Corpo carbonizado, testemunha assassinada e jornalista perseguido: o caso que expõe 'guerra' nas margens da Amazônia:esporte da sorte da sorte

Crédito, Vitor Flynn/BBC Brasil
Pela morte dos dois homens e a tentativaesporte da sorte da sortehomicídio contra os outros três, o Ministério Públicoesporte da sorte da sorteRondônia pediu a condenaçãoesporte da sorte da sorteum pecuarista, do gerenteesporte da sorte da sortesua fazenda, do presidenteesporte da sorte da sorteuma associação rural local eesporte da sorte da sortedois integrantes da Polícia Militaresporte da sorte da sorteRondônia. Os cinco acusados, que se dizem inocentes, estão presos preventivamente.
"Esse é um dos poucos casosesporte da sorte da sorteviolência no campo que foi minimamente esclarecido. Chegou a júri e houve presos. É um avanço frente à impunidade existente", diz Josep Iborra Plans, da Articulação Amazônia da Comissão Pastoral da Terra. Plans já foi, ele mesmo, ameaçadoesporte da sorte da sortemorte.
Para Plans, o caso também exemplifica a truculência no campo. "Os mortos foram perseguidos sem misericórdia. Uma autêntica caçada humana".
Perseguição e morte
A história do assassinato dos dois sem-terra começa com a reintegraçãoesporte da sorte da sorteposse da fazenda Tucumã,esporte da sorte da sorteCujubim, que estava ocupada pelo acampamento "Terra Nossa". O dono da área não tinha título da propriedade. Em janeiroesporte da sorte da sorte2016, o grupo sem-terra saiu do local por determinação da justiça. Não houve incidentes.
A tragédia ocorreuesporte da sorte da sorteseguida. Após a reintegração, cinco ex-ocupantes voltaram ao antigo acampamento, sob a justificativaesporte da sorte da sorterecolher objetos que ficaram para trás. Era 31esporte da sorte da sortejaneiro. Ao chegarem, encontraram os resquícios da ocupação destruídos. Deixaram o local e foram emboscados por um grupo armado,esporte da sorte da sorteacordo com testemunhas. Tentaram fugir e foram perseguidos por dezoito horas, segundo o MP.
No dia seguinte, o corpo carbonizado foi encontrado dentroesporte da sorte da sorteum carro. Examesesporte da sorte da sorteDNA confirmaram que era oesporte da sorte da sorteAlysson Henriqueesporte da sorte da sorteSá Lopes, 23 anos. O estado do corpo não permitiu que a perícia identificasse a causa definitiva da morte. Ruan Lucas Hildebrandtesporte da sorte da sorteAguiar, 18 anos, nunca foi achado, apesar das buscas, e foi dado como morto.
Em 3esporte da sorte da sortefevereiro, na fazenda Tucumã, foi apreendida uma caminhonete que levava um "arsenal", nas palavras do MP: uma metralhadora, quatro espingardas, um revólver, munição, fardamento, GPS.

Crédito, PM Rondônia/Divulgação
Cicloesporte da sorte da sorteviolência
Os outros três homens fugiram da áreaesporte da sorte da sortemeio às torasesporte da sorte da sortemadeira transportadasesporte da sorte da sorteum caminhão, segundo relatos. A fuga não foi uma solução. Mais tarde,esporte da sorte da sorte4esporte da sorte da sortemarço deste ano, Renatoesporte da sorte da sorteSouza Benevides foi assassinado.
Outro, sofreu um novo atentadoesporte da sorte da sorte2016, sobreviveu e entrou no programaesporte da sorte da sorteproteção a testemunhas. O terceiro teve que sair da região. Os nomes dos dois sobreviventes foram omitidos pela BBC Brasil, por questãoesporte da sorte da sortesegurança.
A violência não se esgotou aí. Em fevereiro deste ano, Roberto Santos Araújo, liderança do acampamento Terra Nossa, foi morto.
A mãeesporte da sorte da sorteRuan, cujo nome não revelamos por questãoesporte da sorte da sortesegurança, entrou no programaesporte da sorte da sorteproteção a testemunhas. Ela passou a procurar mais informações sobre o desaparecimento do filho e suspeitava que o corpoesporte da sorte da sorteRuan tivesse sido atiradoesporte da sorte da sorteum rio, amarradoesporte da sorte da sorteuma pedra.
Em depoimento, a mãeesporte da sorte da sorteRuan informou que uma testemunha da região contou a ela que, no dia dos fatos, teria visto o rapaz saindo do mato muito cansado e pedindo água. Em seguida, apareceram pessoas que se apresentaram como policiais, o detiveram, o amarraram e o levaramesporte da sorte da sorteum carro, que seria o mesmo onde o corpoesporte da sorte da sorteAlysson foi encontrado carbonizado. A testemunha também está sob proteção do Estado.
Ivan Pereira da Costa, jornalista do norteesporte da sorte da sorteRondônia que cobriu a história, foi vítimaesporte da sorte da sorteatentado a tiros na frente daesporte da sorte da sortecasaesporte da sorte da sorteCujumim,esporte da sorte da sorteabrilesporte da sorte da sorte2016, e saiu da cidade. A BBC Brasil não conseguiu encontrá-lo. "Me calaram. Não posso continuar na cidade e nem com o site", disseesporte da sorte da sorteentrevista na época, para o G1esporte da sorte da sorteRondônia.
Segundo o MPesporte da sorte da sorteAriquemes, ainda não é possível saber se esses casos estão relacionados ao crime principal.
Defesa dos acusados
O proprietário da fazenda Tucumã, Paulo Iwakami, é um dos denunciados pelo MP pela morteesporte da sorte da sorteAlysson e Ruan. Natural do Paraná, Iwakami migrou para Rondônia há maisesporte da sorte da sortetrês décadas. "Ele pegou mata pura e formou a fazenda", diz o advogado Marcos Vilelaesporte da sorte da sorteCarvalho, que representa Iwakami.
Umaesporte da sorte da sortesuas fazendas, a Tucumã, foi algumas vezes ocupada por grupos sem-terra. "Na última invasão, (os sem-terra) mataram dezenasesporte da sorte da sorteanimais, queimaram casa, curral, trator", afirma Vilelaesporte da sorte da sorteCarvalho.
Em seu depoimento, Iwakami disse que Sérgio Sussumu, então presidenteesporte da sorte da sorteuma associação rural da região, indicou pessoas para fazerem a segurança da fazenda Tucumã. Os funcionários teriam sido orientados a procurar a polícia se houvesse qualquer ocorrência, diz a defesa. "Mas aconteceu aquela anarquia. O Paulo Iwakami é inocente. Cada um é responsável por seu CPF", afirma seu advogado, incriminando os subordinados do fazendeiro.
Já a defesaesporte da sorte da sorteSergio Sussumu alega que ele é inocente e queesporte da sorte da sorteparticipação no caso é uma "história inventada" pelo proprietário da fazenda Tucumã. Acrescenta que ele não foi reconhecido pelos policiais denunciados pelas mortes. Ressalta ainda que Sussumu também teve uma fazenda invadida por sem-terra e que resolveu o assunto sem ocorrência policial.
O grupo contratado para fazer a segurança da fazenda Tucumã seria formado por Rivaldoesporte da sorte da sorteSouza, gerente e proprietário da caminhonete apreendida com armas, Jonas Augusto dos Santos Silva, cabo da PM, e Moisés Ferreiraesporte da sorte da sorteSouza, sargento da PM. A BBC Brasil não conseguiu contato com a defesa dos dois primeiros.
O sargento Moisés, como Souza é conhecido, também é suspeito na chacinaesporte da sorte da sorteColniza (MT), onde nove pessoas foram assassinadasesporte da sorte da sorteabril deste ano. Foi a maior chacina no campo desde Eldorado dos Carajás,esporte da sorte da sorte1996. Segundo a Polícia Judiciária Civilesporte da sorte da sorteMato Grosso, o sargento seria o líderesporte da sorte da sorteum grupo intitulado "Encapuzados". Ele estava foragido e se apresentou à justiça apenas no finalesporte da sorte da sortemaio.
A defesaesporte da sorte da sorteSouza diz que o sargento é inocente nos dois casos e acrescenta que tem provasesporte da sorte da sorteque ele estava na cidadeesporte da sorte da sorteJi-Paraná quando os crimes aconteceram. Portanto não poderia estar presente nas cenas dos homicídios. "No Brasil, primeiro se prende, depois se investiga. Não existem provas. Moisés tem 6 anos no Exército, 22 anos na PM, foi para a Força Nacional, tem folhaesporte da sorte da sorteelogios na corporação", afirma o seu advogado, Jorge Muniz Barreto.

Crédito, Victor Flynn/BBC Brasil
Milícias e destruição
Assim como no casoesporte da sorte da sorteAlysson e Ruan,esporte da sorte da sorteRondônia, há outros episódiosesporte da sorte da sorteviolência no campo envolvendo seguranças contratados por donosesporte da sorte da sorteterras. Segundo Anderson Batistaesporte da sorte da sorteOliveira, promotoresporte da sorte da sorteJustiçaesporte da sorte da sorteAriquemes e responsável pelo caso dos dois jovens, esses seguranças são contratados para "andarem armados e evitarem a tomada da terra". Alguns não possuem ao menos porte legalesporte da sorte da sortearmas.
"São os jagunços, chamadosesporte da sorte da sorteguaxebas aquiesporte da sorte da sorteRondônia. Andamesporte da sorte da sortepequenos grupos,esporte da sorte da sortecavalos ou carros, e fazem patrulhas pelas estradasesporte da sorte da sorteterra. Como se fosse um estado paralelo, uma milícia", afirma Oliveira.
Casosesporte da sorte da sorteassassinatoesporte da sorte da sorteproprietários rurais ouesporte da sorte da sorteseus funcionários também ocorrem, segundo as fontes ouvidas pela BBC Brasil. E também há episódiosesporte da sorte da sorteviolência, sem morte, dos dois lados.
"Aqui há muita terra pública grilada. Quando algum grupo invade a terra, a soluçãoesporte da sorte da sorteambos os lados é violenta. Há casos, por exemplo,esporte da sorte da sorteque os invasores matam animais, queimam pasto, disparam armaesporte da sorte da sortefogo nas redondezas. Até o ápice, mais raro, que é a invasão total da sede da fazenda", completa Oliveira.
As características da Amazônia dificultam o combate a esses crimes. "São fatos que ocorrem na selva,esporte da sorte da sorteáreasesporte da sorte da sortegrandes latifúndios, a centenasesporte da sorte da sortequilômetros da cidade, onde não pega celular, com muitas rotasesporte da sorte da sortefuga e esconderijo e onde qualquer presença diferente é facilmente percebida. Não vai ser a investigação convencional para delitos urbanos que vai elucidar esse tipoesporte da sorte da sortecrime cometido na zona rural. Infelizmente, não existe estrutura na Polícia Civil e no Ministério Público para fazer essa investigação", explica o promotoresporte da sorte da sorteJustiça.
Cristiane Lima, coronel da PM do Pará na reserva e professoraesporte da sorte da sortedireitos humanos, aponta um novo fatoresporte da sorte da sorteconflito: "Voltou a aparecer aqui no Pará a participação do policial na violência do campo. É o ressurgimentoesporte da sorte da sorteum discursoesporte da sorte da sorteguerra. Um sentimentoesporte da sorte da sortejusticeiros,esporte da sorte da sorteque é preciso resolver os problemas na minha área", comenta.
Reforma agrária
O delegado Mario Jorge Pinto Sobrinho, da delegaciaesporte da sorte da sorteconflitos agráriosesporte da sorte da sorteRondônia, convive diariamente com a violência no campo. Para ele, "o grande problema da violência no campo é a ausência da reforma agrária". "Se o Estado fizesse reforma agrária, Rondônia não estava nessa briga toda. O Incra está acabandoesporte da sorte da sorteRondônia, sem servidores", diz.
O superintendente do Instituto Nacionalesporte da sorte da sorteColonização e Reforma Agrária (Incra)esporte da sorte da sorteRondônia, Cletho Munizesporte da sorte da sorteBrito, confirmou à BBC Brasil a gravidade da situação do campo na região. "Todo dia está ocorrendo reintegraçãoesporte da sorte da sorteposseesporte da sorte da sorteRondônia. É hoje o Estado onde mais está morrendo gente no campo. Pode ocorreresporte da sorte da sortealgum momento alguma situação que fuja do controle."
A Secretariaesporte da sorte da sorteSegurançaesporte da sorte da sorteRondônia afirmou,esporte da sorte da sortenota, que vem atuando "com a Patrulha Rural e priorizando a investigação dos crimes relacionados ao conflitoesporte da sorte da sorteterras". Sobre a morteesporte da sorte da sorteAlysson e Ruan, disse que "todas as medidas legaisesporte da sorte da sorteresponsabilidade das polícias como investigação e produçãoesporte da sorte da sorteprovas foram feitas dando suporte ao Judiciário".
O julgamento é esperado com grande expectativa por movimentos sociais do campoesporte da sorte da sorteRondônia. A Comissão Pastoral da Terra está organizando uma vigíliaesporte da sorte da sorteoração na véspera, dia 14esporte da sorte da sorteagosto,esporte da sorte da sorteAriquemes, onde será realizado.









