O que é o ‘upskirting’ e por que esta agressão virou polêmica no Parlamento britânico:gamart limited novibet

Crédito, PA
gamart limited novibet Até parlamentares do Partido Conservador criticaram o colegagamart limited novibetpartido Christopher Chope nesta sexta-feira, depoisgamart limited novibetele barrar a aprovaçãogamart limited novibetum projeto que tornaria crime a prática do upskirting gamart limited novibet na Inglaterra e no Paísgamart limited novibetGales (na Escócia, a prática já é crime).
O governo tinha apoiado a proposta, que pretendia punir com dois anosgamart limited novibetprisão quem fizesse fotos por debaixo da saia ou vestidogamart limited novibetuma mulher sem o consentimento dela.
Graças à objeçãogamart limited novibetChristopher Chope, porém, o projeto foi barrado. O parlamentar cumpre hoje a função que os britânicos chamamgamart limited novibetbackbench - ou seja, não é nem ministro do governo atual e nem um dos líderes da oposição, e por isso senta-se nas fileirasgamart limited novibettrás do plenário.
No fim da tarde, a primeira-ministra britânica Theresa May se disse "decepcionada" com a decisãogamart limited novibetChristopher Chope.

Crédito, Getty Images
Outro deputado do Partido Conservador, Nick Boles, disse que Christopher caminhava "com os punhos no chão" -gamart limited novibetinglês, uma formagamart limited novibetchamar alguémgamart limited novibetbruto, primitivo ou estúpido.
O secretáriogamart limited novibetJustiça, David Gauke, disse no Twitter que estava "decepcionado" com a faltagamart limited novibetprogresso da medida, que agora precisará ser modificada.
No sistema parlamentarista britânico, basta que um único representante se oponha a uma medida para que ela tenhagamart limited novibettramitação interrompida. A expectativa geral eragamart limited novibetque o projeto fosse aprovado nesta sexta-feira. O gritogamart limited novibet"objeção"gamart limited novibetChristopher foi seguido por várias respostasgamart limited novibet"Vergonha! vergonha!".
O que é upskirting?
O upskirting geralmente ocorregamart limited novibetlocais públicos com grandes concentraçõesgamart limited novibetpessoas - trens, metrôs e shows, por exemplo. Consistegamart limited novibetviolar a intimidadegamart limited novibetuma mulher com fotos ou vídeos não autorizadosgamart limited novibetsuas partes íntimas, feitos por debaixo da saia ou outra peçagamart limited novibetroupa. Para piorar, as imagens às vezes são compartilhadasgamart limited novibetsitesgamart limited novibetconteúdo pornográfico.
Chope disse à mulher que iniciou a campanha contra o upskirting, Gina Martin, que se oporia à medida por ela "não ter sido debatida (o suficiente)", segundo ela.
No fim da tarde desta sexta-feira, ele disse que gostariagamart limited novibetver o projeto aprovado "com o apoio do governo" - e não como projeto individualgamart limited novibetum parlamentar, como era a proposta atual.
Gina iniciou a campanha pela aprovação da lei depoisgamart limited novibetser vítimagamart limited novibetupskirting num festivalgamart limited novibetmúsicagamart limited novibetLondres,gamart limited novibetjulho passado.
À BBC, Gina também contou que Chope teria dito "não ter certeza" sobre o que era upskirting. "Eu disse a ele: 'bom, isso eu posso te explicar'", afirmou.

Crédito, Arquivo pessoal
A secretáriagamart limited novibetDesenvolvimento Internacional, Penny Mordaunt, disse que muita gente ficou decepcionada com o resultado, mas que o trabalho das pessoas que promoveram a campanha e dos parlamentares que apoiaram a lei "não serágamart limited novibetvão".
O secretáriogamart limited novibetCultura, Matt Hancock, disse que indivíduos "podem atrasar, mas não impedir" que o projeto se torne lei.
Mas outros parlamentares do Partido Conservador foram ainda mais durosgamart limited novibetsuas críticas.
George Freeman, um deputado conservador que integrou a equipe da primeira-ministra Theresa May, disse que o movimentogamart limited novibetChope foi "uma afronta à democracia parlamentar".
Respondendo a um tuíte, Freeman disse que Christopher Chope bloqueia "todos" os projetos apresentados por membros individuais do Parlamento, "baseado numa estranha petiçãogamart limited novibetprincípios". "Inclusive os (projetos) que são realmente bons".
O projeto foi apresentado no Parlamento por Wera Hobhouse, uma deputada conservadora que é presidente da Comissãogamart limited novibetJustiça da Câmara dos Comuns. Ela criticou o colega e o chamougamart limited novibet"desatualizado" por ter "sabotado" o projeto.
Hobhouse pediu que o projeto volte a ser analisado na Câmara no dia 6gamart limited novibetjulho.
A ministra da Justiça, Lucy Frazer, disse que o governogamart limited novibetTheresa May está "comprometidogamart limited novibetter certezagamart limited novibetque o upskirting se torne crime, e espera que isto se torne realidade".
Campanha
O projetogamart limited novibetlei que foi barrado nesta sexta surgiu a partirgamart limited novibetuma agressão sofrida pela britânica Gina Martin,gamart limited novibet26 anos.
No dia 8gamart limited novibetjulhogamart limited novibet2017, ela estava no meio da plateiagamart limited novibetum show no Hyde Park,gamart limited novibetLondres, com a irmã, quando foi abordada por dois homens.
"Um deles ficava me fazendo perguntas, me olhavagamart limited novibetcima a baixo e fazia piadas sobre mim com seu amigo. Daí ele encostougamart limited novibetmim e acho que foi aí que aconteceu", relembra.
"Ele colocou seu celular entre as minhas pernas, virou a câmera por baixo da minha saia e tirou fotos das minhas partes íntimas,gamart limited novibetplena luz do dia", disse ela à BBC na época.

Crédito, @BEANIEGIGI
Depois do incidente, Martin iniciou uma campanha para tornar a prática crime. A petição conseguiu 58 mil assinaturas e o apoio do Partido Trabalhista, hoje na oposição. Mais tarde, a proposta foi encampada também pelo governo atual, da primeira-ministra conservadora Theresa May.
Porque Christopher Chope barrou o projeto?
De acordo com Mark D'Arcy, o correspondente da BBC no Parlamento britânico, Sir Christopher é um dos principais membrosgamart limited novibetum grupogamart limited novibetparlamentares conservadores do chamado backbench.
"A prioridade deste grupo é garantir que projetos que eles veem como 'bem intencionados' mas mal-redigidos não sejam aprovadosgamart limited novibetforma leviana,gamart limited novibetsessões esvaziadas às sextas-feiras. Afinalgamart limited novibetcontas, o projeto prevê a criaçãogamart limited novibetum novo crime, que poderá levar pessoas para a cadeia", explica.
"Independente do quão nobre seja a causa, Christopher Chope insiste que haja uma análise extensa. E ele passou todas as sextas-feiras nos últimos 20 anos fazendo exatamente isso - vetar projetos."
Na última sexta-feira, minutos antesgamart limited novibetvetar o projeto sobre upskirting, ele também barrou uma proposta cujo objetivo era vetar abusosgamart limited novibetinstituiçõesgamart limited novibetsaúde mental.
A lei contra o upskirting não está morta - haverá outras oportunidades para que seja aprovada -, mas, segundo D'Arcy, só terá sucesso se Christopher e seus colegas forem persuadidos a não bloqueá-la novamente.
"A alternativa para a aprovação do projeto é que o governo dê mais tempo para o assunto ser debatido ou, o que é mais provável, lance um projeto próprio sobre o assunto."








