O que memes com 'menino africano cético' revelamaposta ganha logotipopercepções sobre a África:aposta ganha logotipo

Reddit

Crédito, Reditt

Legenda da foto, Foto original foi tirada durante viagemaposta ganha logotipoestudantesaposta ganha logotipomedicina

aposta ganha logotipo Você provavelmente já viu essa fotoaposta ganha logotipoalgum lugar: um menino negro maltrapilho dá a uma mulher branca, agachada a seu lado, um senhor olhar irônico. A imagem ficou conhecida na internet como "A criança cética do Terceiro Mundo" e se tornou base para uma infinidadeaposta ganha logotipomemes desde que foi postada pela primeira vez no site Redditaposta ganha logotipo2012.

Mas as legendas sarcásticas e bem-humoradas também deram origem a um debate sobre privacidade e como o Ocidente aborda a questão da pobreza na África.

A imagem do "menino cético" muitas vezes vem acompanhadas por comentários sarcásticos reforçando estereótipos da África como um continente devastado por guerras eaposta ganha logotipoque há constante escassezaposta ganha logotipocomida.

Numa delas, por exemplo, o menino "pergunta" à mulher: "Você está me dizendo que perdeu pesoaposta ganha logotipopropósito?". É uma alusão aos índicesaposta ganha logotipodesnutrição infantil na África.

<link type="page"><caption> Leiam também: Como pescadora saiu do nada para criar 'império'</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2015/10/151003_uganda_pescadora_hb" platform="highweb"/></link>

Curtiu? Siga a BBC Brasil no <link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="http://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link> e no <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="http://www.twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>

'Menino simpático'

Mas há um problema ainda mais básico envolvendo o meme: a privacidade da criança.

Meme Generator

Crédito, Memegenerator

Legenda da foto, "Você está me dizendo que perdeu pesoaposta ganha logotipopropósito?"

A BBC tentou descobrir a identidade do menino eaposta ganha logotiposeus pais e sequer conseguiu apurar se eles estão a par do uso da imagem. A imagem está sendo publicada nesta matéria porque está disponibilizadaaposta ganha logotipoprofusão na internet e também para chamar ao debate sobre privacidade.

No entanto, a identidade da mulher na foto é conhecida. Trata-seaposta ganha logotipoHeena Pranav, uma médicaaposta ganha logotipo28 anos que viveaposta ganha logotipoChicago, nos Estados Unidos. Em 2012, ela ainda era estudanteaposta ganha logotipomedicina quando viajou para Gulu, uma cidade no norteaposta ganha logotipoUganda, para trabalhar como voluntáriaaposta ganha logotipoum projetoaposta ganha logotipoassistência a mulheres traumatizadas pela guerra civil no país.

A criança na foto não tinha qualquer relação com o projeto. Pranav contou ter encontrado o menino quando visitava um mercado local.

"Estava com um grupoaposta ganha logotipooutros estudantes quando vi esse menino, que deveria ter dois ou três anos. A mãe dele estava por perto, trabalhando no mercado. Achei o menino bem simpático e brinquei um pouco com ele", disse a médica à BBC Trending.

Meme generator

Crédito, Meme generator

Legenda da foto, "Eu choroaposta ganha logotipofrente à câmera e minha aldeia ganha uma escola?"

O menino não falava inglês e Pranav não tinha conhecimentoaposta ganha logotiponenhuma das línguas locais, mas o rápido encontro foi capturado por um dos estudantes do grupo. Pranav conta que sequer tinha ouvido falar do Reddit antesaposta ganha logotipouma amiga postar a foto no site e ela viralizar.

<link type="page"><caption> Leia também: Fotógrafa reencena drama realaposta ganha logotipocrianças criadas por animais</caption><url href="http://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2015/10/151014_vert_cul_fotos_criancas_selvagens_ml" platform="highweb"/></link>

"Jamais imaginei que isso pudesse ter acontecido. Gostaria que o menino e a mãe tivessem sido informados e queaposta ganha logotipoalguma forma pudessem ter se beneficiado disso, pois acho que o menino foi explorado".

Pranav não é a única a pensar assim. Martine Jahre, vice-presidente do Fundoaposta ganha logotipoAssistência Internacionalaposta ganha logotipoEstudantes e Acadêmicos Noruegueses, uma ONG norueguesa famosa pelos vídeos que tripudiam da publicidade apelativa feita por algumas instituiçõesaposta ganha logotipocaridade (especialmente as que usam imagensaposta ganha logotipocrianças bem pobres), vê uma faltaaposta ganha logotipomaior cuidado com a propagaçãoaposta ganha logotipoestereótipos.

Meme Generator

Crédito, Meme Generator

Legenda da foto, "Você me dá sapatos se eu colocar Jesus no meu coração?"

"Não somos a polícia moral e é difícil não achar graça (de alguns memes). Mas acho que as pessoas deveriam pensar um pouco mais no que compartilham", afirma Jahre.

"Ninguém gostariaaposta ganha logotipoveraposta ganha logotipocriança virar um meme do qual as pessoas fizessem graça ao redor do mundo. Acho que isso diz bastante sobre como pensamos no outro. É perigoso contarmos apenas uma história sobre a África. Se você só ouve sobre fome, guerra e doenças, você fica apático".

Mas a foto do "menino cético" também tem sido usadaaposta ganha logotipouma maneira curiosa: africanos tem veiculado versões do memeaposta ganha logotipoque criticam as visões ocidentais sobre seu continente. Em uma delas, por exemplo, o menino é visto "perguntando" seaposta ganha logotipoaldeia vai ganhar uma nova escola caso ele choreaposta ganha logotipofrente às câmeras.

Em outra, crítica é dirigida ao trabalhoaposta ganha logotipoentidades cristãs no continente. "Você vai me dar sapatos novos se eu deixar você colocar Jesus no meu coração?".