo é muito estudada e hoje já se sabe que, para adultos, o tempo parece passar muito mais rapidamente. É o que indica, entre outras pesquisas, um estudo feito por pesquisadores alemães, que aponta que a sensação do "passar do tempo mais rapidamente" fica ainda mais evidente quando se trataaplicativo da sportingbetperíodos longos, como anos.

Mas as evidências científicas e interpretaçõesaplicativo da sportingbetespecialistas explicam que isso não está ligado apenas à idade, mas também a fatores como o estado emocional, a agenda social e contexto familiar.

criança desenhando com árvoreaplicativo da sportingbetNatal ao fundo

Crédito, FG Trade/Getty Images

Legenda da foto, Alta expectativa das criançasaplicativo da sportingbetrelação ao Natal é um dos fatores que fazem o tempo parecer passar mais devagar

Afinal, por que o tempo parece passar mais rapidamente para adultos?

"Quando você é criança, os estímulos que recebe são limitados e dentroaplicativo da sportingbetum certo controle. Conforme vai envelhecendo e se torna adulto, mais responsabilidades são adicionadas à rotina e você passa a ficar à mercêaplicativo da sportingbetmuitas variáveis, o que acelera a percepção do tempo", diz o psicólogo Cloves Amorim, professor do cursoaplicativo da sportingbetPsicologia da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e pesquisador do tema envelhecimento.

Como as atividades do dia a dia têm uma influência diretaaplicativo da sportingbetcomo vivenciamos o tempo, ter um dia previsível e cheioaplicativo da sportingbetatividades ajuda o tempo a fluiraplicativo da sportingbetforma constante.

Mas o passar do tempo, aponta o especialista, é uma percepção subjetiva, e pode ser alterada para uma sensaçãoaplicativo da sportingbetlentidão ou aceleração a dependeraplicativo da sportingbetcomo você se sente ao fazer cada atividade.

"Uma variável muito interessante que foi adicionada nas últimas décadas é o uso intenso da internet. Quem nunca ficou olhando as redes sociais, e quando finalmente olhou o horário percebeu que muito tempo havia passado? O mesmo é quando adolescentes ficam horas jogando videogame e perdem a noçãoaplicativo da sportingbettempo."

Outro fator que interfere, aponta Amorim, é a questão da expectativa. Quando crianças, o desejoaplicativo da sportingbetfinalmente receber um presente especial, ver os parentes ou tentar flagrar a chegada do Papai Noel torna a data algo a se esperar com ansiedade.

mulheres olhando vitrine natalina

Crédito, Igor Alecsander/Getty Images

Legenda da foto, Em algumas cidades, vendas natalinas começam meses antes da data
Pule WhatsApp e continue lendo
No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Entre no canal!

Fim do WhatsApp

"Quando você sente que alguma coisa boa está para acontecer é possível que essa sensação faça com que o tempo pareça mais lento para finalmente chegar a esse tal evento. Já os adultos, no Natal, precisam se preocupar com as comprasaplicativo da sportingbetpresentes e comidas, organizar a festa… O tempo é mais tomado por tarefas do que pelos pensamentosaplicativo da sportingbetexpectativa."

O apelo comercial da data, com propagandas na TV e vitrines natalinas nas lojas desde outubro -- ou até antes -- é outra mudança que aumenta a sensação psicológicaaplicativo da sportingbetque o Natal chega mais cedo.

Em geral, esses fatores podem contribuir para a sensaçãoaplicativo da sportingbetque se passou menos tempo desde o último Natal do que esperaríamosaplicativo da sportingbetcomparação ao período da infância.

Ainda assim, há também a possibilidadeaplicativo da sportingbetque essa sensação mude a depender daaplicativo da sportingbetpercepção para a data a cada ano -- afinal, mesmo adultos estão sujeitos a ter expectativas por fatores como uma viagem na época natalina ou para apresentar uma nova pessoa à família, por exemplo.

- Este texto foi publicadoaplicativo da sportingbethttp://roberthost1.accountsupport.com/geral-64007415