Dubai, a cidade no deserto que luta para não ser engolida pela areia:casa de aposta aceita pix

Crédito, Travel Wild/ Alamy
- Author, Joseph Phelan
- Role, BBC Future
casa de aposta aceita pix O deserto nunca esteve longe dos portõescasa de aposta aceita pixDubai. A capital do emiradocasa de aposta aceita pixmesmo nome, agora convertidacasa de aposta aceita pixum moderno centro financeiro que, com seus 3 milhõescasa de aposta aceita pixhabitantes, é a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos, é cercada pelo marcasa de aposta aceita pixum lado, e por um tapetecasa de aposta aceita pixareia aparentemente interminável do outro.
Sua históriacasa de aposta aceita pixsucesso é improvável, acasa de aposta aceita pixuma pacata vilacasa de aposta aceita pixpescadores quecasa de aposta aceita pix50 anos se transformoucasa de aposta aceita pixuma resplandecente metrópole urbana.
Mas, apesarcasa de aposta aceita pixsua opulência, a cidade enfrenta um grande desafio: desertos invasores que ameaçam as terras férteis remanescentes do emirado.
Os Emirados Árabes Unidos têm aproximadamente o mesmo tamanhocasa de aposta aceita pixPortugal, mas cercacasa de aposta aceita pix80%casa de aposta aceita pixsua área terrestre já é desértica.
Seu ecossistema é frágil e,casa de aposta aceita pixparte devido à desertificação, grande partecasa de aposta aceita pixsuas terras mais valiosas está sob crescente pressão.
De acordo com um relatório do governo publicadocasa de aposta aceita pix2019, "com o aumento das populações e dos sistemascasa de aposta aceita pixconsumocasa de aposta aceita pixalimentos, a degradação da terra e a desertificação estão se tornando desenfreadas".
Encontrar soluções eficazes tornou-se uma prioridade para o país. O objetivo não é conquistar o deserto, mas restaurar áreascasa de aposta aceita pixterra que não são mais produtivas.
Os Emirados Árabes Unidos estãocasa de aposta aceita pixuma posição única quando comparados a outros países afetados pela desertificação, pois têm a capacidadecasa de aposta aceita pixfinanciar ideias inovadoras.
Na verdade, está investindocasa de aposta aceita pixstartups verdes e apoiando instituições educacionais tecnologicamente inovadoras e com inclinação ecológica.
A própria existênciacasa de aposta aceita pixDubai exemplifica o que pode ser alcançado quando a ambição e o foco são apoiados financeiramente. A mentalidade que ajudou a construir uma cidade na areia agora está sendo aproveitada para lutar contra a invasão do deserto.
Se forem bem-sucedidas, as soluções desenvolvidas poderão ter um enorme impacto globalmente.

Crédito, Desert Control
A desertificação é um tipocasa de aposta aceita pixdegradação da terracasa de aposta aceita pixque o solo fértil e arávelcasa de aposta aceita pixregiões áridas ou semiáridas torna-se improdutivo.
Em geral, ocorre quando há superexploraçãocasa de aposta aceita pixrecursos naturais, como água e solo, o que faz com que a vegetação não cresça nessas terras.
Pode ocorrer naturalmente, mas é um fenômeno que está cada vez mais ligado, tanto nos Emirados Árabes Unidos quanto no restante do mundo, à atividade humana; especificamente, ao pastoreio excessivo, à agricultura intensiva e ao desenvolvimentocasa de aposta aceita pixinfraestrutura.
"A desertificação ocorre quando a terra e a vegetação, geralmente nas bordas dos desertos, estão sobrecarregadas", diz William H. Schlesinger, biogeoquímico e presidente emérito do Instituto Carycasa de aposta aceita pixEstudoscasa de aposta aceita pixEcossistemas,casa de aposta aceita pixNova York, que pesquisa desertos há maiscasa de aposta aceita pix30 anos.
"O resultado é uma menor produtividade da vegetação e, muitas vezes, uma transição para tiposcasa de aposta aceita pixvegetação que são menos úteis para as atividades humanas."
Aproximadamente 12 milhõescasa de aposta aceita pixhectares são perdidoscasa de aposta aceita pixtodo o mundo a cada ano como resultado direto da seca e da desertificação, o equivalente a 1.300 camposcasa de aposta aceita pixfutebol por hora.
Para contextualizar, se fossem terras contínuas, você teria que dirigir a 210 km/h apenas para acompanhar o ritmo da desertificação
Nos últimos 20 anos, houve uma grave perdacasa de aposta aceita pixterras valiosas na região. De acordo com o Banco Mundial, os Emirados Árabes Unidos tinham 75.000 hectarescasa de aposta aceita pixterra arávelcasa de aposta aceita pix2002, mascasa de aposta aceita pix2018, a área agricultável havia diminuído para 42.300 hectares.
Os dados do órgão multilateral também indicam que, no mesmo período, o percentualcasa de aposta aceita pixterras agrícolas nos Emirados Árabes Unidos caiucasa de aposta aceita pix7,97% para 5,38%.
Durante as décadascasa de aposta aceita pix1970 e 1980, o usocasa de aposta aceita pixsuas vastas reservascasa de aposta aceita pixpetróleo trouxe aos Emirados Árabes Unidos um períodocasa de aposta aceita pixincrível crescimento e prosperidade financeira, mas isso aconteceucasa de aposta aceita pixgrande medida sem muita preocupação com o meio ambiente.
Em 2008, a organização ambientalista WWF classificou o emirado como o país com a pior pegada ecológica per capita.
"O desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos nos últimos 40 anos exigiu uma abordagem ambientalmente hostil aos recursos da Terra", diz Dawn Chatty, professoracasa de aposta aceita pixantropologia da Universidadecasa de aposta aceita pixOxford. "Desfazer isso exigirá um esforço financeiro sério, bem como uma transformação social".
Em parte como resultado dessa repercussão negativa, os Emirados Árabes Unidos — e Dubaicasa de aposta aceita pixparticular — se comprometeram a fazer as coisascasa de aposta aceita pixforma diferente.
Em 2012, o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e emircasa de aposta aceita pixDubai, anunciou uma estratégia para construir uma economia verde que se concentre na sustentabilidade e garanta o crescimento a longo prazo.
"Os líderes políticos e empresariais dos Emirados Árabes Unidos entendem que melhorar as credenciais ambientais é extremamente importante para apresentar o país e cidades como Dubai como modernos", diz a professora Natalie Koch, especialistacasa de aposta aceita pixgeografia política da Universidadecasa de aposta aceita pixSyracuse,casa de aposta aceita pixNova York.

Crédito, Art Directors & TRIP / Alamy
As autoridades dos Emirados Árabes Unidos também estão preocupadas com como manterãocasa de aposta aceita pixriqueza atual quando os recursos petrolíferos acabarem ou se tornarem menos valiosos, diz Gökçe Günel, professorcasa de aposta aceita pixantropologia da Rice University no Texas e autor de Spaceship in the Desert (Espaçonave no Deserto,casa de aposta aceita pixtradução livre), livro sobre energia, mudanças climáticas e desenho urbanocasa de aposta aceita pixAbu Dhabi.
"Definitivamente, houve um esforço para atrair novas empresascasa de aposta aceita pixtecnologia para a região desde o início dos anos 2000, como parte da transiçãocasa de aposta aceita pixDubai para uma economia baseada no conhecimento", diz Günel.
"Nesse contexto, os investimentoscasa de aposta aceita pixenergia renovável e tecnologia limpa, ou mais amplamentecasa de aposta aceita pixsustentabilidade, também servem como meiocasa de aposta aceita pixdiversificação econômica".
Já há uma sériecasa de aposta aceita pixiniciativas focadascasa de aposta aceita pixDubai.
A Estratégia Industrialcasa de aposta aceita pixDubai 2030 descreve o plano da cidade para "promover uma fabricação ecologicamente correta e com eficiência energética", enquanto o Parque Solar Mohamed bin Rashid Al Maktoum,casa de aposta aceita pix1 gigawatt (1 bilhãocasa de aposta aceita pixwatts), localizado a 50 quilômetros ao sulcasa de aposta aceita pixDubai, está entre os maiores parques solares do mundo.
Mas os problemas ambientaiscasa de aposta aceita pixDubai estão longecasa de aposta aceita pixserem resolvidos, principalmente no caso da desertificação.
A seca, o uso excessivocasa de aposta aceita pixrecursos naturais, o rápido desenvolvimento urbano e o aumento da salinidade do solo são riscos para a cidade.
A falhacasa de aposta aceita pixabordá-los adequadamente ameaça tudo, desde a perda permanentecasa de aposta aceita pixterras cultiváveis até o desaparecimentocasa de aposta aceita pixespécies nativas da região.
Além disso, com os Emirados Árabes Unidos dependendo fortementecasa de aposta aceita piximportações para abastecercasa de aposta aceita pixcrescente população, há uma enorme necessidadecasa de aposta aceita pixaumentar a produção domésticacasa de aposta aceita pixalimentos para tornar a região mais autossuficiente e, portanto, mais sustentável.
Em maiocasa de aposta aceita pix2021, o emir Mohamed lançou a Food Tech Valley, uma incubadoracasa de aposta aceita pixpesquisa e inovação que visa triplicar a produçãocasa de aposta aceita pixalimentos dos Emirados Árabes Unidos. Para conseguir isso, precisarácasa de aposta aceita pixiniciativas eficazes contra a desertificação.

Crédito, Snapper Nick/Alamy
Durante muito tempo, a antiga soluçãocasa de aposta aceita pixsimplesmente plantar mais árvores foi tratada como o enfoque principal.
"As árvores prendem o solo, absorvem dióxidocasa de aposta aceita pixcarbono, melhoram a fertilidade do terreno ecasa de aposta aceita pixinfiltração e a recarga das águas subterrâneas", diz Anna Tengberg, professora do Centrocasa de aposta aceita pixEstudoscasa de aposta aceita pixSustentabilidade da Universidadecasa de aposta aceita pixLund, na Suécia.
As autoridadescasa de aposta aceita pixDubai estão bastante cientes do impacto potencial que as árvores podem ter no combate à desertificação.
Em 2010, o emir Mohamed lançou a iniciativa "Um Milhãocasa de aposta aceita pixÁrvores", com o objetivocasa de aposta aceita pixplantar essa quantidadecasa de aposta aceita pixárvores para aumentar as áreas verdes da cidade e conter a desertificação.
No entanto,casa de aposta aceita pixacordo com Hamza Nazal, representante da Green Land, empresa que desenvolveu o projetocasa de aposta aceita pixassociação com a Fundação Internacional Zayed para o Meio Ambiente, apoiada pelo governo, "100% das árvores morreram e a iniciativa foi um fracasso total".
Nazal diz que o projeto foi "abandonado" depois que a empresa estatalcasa de aposta aceita pixinvestimentos Dubai Holding anunciou o desenvolvimentocasa de aposta aceita pixvários empreendimentos imobiliários no mesmo terreno, embora eles não tenham sido construídos.
"Está claro que o projeto foi utilizado para finscasa de aposta aceita pixrelações públicas e para mostrar iniciativas voltadas à promoção da sustentabilidade", diz Nazal.
"Se eles realmente se importassem com o meio ambiente, teriam tentado salvar o milhãocasa de aposta aceita pixárvores que estavam morrendo na frente deles."
Christian Henderson, professorcasa de aposta aceita pixestudos do Oriente Médio na Universidadecasa de aposta aceita pixLeiden, na Holanda, diz que é "questionável" que o verdadeiro objetivo do projeto seja a sustentabilidade, observando que o prestígio político e a imagem do ambientalismo também parecem ter sido motivações importantes.
"Do pontocasa de aposta aceita pixvista ecológico, o fracasso deste projeto se deve ao fatocasa de aposta aceita pixque algumas das árvores não eram adaptadas ao ambiente dos Emirados Árabes Unidos", acrescenta.
A BBC Future Planet entroucasa de aposta aceita pixcontato com a Dubai Holding e o Municípiocasa de aposta aceita pixDubai sobre a iniciativa, mas não recebeu resposta.

Crédito, Hamza Nazzal
A seleção das espécies certas,casa de aposta aceita pixpreferência nativas, é crucial para projetoscasa de aposta aceita pixplantiocasa de aposta aceita pixárvores, concorda Tengberg, assim como considerar o espaçamento ao plantarcasa de aposta aceita pixáreas secas e quais são os benefícios para a população local.
Apesar do fracasso da iniciativa, o plantiocasa de aposta aceita pixárvores ainda é visto como parte central da estratégia antidesertificaçãocasa de aposta aceita pixDubai, como é o casocasa de aposta aceita pixoutras partes do Oriente Médio.
A Arábia Saudita, por exemplo, declarou recentementecasa de aposta aceita pixambiçãocasa de aposta aceita pixplantar 10 bilhõescasa de aposta aceita pixárvores nas próximas décadas como partecasa de aposta aceita pixsua Iniciativa Verde Saudita.
É claro que, para que qualquer projeto tenha sucessocasa de aposta aceita pixuma paisagem seca e árida e para que as árvores permaneçam vivas e saudáveis, é crucial aprender a usar os escassos suprimentoscasa de aposta aceita pixágua com sabedoria.
Dubai, assim como outras partes do Oriente Médio, investiucasa de aposta aceita pixvários projetoscasa de aposta aceita pix"semeaduracasa de aposta aceita pixnuvens" destinados a induzir chuva artificialmente, mas muitos deles são controversos, com sucesso difícilcasa de aposta aceita pixmedir, e alguns argumentando que poderiam levar a inundações.
Outros sugerem que os materiais usados, como o iodetocasa de aposta aceita pixprata, podem ser prejudiciais.
Novas tecnologias desenvolvidas por startups verdes como a Desert Control, com sede na Noruega, oferecem um caminho diferente.
A Desert Control visa melhorar o problemacasa de aposta aceita pixdesertificaçãocasa de aposta aceita pixDubai, implantando nanopartículas líquidascasa de aposta aceita pixargila natural para converter rapidamente a areia do desertocasa de aposta aceita pixsolo fértil.
A tecnologia consistecasa de aposta aceita pixborrifar uma misturacasa de aposta aceita pixágua e argilacasa de aposta aceita pixsolo seco e danificado para cobri-lo com uma camadacasa de aposta aceita pixcercacasa de aposta aceita pix50 centímetroscasa de aposta aceita pixespessura.
"A gravidade puxa as minúsculas partículascasa de aposta aceita pixargila para o chão e elas grudamcasa de aposta aceita pixcada grãocasa de aposta aceita pixareia que encontram", explica Ole Kristian Sivertsen, CEO da Desert Control.
"Então eles formam uma estrutura que retém a água como uma esponja. Isso, com o tempo, transforma a areia degradadacasa de aposta aceita pixsolo fértil."

Crédito, Desert Control
Com o líquidocasa de aposta aceita pixnanopartículas, não só a terra é irrigada, mas também garante que o solo possa reter água por mais tempo, alémcasa de aposta aceita pixnutrientes. Como resultado, o solo deficientecasa de aposta aceita pixminerais pode receber uma nova vida.
A tecnologia mostra as possibilidades que existem para formar solocasa de aposta aceita pixcondições ambientais difíceis, diz Daniel Evans, que pesquisa sistemas agrícolas sustentáveis no Institutocasa de aposta aceita pixSolo e Agroalimentos da Cranfield University, no Reino Unido.
A Desert Control ainda é uma empresa jovem, mas desde 2019 vem realizando projetos pilotocasa de aposta aceita pixargila natural líquidacasa de aposta aceita pixDubai, com vários agricultores e proprietárioscasa de aposta aceita pixterras e o Centro Internacionalcasa de aposta aceita pixAgricultura Biossalina (ICBA)casa de aposta aceita pixDubai.
Cada tipocasa de aposta aceita pixsolo requer uma composiçãocasa de aposta aceita pixargila natural líquida sob medida.
De acordo com Sivertsen, o ICBA documentou uma economiacasa de aposta aceita pixáguacasa de aposta aceita pix47% com a tecnologia normalmente usada para gramados esportivos e camposcasa de aposta aceita pixgolfe.
Também apresentou melhores rendimentoscasa de aposta aceita pixculturas como melancia (17%), milheto (28%) e abobrinha (62%).
Em um projetocasa de aposta aceita pixDubai, o tratamento gerou 50%casa de aposta aceita pixeconomiacasa de aposta aceita pixágua para palmeiras e outros tiposcasa de aposta aceita pixárvores, diz Sivertsen.
Ainda assim, usar argila natural líquida para cultivar um grande númerocasa de aposta aceita pixárvorescasa de aposta aceita pixDubai será um grande desafio. "Uma única tamareira pode absorver cercacasa de aposta aceita pix250 litros por dia", diz Sivertsen.
Anne Verhoef, física do solo da Universidadecasa de aposta aceita pixReading, no Reino Unido, diz que, embora a argila natural líquida seja "em princípio uma oportunidade empolgante", ainda há dúvidas sobrecasa de aposta aceita pixpraticidade e viabilidade.
Por exemplo, o usocasa de aposta aceita pixágua salgada pode afetar a saúde a longo prazo da terra ecasa de aposta aceita pixaptidão para a agricultura, diz ela.
Devido à faltacasa de aposta aceita pixdisponibilidade água doce, a água usada na agricultura nos Emirados Árabes geralmente vemcasa de aposta aceita pixusinascasa de aposta aceita pixdessalinização, o que pode levar a níveiscasa de aposta aceita pixsal mais altos do que o normal.
Por isso, é fundamental que o usocasa de aposta aceita pixargila natural líquida se amplie lentamente, diz Verhoef, e estudos sejam realizados ao longocasa de aposta aceita pixanos, para garantir que não tenha efeitos adversos sobre a terra, o meio ambientecasa de aposta aceita pixgeral e as comunidades locais.
Mesmo que o tratamentocasa de aposta aceita pixargila natural líquida funcione, diz Evans, ele não aborda todos os desafios para o desenvolvimento da agriculturacasa de aposta aceita pixambientes desérticos, como armazenar os alimentos produzidos e apoiar o trabalho necessário para a colheita.
"Inovações tecnológicascasa de aposta aceita pixrobótica, inteligência artificial e sensores podem ajudar a superar essas limitações", acrescenta.

Crédito, philipus / Alamy
Estima-se que 75% da superfície terrestre do nosso planeta já esteja degradada, mas muitas vezes a questão carece da atenção que merece.
"É um problema que afeta principalmente África, Ásia e América Latina, e áreas pobrescasa de aposta aceita pixpaíses desenvolvidos, como algumas áreas áridas e marginais do Mediterrâneo", diz Tengberg.
"Os países ricos estão mais preocupados com as mudanças climáticas, perdacasa de aposta aceita pixbiodiversidade e poluição química."
Isso se reflete na estrutura internacionalcasa de aposta aceita pixgovernança ambiental e nos mecanismoscasa de aposta aceita pixfinanciamento, acrescenta, com a Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação recebendo muito menos financiamento multilateral do que iniciativas que tratam da mudança climática e biodiversidade.
Dadacasa de aposta aceita pixenorme riqueza, seu desejocasa de aposta aceita pixestar na vanguarda do progresso e a necessidadecasa de aposta aceita pixrecuperar terras cada vez mais tomadas pela areia, os esforços antidesertificação dos Emirados Árabes podem fornecer uma solução para o problema e um modelo para o resto do mundo.
Como líder tecnológico na área, um caminho traçado pelo país pode trazer benefícios para seus vizinhos e outras regiões que enfrentam um futuro incerto devido à desertificação.
casa de aposta aceita pix Leia a versão original desta reportagem casa de aposta aceita pix (em inglês), no site da BBC Future casa de aposta aceita pix .

casa de aposta aceita pix Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal casa de aposta aceita pix .
casa de aposta aceita pix Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube casa de aposta aceita pix ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscasa de aposta aceita pixautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacasa de aposta aceita pixusocasa de aposta aceita pixcookies e os termoscasa de aposta aceita pixprivacidade do Google YouTube antescasa de aposta aceita pixconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecasa de aposta aceita pix"aceitar e continuar".
Finalcasa de aposta aceita pixYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscasa de aposta aceita pixautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacasa de aposta aceita pixusocasa de aposta aceita pixcookies e os termoscasa de aposta aceita pixprivacidade do Google YouTube antescasa de aposta aceita pixconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecasa de aposta aceita pix"aceitar e continuar".
Finalcasa de aposta aceita pixYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscasa de aposta aceita pixautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacasa de aposta aceita pixusocasa de aposta aceita pixcookies e os termoscasa de aposta aceita pixprivacidade do Google YouTube antescasa de aposta aceita pixconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecasa de aposta aceita pix"aceitar e continuar".
Finalcasa de aposta aceita pixYouTube post, 3








