As escolas ao ar livrelv bet é confiavel100 anos atrás que podem inspirar volta às aulas na pandemia:lv bet é confiavel

EAAL

Crédito, Revista Brasileiralv bet é confiavelEd Física/Reprodução

Legenda da foto, Experiênciaslv bet é confiavelensino ao ar livre na Europa a partirlv bet é confiavel1904 inspiraram Escolalv bet é confiavelAplicação ao Ar Livre (EAAL), que funcionou no Parque da Água Branca, zona oestelv bet é confiavelSão Paulo, entre 1939 e os anos 1950

Inspirou ações também nos EUA, quando,lv bet é confiavel1907, duas médicaslv bet é confiavelRhode Island sugeriram a aberturalv bet é confiavelescolaslv bet é confiaveláreas abertas, informa o The New York Times. Com o sucesso da iniciativa (já que nenhuma criança adoeceulv bet é confiaveltuberculose ali), foram criadas mais 65 escolas do tipo no país nos dois anos seguintes,lv bet é confiavelvãoslv bet é confiavelprédios vazios, coberturaslv bet é confiaveledifícios e até balsas abandonadas.

Aqui no Brasil, há poucos registros sobre o tema, mas o pesquisador André Dalben encontrou históriaslv bet é confiavelexperiênciaslv bet é confiavelescolas do tipo a partirlv bet é confiavel1916lv bet é confiavelCamposlv bet é confiavelGoytacazes, Angra dos Reis (RJ) e Manaus (AM) e, posteriormente, a chamada Escolalv bet é confiavelDébeis, na Quinta da Boa Vista, no Riolv bet é confiavelJaneiro, entre 1927 e 1930.

"A tuberculose era uma grande preocupação, junto com outras doenças infantis, como anemia e desnutrição. No geral, as escolas atendiam criançaslv bet é confiavelfamílias pobres, o que evidencia uma ideia higienista: se pensava no corpo delas como mais enfermo", explica Dalben à BBC News Brasil. A ideia, diz ele, era tirar essas criançaslv bet é confiavellocais insalubres, como cortiços superlotados, e colocá-laslv bet é confiavelcontato com a natureza, com a intençãolv bet é confiavelfortalecer seu sistema imune.

Uma das experiências mais duradouras foi a da Escolalv bet é confiavelAplicação ao Ar Livre (EAAL), que funcionou no Parque da Água Branca, zona oestelv bet é confiavelSão Paulo, entre 1939 e os anos 1950, quando a escola se mudou para um edifício próximo, no bairro da Lapa.

A EAAL foi estudada por Dalben, hoje professor da Unifesp,lv bet é confiavelseu pós-doutorado na PUC-SP, e são delas as fotos que ilustram esta reportagem.

escola ao ar livre na Caxemiralv bet é confiaveltemposlv bet é confiavelpandemia
Legenda da foto, Mundo inteiro discute a retomada das aulas presenciais; acima, escola ao ar livre na Caxemira

A escola paulistana fugia ao perfil das demais: ensinou alunos vindoslv bet é confiavelinfluentes famíliaslv bet é confiavelclasse média paulistana que moravam nas redondezas do Parque da Água Branca,lv bet é confiaveláreas que hoje abrigam bairros como Pompeia e Perdizes.

Dalben explica que a escola, que chegou a ter 350 alunos simultaneamente, era considerada modelo pela administração estadual paulistana, tinha currículo diferenciado e até filalv bet é confiavelespera por vagas. "Mas não sei como era o dia a dia na escola. Fui procurado por alguns ex-alunos, hoje na casa dos 80 anos, que contaram que tiveram professoras bem rígidas. Então talvez na prática ela não fosse tão diferente assim das outras (escolas da cidade)."

Contato com a natureza e protagonismo dos alunos

Para além do controle da tuberculose, o modelolv bet é confiavelescolas ao ar livre floresceu no período entre as guerras mundiais, tempolv bet é confiavelum boomlv bet é confiavelnovos ideaislv bet é confiavelsociedade e educação, diz à BBC News Brasil Diana Vidal, professora titularlv bet é confiavelHistória da Educação na Faculdadelv bet é confiavelEducação da USP.

"Havia uma discussãolv bet é confiaveleducadores contra a experiência da escola do passado, pensando-selv bet é confiaveluma que fosse mais amigável, promovesse a defesa da democracia, para criar uma geração mais pacífica e solidária."

Embora o ideal não tenha se concretizado — logo depois viria a Segunda Guerra Mundial —, Vidal explica que isso foi a semente para a defesalv bet é confiavelum ensino mais próximo à natureza, com protagonismo juvenil, que engajasse as criançaslv bet é confiavelprojetos práticos, aliasse atividades físicas ao desenvolvimento intelectual e emocional e tivesse o professor como mediador,lv bet é confiavelvezlv bet é confiavelapenas fornecedorlv bet é confiavelconteúdo. Ideias essas que permanecem vigentes (e nem sempre colocadaslv bet é confiavelprática) na educação atual.

EAAL

Crédito, Revista Brasileiralv bet é confiavelEd Física/Reprodução

Legenda da foto, 'Havia uma discussãolv bet é confiaveleducadores contra a experiência da escola do passado, pensando-selv bet é confiaveluma que fosse mais amigável, promovesse a defesa da democracia, para criar uma geração mais pacífica e solidária'; acima, uma aula no Parque da Água Branca, zona oestelv bet é confiavelSão Paulo

André Dalben conta que as escolas ao ar livre do início do século 20 já foram chamadaslv bet é confiavelum "cometa médico-pedagógico", que acabaram quase desaparecendo nas décadaslv bet é confiavel1950 e 60.

Primeiro, porque as doenças infecciosas deixaram (pelo menos até este ano)lv bet é confiavelserem tão devastadoras, diz Dalben. Depois, explica Diana Vidal, porque prevaleceu o modelolv bet é confiavelescola semelhante ao fabril, que implementa horários fixoslv bet é confiavelentrada e saída e tenta acomodar o máximolv bet é confiavelalunos possível dentrolv bet é confiavelum espaço físico,lv bet é confiavelmodo a otimizar recursos e gastos.

Parques, praças e clubes

Diana Vidal voltou seus olhos às escolas ao ar livre do passado quando viu imagens da volta às aulaslv bet é confiavelManaus, no iníciolv bet é confiavelagosto, com crianças pequenas mascaradas e sentadaslv bet é confiaveluma salalv bet é confiavelaula com divisóriaslv bet é confiavelacrílico entre elas.

"Talvez estejamos tão apegados às soluções empresariais, pensadas para os adultos trabalhadores, que não possamos reconhecer a inadequação dessas medidas para os alunos dos anos iniciais da educação básica", escreveu Vidallv bet é confiavelartigo no Jornal da USP.

Em contrapartida, opina ela, "ao se colocar as criançaslv bet é confiavelmais contato com a natureza, se cria uma discussão sobre as práticaslv bet é confiavelensino. (...) Elas passam a explorar outros espaços para a experiência educativa — com novos conteúdos e novos relacionamentos."

Aulas ao ar livre na Caxemira
Legenda da foto, Aulas ao ar livre na Caxemira; 'ao se colocar as criançaslv bet é confiavelmais contato com a natureza, se cria uma discussão sobre as práticaslv bet é confiavelensino'

Além disso, os estudos até agora indicam que a proliferação do novo coronavírus é muito menorlv bet é confiavelespaços abertos elv bet é confiavelventilação natural.

"O vírus acaba se diluindo ilimitadamente ao ar livre", disselv bet é confiavelmaio, à BBC, o professorlv bet é confiavelEpidemiologia Erin Bromage, da Universidadelv bet é confiavelMassachusettslv bet é confiavelDartmouth, nos EUA. "Então, quando uma pessoa doente expira (ar), os germes se dissipam muito rapidamente."

Mas, na prática, como transpor a escola para o espaço externo, principalmentelv bet é confiavelcidades grandes, com poucas áreas livres disponíveis?

Em agosto, a organizaçãolv bet é confiaveldireitos infantis Alana lançou, a partirlv bet é confiaveldiretrizes da Sociedade Brasileiralv bet é confiavelPediatria e da União dos Dirigentes Municipaislv bet é confiavelEducação (Undime), um documento com sugestões para usolv bet é confiavelespaços públicos na retomada das aulas presenciais.

O texto defende que, embora o momento da volta às escolas deva ser definido pelas autoridadeslv bet é confiavelsaúde, o modo como isso vai acontecer deve ser discutido também por autoridades que administram o equipamento público da cidade, como parques e praças.

EAAL

Crédito, Revista Brasileiralv bet é confiavelEd Física/Reprodução

Legenda da foto, Escolas ao ar livre do início do século 20 já foram chamadaslv bet é confiavelum 'cometa médico-pedagógico', que acabaram quase desaparecendo nas décadaslv bet é confiavel1950 e 60

Entre as sugestões estão a criaçãolv bet é confiavelsalas temporáriaslv bet é confiavelparques, praças e clubes, voltadas principalmente às crianças menores,lv bet é confiavelforma a liberar mais espaço escolar interno para escalonar a volta às aulas das crianças mais velhas e adolescentes.

Também sugere o usolv bet é confiavelmesaslv bet é confiavelpiquenique oulv bet é confiavelpodaslv bet é confiavelárvores para se criar bancoslv bet é confiavelmadeira, associados a materiais leves (como flipcharts e pranchetas) trazidos da escola.

Um entrave importante, diz o documento, é que apenas 40% das pré-escolas do país têm parquinho e só 25% têm área verde. E, mesmo antes da pandemia, o contatolv bet é confiavelmuitas crianças com a natureza já era raro ou insuficiente — contato esse que poderia ajudar a promover uma infância mais rica, criativa e saudável.

EAAL

Crédito, Revista Brasileiralv bet é confiavelEd Física/Reprodução

Legenda da foto, 'Podemos pensar as escolas junto às cidades como um todo, com mais usolv bet é confiavelparques e espaços públicos. Não vamos seguir as mesmas linhas da escola ao ar livre do passado, mas vamos reinterpretá-las'

Para André Dalben, as escolas ao ar livre do passado são uma inspiração para que repensemos a arquitetura das escolas atuais. "Quando comecei a pesquisar isso, era com foco na educação ambiental das crianças, (como solução) para que essa educação não precisasse ser um único conteúdo, mas sim passasse por todas as disciplinas. E agora tem também a pandemia", diz.

"Podemos pensar as escolas junto às cidades como um todo, com mais usolv bet é confiavelparques e espaços públicos. Não vamos seguir as mesmas linhas da escola ao ar livre do passado, mas vamos reinterpretá-las."

Da Califórnia à Caxemira

Simultaneamente,lv bet é confiavelregiões ricas e desenvolvidas a áreas mais pobres e conflagradas, o usolv bet é confiavelespaços abertos vem sido discutidolv bet é confiaveldiferentes partes do mundo.

Nos EUA, a organização Green Schoolyards (em tradução livre, áreas escolares verdes) criou a Iniciativa Nacionallv bet é confiavelAprendizagem ao Ar Livre, compilando estratégias que estão sendo adotadas por escolas americanas.

Uma delas, na Califórnia, instalou no pátio lousas portáteis, filtroslv bet é confiavelágua potável e blocos retangulareslv bet é confiavelfeno, que servem tantolv bet é confiavelbanco para sentar comolv bet é confiavelblocos gigantes para brincar ou dividir espaços.

A Dinamarca também criou um portal com propostas para "educação fora da salalv bet é confiavelaula"lv bet é confiavelmeio à pandemia. Uma das estratégias é manter as criançaslv bet é confiavelpequenos grupos o dia inteiro, cada um evitando o contato com o outro, e usando mais os espaços externos existenteslv bet é confiavelcada escola.

Na conflituosa e vulnerável região da Caxemira, localizada na divisa entre Índia, China e Paquistão, outra iniciativa tem chamado a atenção. As crianças estudam ao ar livre, mesmo sob condições climáticas imprevisíveis — uma vez que a "nova salalv bet é confiavelaula" fica aos pés da cordilheira do Himalaia.

Alunos e professores usam máscaraslv bet é confiavelproteção e podem instalar tendas para se cobrir, mas fazem aulas até mesmo sob a chuva.

Diana Vidal, da USP, diz ainda ver poucas discussões sobre o assunto no Brasil, mas enxerga as experiências passadas como um balãolv bet é confiavelensaio, para incentivar um debate público.

Aulas ao ar livre na Caxemira
Legenda da foto, Na Caxemira, crianças estudam ao ar livre, mesmo sob condições climáticas imprevisíveis - uma vez que a 'nova salalv bet é confiavelaula' fica aos pés da cordilheira do Himalaia

"À medida que os modelos escolares foram consolidados, eles foram também se naturalizando e nos esquecemos das outras possibilidades", diz Vidal.

Inclusive a possibilidadelv bet é confiaveldispensar, quando possível, a salalv bet é confiavelaula física.

"O exterior não precisa ser apenas para as famosas excursões escolares. Vamos ser compelidos a usar o ar livre, que é muito melhor que o fechado. É um convitelv bet é confiavelpensarmos como usar melhor os espaços que a gente tem."

Línea

lv bet é confiavel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube lv bet é confiavel ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslv bet é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalv bet é confiavelusolv bet é confiavelcookies e os termoslv bet é confiavelprivacidade do Google YouTube anteslv bet é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelv bet é confiavel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdolv bet é confiavelterceiros pode conter publicidade

Finallv bet é confiavelYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslv bet é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalv bet é confiavelusolv bet é confiavelcookies e os termoslv bet é confiavelprivacidade do Google YouTube anteslv bet é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelv bet é confiavel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdolv bet é confiavelterceiros pode conter publicidade

Finallv bet é confiavelYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslv bet é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalv bet é confiavelusolv bet é confiavelcookies e os termoslv bet é confiavelprivacidade do Google YouTube anteslv bet é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelv bet é confiavel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdolv bet é confiavelterceiros pode conter publicidade

Finallv bet é confiavelYouTube post, 3