Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, será ministra da Saúdebetnacional mines é confiávelLula; conheçabetnacional mines é confiáveltrajetória:betnacional mines é confiável

Nisia Trindade

Crédito, AFP Contributor Getty Images

betnacional mines é confiável Nísia Trindade Lima foi a primeira mulher a se tornar presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), cargo que ocupa desde 2017.

Depois dos anos à frentebetnacional mines é confiáveluma das principais instituiçõesbetnacional mines é confiávelsaúde do país, a cientista agora assumirá a coordenação do Ministério da Saúde, no lugarbetnacional mines é confiávelMarcelo Queiroga, a partirbetnacional mines é confiável2023, quando começa o governo Lula.

É também a primeira vez que uma mulher vai assumir o cargobetnacional mines é confiávelministra da Saúde.

Sua produção acadêmica ebetnacional mines é confiávelprojetos são voltados à saúde pública, diálogo entre sociedade e ciência, história das ciências, coordenaçãobetnacional mines é confiávelparcerias internacionais e diferentes medidas para a contenção da pandemia da covid-19. Conheça mais sobrebetnacional mines é confiáveltrajetória abaixo.

Nisia Trindade

Crédito, Wagner Meier Getty Images

Legenda da foto, Nísia Trindade será a primeira mulher a se tornar ministra da Saúde

Produção acadêmica

Nísia Trindade se formoubetnacional mines é confiávelCiências Sociais pela Universidade do Estado do Riobetnacional mines é confiávelJaneiro (Uerj)betnacional mines é confiável1980. Nove anos depois, concluiu mestradobetnacional mines é confiávelCiência Política pelo Instituto Universitáriobetnacional mines é confiávelPesquisas do Riobetnacional mines é confiávelJaneiro (Iuperj), pelo qual formou-se doutorabetnacional mines é confiávelSociologia em1997.

Segundo as informações publicadas no site da Fiocruz, como professora, Trindade ensinou e orientou geraçõesbetnacional mines é confiávelalunosbetnacional mines é confiáveltodos os níveisbetnacional mines é confiávelformação, do ensino básico ao pós-doutorado, como docente na Uerj e na Fiocruz.

Além disso, é autorabetnacional mines é confiáveldezenasbetnacional mines é confiávelartigos, livros e capítulos com reflexões sobre os dilemas da sociedade nacional.

Entre 1998 e 2005, ela foi diretora da Casabetnacional mines é confiávelOswaldo Cruz, unidade da Fiocruz voltada para pesquisa e memóriabetnacional mines é confiávelciências sociais, história e saúde.

Contribuições durante a pandemia da covid-19

Como presidente da Fiocruz, conforme informa o site da instituição, Trindade liderou as ações do instituto no enfrentamento da pandemiabetnacional mines é confiávelcovid-19 no Brasil.

Dentre outras iniciativas, a Fiocruz criou um novo Centro Hospitalar no campusbetnacional mines é confiávelManguinhos; coordenou no país o ensaio clínico Solidarity da Organização Mundial da Saúde (OMS); aumentou a capacidade nacionalbetnacional mines é confiávelproduçãobetnacional mines é confiávelkitsbetnacional mines é confiáveldiagnóstico e processamentobetnacional mines é confiávelresultadosbetnacional mines é confiáveltestagens; organizou ações emergenciais junto a populações vulneráveis; ofereceu cursos virtuais para profissionais do SUS; lançou manualbetnacional mines é confiávelbiossegurançabetnacional mines é confiávelescolas, e tornou-se laboratóriobetnacional mines é confiávelreferência para a OMSbetnacional mines é confiávelcovid-19 nas Américas.

A cientista também criou o Observatório Covid-19, rede transdisciplinar que realiza pesquisas e sistematiza dados epidemiológicos; monitora e divulga informações, para subsidiar políticas públicas, sobre a circulação do novo coronavírus e seus impactos sociaisbetnacional mines é confiáveldiferentes regiões no Brasil.

Outra ação importante foi a criação da Rede FIOCRUZbetnacional mines é confiávelVigilância Genômica, onde especialistasbetnacional mines é confiáveldiversas unidades da Fiocruz e institutos parceiros trabalham para gerar dados consistentes sobre o comportamento do SARS-CoV-2, colaborando com as análises epidemiológicas ebetnacional mines é confiáveleficácia vacinal e potencializando no Brasil a capacidadebetnacional mines é confiávelenfrentamento da pandemia.

Nísia Trindade, como presidente da Fiocruz, coordenou todo o acordobetnacional mines é confiávelencomenda tecnológica na articulação com o Ministério da Saúde do Brasil, a Universidadebetnacional mines é confiávelOxford, a farmacêutica AstraZeneca e as unidadesbetnacional mines é confiávelprodução locais.

Com a conclusão da transferênciabetnacional mines é confiáveltecnologia da AstraZeneca, a Fiocruz tornou-se a primeira instituição do Brasil a produzir e distribuir uma vacina contra a COVID-19 ao Ministério da Saúde com produção 100% nacional.

Além disso,betnacional mines é confiávelsetembrobetnacional mines é confiável2021, a Fundação foi selecionada pela OPAS/OMS como centrobetnacional mines é confiávelvacinasbetnacional mines é confiávelmRNA. O Institutobetnacional mines é confiávelTecnologiabetnacional mines é confiávelImunobiologia (Bio-Manguinhos) tornou-se um dos dois centrosbetnacional mines é confiáveldesenvolvimento e produçãobetnacional mines é confiávelvacinas com tecnologia mRNA da América Latina.

- Este texto foi publicadobetnacional mines é confiávelhttp://roberthost1.accountsupport.com/brasil-64068762