Entenda por que celulares do voo MH370 também viraram um mistério:sport recife x chapecoense

Crédito, Reuters
sport recife x chapecoense Um dos enigmas que rondam o desaparecimento do voo MH370 envolve os celulares dos 239 passageiros a bordo: o porquêsport recife x chapecoensenenhum deles ter sido usadosport recife x chapecoensetentativassport recife x chapecoensecontato com os familiares e, além disso, os relatossport recife x chapecoenseque alguns aparelhos teriam continuado a tocar vários dias após o sumiço do avião.
Quando sequestradores tomaram controlesport recife x chapecoensequatro aviões nos atentadossport recife x chapecoense11sport recife x chapecoensesetembrosport recife x chapecoense2001, os passageiros e tripulantes do voo United 93 conseguiram telefonar para amigos e parentessport recife x chapecoenseterra.
Mas quando o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu durante o trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim,sport recife x chapecoense8sport recife x chapecoensemarço, mudandosport recife x chapecoenserota e sumindo dos radares, não houve ligações telefônicas, mensagens ou qualquer outro tiposport recife x chapecoensecontato saído da aeronave.
A maioria das pessoas a bordo eram malaias e chinesas, dois países onde o usosport recife x chapecoensecelulares é onipresente, especialmente entre pessoas acostumadas a fazer viagens internacionais.
Mas especialistas dizem que são muito pequenas as probabilidadessport recife x chapecoenseque os celulares funcionassem ou ajudassem a localizar o avião.
Com issosport recife x chapecoensemente, veja algumas explicações para esse silêncio:
Os celulares conseguem captar sinal dentro do avião?
Os aviões sequestradossport recife x chapecoense11sport recife x chapecoenseSetembro voavamsport recife x chapecoensebaixas altitudessport recife x chapecoensedireção a alvos urbanos. Por isso, os passageiros conseguiram fazer ligações e mandar mensagens.
Mas geralmente os celulares não captam sinal durante um voo. Em primeiro lugar, a maioria das companhias aéreas exigem que os passageiros desliguem o aparelho, que ficam sem conexão com uma rede celular.
Mesmo que alguns mantenham seus aparelhos ligados, é muito difícil que eles consigam se conectar a uma rede, dada a velocidade e altitude do aviãosport recife x chapecoenseum voo internacional.
Lam Wong-Hing, especialistassport recife x chapecoensecomunicação da Universidadesport recife x chapecoenseHong Kong, disse ao New York Times que mesmo que um celular conseguisse captar sinal durante o voo, não seria capazsport recife x chapecoensetransmitir um sinal suficientemente forte para estabelecer uma conexão.
O que ocorre durante o voo sobre o oceano?
O voo sobre o mar reduz ainda mais as probabilidadessport recife x chapecoensese estabelecer uma conexão, já que não há antenassport recife x chapecoensecelulares próximas.
Ainda que os investigadores possam ter identificado os últimos contatos estabelecidos entre os celulares e a última torre sobrevoada pelo avião antessport recife x chapecoenseeste chegar ao oceano, se o avião estivesse a maissport recife x chapecoense10 mil pés é muito provável que os celulares não tenham conseguido contato com essa antena.
Dá para localizar os celulares dos passageiros?
Isso não é tão simples quanto ativar a função "encontre meu iPhone", novamente por causa da altitude, da localização e da velocidade do avião.
Muita gente pensa que os smartphones são dispositivos infalíveissport recife x chapecoenserastreamento, por serem usados pela polícia ou por unidadessport recife x chapecoenseresgate para localizar seus usuários. Ainda assim, há grandes áreas do planeta que não têm torressport recife x chapecoensetransmissão para a comunicação móvel.
As operadorassport recife x chapecoensetelefonia podem localizar os celulares?
Sim, quando estes estiverem ligados e conectados a uma redesport recife x chapecoensecelular ou wi-fi, explicou à agência Associated Press Ritch Blasi, da consultoria Comunicano.
Aplicativos como o "encontre meu iPhone" só funcionam quando o telefone consegue receber um sinalsport recife x chapecoenselocalizaçãosport recife x chapecoensesatélite por GPS e transmitir esse sinal via conexãosport recife x chapecoensecelular ou wi-fi.
E quanto aos telefones instalados no avião?
Muitas aeronaves têm telefones aéreos, que usam ondassport recife x chapecoenserádio ou tecnologiasport recife x chapecoensesatélite, e esses equipamentos estavam na classe executiva do voo da Malaysia Airlines.
Mas esses telefones aéreos geralmente estão integrados ao sistemasport recife x chapecoenseentretenimentosport recife x chapecoensebordo.
Se alguém deliberadamente desviou o avião e desligou seu transponder e outras formassport recife x chapecoensecomunicação, é provável que tenha desativado o sistemasport recife x chapecoenseentretenimentosport recife x chapecoensebordo, para que os passageiros não pudessem ver nos televisores o mapasport recife x chapecoensesua localização mostrando que eles estavam voando na direção errada.
E se o avião conseguiu aterrissar e houver sobreviventes com celulares?
Se essa pessoa conseguisse sinal,sport recife x chapecoenseteoria poderia fazer uma ligação - nas não se o avião estiversport recife x chapecoenseuma zona remota e sem serviçossport recife x chapecoensetransmissão.
Também poderia haver dificuldadessport recife x chapecoenseconectar o aparelho à rede local.
Por que os celularessport recife x chapecoensealguns passageiros tocaram quando familiares ligaram para eles?
A imprensa chinesa citou casos assim - dando a impressãosport recife x chapecoenseque o celular do passageiro tivesse sinal e estivesse ligado, mesmo dias depois do desaparecimento.
Mas isso não significa necessariamente que os celularessport recife x chapecoensequestão estivessem conectados a uma rede. Pode significar apenas que o sistema da empresasport recife x chapecoensetelefonia estava procurando o telefone e tentando completar a ligação.




