Crise, falência estatal e desemprego levam a explosão no númerofiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua no Rio:fiz um pix no sportingbet e nao caiu

Jorge e Silvia, moradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua no Rio

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Jorge (ao lado da mulher, Silvia) nunca tinha se imaginado morando na rua, mas dificuldadefiz um pix no sportingbet e nao caiuconseguir trabalho o deixou sem opções

O grupofiz um pix no sportingbet e nao caiuvoluntários repete a ação três vezes por semana,fiz um pix no sportingbet e nao caiutrês pontos diferentes no Rio. O númerofiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua teve um aumento vertiginoso nos últimos anos, tendo praticamente triplicadofiz um pix no sportingbet e nao caiu2013 para cá.

Em abril deste ano, o númerofiz um pix no sportingbet e nao caiupessoas vivendo nas ruas da cidade chegou a 14.150,fiz um pix no sportingbet e nao caiuacordo com a Secretaria Municipalfiz um pix no sportingbet e nao caiuAssistência Social e Direitos Humanos - contra 5.580fiz um pix no sportingbet e nao caiu2013.

Para a secretária da pasta, Maria Teresa Bergher, a conjunçãofiz um pix no sportingbet e nao caiudificuldades do momento atual ajuda a explicar o aumento.

"Vivemos uma crise econômica muito séria no país e o Estado do Rio está falido. O desemprego agora apresentou quedafiz um pix no sportingbet e nao caiutodas as regiões do Brasil, menos no Estado do Rio", afirma Bergher. "Tudo isso faz com que tenhamos uma situação bastante séria."

Moradorfiz um pix no sportingbet e nao caiurua instalado na Glória, no Rio

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Quantidadefiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua praticamente triplicou no Rio nos últimos anos

É o avesso do otimismo despertado com o ciclo dos megaeventos dos últimos anos, diante da Copa do Mundo e dos Jogos Rio 2016.

"Muitas pessoas vieram para o Rio nos últimos anos porque a cidade foi vendida com uma imagemfiz um pix no sportingbet e nao caiubeleza efiz um pix no sportingbet e nao caiupromessa. Mas muitas pessoas que vieram com esperançafiz um pix no sportingbet e nao caiuemprego efiz um pix no sportingbet e nao caiuuma vida melhor acabaram ficando nas ruas", diz a secretária municipal.

Primeira vez na rua

Jorge já tinha ficado desempregado antes, mas a diferença é que sempre aparecia alguma coisafiz um pix no sportingbet e nao caiupouco tempo. Agora não. Desde a demissão coletiva da empresa da área química onde teve carteira assinada por sete anos, não consegue nada.

Nunca tinha se imaginado dormindo na rua. Mas foi o que restou. Atualmente, quando não consegue vagafiz um pix no sportingbet e nao caiuum abrigo da prefeitura, se encolhe para dormir nas calçadas do Centro ou da Glória, e rapidamente aprende para onde não deve voltar.

É o caso do Aterro do Flamengo, onde tentara passar a noite anterior ao café da manhã, ao ladofiz um pix no sportingbet e nao caiusua mulher. Até que presenciaram três assaltos violentosfiz um pix no sportingbet e nao caiusequência. "A polícia fica no Aterro até as 22h e depois é um Deus nos acuda. Não dá para dormir lá", conclui Jorge.

O casal então buscou refúgio no monumento ao IV Centenário do Descobrimento do Brasil, na Glória. Inauguradafiz um pix no sportingbet e nao caiu1900, a obra é pontuada por uma imponente estátuafiz um pix no sportingbet e nao caiuPedro Álvares Cabral, erguendo uma bandeirafiz um pix no sportingbet e nao caiuposturafiz um pix no sportingbet e nao caiuvitória e com inscrições louvando a descoberta da "terra bendicta". À noite, o pedestalfiz um pix no sportingbet e nao caiugranito fica cercadofiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua.

Efeito dominó

Silvia Aparecidafiz um pix no sportingbet e nao caiuSouza, parceirafiz um pix no sportingbet e nao caiuJorge, está na mesma situação que ele. Perdeu o empregofiz um pix no sportingbet e nao caiubabá há um ano e meio. A patroa também foi mandada embora do trabalho e, ato contínuo, teve que demiti-la.

"Foi efeito dominó, caiu uma e depois a outra", resume Silvia, que tem 46 anos. "Foi muito difícil." De lá para cá, ela não conseguiu mais nada. "E não estou escolhendo não, faço faxina, o que pintar."

Os dois sãofiz um pix no sportingbet e nao caiuPetrópolis, na região serrana do Rio. Moravam juntos, mas tiveram que abandonar o endereço há dois meses, e agora passam a maior parte do tempo separados. Jorge dorme na rua oufiz um pix no sportingbet e nao caiuabrigos da prefeitura; Silvia geralmente dorme na casa da avófiz um pix no sportingbet e nao caiuDuque Caxias, na Baixada Fluminense.

"Ficar na rua é muito perigoso para mulher. Se durmo com ele na rua, ele não consegue dormir, preocupado comigo", diz Silvia. "Mas quando estou na casa da minha avó e ele na rua, eu também não consigo dormir, preocupada com ele."

No Dia dos Namorados, no começo da semana, eles passaram o dia juntos, mas tiveram que se separar novamente à noite. "A gente fica com muita saudade", lamenta Silvia.

Moradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua no Centrofiz um pix no sportingbet e nao caiuSão Paulo

Crédito, AFP

Legenda da foto, Moradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua no Centrofiz um pix no sportingbet e nao caiuSão Paulo; 'tamanho da populaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiusituaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiurua no Brasil sempre tem relação com pobreza, desigualdade social, infraestrutura urbana', diz pesquisador do Ipea

100 mil na rua

A assistente social Vanda Amorim coordena os cafés da manhã na Glória há quase 11 anos. Ela diz que, do começo do ano passado para cá, o númerofiz um pix no sportingbet e nao caiufrequentadores dobrou. O projeto passou a receber uma médiafiz um pix no sportingbet e nao caiu150 moradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiuruafiz um pix no sportingbet e nao caiuum dia para, atualmente, maisfiz um pix no sportingbet e nao caiu300 pessoas por edição.

"Temos visto pessoas que não fazem parte daquele contexto normalfiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua, que já vivem há muitos anosfiz um pix no sportingbet e nao caiucatar material reciclado ou, por causafiz um pix no sportingbet e nao caiudrogas, já se acomodaram nessa vidafiz um pix no sportingbet e nao caiusobrevivência na rua", explica Vanda.

"Têm outro perfil, estão mais arrumadinhas, têm uma linguagem boa. Esses aí não querem perder tempo. Geralmente tomam café para suprir a fome e vão logo embora", descreve. "Estão correndo atrás."

De acordo com o Institutofiz um pix no sportingbet e nao caiuPesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem pouco maisfiz um pix no sportingbet e nao caiu100 mil pessoas vivendo nas ruas. A estimativa se baseiafiz um pix no sportingbet e nao caiudados 2015, já que não há estatísticas nacionais para medir a populaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiurua. Assim, é difícil acompanhar o avanço desses números e o impacto da recessão.

"O tamanho da populaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiusituaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiurua no Brasil sempre tem relação com pobreza, desigualdade social, infraestrutura urbana", afirma o pesquisador do Ipea Marco Antonio Carvalho Natalino, autor do estudo.

"A redução da atividade econômica e o desemprego não são os únicos fatores que levam as pessoas para as ruas. Mas com o aumento desses índices, estamos vendo isso com mais força agora. É visível. Há um aumento da populaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiusituaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiuruafiz um pix no sportingbet e nao caiutodas as grandes metrópoles no Brasil", afirma Natalino, especialistafiz um pix no sportingbet e nao caiupolítica pública e gestão governamental.

Natalino critica a faltafiz um pix no sportingbet e nao caiudados nacionais e atualizados para acompanhar a situação real no país, que seriam essenciais para formular políticas públicas adequadas para atender às demandasfiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua.

"Populaçõesfiz um pix no sportingbet e nao caiurua já costumam ser invisibilizadas. O Estado as torna ainda mais invisíveis por não produzir informações. Ele parafiz um pix no sportingbet e nao caiuolhar para esse público como alvofiz um pix no sportingbet e nao caiupolíticas sociais efiz um pix no sportingbet e nao caiuserviços públicos", considera.

Em São Paulo, cidade que concentra a maior população e o maior númerofiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua no país, os números estão defasados.

O último censo foi realizadofiz um pix no sportingbet e nao caiu2015, não havendo ainda uma atualização na gestão do prefeito João Doria (PSDB). De acordo com os dados disponíveis, a populaçãofiz um pix no sportingbet e nao caiurua na cidade aumentoufiz um pix no sportingbet e nao caiu14.478fiz um pix no sportingbet e nao caiu2011 para 15.905,fiz um pix no sportingbet e nao caiu2015.

Moradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiurua no Centrofiz um pix no sportingbet e nao caiuSão Paulo

Crédito, AFP

Legenda da foto, Apesar da faltafiz um pix no sportingbet e nao caiunúmeros, sabe-se que tem aumentado o númerofiz um pix no sportingbet e nao caiumoradoresfiz um pix no sportingbet e nao caiuruafiz um pix no sportingbet e nao caiutodas as principais metrópoles do país

Peregrinação por empregofiz um pix no sportingbet e nao caiubarriga vazia

Entre os pertences acumulados na mochila pretafiz um pix no sportingbet e nao caiuJorge está uma pasta com cópiasfiz um pix no sportingbet e nao caiuseu currículo, que já submeteu a empresas do Rio,fiz um pix no sportingbet e nao caiuPetrópolis efiz um pix no sportingbet e nao caiuMinas Gerais.

O documento lista suas experiências profissionais, ensino médio incompleto e destaca, entre suas principais características, "excelente relacionamento interpessoal e capacidadefiz um pix no sportingbet e nao caiuliderança".

Após o café da manhã, ele entrega uma cópia para voluntários do Projeto Voar, pedindo que lhe avisassem sobre oportunidades.

Sua rotina tem sido essa. "Amanheceu, saio à procurafiz um pix no sportingbet e nao caiuemprego, vou batendofiz um pix no sportingbet e nao caiuportas para ver o que consigo. Só não consigo ir muito longe porque não tenho dinheiro para a passagem (de ônibus)", diz. "Você vai gastar uma energia e não tem um alimento no estômago. É duro".

Mas ele enfatiza que só está na rua por causa do desemprego.

"Não sou dependente químico, não consumo bebida nenhuma, tenho exames toxicológicos. Estoufiz um pix no sportingbet e nao caiubuscafiz um pix no sportingbet e nao caiuemprego para poder trazer sustento para mim e para a minha família."

Berço partido

Jorge teria nascidofiz um pix no sportingbet e nao caiuuma família com boas condições financeiras. Mas seu pai foi assassinado quando ele ainda estava na barriga da mãe. "Mataram meu pai para roubar os caminhões que ele tinha. A minha mãe me botou no mundo e me largou. Com 15 diasfiz um pix no sportingbet e nao caiuvida, meu padrinho me pegou para criar."

Ele viveu com o padrinho até os 7 anos, e depois ficoufiz um pix no sportingbet e nao caiucasafiz um pix no sportingbet e nao caiucasa, "que nem cigano". Só conhece as históriasfiz um pix no sportingbet e nao caiucomo as coisas eram antes. "Meu pai tinha uma vida boa, uma família boa, ele transportava boi para corte, cortava lenha e transportava toras."

Da infância quebrada vieram dois sonhos. O primeiro era constituir uma família, que fez com que se casasse já aos 16 anos. Virou pai aos 22 anos, e hoje tem três filhos do primeiro casamento.

Com idadesfiz um pix no sportingbet e nao caiu7, 12 e 14 anos, as crianças moramfiz um pix no sportingbet e nao caiuPetrópolis com a mãe. Jorge diz que, com o desemprego, não tem conseguido enviar ajuda financeira.

"A minha filha vai fazer 13 anos neste mês e pela primeira vez estou com receiofiz um pix no sportingbet e nao caiunão poder dar nada. Todo ano eu dou um bolinho, fazemos uma festinha, mas esse ano eu não tenho o que fazer", lamenta.

"Não sou nenhum político igual a esses aí... Vivo do trabalho mesmo", diz ele.

O segundo sonho era dirigir um caminhão e trilhar o caminho do pai que não conheceu. Recentemente, conseguiu trocarfiz um pix no sportingbet e nao caiucarteirafiz um pix no sportingbet e nao caiuhabilitação para dirigir carretas - "uma grande conquista". Mas os empregos na área minguaram.

"Deixei currículofiz um pix no sportingbet e nao caiuvárias transportadoras, mas não está tendo vaga. Tem empresa com 30 carretas paradas. Imagina. Isso são 30 paisfiz um pix no sportingbet e nao caiufamília! Está tudo parado, o país está parado, não tem o que transportar."

Jorge passou no teste para trabalhar como motoristafiz um pix no sportingbet e nao caiuônibus no Rio - mas também não apareceram vagas por enquanto.

"Tenho que ficar no aguardo. O problema é que as contas, a barriga, a fome não esperam."