Como a desaceleração chinesa afeta a economia global:aposte e ganhe bonus

E investimento, na China, significa qualquer coisa que aumente a capacidade produtiva do país: educar a população, construir indústrias e, acimaaposte e ganhe bonustudo, construir novas cidades, estradas, ferrovias, usinasaposte e ganhe bonusenergia, portos etc.
Esta estratégia também envolve grande dependência das exportações, que ajudam o país a aumentar suas reservasaposte e ganhe bonusmoedas estrangeiras necessárias para importar materiais brutos e também tecnologia estrangeira.
Divisão do bolo
Mas, voltar a economia para o investimento e exportação tem um problema: significa que a economia não atenderá tão bem as necessidades imediatas da população do país.
Para conseguir a média anualaposte e ganhe bonus10%aposte e ganhe bonuscrescimento alcançada nas últimas três décadas, o governo chinês teve que racionar a fatia do bolo econômico que é destinadaaposte e ganhe bonusprodutos e serviços paraaposte e ganhe bonusprópria população.
Micheal Pettis, professoraposte e ganhe bonuseconomia da Universidadeaposte e ganhe bonusPequim, afirma que as prioridades do governo chinês podem ser vislumbradas atravésaposte e ganhe bonussuas políticas.
Entre elas: uma moeda barata, que mantém a competitividade das exportações, mas também torna os produtos importados mais caros.
Baixas taxasaposte e ganhe bonusjuros, o que é bom para quem precisaaposte e ganhe bonuscrédito (fábricas, indústrias estatais e construtoras), e não tão bom para poupadores.

Aumentosaposte e ganhe bonussalários que não alcançam o valor do que o chinês produz, possível graças à abundânciaaposte e ganhe bonusmãoaposte e ganhe bonusobra camponesa barata migrando para as cidades.
O direito que governos regionais temaposte e ganhe bonusdesapropriar fazendas para empreendimentos imobiliários.
Um sistemaaposte e ganhe bonusregistroaposte e ganhe bonusresidências que priva os imigrantesaposte e ganhe bonusum sistemaaposte e ganhe bonusbem-estar nas cidades onde eles trabalham.
E todas estas coisas subsidiam o Estado eaposte e ganhe bonusestratégiaaposte e ganhe bonusdesenvolvimento industrial às custas dos cidadãos chineses.
Agora,aposte e ganhe bonusacordo com o planoaposte e ganhe bonus"reequilíbrio", as políticas acima deverão ser revertidas para que os gastos da crescente classe média do país possam finalmente se transformar no principal motor da economia.
Foi apenas com a chegadaaposte e ganhe bonusXi Jinping à Presidência do país que o governo finalmente conseguiu iniciar a tarefaaposte e ganhe bonusreequilibrar a economia. E ele tem pouca escolha já que os motores antigos da economia chinesa, exportação e investimento, estão quebrados.
A criseaposte e ganhe bonus2008 deixou claro que Estados Unidos e a Europa não poderiam continuar emprestando dinheiro da China para comprar produtos chineses.
A China saturou seus mercados exportadores e, para responder à crise financeira, o país aumentou os investimentosaposte e ganhe bonusinfraestrutura e construção, uma estratégia que também já chegou ao limite.
Impacto do 'reequilíbrio'
A China já está vivendo uma explosãoaposte e ganhe bonusconsumo e,aposte e ganhe bonusparte, isto se deve ao fatoaposte e ganhe bonusque, com 50% da população vivendoaposte e ganhe bonuscidades, a demanda por trabalho industrial barato parece ser maior do que o suprimentoaposte e ganhe bonustrabalhadores migrantes, o que aumenta os salários.
Se esta explosão se mantiver, então a China poderá ultrapassar os Estados Unidos e a União Europeia para se transformar no maior mercado para produtos exportados.
Alguns setores dos negócios britânicos, como educação (com a vendaaposte e ganhe bonuslivrosaposte e ganhe bonusestudo do inglês) e também produtosaposte e ganhe bonusluxo, já estão se beneficiando.
E este "reequilíbrio" chinês também pode começar a reverter a desigualdadeaposte e ganhe bonusrenda no mundo, que aumentou muito desde os anos 80 —aposte e ganhe bonusparte devido ao barateamento da mãoaposte e ganhe bonusobra no Ocidente por causa da competição com os trabalhadores mais baratos da China.
Mas, nem todas as notícias são boas: a crescente demanda por carne entre a população mais rica do país deve aumentar ainda mais os preçosaposte e ganhe bonusalimentos no mundo.
Inevitável
O "reequilíbrio" da China é inevitável e saudável.
Em meio a tantos países implantando políticasaposte e ganhe bonusausteridade, a economia global poderá se beneficiar com alguém gastando mais dinheiro, algo que os consumidores chineses poderão fazer.
Mas, eles ainda não chegaram lá. O consumo residencial na China é equivalente a apenas um terço dos gastos na economia do país, um número muito baixo. Na maioria dos países, giraaposte e ganhe bonustorno dos 50% ou 70%.
E há outros riscos também. Vamos supor que a taxaaposte e ganhe bonusgastosaposte e ganhe bonusinvestimentos da China, que atualmente estáaposte e ganhe bonus48% da produção econômica, fique estagnada, enquanto os gastosaposte e ganhe bonusconsumidores crescem entre 10% e 15% a cada ano.
Isto seria o equivalente a desacelerar o crescimento chinês nos próximos anos, talvez entre 5% e 7%.
E surgem outros questionamentos para tornar a visão do futuro chinês ainda menos otimista: qual a razãoaposte e ganhe bonusnão diminuir estes gastosaposte e ganhe bonusinvestimentos se a China já investiu demaisaposte e ganhe bonusmuitos apartamentos, ferrovias e siderúrgicas?

E se o valor dos apartamentos que os chineses compraram, investindo as economiasaposte e ganhe bonusuma vida inteira, começarem a cair?
Mesmo se a situação continuar boa, a perspectivaaposte e ganhe bonusum arrefecimento no boom da construção civil pode trazer implicações enormes para o resto do mundo.
No setoraposte e ganhe bonusmineração, por exemplo. O setor da construção consome grande quantidadeaposte e ganhe bonusmetais básicos. A Rio Tinto, uma das maiores mineradoras do mundo, estima que,aposte e ganhe bonus2012, a China consumiu dois terçosaposte e ganhe bonusseu minérioaposte e ganhe bonusferro, 45% do alumínio e 42% do cobre.
Se o consumo chinês cair devido à desaceleração da construção, os minérios vão inundar os mercados. Os preçosaposte e ganhe bonusalgumas commodities já caíram.
Se o planoaposte e ganhe bonusreequilíbrio continuar, a vida das mineradoras do mundo ficará difícil. E a vidaaposte e ganhe bonuspaíses que foram tão bem nos últimos anos exportando commodities como Brasil, Chile, a maior parte da África, Rússia etc, também ficará difícil.
Mas não é apenas a mineração que será atingida. A China conseguiu sobreviver à criseaposte e ganhe bonus2008 aumentando ainda maisaposte e ganhe bonuscapacidade produtiva, mas para quem vai vender a produção resultante?
Capacidade superior à demanda é ruim para os lucros, empregos e relações comerciais.
Isto vai afetar países como Japão e Alemanha, que são importantes no setor da indústria. Países voltados para os serviços, como a Grã-Bretanha, poderão ser beneficiados.
Desafios globais
A explosão do setoraposte e ganhe bonusconstrução da China desde 2009 gerou a grande importaçãoaposte e ganhe bonusmateriais brutos, equipamentos e assim por diante, e quase eliminou o superavit da balança comercial do país — queaposte e ganhe bonus2007, antes da crise mundial estavaaposte e ganhe bonustornoaposte e ganhe bonus10%.
Minerais e combustíveis foram responsáveis por cercaaposte e ganhe bonusum terço das importações chinesasaposte e ganhe bonus2011, segundo dados da Organização Mundial do Comércio.
Se a explosão no setoraposte e ganhe bonusconstrução acabar, estas importações poderão cair muito, desequilibrando a balança.

O governo chinês anunciou mais subsídios para exportadores, alémaposte e ganhe bonusmais construçõesaposte e ganhe bonusferrovias, como parte do plano para estimular a economia.
Outra opção seria deixar que o yuan se desvalorize.
Mas estas medidas não seriam úteis para outros países, como Estados Unidos, Japão e Europa, que também estão apelando às exportações para ajudar na recuperação econômica. Se todos querem exportar, quem irá importar?
Outro aspecto é que, se o governo chinês tiver que lidar com grandes númerosaposte e ganhe bonustrabalhadores imigrantes desempregados,aposte e ganhe bonusliderança poderá ficar tentada a apelar à xenofobia para conseguir apoio popular.
Por exemplo, quando a economia do país começou a dar sinaisaposte e ganhe bonuscansaço, a China reabriu uma velha disputa com o Japão pelas ilhas Shenkaku/Diaoyu e depois teve que esfriar a questão quando a fúria nas ruas pareceu ficar foraaposte e ganhe bonuscontrole.
Em resumo, há um riscoaposte e ganhe bonusque o mundo possa estar entrandoaposte e ganhe bonusmais um períodoaposte e ganhe bonusdemanda global anêmica — e tambémaposte e ganhe bonusmais um períodoaposte e ganhe bonusrelações comerciais cada vez mais cruéis.




