Vacina para covid: que países aplicaram as 2 bilhõesvbet zangdoses fabricadas até agora?:vbet zang

Uma enfermeira mostra o frasco da vacina Janssen, abrilvbet zang2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Estima-se que algo entre 11 e 12 bilhõesvbet zangdoses da vacina Covid-19 serão fabricadas este ano

Então, como estão as coisas? Aqui estão alguns fatores-chave que afetam a disponibilidade da vacina no mundo.

A localização é importante

Após um início instável, o ritmovbet zangproduçãovbet zangvacinas deve aumentar no terceiro e quarto trimestres deste ano,vbet zangacordo com especialistas.

As caixas contendo a vacina Moderna estão preparadas para serem enviadasvbet zangum centrovbet zangdistribuiçãovbet zangOlive Branch, Mississippi, EUA, dezembrovbet zang2020

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, China, Índia e EUA (foto) têm previsãovbet zangserem os maiores produtoresvbet zangvacinas contra covid-19vbet zang2021,vbet zangacordo com a Airfinity

Maisvbet zang12 bilhõesvbet zangdoses poderão ser fabricadas este ano,vbet zangacordo com o Global Health Innovation Center (GHIC) da universidade americana Duke University.

E a Airfinity, uma empresavbet zanganálise que monitora a produção e o fornecimentovbet zangvacinas, estima que a produçãovbet zang2021 chegará a pouco maisvbet zang11,1 bilhõesvbet zangdoses.

Isso seria suficiente para garantir as 10,82 bilhõesvbet zangdoses necessárias para inocular 75% da população global com cinco anos ou mais, observa o Airfinity.

Mas a pandemia está mostrando que "não temos uma redevbet zangmanufatura saudável e bem distribuídavbet zangtodo o mundo", disse Andrea Taylor, diretora assistentevbet zangprogramas do GHIC, à BBC.

"A localização da fabricação realmente importa. A maior partevbet zangnossa capacidadevbet zangfabricação está concentrada nos EUA e na Europa, e esses são os lugares que estão recebendo as primeiras dosesvbet zangvacina — porque eles as estão produzindo e podem usar ferramentas, como restrições à exportação, para garantir que suas populações recebam prioridade antes do mercado mundial."

Desafios da cadeiavbet zangsuprimentos

A cadeiavbet zangsuprimentosvbet zangfabricaçãovbet zangvacinas está passando por dificuldades no que diz respeito ao acesso às matérias-primas, bem como ao tempo que leva para se compartilhar tecnologia e experiência entre os países.

Como resultado, muitas fábricas que deveriam estar produzindo novas doses estão atualmente offline (veja o mapa).

Grafico da BBC

E as próprias vacinas estão sendo afetadas por essas restriçõesvbet zangmaneiras diferentes.

A Airfinity estima que três vacinas dominarão a oferta global neste ano: a Pfizer/BioNTech com 2,47 bilhõesvbet zangdoses, a Oxford/AstraZeneca com 1,96 bilhãovbet zangdoses e a Sinovac com 1,35 bilhãovbet zangdoses.

Até agora, tanto a Pfizer quanto a Sinovac conseguiram manter seus objetivos iniciaisvbet zangprodução.

Mas a AstraZeneca havia anunciado originalmente planos para produzir três bilhõesvbet zangdoses este ano. Para que isso acontecesse, a empresa contava com parceiros para fabricar a vacinavbet zangdiversas localidades, o que exige transferênciavbet zangtecnologia e expertise.

Taylor diz que "esses problemas demoraram muito mais para serem resolvidos no caso da AstraZeneca".

"E acho que estamos vendo isso com outras vacinas também, que estão tentando funcionar por meiovbet zangtransferênciavbet zangtecnologia e têm parceiros globais. Leva mais tempo para começar a funcionar."

Já a Pfizer e a Sinovac, ao contrário, fabricam suas vacinasvbet zangponta a ponta, sem dependervbet zangparceiros.

Vacinas para a população doméstica

Restrições impostas às exportações também estão afetando a distribuição geográfica das vacinas.

Um funcionário com equipamentovbet zangproteção trabalhavbet zanguma linhavbet zangmontagem no Serum Institute da Índiavbet zangPune, janeirovbet zang2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O Instituto Indianovbet zangSoro fabrica 60% das vacinas do mundo fora da pandemia

Matt Linley, analista sênior da Airfinity, disse à BBC que alguns problemas estão deixando os paísesvbet zangdesenvolvimento particularmente expostos.

"Espera-se que a Pfizer produza a maioria das doses, mas todas elas estão indo para países ricos que as compram. A AstraZeneca está sendo produzidovbet zanggrande escala na Europa e na Índia, mas essas doses ficam por lá", diz ele.

De acordo com a Airfinity, apenas a China está exportando vacinasvbet zanggrande escala, tendo enviado 263 milhõesvbet zangdoses para o exterior — ultrapassandovbet zanglonge o esquemavbet zangcompartilhamentovbet zangvacinas liderado pela ONU, Covax.

"A China certamente está tendo uma grande influência" na distribuição, enquanto a Rússia "prometeu muito e não cumpriu", diz Linley.

Grafico da BBC

De acordo com a Airfinity, pouco maisvbet zang42 milhõesvbet zangdoses do Sputnik V da Rússia foram produzidas até 17vbet zangmaio, com 13 milhões exportadas.

A vacina Sputnik V está enfrentando o mesmo tipovbet zangrestrições resultantesvbet zangacordosvbet zangtransferênciavbet zangtecnologia: a Rússia havia contratado inicialmente 18 unidadesvbet zangfabricaçãovbet zangtodo o mundo, mas apenas uma — no Cazaquistão — está produzindo doses fora da Rússia.

As autoridades indianas anunciaram que a Sputnik V seria produzida na Índia a partirvbet zangagosto, com uma metavbet zangfabricar 850 milhõesvbet zangdoses.

'Sem planovbet zangcontingência'

Grande parte do mundovbet zangdesenvolvimento estava contando com suprimentos da vacina AstraZeneca do indiano Serum Institute, que produz 60% das vacinas do mundo todo ano fora da pandemia.

Mas a Índia começou a restringir as exportaçõesvbet zangvacinas para combatervbet zangprópria onda letalvbet zangcovid-19, cortando as doses destinadas a paísesvbet zangbaixa e média renda.

Uma mulher recebe uma dose da vacina Covid-19vbet zangum localvbet zangvacinação drive-thruvbet zangNoida, Índia, maiovbet zang2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A Índia restringiu as exportaçõesvbet zangvacina para combatervbet zangprópria ondavbet zangcovid-19

A "dependência excessiva da Índia deixou nosso suprimento global muito vulnerável", diz Taylor.

"O fracasso deste plano é gritante e simplesmente não há um planovbet zangcontingência. Não há outro Serum Institutevbet zangqualquer outro lugar do mundo que poderia assumir [a produção]. "

Essa interrupção também afetou a iniciativa Covax, que tem como objetivo abastecer os países mais pobres e equilibrar a distribuiçãovbet zangvacinasvbet zangtodo o mundo.

A Covax pretende fornecer cercavbet zangdois bilhõesvbet zangdoses até o finalvbet zang2021, permitindo que pelo menos 20% da populaçãovbet zangcada país participante seja vacinada, com prioridade para gruposvbet zangrisco, como profissionaisvbet zangsaúde.

Mas até agora ela despachou apenas 72 milhõesvbet zangdoses para 125 países,vbet zangacordo com a Unicef.

Compartilhamentovbet zangvacinas

Apesarvbet zangse falarvbet zang"diplomaciavbet zangvacinas" e "solidariedade com vacinas", poucos países se mostraram dispostos — ou capazes —vbet zangenviar remessas para o exterior.

Uma enfermeira se prepara para obter a vacinavbet zanguma clínicavbet zangaldeia pertovbet zangChinhoyi, Zimbábue, fevereirovbet zang2021

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A Covax visa vacinar pelo menos 20%vbet zangtodos os países, começando com os trabalhadoresvbet zangrisco da linhavbet zangfrente, como enfermeiras

Se as entregas seguirem o cronograma, a Airfinity estima que até o finalvbet zang2021 haverá 2,6 bilhõesvbet zangdosesvbet zangexcessovbet zangestoque ao redor do mundo — uma quantidade maior que toda a metavbet zangdistribuição da Covax para 2021.

A União Europeia e cinco outros países (EUA, Japão, Reino Unido, Brasil e Canadá) serão responsáveis por maisvbet zang90% desse superávit.

Linley diz que compartilhar essas doses via Covax fortaleceria substancialmente a iniciativa e garantiria que as pessoas mais vulneráveisvbet zangtodos os países fossem protegidas.

No entanto, ele diz que é difícil saber o que vai acontecer, porque alguns governosvbet zangpaísesvbet zangalta renda já estão considerando dar vacinasvbet zangreforçovbet zangsuas populações e expandir a cobertura para incluir adolescentes.

Grafico da BBC

"Muitos dos países que estão muito à frentevbet zangtermosvbet zangvacinaçãovbet zangpopulações fizeram acordos bilaterais para alémvbet zangsuas populações", disse Ann Ottosen, gerente sênior do Centrovbet zangVacinas da Divisãovbet zangAbastecimento da Unicef, à BBC por e-mail.

Até 21vbet zangmaio, os paísesvbet zangalta renda haviam feito 54%vbet zangtodos os pedidos, embora representem apenas 19% da população,vbet zangacordo com o GHIC.

"Os paísesvbet zangrenda mais alta precisam compartilhar urgentemente suas doses com os paísesvbet zangbaixa renda no curto prazo para preencher as lacunasvbet zangabastecimento", diz Ottosen.

BBC

Os países demoraram para reagir ao problema.

Os EUA anunciaram que vão compartilhar 60 milhõesvbet zangdoses da vacina AstraZeneca, que ainda não foi aprovada para uso lá. O presidente Joe Biden disse que seriam distribuídas 20 milhõesvbet zangdoses adicionais da vacina aprovada pelos EUA.

A França disse que doará 500 mil doses à Covax até o finalvbet zangjunho.

"Estamos no centro da maior e mais rápida expansãovbet zangdesenvolvimento, produção e distribuiçãovbet zangvacinas da história. O acesso aos suprimentosvbet zangvacinas é o maior desafio que enfrentamos ", diz Ottosen.

Enquanto os líderes globaisvbet zangsaúde estão discutindo maneirasvbet zangdiversificar a manufatura — especialmentevbet zangpaísesvbet zangbaixa e média renda — para atender às necessidadesvbet zanguma distribuição mundial, menos opções estão disponíveis no curto prazo.

"Para interromper a fasevbet zangpandemia, o fornecimento limitadovbet zangvacinas no momento precisa ser melhor distribuído para garantir a equidade", diz Ottosen.

Línea

vbet zang Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube vbet zang ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosvbet zangautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticavbet zangusovbet zangcookies e os termosvbet zangprivacidade do Google YouTube antesvbet zangconcordar. Para acessar o conteúdo cliquevbet zang"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdovbet zangterceiros pode conter publicidade

Finalvbet zangYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosvbet zangautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticavbet zangusovbet zangcookies e os termosvbet zangprivacidade do Google YouTube antesvbet zangconcordar. Para acessar o conteúdo cliquevbet zang"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdovbet zangterceiros pode conter publicidade

Finalvbet zangYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosvbet zangautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticavbet zangusovbet zangcookies e os termosvbet zangprivacidade do Google YouTube antesvbet zangconcordar. Para acessar o conteúdo cliquevbet zang"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdovbet zangterceiros pode conter publicidade

Finalvbet zangYouTube post, 3