Abusos sexuaisestrela bet saca a partir de quantouniversidades dos EUA viram assuntoestrela bet saca a partir de quantogoverno:estrela bet saca a partir de quanto

Campanha antiestuproestrela bet saca a partir de quantouniversidade dos EUA (AP)

Crédito, AP

Legenda da foto, Governo afirmou que 'não se pode fazer mais vista grossa' à violência nos campi

O governo do presidente Barack Obama também quer tornar a questão mais transparente, pois tradicionalmente ela vem sendo tratada sem chamar a atenção. Na semana passada, seu governo apresentou o primeiro relatório destinado a proteger as estudantes e acabar com as violações.

Além disso,estrela bet saca a partir de quantouma decisão pouco comum, o Departamentoestrela bet saca a partir de quantoEducação publicou uma lista das 55 universidades que estão sendo investigadas por possíveis violaçõesestrela bet saca a partir de quantoleis federais enquanto lidavam com as denúncias.

Algumas instituições renomadas estão na lista, como Harvard, Princeton e as universidadesestrela bet saca a partir de quantoBoston e Chicago.

Enfrentar os fatos

"As universidades têm que enfrentar os fatos sobre os ataques sexuais", disse o vice-presidente Joe Biden sobre o tema. "Não se pode mais fazer vista grossa ou fingir que isso não existe".

"Precisamos dar às vítimas o apoio que necessitam, como fornecer um abrigo sigiloso e levar os culpados à Justiça", disse.

Para lidar com o problema, o governo montou um grupoestrela bet saca a partir de quantotrabalho que, após mesesestrela bet saca a partir de quantoinvestigação, apresentou na semana passada um relatório com o objetivoestrela bet saca a partir de quantofornecer às universidades ferramentas para combater os abusos sexuais.

As medidas incluem realizar pesquisas para determinar locaisestrela bet saca a partir de quantoincidência nos campus das universidades e também ajuda para prevenir o problemaestrela bet saca a partir de quantoenfrentá-lo quando acontecer.

Enríquez afirmou que a medida é importante para estimular grande parte das vítimas a fazer denúncias.

"Quando elas pensavamestrela bet saca a partir de quantodenunciar, esse medoestrela bet saca a partir de quantoque lidariam mal com seu caso ou que não seriam abrigadasestrela bet saca a partir de quantoum lugar seguro superou o desejoestrela bet saca a partir de quantodenunciar", disse à BBC Mundo.

Alémestrela bet saca a partir de quantocolaborar com a Casa Branca, Jasmin atualmente dirige um projeto chamado Only With Consent (Só com meu consentimento) com a qual quer frear a violência sexual fomentando relações baseadas no consentimento mútuo e fazendo as vítimas entenderem que elas não têm culpa pelos abusos.

Universidades

O relatório do governo enfatizou como algumas universidades estão lidando com o problema. Algumas delas ampliaram a definiçãoestrela bet saca a partir de quantoabuso sexual e contrataram profissionais para orientar e apoiar as estudantes. Outras lançaram projetos para incentivar outros estudantes a reagir quando presenciarem casosestrela bet saca a partir de quantoassédio.

Mas enquanto algumas vítimas descreveram os abusos como uma "epidemia", alguns analistas conservadores preferem outro tom.

Heather MacDonald, do Instituto Manhattan para a Investigação Política, escreveu no início do ano que a realidade nos campi "não éestrela bet saca a partir de quantouma epidemiaestrela bet saca a partir de quantoestupros, mas sim uma culturaestrela bet saca a partir de quantocasais bêbados com zero revisões normativas sobre comportamento promíscuo".

Ela também questiona estatísticas do governo sobre mulheres violentadas e diz que índices nesse patamar "representariam uma ondaestrela bet saca a partir de quantocrimes sem precedentes".

Para Jasmin Enríquez, no entanto, o abuso sexual é um tema fundamental que a afetou diretamente.

"Sempre me senti envergonhada do que aconteceu comigo", escreveu recentementeestrela bet saca a partir de quantoseu blog.

"Sentia que era uma carga para a minha família, meus amigos e minha comunidade enfrentar o tema da violência sexual, que é tão comum nas nossas comunidades. Falei sobre o tema porque sentia que era minha responsabilidade, mas isso não veio sem (ter passado) noitesestrela bet saca a partir de quantoque duvidei ou me questionei se estava fazendo a coisa certa."

Mas agora, afirma que o apoio que recebeu ao contarestrela bet saca a partir de quantohistória ajudou-a a seguir concentradaestrela bet saca a partir de quantoseu sonho: "gerar uma culturaestrela bet saca a partir de quantoconsentimento para que menos pessoas passem por esse horrível atoestrela bet saca a partir de quantoviolência".