Covid-19: como vai funcionar 3ª dose da vacina para maioresseleção equatoriana de futebol18 anos:seleção equatoriana de futebol

Mão com luva descartável segura três seringas com líquido transparente dentro

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Alémseleção equatoriana de futebolampliar a terceira dose para toda a população adulta, ministério mudou o intervalo para o reforço: antes, eram seis meses, agora, são cinco

Entenda a seguir como deve funcionar essa nova etapa da campanhaseleção equatoriana de futebolvacinação contra a covid-19.

Quando poderei tomar?

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, os brasileiros receberão a terceira dose cinco meses depoisseleção equatoriana de futebolterem tomado a segunda (no caso dos imunizantes CoronaVac, da Pfizer e da AstraZeneca).

Ou seja: quem completou o esquema vacinalseleção equatoriana de futeboloutubroseleção equatoriana de futebol2021 poderá ir aos postosseleção equatoriana de futebolsaúde para a terceira dose por voltaseleção equatoriana de futebolmarçoseleção equatoriana de futebol2022.

Já para aqueles que tomaram a vacina da Janssen, que eraseleção equatoriana de futeboldose única, o ministério passa a indicar uma segunda dose com dois mesesseleção equatoriana de futebolintervalo. Cinco meses depois, o indivíduo poderá tomar o reforço (leia mais abaixo).

O Ministério da Saúde diz que fará campanhasseleção equatoriana de futebolcomunicação para informar mais detalhes sobre esse cronograma. As secretariasseleção equatoriana de futebolSaúde dos Estados e dos municípios também devem criar calendários próprios, seguindo a orientação do governo federal, o quantitativoseleção equatoriana de futeboldoses enviadas e as características da população local.

Marcelo Queiroga

Crédito, Reprodução/Twitter

Legenda da foto, Ministro Marcelo Queiroga diz que decisão está baseadaseleção equatoriana de futeboldados preliminaresseleção equatoriana de futebolestudos feitos por FioCruz e Universidadeseleção equatoriana de futebolOxford

De acordo com as projeções do governo, 12,4 milhõesseleção equatoriana de futebolbrasileiros já estão aptos a receber a doseseleção equatoriana de futebolreforço agoraseleção equatoriana de futebolnovembro.

Em dezembro, será a vezseleção equatoriana de futeboloutros 2,9 milhõesseleção equatoriana de futebolindivíduos voltarem aos postosseleção equatoriana de futebolsaúde.

A partirseleção equatoriana de futeboljaneiro, o número deve crescer novamente para 12,4 milhões e continuará subindoseleção equatoriana de futebolfevereiro (21,8 milhões) e março (29,6 milhões).

Para abril, são projetados 19,6 milhõesseleção equatoriana de futebolindivíduos com a terceira dose. Jáseleção equatoriana de futebolmaio, serão 4,3 milhões.

Qual vacina poderei tomar?

Ao ser questionado sobre o tiposeleção equatoriana de futebolimunizante que será utilizado como reforço, Queiroga afirmou que o ministério segue apostando no esquema heterólogo.

"A preferência é que essa dose adicional sejaseleção equatoriana de futeboluma vacina diferente, que é uma decisão baseadaseleção equatoriana de futeboldados e na evidência científica", explicou.

Em outras palavras, isso significa que quem tomou duas dosesseleção equatoriana de futebolAstraZeneca receberá uma terceira da Pfizer e vice-versa.

A tendência,seleção equatoriana de futebolacordo com o ministro, é que a maioria dos adultos receba o produto da Pfizer como terceira dose, até porque o imunizante da AstraZeneca foi o mais utilizado como primeira e segunda doses nessa faixa etária ao longo dos últimos meses.

"No casoseleção equatoriana de futebolum eventual desabastecimento da vacina da Pfizer, o que não deve acontecer, poderemos utilizar uma outra plataforma vacinal,seleção equatoriana de futebolpreferênciaseleção equatoriana de futebolum tipo diferente do que foi usado na vacinação primária", completou Queiroga.

A médica Rosana Leiteseleção equatoriana de futebolMelo, secretária extraordináriaseleção equatoriana de futebolEnfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, explicou que o Brasil já garantiu vacinas suficientes para aplicar a terceira dose e já avalia a necessidadeseleção equatoriana de futebolcomprar mais unidades para uma eventual quarta doseseleção equatoriana de futebolidosos no segundo semestreseleção equatoriana de futebol2022.

Doses da vacina da Pfizer congeladas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Vacina da Pfizer deve ser a mais utilizada como terceira dose no Brasil

Em julho, o Ministério da Saúde havia solicitado à FioCruz e à Universidadeseleção equatoriana de futebolOxford uma pesquisa sobre a variação da imunidade após a vacinação com duas doses e a necessidadeseleção equatoriana de futebolum reforço algum tempo depois.

Esses dados serviramseleção equatoriana de futebolbase para a decisãoseleção equatoriana de futebolampliar a ofertaseleção equatoriana de futebolterceira dose para toda a população com maisseleção equatoriana de futebol18 anos.

Ainda não se sabe se indivíduos mais jovens precisarãoseleção equatoriana de futebolnovas doses no futuro.

E quem tomou a vacina da Janssen?

Logo após o anúncio do Ministério da Saúde, as pessoas que receberam a vacina da Janssen, que éseleção equatoriana de futeboldose única, ficaram com muitas dúvidas. Elas também terão direito à terceira dose?

De acordo com as explicações dos representantes do Governo Federal, esses indivíduos deverão tomar uma segunda dose, que será aplicada dois meses após a primeira.

"Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora sejaseleção equatoriana de futeboldose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses,seleção equatoriana de futebolum intervaloseleção equatoriana de futeboldois meses. A Janssen chegouseleção equatoriana de futeboljunho e julho, então estamos dentro do tempo esperado", detalhou Melo.

Se os primeiros lotes chegaram ao país a partir da virada do primeiro para o segundo semestre e as pessoas tiveram acesso a essa vacinaseleção equatoriana de futebolagosto, isso significa que elas deveriam ter recebido a segunda dose, dentro do tempo preconizado pelo ministério, entre o finalseleção equatoriana de futeboloutubro e o inícioseleção equatoriana de futebolnovembro.

Ou seja: há um contingenteseleção equatoriana de futebolbrasileiros que já está com essa segunda dose da vacina da Janssen atrasada.

A ideia é que o governo reforce a distribuição do imunizante da Janssen pelos postosseleção equatoriana de futebolsaúde ao longo das próximas semanas.

Daí, cinco meses depois da data dessa segunda dose da vacina da Janssen, as pessoas terão finalmente direito a tomar a terceira dose (de preferência, com a vacina da Pfizer). Quem tomar a segunda doseseleção equatoriana de futebolnovembro, por exemplo, poderá receber a terceiraseleção equatoriana de futebolabrilseleção equatoriana de futebol2022.

Esse mesmo esquemaseleção equatoriana de futebolduas doses da Janssen já é adotado nos Estados Unidos: embora os estudos clínicos com uma dose deste imunizante mostrem que ele é capazseleção equatoriana de futebolconferir uma boa proteção, pesquisas publicadas posteriormente mostraram que essa imunidade cai com o passar do tempo e é importante aplicar um reforço.

Dentro do contexto brasileiro, porém, é preciso levarseleção equatoriana de futebolconta que a Agência Nacionalseleção equatoriana de futebolVigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina da Janssen como dose única. É necessário, então, que a farmacêutica solicite a alteração do esquema à agência regulatória do país.

Ou seja: há um contrassenso entre a decisão do Ministério da Saúde,seleção equatoriana de futebolaplicar uma segunda dose da Janssen, e o que está regulamentado no Brasil pela Anvisa. Ainda não está claro como essa questão será resolvida.

Procurada pela BBC News Brasil, a Anvisa explicou que aguarda o envioseleção equatoriana de futeboldocumentos pela Janssen e "a previsão é que até a próxima semana a empresa entregue os estudos sobre eficácia e segurança da doseseleção equatoriana de futebolreforço daseleção equatoriana de futebolvacina".

O Ministério da Saúde e a Janssen não enviaram respostas às nossas solicitaçõesseleção equatoriana de futebolesclarecimentos até o fechamento desta reportagem.

E a segunda dose?

Durante o anúncio, os representantes do Ministério da Saúde também chamaram a atenção para a quantidadeseleção equatoriana de futebolbrasileiros que não tomaram as duas doses.

"Muitos ainda não procuraram a unidade básicaseleção equatoriana de futebolsaúde para completar o esquema vacinal", alertou Queiroga.

De acordo com as evidências científicas, as duas doses conferem um bom nívelseleção equatoriana de futebolproteção, especialmente contra as formas mais graves da covid-19, que estão relacionadas à internação e à necessidadeseleção equatoriana de futebolintubação.

Segundo o painel VigiVac Covid-BR, da FioCruz, maisseleção equatoriana de futebol15 milhõesseleção equatoriana de futebolbrasileiros estão com a segunda dose atrasada. Esse número praticamente dobrou nos últimos dois meses.

Línea

seleção equatoriana de futebol Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube seleção equatoriana de futebol ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosseleção equatoriana de futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaseleção equatoriana de futebolusoseleção equatoriana de futebolcookies e os termosseleção equatoriana de futebolprivacidade do Google YouTube antesseleção equatoriana de futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueseleção equatoriana de futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoseleção equatoriana de futebolterceiros pode conter publicidade

Finalseleção equatoriana de futebolYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosseleção equatoriana de futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaseleção equatoriana de futebolusoseleção equatoriana de futebolcookies e os termosseleção equatoriana de futebolprivacidade do Google YouTube antesseleção equatoriana de futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueseleção equatoriana de futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoseleção equatoriana de futebolterceiros pode conter publicidade

Finalseleção equatoriana de futebolYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosseleção equatoriana de futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaseleção equatoriana de futebolusoseleção equatoriana de futebolcookies e os termosseleção equatoriana de futebolprivacidade do Google YouTube antesseleção equatoriana de futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueseleção equatoriana de futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoseleção equatoriana de futebolterceiros pode conter publicidade

Finalseleção equatoriana de futebolYouTube post, 3