Pressa e excessoapp aposte e ganhetrabalho elevam riscoapp aposte e ganheacidentesapp aposte e ganheobras no Brasil:app aposte e ganhe

Arena Corinthians | Crédito: Reuters
Legenda da foto, Acidente com guindaste na Arena Corinthians causou a morteapp aposte e ganhedois operários
  • Author, Luis Kawaguti*
  • Role, Da BBC Brasilapp aposte e ganheSão Paulo

app aposte e ganhe As mortes ocorridas nas obrasapp aposte e ganheestádios da Copa do Mundoapp aposte e ganhe2014 colocamapp aposte e ganheevidência as falhasapp aposte e ganhesegurança nos canteirosapp aposte e ganheobra brasileiros. Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, a pressa para cumprir prazos e as altas cargas horárias cumpridas por operários são hoje as maiores causasapp aposte e ganheacidentes no país.

Até agora, sete operários morreramapp aposte e ganheobras das arenas da Copa no país. Cinco deles foram vítimasapp aposte e ganheacidentes violentos – desde quedas ao desabamentoapp aposte e ganheum guindaste no Itaquerão,app aposte e ganheSão Paulo.

Os outros dois foram vítimasapp aposte e ganhe"mal súbito", nomenclatura genérica dada por autoridades a doenças como infartos ou acidentes vasculares.

Para se ter ideia, na África do Sul, onde também ocorreram inúmeros atrasosapp aposte e ganhecronograma, a preparação dos estádios causou duas vítimas fatais.

As estatísticas mais recentes do Ministério da Previdência Social (divulgadasapp aposte e ganheoutubro) registraram maisapp aposte e ganhe62 mil acidentes –app aposte e ganhediferentes gravidades – no setor da construção civil no anoapp aposte e ganhe2012.

O número representa um aumentoapp aposte e ganhe12%app aposte e ganherelação aos casos ocorridos nos dois anos anteriores. Contudo, no mesmo período, o crescimentoapp aposte e ganheempregados no setor também foiapp aposte e ganhe12%, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

O governo não tem números atualizados sobre mortes no setor. O mais recente se refere a 2011: 471 casos.

No Estadoapp aposte e ganheSão Paulo – onde dois operários morreramapp aposte e ganhenovembro nas obras da Arena Corinthians – a alta no númeroapp aposte e ganhemortes foi significativa, segundo dados do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil). Foram 24 casos neste ano contra seteapp aposte e ganhe2012.

Pressa

"O setor da construção civil vive um momentoapp aposte e ganheaquecimento e o ritmo elevado das obras, que têm prazo para serem entregues, acaba levando ao aumento nos acidentesapp aposte e ganhetrabalho", afirmou à BBC Brasil o procurador Philippe Gomes Jardim, da Coordenadoria Nacionalapp aposte e ganheDefesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), do Ministério Público do Trabalho da União.

"O aumento no ritmoapp aposte e ganhetrabalho não vem acompanhadoapp aposte e ganhemais segurança", afirmou.

Segundo ele, quanto mais longas forem as jornadasapp aposte e ganhetrabalho e menores os intervalosapp aposte e ganhefolga, mais desgastado ficará o trabalhador e, portanto, mais sujeito a acidentes.

"É um círculo: o mercado exige velocidade da construtora, que exige do trabalhador, que acabaapp aposte e ganhesituaçãoapp aposte e ganhemaior risco".

Segundo o professor João Roberto Boccato, especialistaapp aposte e ganhesegurança do trabalho da Unicamp (Universidadeapp aposte e ganheCampinas), as construtoras estão mais preocupadasapp aposte e ganhecumprir os cronogramasapp aposte e ganheobras do queapp aposte e ganhecumprir a legislação prevencionista.

"O não-cumprimento dos prazos envolve multas, que muitas vezes são bem maiores do que o custo dos acidentes. Faltaapp aposte e ganhequalquer projeto no Brasil uma análise preliminarapp aposte e ganheriscos feita por profissionais da áreaapp aposte e ganhesegurança", afirmou Boccato.

Ele disse que a maioria dos contratosapp aposte e ganheobras falha ao não prever atrasos para a realizaçãoapp aposte e ganhemelhorias para prevenir acidentes.

"Os contratos também deveriam prever pagamentosapp aposte e ganhemultas maiores por acidentesapp aposte e ganhetrabalho", disse.

Horas extras e empreitada

Segundo Sebastião Geraldoapp aposte e ganheOliveira, desembargador do Tribunal Superior do Trabalhoapp aposte e ganheMinas Gerais, adota-se com certa frequência no setor da construção civil o pagamento rotineiroapp aposte e ganhehoras extras que, por serem sistemáticas, acabam diminuindo o tempoapp aposte e ganhedescanso do trabalhador.

"Isso (horas extras) não deveria ocorrer com tanta frequência, mas no Brasil existe a cultura da hora extra habitual, como se o fato extraordinário fosse um fato corriqueiro".

Em alguns casos, os empregadores fazem pagamentosapp aposte e ganheforma ilegal para horas extras não registradas, segundo Antônioapp aposte e ganheSouza Ramalho, vice-presidente da Força Sindical, presidente do Sintracon e deputado estadualapp aposte e ganheSão Paulo pelo PSDB.

"É o trabalho por empreitada. Paga-se 'por fora' para aumentar o ritmo da obra", disse Ramalho.

De acordo com ele, um operário comum (pedreiro, encanador, carpinteiro, etc.) costuma ter registrado na carteiraapp aposte e ganhetrabalho um salário mensal na faixaapp aposte e ganheR$ 1,5 mil. Contudo, uma vezapp aposte e ganheatividade na obra, ele passaria a receber por tarefa cumprida (empreitada) – o que poderia elevar seus rendimentos a até R$ 7 mil por mês.

Isso significa, segundo Ramalho, trabalharapp aposte e ganhe12 a 16 horas por dia e não ter o serviço "por fora" registrado para fins previdenciários ou para contar no 13º salário.

Ramalho afirmou ainda que alguns trabalhadores usam entorpecentes para aguentar as longas jornadasapp aposte e ganhetrabalho – o que aumenta ainda mais o riscoapp aposte e ganheacidentes. A droga mais comum nos canteirosapp aposte e ganheobras seria o oxi, um derivado da cocaína preparado a partir da pasta base do entorpecente misturado a cal e querosene.

Fiscalização

O deputado também afirmou que não haveria fiscais suficientes para visitar todos os canteirosapp aposte e ganheobras. Eles são necessários para garantir o cumprimentoapp aposte e ganhenormasapp aposte e ganhesegurança e impedir o excessoapp aposte e ganhetrabalho dos operários.

Segundo Boccato, além disso, a fiscalização não é suficiente porque o valor das multas é baixo. Ele cita como exemplo o casoapp aposte e ganheuma empreiteira com obrasapp aposte e ganheum aeroporto no Estadoapp aposte e ganheSão Paulo, que já teria sido multado diversas vezes por ação do Ministério Público – devido a irregularidades na questãoapp aposte e ganheprevençãoapp aposte e ganheacidentes.

"Mas por que estas obras continuam? Porque o valor das multas é muito pequenoapp aposte e ganhecomparação com o custo do atraso da obra", afirma.

Segundo os especialistas, a responsabilidade para esses problemas deve recair tanto nas construtoras como no poder público e nos próprios operários e seus sindicatos.

A BBC Brasil entrouapp aposte e ganhecontato com o Sinicon, o sindicato patronal da construção pesada, para comentar a questão da insegurançaapp aposte e ganhecanteirosapp aposte e ganheobras mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

*Colaboraram Camilla Costa e Paula Adamo Idoeta, da BBC Brasilapp aposte e ganheSão Paulo