Pela 1ª vez, cientistas removem doença genética7games a baixar jogoembrião com 'cirurgia química':7games a baixar jogo

Pesquisa com embrião

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pesquisas com embriões humanos estão gerando debates sobre ética na comunidade científica

Todas as instruções para "configurar" o corpo humano e colocá-lo7games a baixar jogofuncionamento estão codificadas nas combinações dessas quatro bases.

DNA

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A 'edição7games a baixar jogobase', a nova técnica usada pelos cientistas chineses, troca as 'letras' do DNA para curar doenças congênitas

A talassemia beta, uma doença sanguínea que causa sintomas7games a baixar jogoanemia e pode levar à morte, é provocada por uma mudança7games a baixar jogouma única base no código genético - conhecida como mutação pontual.

Os pesquisadores chineses a "editaram7games a baixar jogovolta". Eles copiaram o DNA e trocaram o G por um A, corrigindo o problema.

"Nós somos os primeiros a demonstrar a viabilidade7games a baixar jogocurar doenças genéticas7games a baixar jogoembriões humanos a partir7games a baixar jogoum sistema7games a baixar jogoedição7games a baixar jogobase", disse à BBC Junjiu Huang, um dos cientistas do grupo.

Ele disse que o estudo abre novas portas para tratar pacientes e prevenir bebês7games a baixar jogonascerem com a talassemia beta "e até mesmo outras doenças hereditárias".

Os experimentos foram feitos com tecidos7games a baixar jogoum paciente com a doença e através7games a baixar jogoembriões humanos criados a partir da clonagem.

Revolução genética

A edição7games a baixar jogobase é um avanço7games a baixar jogorelação a outra forma7games a baixar jogoeditar genes, a técnica conhecida como Crispr, que já está revolucionando a ciência.

A Crispr quebra o DNA. Quando o corpo tenta consertar a quebra, ela desativa uma série7games a baixar jogoinstruções, que também são chamadas7games a baixar jogogene. Aí está a oportunidade7games a baixar jogoinserir novas informações genéticas.

A edição7games a baixar jogobase faz as próprias bases7games a baixar jogoDNA se transformarem umas nas outras.

O professor David Liu, pioneiro da edição7games a baixar jogobase na Universidade7games a baixar jogoHarvard, descreveu o método como "cirurgia química".

Ele afirma que a técnica é mais eficiente e tem menos efeitos colaterais indesejados do que a Crispr.

"Cerca7games a baixar jogodois terços das variantes genéticas humanas associadas a doenças são mutações pontuais. Portanto, a edição7games a baixar jogobase tem o potencial7games a baixar jogocorrigir diretamente, ou reproduzir para fins7games a baixar jogopesquisa, muitas [mutações] patogênicas".

Embrião

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Embrião usado7games a baixar jogoexperiência foi criado artificialmente

O grupo7games a baixar jogocientistas da Universidade7games a baixar jogoSun Yat-sen7games a baixar jogoGuangzhou (China) virou manchete anteriormente quando eles foram os primeiros a usar a técnica Crispr7games a baixar jogoembriões humanos.

O professor Robin Lovell-Badge, do Instituto Francis Crick7games a baixar jogoLondres, disse que determinados trechos desse último estudo são "engenhosos".

Mas ele também questionou por que eles não fizeram mais pesquisas com animais antes7games a baixar jogoir diretamente aos embriões humanos e afirmou que as regras sobre pesquisas com embriões7games a baixar jogooutros países teriam sido "mais rigorosas".

O estudo, publicado na revista científica Protein and Cell, é o mais recente exemplo da rapidez na evolução da habilidade dos cientistas7games a baixar jogomanipular o DNA humano.

Isso está provocando um debate profundo7games a baixar jogoética na sociedade, sobre o que é e o que não é aceitável nos esforços para prevenir doenças.

O professor Lovell-Badge disse que esses métodos dificilmente serão usados clinicamente7games a baixar jogobreve.

"Serão necessários muito mais debates sobre ética e sobre como esses métodos seriam regulados. E,7games a baixar jogomuitos países, incluindo a China, é necessário ter mecanismos mais robustos para regulação, fiscalização e acompanhamento a longo prazo."