O misterioso terremoto detectado na Coreia do Norte perto6 betzona6 bettestes nucleares:6 bet

Bandeira da Coreia do Norte

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Coreia do Sul diz acreditar que tremor,6 betmagnitude 3,4, pode ter sido natural

6 bet Um terremoto6 betmagnitude 3,4 foi detectado neste sábado perto6 betuma zona6 bettestes nucleares na Coreia do Norte, mas especialistas acreditam se tratar6 betum tremor natural.

A Coreia do Sul afirmou que não registrou as ondas6 betsom comuns6 betsismos produzidos por ação humana.

Já a China informou que as características do abalo eram "naturais".

Especialistas internacionais6 betmonitoramento6 bettestes nucleares compartilharam a mesma avaliação.

A Coreia do Norte, que recentemente realizou uma série6 bettestes nucleares, ainda não se pronunciou sobre o novo tremor.

O último teste nuclear6 betPyongyang,6 bet36 betsetembro, foi amplamente condenado pela ONU, desencadeando mais sanções internacionais contra o país.

Mas a potência do terremoto deste sábado foi menor do que a dos registrados como resultado dos seis testes nucleares realizados pela Coreia do Norte.

Depois do último teste, que a Coreia do Norte afirmou se tratar6 betuma bomba6 bethidrogênio, dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla6 betinglês) descreveram o tremor como6 betmagnitude 5,6 a uma profundidade6 bet10 km.

Mais tarde, o tremor foi classificado como6 betmagnitude 6,3 a 0 km.

O terremoto deste sábado foi registrado6 betuma profundidade6 bet0 km na província6 betHamgyong do Norte, onde se localiza a zona6 bettestes nucleares conhecida como Punggye-ri, disse a agência meteorológica da Coreia do Sul.

O USGS também disse que o tremor ocorreu na zona6 bettestes nucleares, mas ressalvou que seus sismólogos o avaliaram como tendo acontecido a uma profundidade6 bet5 km.

A Coreia do Sul afirmou que as ondas sonoras comuns6 betterremotos produzidos por ação humana não foram detectadas.

Já a China informou que o sismo não foi resultado6 betuma explosão nuclear e tinha características naturais.

Inicialmente, o governo chinês havia classificado o tremor como "uma explosão suspeita".

Analistas da Organização do Tratado6 betProibição Total6 betTestes Nucleares (CTBT, na sigla6 betinglês) disseram ser pouco provável que o terremoto tivesse sido produzido por ação humana.

Ele afirmou que o tremor ocorreu "a 50 km dos testes anteriores".

"A hipótese mais provável atualmente é que (o tremor deste sábado) seja consequência do evento anterior...que poderia ainda produzir novos abalos", disse Zerbo à agência6 betnotícias AFP,6 betalusão ao teste nuclear6 bet36 betsetembro.

Alguns analistas sugeriram que a causa do terremoto deste sábado possa estar ligada ao desmoronamento6 bettúneis no local onde o teste nuclear foi realizado.

Enquanto isso, a Rússia classificou como normais os níveis6 betradiação na região onde ocorreu o tremor.

Mais cedo, o USGS havia dito que não poderia avaliar com precisão a causa do abalo.

A Coreia do Norte vem se recusando a interromper seus testes nucleares e com mísseis, apesar6 betsucessivas rodadas6 betsanções da ONU e6 betmeio ao forte protesto internacional.

O governo norte-coreano alega que age apenas6 betprópria defesa.

Neste sábado, a China informou que vai limitar o fornecimento6 betpetróleo à Coreia do Norte bem como deixar6 betcomprar produtos têxteis do país,6 betlinha com as sanções da ONU.

A China é a principal aliada econômica da Coreia do Norte.

Mais cedo, o chanceler russo Sergei Lavrov comparou o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a duas crianças brigando6 betum jardim6 betinfância.