Como Portugal comprou o Nordeste dos holandeses por R$ 3 bi:brasileirão sportingbet

Crédito, Wikipedia
'Investimento'

Crédito, Wikipedia
Os holandeses ocuparam o Nordeste por cercabrasileirão sportingbet30 anos,brasileirão sportingbet1630 a 1654,brasileirão sportingbetuma área que se estendia do atual Estadobrasileirão sportingbetAlagoas ao Estado do Ceará. Eles também chegaram a conquistar partes da Bahia e do Maranhão, mas por pouco tempo.
Por trás das invasões, havia o interesse sobre o controle do comércio e comercialização do açúcar.
Isso porque, como conta Cabralbrasileirão sportingbetMello, antes mesmobrasileirão sportingbetocupar o Nordeste, os holandeses já atuavam na economia brasileira com o apoiobrasileirão sportingbetPortugal, processando e refinando a cana-de-açúcar brasileira.

"Quando o reino português foi incorporado pela Espanha, essa parceria acabou. Os espanhóis romperam esse acordo, que rendia altos lucros aos holandeses. Além disso, a relação entre os holandeses e os espanhóis já não era boa, já que a Holanda havia se tornado independente do império espanhol", diz o historiador.
Cabralbrasileirão sportingbetMello faz alusão a um momento históricobrasileirão sportingbetparticular, quando a Holanda, que até então fazia parte do império espanhol na Europa, obtevebrasileirão sportingbetindependência,brasileirão sportingbet1581.
A emancipação não foi bem recebida pelos espanhóis que, entre outras medidas, encerraram a parceria que os holandeses tinham com os portugueses no processamento e refino da cana-de-açúcar no Brasil, dado que, naquela ocasião, Portugal havia se tornado parte do reino espanhol.
Nesse sentido, a invasão do Brasil pelos holandeses foi uma espéciebrasileirão sportingbet"revanche" contra a Espanha.
Durante o períodobrasileirão sportingbetque ocuparam parte do Nordeste, os holandeses foram responsáveis por inúmeras mudanças importantes, inclusive urbanísticas, principalmente durante o governobrasileirão sportingbetJohan Maurits von Nassau-Siegen, ou Mauríciobrasileirão sportingbetNassau.
Com o intuitobrasileirão sportingbettransformar Recife na "capital das Américas", Nassau investiubrasileirão sportingbetgrandes reformas, tornando-a uma cidade cosmopolita. Apesarbrasileirão sportingbetbenquisto, ele acabou acusado por improbidade administrativa e foi forçado a voltar à Europabrasileirão sportingbet1644.
Após o fim da administração Nassau, a Holanda passou a exigir a liquidação das dívidas dos senhoresbrasileirão sportingbetengenho inadimplentes, o que levou à Insurreição Pernambucana e que culminaria, mais tarde, com a expulsão dos holandeses do Brasil.
'Sem heroísmo'

Naquele ano, Portugal já havia se separado da Espanha, mas demorou para enviar soldados para retomar o Nordeste. A região só foi reintegradabrasileirão sportingbetjaneirobrasileirão sportingbet1654.
Cabralbrasileirão sportingbetMello, que é especialista no períodobrasileirão sportingbetdomínio holandês, diz que a tesebrasileirão sportingbetque os holandeses foram expulsos pela valentia dos portugueses, índios e negros "não é completa".
"Os senhoresbrasileirão sportingbetengenho locais financiaram a luta pela expulsão dos holandeses, já que deviam mundos e fundos à Companhia das Índias Ocidentais, que lhes havia emprestado dinheiro. Eles, no entanto, não tinham como pagar a dívida", explica o historiador.
"Os holandeses acabaram derrotados, mas não sem antes pressionar Portugal pelo pagamento dessa dívida, inclusive chegando a bloquear o Tejo (Rio Tejo). O pagamento não foi feitobrasileirão sportingbetouro, mas um observador da época fez a correspondência para o metal precioso".
"Portugal tevebrasileirão sportingbetpagar 10 mil cruzados (moeda da época) aos holandeses. Também fez parte do acordo a transferência do controlebrasileirão sportingbetduas possessões territoriais portuguesas na Índia ─ Cranganor e Cochim ─ e o monopólio do comércio do Salbrasileirão sportingbetSetúbal (matéria-prima importante para a indústria holandesa para a salga do arenque)".








