Suicídio: como falar sobre o ato sem promovê-lo:7games baixar o app aplicativo
- Lais Modelli
- De São Paulo para a BBC Brasil

Crédito, Getty Images
Excesso7games baixar o app aplicativoreferências sobre suicídio tornou o assunto uma "catarse coletiva", diz professora
7games baixar o app aplicativo As buscas pela palavra "suicídio" no Google aumentaram 100% no Brasil na terceira semana7games baixar o app aplicativoabril, na comparação com o mesmo período7games baixar o app aplicativo2015. A empresa também registrou aumento repentino na procura por expressões como "suicídio indolor" e "suicídio rápido".
Neste mesmo mês, que marcou o lançamento no país da série 13 Reasons Why - produção da Netflix sobre uma adolescente que registra7games baixar o app aplicativoáudio os motivos que a levaram a se suicidar -, houve um boom nas buscas por imagens relacionadas a suicídio.
Abril também trouxe notícias sobre suicídios consumados e tentados7games baixar o app aplicativodiferentes Estados do país, como Paraná, Minas Gerais, Rio7games baixar o app aplicativoJaneiro, Santa Catarina e Paraíba. Em alguns casos, a polícia investiga possível relação com um jogo virtual chamado Baleia Azul, que estaria induzindo adolescentes a automutilações e ao suicídio.
Os casos reacenderam a discussão sobre como tratar temas polêmicos sem incentivar imitações no mundo real, o chamado "efeito Werther", referência a um livro do século 18 que desencadeou uma onda7games baixar o app aplicativosuicídios na Europa.
Falar sem promover
Para a psicóloga Karen Scavacini, coordenadora do Instituto Vita Alere7games baixar o app aplicativoPrevenção e Posvenção do Suicídio, não falar sobre suicídio pode ter um efeito tão devastador quanto falar7games baixar o app aplicativomaneira inadequada.
"Quanto maior o silêncio e segredo7games baixar o app aplicativotorno7games baixar o app aplicativoum assunto tabu, pior para quem lida com ele. Poder falar e contar a história pode ter um efeito curativo7games baixar o app aplicativoquem lê e7games baixar o app aplicativoquem escreve", defende Karen.
Autora7games baixar o app aplicativoMentes Depressivas - As Três Dimensões da Doença do Século (editora Globo), a psiquiatra Ana Beatriz Silva menciona a onda7games baixar o app aplicativosuicídios atribuída ao lançamento do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, obra7games baixar o app aplicativoGoethe7games baixar o app aplicativo17747games baixar o app aplicativoque o protagonista se mata após um amor não correspondido.
Como reação, o livro foi recolhido e proibiu-se a discussão sobre o suicídio por acreditar que seria algo que incitasse a prática.
"Estima-se que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos. Isso faz pensar que esse preconceito histórico7games baixar o app aplicativofalar sobre suicídio não ajudou a prevenir essas mortes", diz Silva, citando estimativa da Organização Mundial7games baixar o app aplicativoSaúde (OMS).

Crédito, Getty Images
Série da Neflix que fala sobre suicídio não é único gatilho para jovens, dizem especialistas
Silva avalia que os padrões da mídia ao relatar casos7games baixar o app aplicativosuicídio também não contribuem para resolver esse problema social.
"Só falamos7games baixar o app aplicativosuicídio quando um famoso se mata. Não se pode glamorizar um suicídio, transformar o suicida7games baixar o app aplicativoherói. Um suicídio é um ato7games baixar o app aplicativodesespero", diz ela, para quem relatar a trajetória7games baixar o app aplicativosofrimento da pessoa é mais relevante do que informar, por exemplo, métodos empregados no ato.
Para Scavacini, do Instituto Vita Alere, apresentar alternativas e divulgar locais ou formas7games baixar o app aplicativose obter ajuda é outro meio7games baixar o app aplicativofalar7games baixar o app aplicativosuicídio com maior atenção à prevenção.
"Se o relato indica ao final onde a pessoa pode receber ajuda, isso se transforma numa rede7games baixar o app aplicativocuidado. Muitas pessoas estão tão perdidas e impactadas que mesmo uma sugestão7games baixar o app aplicativocaminho a seguir faz grande diferença", orienta.
Catarse coletiva
Para a professora7games baixar o app aplicativoComunicação da Universidade Federal Fluminense Renata Rezende, o excesso7games baixar o app aplicativoreferências sobre suicídio, com aumento repentino na circulação7games baixar o app aplicativorelatos na internet, é exemplo7games baixar o app aplicativouma "catarse coletiva": impacto amplificado, nas redes sociais,7games baixar o app aplicativoassuntos e práticas que são objeto7games baixar o app aplicativotabu.
São assuntos, diz ela, geralmente ligados à esfera do segredo, do proibido e que, por isso, despertam a curiosidade.
Rezende afirma que o aumento do interesse pelo suicídio não significa que a prática esteja sendo mais estudada. Pode ser, por exemplo, que a tendência seja apenas um desabafo7games baixar o app aplicativopessoas tocadas7games baixar o app aplicativoalgum modo pelo assunto.
Daí, diz a professora, a importância7games baixar o app aplicativoobservar como essas catarses se manifestam.
"Muitas vezes, na falta7games baixar o app aplicativoconversar com um amigo ou procurar tratamento psicológico, o usuário faz7games baixar o app aplicativocatarse no espaço que tem: seu perfil nas redes sociais", afirma.
Algo semelhante, considera Rezende, ocorre com a relação com a morte. "Com as redes sociais, as pessoas começaram a falar mais sobre morte, a fazer memoriais digitais para amigos e parentes, falar das suas dores", diz.

Crédito, Getty Images
Buscas pela palavra "suicídio" no Google aumentaram 100% no Brasil na terceira semana7games baixar o app aplicativoabril
'Gatilhos'
Para a psicoterapeuta Alessandra Ramasine, voluntária há sete anos do Centro7games baixar o app aplicativoValorização da Vida (CVV), serviço7games baixar o app aplicativoapoio emocional e prevenção do suicídio, usar as redes sociais como "mural"7games baixar o app aplicativodesabafos nem sempre é uma boa ideia, seja para quem relata ou lê.
"Para relatos7games baixar o app aplicativoexperiências, especialmente as doloridas e violentas, é necessário um ambiente seguro,7games baixar o app aplicativoacolhimento para dores e memórias", afirma Ramasine. "Do mesmo modo, esses relatos causarão impactos e consequências que nem sempre poderão ser administradas individualmente."
Impactos negativos7games baixar o app aplicativoquem lê, ouve ou assiste a reproduções7games baixar o app aplicativoviolência, sexo ou morte, desencadeando fortes processos emocionais complexos, são chamados7games baixar o app aplicativo"gatilhos".
"Uma cena7games baixar o app aplicativosuicídio pode causar muitos impactos na vida7games baixar o app aplicativoum jovem por meio do gatilho, especialmente quando esses jovens estão fragilizados, angustiados e perdidos nas questões cotidianas, sem apoio e orientação, desconectados com a vida", afirma Ramasine.
Segundo ela, jovens que enfrentam falta7games baixar o app aplicativooportunidades7games baixar o app aplicativodesenvolver um projeto7games baixar o app aplicativovida,7games baixar o app aplicativoplanejar o futuro e construir identidade por meio7games baixar o app aplicativoautoconhecimento, autoestima e autoconfiança podem ser os mais afetados.
Nesse sentido, a psicoterapeuta diz ver aspectos positivos e negativos na série da Netflix sobre suicídio. É útil ao lançar um alerta sobre o problema a pais, professores e amigos, mas prejudicial ao retratar o ato7games baixar o app aplicativoforma extremamente realista.
Renata Rezende, da UFF, sugere que quem publique relatos7games baixar o app aplicativoredes sociais sobre suicídio também tome cuidados com o leitor.
O termo "Trigger warning" (aviso7games baixar o app aplicativogatilho,7games baixar o app aplicativoportuguês), por exemplo, tem sido usado na internet, como7games baixar o app aplicativoblogs feministas, na introdução7games baixar o app aplicativotextos com relatos7games baixar o app aplicativovítimas7games baixar o app aplicativoestupro.
"A importância desse aviso é prevenir e avisar que os assuntos abordados podem desencadear processos emocionais complexos, dependendo do modo7games baixar o app aplicativorecepção7games baixar o app aplicativoquem os assiste ou consome", afirma a professora.

Crédito, Getty Images
Psicólogo diz que divulgar formas7games baixar o app aplicativoobter ajuda é uma outra forma7games baixar o app aplicativofalar sobre suicídio
Mostrar ou não?
No Brasil, a taxa7games baixar o app aplicativosuicídios na população7games baixar o app aplicativo15 a 29 anos subiu7games baixar o app aplicativo5,1 por 100 mil habitantes7games baixar o app aplicativo2002 para 5,67games baixar o app aplicativo2014 - um aumento7games baixar o app aplicativoquase 10%, segundo dados do Mapa da Violência 2017. O estudo é publicado anualmente a partir7games baixar o app aplicativodados oficiais do Sistema7games baixar o app aplicativoInformações7games baixar o app aplicativoMortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
Para Ana Beatriz Silva, como o suicídio normalmente está associado a múltiplos fatores, físicos, sociais e7games baixar o app aplicativopersonalidade, uma cena só será um fator desencadeante caso a pessoa apresente "um quadro7games baixar o app aplicativoalteração7games baixar o app aplicativocomportamento, principalmente a depressão."
A psiquiatra disse ter notado um aumento na procura por serviços psicológicos em7games baixar o app aplicativoclínica após a "catarse coletiva" motivada pela discussão cultural sobre suicídio. Segundo ela, a maior parte7games baixar o app aplicativoseus pacientes adolescentes fez questionamentos sobre suicídio motivados pela série da Netflix.
"Eles me perguntavam: 'Qualquer um pode se suicidar?' 'Como uma pessoa se deprime?'. Ou seja, para aqueles que tem contato com uma ajuda psicológica ou que não apresentam uma alteração comportamental, a série foi capaz7games baixar o app aplicativodespertar uma curiosidade positiva", diz.

O tabu do suicídio assistido no Brasil: morte digna ou crime contra a vida?
Para alguns, como o escritor Carlos Heitor Cony, suicídio assistido permite morte rápida e indolor; para outros, como líderes católicos, é inaceitável e dá margem a abusos.




