Incapacidadejogos casanik gratissentir prazer, o sintoma muitas vezes ignorado da depressão:jogos casanik gratis

Ilustração mostra boneco dentrojogos casanik gratiscasa sentado, cabisbaixo, tampando a cabeça da luz que chega da janela

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A anedonia é um dos sintomas mais desafiadores da depressão

"Precisojogos casanik gratismedicamentos e, quando tentei pararjogos casanik gratistomá-los para engravidar, foi um inferno. Fiz isso porque meu marido queria ter filhos. Mas como fiquei péssima sem os remédios e crianças nunca estiveram nos meus planos, desisti. Isso implicou no fim do casamento ejogos casanik gratismais angústia e desespero."

Sem saber o que fazer, Alice tentou o suicídio.

"Acabei sobrevivendo, mas não tenho vontadejogos casanik gratissair da cama,jogos casanik gratisviver. Perdi o desejo e o prazer por tudo."

O que é anedonia?

Citada pela primeira vezjogos casanik gratis1896 pelo psicólogo francês Théodule-Armand Ribot, a anedonia atinge, segundo o psiquiatra Luiz Scocca, membro da Associação Brasileirajogos casanik gratisPsiquiatria (ABP) e da Associação Americanajogos casanik gratisPsiquiatria (APA), cercajogos casanik gratis70% dos pacientes com depressão. E os números da doença são altíssimos. No mundo, ela afeta 322 milhõesjogos casanik gratispessoas.

Já no Brasil, 11,5 milhões (ou 5,8% da população) - só na capital paulista, estima-se que 18% dos moradores já tiveram um episódio. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ilustração mostra a sombrajogos casanik gratisuma pessoa deitada

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Segundo o psiquiatra Luiz Scocca, cercajogos casanik gratis70% dos pacientes com depressão sofrem também com a anedonia

"A anedonia é o sintoma nuclear da depressão. É um problema complicado e que variajogos casanik gratisintensidadejogos casanik gratisacordo com a gravidade do transtorno. Isso significa que o paciente pode perder o prazer por uma coisa específica e que sempre gostou muito, como escutar música e comer, ou por todas", explica.

O médico relata ainda que essa condição inibe os comportamentos saudáveis, fundamentais para uma vida plena e feliz.

"Com ela, a pessoa deixajogos casanik gratisse relacionar com os outros, mantendo um isolando social, e passa a ter mais pensamentos negativos", acrescenta.

O que também ocorre é que ela se torna indiferente consigo mesma, não tendo apego por nada e nem ninguém. O indivíduo parece estar emocionalmente vazio ou "congelado", sem sofrer alteraçõesjogos casanik gratishumor, independentemente do que aconteça ao seu redor. E nem sempre ele se dá conta disso -jogos casanik gratismuitos casos, são os familiares que observam e fazem o apontamento.

Tendo grande impacto na qualidadejogos casanik gratisvida, a anedonia ainda provoca uma sensaçãojogos casanik gratisdesconexão com o mundo e, o que é pior, eleva o riscojogos casanik gratissuicídio, vide o ocorrido com Alice.

"Se o problema não for tratado logo ejogos casanik gratisforma eficaz, as chancesjogos casanik gratiso depressivo atentar contrajogos casanik gratisprópria vida sobem consideravelmente, assim comojogos casanik gratissurgirem doenças associadas e abusojogos casanik gratissubstâncias entorpecentes. São fatores que vão se acumulando", analisa o psiquiatra da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Alfredo Maluf Neto.

Apesarjogos casanik gratisnão haver dados efetivos sobre a relação entre a faltajogos casanik gratisprazer e o númerojogos casanik gratissuicídios, é importante destacar que eles têm aumentadojogos casanik gratisforma assustadora. A OMS informa que são cercajogos casanik gratis800 mil por ano, o que significa uma morte a cada 30 segundos no mundo. No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 6 se matam anualmente, dado que o coloca como o oitavo país com mais óbitos autoprovocadosjogos casanik gratisnúmeros absolutos.

Causas

Ilustração mostra dois sombreadosjogos casanik gratisum mesmo homem, umjogos casanik gratiscostas para o outro e com texturas diferentes

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A anedonia tende a vir acompanhadajogos casanik gratisdesânimo, cansaço, apatia e dificuldadejogos casanik gratisconcentração

A anedonia nunca vem sozinha. Normalmente, é acompanhadajogos casanik gratisdesânimo, cansaço, fadiga, apatia, diminuiçãojogos casanik gratisenergia e dificuldadejogos casanik gratisconcentração. E, apesarjogos casanik gratisser o sintoma central para o diagnóstico da depressão mais severa, também pode acometer usuáriosjogos casanik gratisdrogas e álcool, sobretudo durante as crisesjogos casanik gratisabstinência, e quem sofrejogos casanik gratisesquizofrenia, neurastenia, Maljogos casanik gratisParkinson, câncer, estresse pós-traumático, distúrbios alimentares e transtornosjogos casanik gratisansiedade.

Ao contrário do que muita gente pensa, ela não ocorre apenasjogos casanik gratisadultos, podendo se dar tambémjogos casanik gratiscrianças e adolescentes, e é mais comumjogos casanik gratismulheres. Mas o que causa exatamente esse problema? Scocca comenta que a origem exata ainda não é totalmente conhecida.

"É uma questão neurobiológica, e o que sabemos por enquanto é que está associada à diminuição da atividade no circuitojogos casanik gratisrecompensa do cérebro."

Seu surgimento também parece estar ligado ao aumento da atividade na região frontal do córtex pré-frontal, que, dentre outras funções, controla a inibição das respostas emocionais, e aos baixos níveisjogos casanik gratisdopamina, importante neurotransmissor responsável pelas sensaçõesjogos casanik gratisbem-estar e prazer.

Tratamento

Ilustração mostra diversos sombreadosjogos casanik gratiscabeças entrelaçadas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, 'As depressões são heterogêneas e multifatoriais, por isso não existe um tratamento único', aponta Doris Moreno

Por ser um sintoma, e não um transtorno propriamente dito, a anedonia obrigatoriamente precisa ser tratada junto com a doença. No caso da depressão, antesjogos casanik gratismais nada, explica a psiquiatra Doris Moreno, do Programajogos casanik gratisTranstornos do Humor do Institutojogos casanik gratisPsiquiatria (IPq) da Universidadejogos casanik gratisSão Paulo (USP), é necessário identificar o grau (leve, moderada ou grave) e o tipo.

"As depressões são heterogêneas e multifatoriais, por isso não existe um tratamento único. Fora que o que funciona para uma pessoa não necessariamente será bom para outra. No entanto,jogos casanik gratismaneira geral, o que propomos é o usojogos casanik gratisfármacos, podendo ser antidepressivos, estabilizadoresjogos casanik gratishumor e ansiolíticos, associados ou não a terapia", descreve.

Na busca pelo controle da enfermidade, a médica também considera importante cuidar do sono e ter uma rígida manutenção da rotina, incluindo aí boa alimentação, atividade física constante e momentosjogos casanik gratislazer.

Junto a isso, é fundamental a colaboração da família e dos amigos.

"Não se pode forçar o deprimido a fazer as coisas ou então ficar procurando culpados e justificativas para o que ele está passando. Este é o momentojogos casanik gratisapoiar, entender e acolher, caso contrário, seu quadro geral só tende a piorar. Depressão é um problema grave e muito prevalente, mas que pode sim ser revertido", complementa a especialista.

Técnicasjogos casanik gratisrelaxamento e respiração, meditação, como a mindfulness (atenção plena), acupuntura e massagens também são alternativas recomendadas na atualidade, pois ajudam a acalmar a mente, diminuindo os pensamentos negativos, dão mais disposição e proporcionam a melhora da saúde como um todo.