Disputa por prefeituraaposta gratis no cadastroSP pode estar por trásaposta gratis no cadastroexpulsãoaposta gratis no cadastroFrota do PSL:aposta gratis no cadastro

Crédito, Agência Câmara
Nas últimas semanas, Frota fez uma sérieaposta gratis no cadastrocríticas ao presidente da República, a seus filhos com carreira política (Carlos, Eduardo e Flávio), a colegas do PSL e ao governo Bolsonaro. "Só duas vezes tivemos paz no semestre: quando o Twitter ficou fora do ar e quando ele (Jair Bolsonaro) tirou o dente", disse Frota ao jornal Folhaaposta gratis no cadastroS. Paulo no fimaposta gratis no cadastrojulho. A fala era uma referência à coleçãoaposta gratis no cadastrodeclarações polêmicasaposta gratis no cadastroBolsonaro nas últimas semanas.

Crédito, Agência Câmara
A expulsãoaposta gratis no cadastroFrota é resultadoaposta gratis no cadastroao menos duas representações (espécieaposta gratis no cadastroacusação formal dentro do partido)aposta gratis no cadastrocongressistas do PSL. Uma éaposta gratis no cadastroMajor Olímpio, e a outra, da deputada federal Carla Zambelli (SP).
A acusaçãoaposta gratis no cadastroZambelli é um documentoaposta gratis no cadastrodez páginas. Baseia-seaposta gratis no cadastrodois pontos: as críticasaposta gratis no cadastroFrota a colegas do PSLaposta gratis no cadastroSão Paulo, por um lado; e por outro, suposta "difamação"aposta gratis no cadastroFrota "contra o Presidente da República, ao governo e aos filhosaposta gratis no cadastroJair Bolsonaro".
No primeiro ponto, Zambelli reproduz um tuíteaposta gratis no cadastroFrota no dia 8aposta gratis no cadastrojunho. "Quero saber como o autointitulado Presidente Estadual do PSL vai fazer sobre a milíciaaposta gratis no cadastroex-PMs que tomaramaposta gratis no cadastroassalto o Partido. Cada lugar do litoral, Vale e interior tem sempre um ex-Coronel, ex-Major, ex-Soldado, ex-Cabo, ex-Tenente dono do Partido", diz a mensagemaposta gratis no cadastroFrota na rede social.
No segundo ponto, Zambelli reproduz trechosaposta gratis no cadastrouma entrevistaaposta gratis no cadastroFrota à revista Época, na qual ele critica duramente o governo pela indicaçãoaposta gratis no cadastroEduardo Bolsonaro ao cargoaposta gratis no cadastroembaixador, alémaposta gratis no cadastroatacar a própria deputada e Jair Bolsonaro.
"Eu espero que ele (Eduardo) vá para os Estados Unidos, que acerte e seja feliz. Que ele leve a Letícia 'cartel' (Letícia Catelani, a Catel, ex-diretora da Apex Brasil), o Filipe Martins (assessor internacional da Presidência) e toda aquela corriola que anda com ele", disse Frota. "E ele fritou hambúrguer numa lanchonete que não tem hambúrguer. Mas desse governo a gente pode esperar tudo", disse o ex-ator e produtor.

Crédito, Agência Câmara
A representação é do dia 6aposta gratis no cadastroagosto - portanto, antes da votaçãoaposta gratis no cadastro2º turno da Reforma da Previdência na Câmara, quando Frota se absteve. Segundo Bivar, a abstenção não foi considerada para a expulsão.
A decisão do partido não inclui um pedidoaposta gratis no cadastrotomada do mandatoaposta gratis no cadastroFrota - que continuará na Câmara dos Deputados. Agora, o ex-pesselista está sendo cortejado pelo PSDB e pelo Democratas.
"A defesa dele (no processoaposta gratis no cadastroexpulsão) foi aaposta gratis no cadastroque ele estava agindo com base no direito deleaposta gratis no cadastroexpressar as opiniões dele. Mas esquece ele que ele faz parteaposta gratis no cadastrouma instituição, um partido político, e que tem, no mínimo, que respeitar a hierarquia do partido, o sentimentoaposta gratis no cadastrounicidade que todo partido procura ter. Então dentro do seu desalinhamento do partido, que não foi uma nem duas vezes, foi repetidas vezes, entendemos que a gente poderia prescindir dele como membro e filiado do nosso partido", disse Luciano Bivar a jornalistas.
A reportagem da BBC News Brasil procurou Frota ao longo do dia, mas não conseguiu contato. Ele não estaria atendendo nem mesmo seu chefeaposta gratis no cadastrogabinete na Câmara, segundo disse este último à reportagem. No sábado (10), o deputado apagou seus perfis nas redes sociais - Twitter, Instagram e Facebook. Nesta última, Frota tinha maisaposta gratis no cadastro1,1 milhãoaposta gratis no cadastroseguidores.
Segundo apurou a BBC News Brasil, Frota estava insatisfeito com o governo pelo menos desde março deste ano, quando o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vetou a indicaçãoaposta gratis no cadastroum ex-assessor do gabineteaposta gratis no cadastroFrota, o advogado Cleber Teixeira, para a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Teixeira é donoaposta gratis no cadastroum canal do YouTube com viésaposta gratis no cadastrodireita, o Jacaréaposta gratis no cadastroTanga.

Crédito, Senado Federal
Major Olímpio foi duro ao falar sobre a expulsãoaposta gratis no cadastroFrota. "Espero que Deus o guarde e esqueça onde. Tomara que seja feliz na próxima legenda", disse ele ao siteaposta gratis no cadastronotícias Congressoaposta gratis no cadastroFoco nesta terça (13).
Depois da expulsão, a prioridade é "reorganizar" o partidoaposta gratis no cadastroSão Paulo para a disputaaposta gratis no cadastro2020, disse Olímpio. Segundo ele, o diretório Estadual e cercaaposta gratis no cadastro50 diretórios municipais estão com as prestaçõesaposta gratis no cadastrocontas atrasadas na Justiça Eleitoral - e isto pode até inviabilizar a participação nas próximas eleições.
'Onde tem poder e Fundo Partidário, tem brigas'
Até a entradaaposta gratis no cadastroJair Bolsonaro,aposta gratis no cadastromarçoaposta gratis no cadastro2018, o PSL era um partido irrelevante - fez apenas um deputado federal nas eleiçõesaposta gratis no cadastro2014. Agora, graças à votação massiva conquistada nas eleições do ano passado, o partido recebe a maior fatia do Fundo Partidário - maisaposta gratis no cadastroR$ 8 milhões mensais.
Também ficará com o maior montante do Fundo Especialaposta gratis no cadastroFinanciamentoaposta gratis no cadastroCampanhas (FEFC), o chamado "fundão eleitoral", para a disputaaposta gratis no cadastro2020 - que elegerá prefeitos e vereadores. Quem controla a direção partidária coordena a distribuição do dinheiro - e saiaposta gratis no cadastrovantagem para disputar a maior prefeitura do país, aaposta gratis no cadastroSão Paulo (SP).
Somando o valor horário político, os recursos do "fundão eleitoral" e o dinheiro do Fundo Partidário, o PSL poderá receber quase R$ 500 milhõesaposta gratis no cadastrodinheiro públicoaposta gratis no cadastro2020, se os deputados aprovarem o aumento proposto nos recursos para campanhas este ano.
Hoje, o diretório estadual do PSLaposta gratis no cadastroSP é comandado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente da República. Se for aprovado pelo Senado para o cargoaposta gratis no cadastroembaixador do Brasil nos EUA, nas próximas semanas, o comando do partidoaposta gratis no cadastroSP ficará com o deputado estadual paulista Gil Diniz, atual vice-presidente. É o diretório estadual que definirá o candidato do PSL à prefeituraaposta gratis no cadastroSP.

Crédito, Agência Câmara
Nos últimos meses, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) tem ditoaposta gratis no cadastroentrevistas que gostariaaposta gratis no cadastroconcorrer à prefeitura paulistana - e Frota defendeu a candidatura dela. Olímpio, que presidiu o PSLaposta gratis no cadastroSão Paulo até o fimaposta gratis no cadastroabril, é contra. Caso não surja um candidato com qual todos concordem, o PSL pode realizar prévias para definir um nome.
Perguntado sobre os motivos por detrás da representação contra Frota, o líder da bancada do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), disse que se tratavaaposta gratis no cadastrouma disputaaposta gratis no cadastropoder.
"É uma briga específica do diretórioaposta gratis no cadastroSão Paulo, como existeaposta gratis no cadastrooutros (Estados). É briga pelo poder. Onde existe poder, e onde existe um Fundo Partidário, com certeza existem brigas", disse ele à BBC News Brasil na tardeaposta gratis no cadastrosegunda-feira (12).
Na ocasião, Waldir disse à reportagem que a expulsãoaposta gratis no cadastroFrota era improvável. "A chance (de expulsão) é muito pequena. Penso que é só um alerta. É necessário julgar, ok?", disse ele.
"O PSL é um partidoaposta gratis no cadastromuitos líderes, um partidoaposta gratis no cadastromuitos parlamentares extremamente ativos. Se não tivesse representação (contra Frota), nada aconteceria com ele. Mas como houve, tem que se dar uma resposta à representação. O partido não pode ficar omissoaposta gratis no cadastrorelação às representaçõesaposta gratis no cadastrodois congressistas", disse.
O cientista político Bruno Carazza lembra que, no Congresso, não existem "minions": cada um persegue os próprios objetivos. "Os parlamentares do PSL são figuras com seus objetivos políticos próprios. Esses deputados e senadores têm projetos pessoais. Se aproveitaram da onda criada pelo Bolsonaro para chegar ao poder, mas agora começam a aparecer os objetivos própriosaposta gratis no cadastrocada um", diz.

Crédito, Fabio Pozzebom / Agência Brasil
Ele concorda que a expulsãoaposta gratis no cadastroFrota pode estar relacionada a uma disputaaposta gratis no cadastropoder. "Tem essa disputa importanteaposta gratis no cadastrotorno do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. (O PSL) vai receber ainda mais para as próximas eleições, então obviamente pode ser um reflexo disso também", disse.
O cientista político Cláudio Couto diz que, provavelmente, há maisaposta gratis no cadastrouma causa para a expulsãoaposta gratis no cadastroFrota.
"É um caso clássicoaposta gratis no cadastrodisputaaposta gratis no cadastropoder, mas talvez isso não explique tudo por si mesmo. Não teria expulsão se ele não tivesse feito o enfrentamento público (com os outros congressistas e com Bolsonaro). Eu acredito, particularmente, que é preciso pensar nas duas coisasaposta gratis no cadastroconjunto", disse.
"Penso que talvez isso esteja relacionado também à perdaaposta gratis no cadastroapoio do bolsonarismo entre alguns grupos da sociedade que antes o apoiavam. Você vê gente que até outro dia apoiava Bolsonaro, como o (cantor Lobão), que agora está reticente. A (atriz) Regina Duarte, que agora está com medo", diz ele.
Se vários criticam falasaposta gratis no cadastroBolsonaro, por que só Frota é punido?
Alexandre Frota pode ter sido ácido ao falar dos excessos verbais do presidente da República eaposta gratis no cadastrodecisões que ele julga equivocadas - mas está longeaposta gratis no cadastroser o único político do PSL a fazer este tipoaposta gratis no cadastrocrítica.
Nas últimas semanas, Bolsonaro sofreu reparos, por exemplo, da deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) - à BBC News Brasil, ela disse que as falas do presidente "colocam o governoaposta gratis no cadastrorisco" - e pediu que ele evitasse "falas desnecessárias e desencontradas".
"É conselho, é pedido, é quase implorando, entendeu? Porque não tem sentido colocar tanta coisa importanteaposta gratis no cadastrorisco para manter um estilo", disse Paschoal.

Crédito, Agência Câmara
Se é assim, por que só Frota merece punição? Segundo a deputada federal Carla Zambelli (SP), a diferença é que Frota criticou o governoaposta gratis no cadastroforma ampla - ao contrárioaposta gratis no cadastroJanaína, que fez reparos pontuais, ou do deputado Delegado Waldir (GO), que costuma restringir suas críticas à faltaaposta gratis no cadastroarticulação do governo no Congresso.
"A diferença entre as críticas dele e as do Delegado Waldir, ou da Janaína Paschoal, é que ele faz uma crítica generalizada. Diz que o governo como um todo o está decepcionando, mas não diz o que especificamente o incomoda", comentou Zambelli na segunda (12).
"Eu não faço questãoaposta gratis no cadastroque ele seja expulso. Ele só precisa refletir a respeito do que ele estava causando com as declarações dele", disse ela à BBC News Brasil. "A crítica é bem-vinda quando você diz o que está criticando especificamente".
Ela admite que o PSL não criou uma regra específica para determinar qual nívelaposta gratis no cadastrocríticas a Bolsonaro ou ao governo não aceitáveis. "Eu tentei achar (no Estatuto e no Códigoaposta gratis no cadastroÉtica) e parece que não tem. Vai da consciência e do bom sensoaposta gratis no cadastrocada um. A gente não é orientado a ter que concordar com o governoaposta gratis no cadastrotudo", diz ela.

aposta gratis no cadastro Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube aposta gratis no cadastro ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta gratis no cadastroautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta gratis no cadastrousoaposta gratis no cadastrocookies e os termosaposta gratis no cadastroprivacidade do Google YouTube antesaposta gratis no cadastroconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta gratis no cadastro"aceitar e continuar".
Finalaposta gratis no cadastroYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta gratis no cadastroautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta gratis no cadastrousoaposta gratis no cadastrocookies e os termosaposta gratis no cadastroprivacidade do Google YouTube antesaposta gratis no cadastroconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta gratis no cadastro"aceitar e continuar".
Finalaposta gratis no cadastroYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta gratis no cadastroautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta gratis no cadastrousoaposta gratis no cadastrocookies e os termosaposta gratis no cadastroprivacidade do Google YouTube antesaposta gratis no cadastroconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta gratis no cadastro"aceitar e continuar".
Finalaposta gratis no cadastroYouTube post, 3









