Por que algumas pessoas se sentem cansadas o tempo todo?:roleta do betano

Homem deitado sobrer mala

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Algumas pessoas acordam sempre cansadas e com pouca energia, não importa quantas horas durmam. Por quê?

Oito horas e meia depois, meu despertador toca e eu acordo me sentindo... cansada.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
roleta do betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Ray Harryhausen reused eStop motion onimation to depict it battle with Mesa; Culturalde

maniac". Sup Picion fallst on an drunken American💹 playboy (George Hamilton) And sua

There ha, however been A single case of someoneable to eat remore 1than1 sevofruiteand

k SapoTE

casas lotericas online

da) is the founder of a Bodog online gaming and entertainment brand; which he developed

Fim do Matérias recomendadas

Estou no início da meia-idade, pratico exercícios regularmente e, até onde sei, sou saudável. Por que, então, na maioria das manhãs, não consigo acordar com os olhos brilhantes e cheiaroleta do betanoenergia, depoisroleta do betanouma boa noiteroleta do betanosono?

Aparentemente, não sou a única nesta situação.

Uma meta-análiseroleta do betano2023 examinou 91 estudosroleta do betanotrês continentes e concluiu que umroleta do betanocada cinco adultosroleta do betanotodo o mundo sofreroleta do betanofadiga generalizada que dura até seis meses, mesmo não apresentando condições médicas conhecidas.

Nos Estados Unidos, 44% dos maisroleta do betanomil adultos pesquisados pela Fundação Nacional do Sonoroleta do betano2019 afirmaram que se sentem sonolentos entre dois a quatro dias por semana.

E uma pesquisa do instituto YouGov envolveu cercaroleta do betano1,7 mil pessoasroleta do betano2022 e concluiu que umroleta do betanocada oito adultos britânicos se sente cansado "todo o tempo", enquanto outros 25% estão exaustos "na maior parte do tempo".

As mulheres têm mais probabilidaderoleta do betanose sentir fatigadas do que os homens, quer elas tenham filhos ou não. Esta mesma conclusão apareceroleta do betanodiversos estudos.

O conceito é vago

O cansaço é uma queixa "muito, muito comum" entre os pacientes da médica da família Rosalind Adam, que trabalharoleta do betanoAberdeen, no Reino Unido, há maisroleta do betanouma década.

A condição é tão comum que o Serviço Nacionalroleta do betanoSaúde do Reino Unido temroleta do betanoprópria sigla para ela: TATT ("Tired All The Time", ou "cansado o tempo todo",roleta do betanoportuguês).

Mas, apesar daroleta do betanoonipresença, a compreensão dos cientistas sobre a fadiga (incluindo suas causas, como ela altera o nosso corpo e o cérebro eroleta do betanomelhor formaroleta do betanotratamento) é incrivelmente limitada. Até aroleta do betanodefinição é complicada.

O cansaço é diferente do sono, que é "mais uma propensão a adormecer", explica Adam.

"Os dois estão relacionados, é claro, mas a fadiga é muito mais multidimensional."

Homem deitado e dormindoroleta do betanopoltrona, aparentementeroleta do betanoaeroporto; ele tem uma malaroleta do betanorodinhas ao lado

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Sonoroleta do betanomá qualidade é um dos fatores que aumentam a sensaçãoroleta do betanofadiga

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

"É uma espécieroleta do betanoconceito geral da sensaçãoroleta do betanocansaço", afirma o professorroleta do betanoadministração e comportamento organizacional Christopher Barnes, da Universidaderoleta do betanoWashingtonroleta do betanoSeattle, nos Estados Unidos.

Ele estuda como a faltaroleta do betanosono afeta o ambienteroleta do betanotrabalho.

"E existem muitas formasroleta do betanonos sentirmos cansados", prossegue o professor.

Existe, por exemplo, a fadiga física, que você pode sentir depoisroleta do betanouma longa caminhada ouroleta do betanouma sessão particularmente extenuante na academia.

"Esta é a fadiga fisiológica normal", explica Vicky Whittemore, diretoraroleta do betanoprogramas dos Institutos Nacionaisroleta do betanoSaúderoleta do betanoBethesda, no Estado americanoroleta do betanoMaryland. Ela estuda a biologia da fadiga.

"Ela é fácilroleta do betanocompreender e as pessoas vêm estudando a fadiga muscular há muito tempo", explica Whittemore.

Mas a fadiga pode também englobar um aspecto emocional e cognitivo. Isso explica por que, quando estamos cansados, podemos sentir nevoeiro cerebral, ter dificuldade para fazer as coisas ou cochilarroleta do betanomeio às outras pessoas.

Somente na última década, os cientistas conseguiram estudar mais a fundo essas outras formasroleta do betanofadiga, graças aos avanços da tecnologiaroleta do betanoformaçãoroleta do betanoimagens e dos testes bioquímicos que nos permitem estudar as mudanças cerebraisroleta do betanotempo real, segundo Whittemore.

"Estamos apenas começando a compreender a neurobiologia e quais partes do cérebro percebem a fadiga", afirma ela.

Outra dificuldade é o fatoroleta do betanoque a fadiga é incrivelmente subjetiva e pode surgir por inúmeras razões. Ela é um sintomaroleta do betanomuitas doenças e condições crônicas, incluindo câncer, esclerose múltipla, covid longa, depressão e encefalomielite miálgica. Mas pode também ter outras causas,roleta do betanomenor gravidade.

"É absolutamente importante diferenciar o cansaço relacionado ou não a doenças", orienta Adam.

Ela também é professora da Universidaderoleta do betanoAberdeen, onde lidera um estudoroleta do betanoandamento sobre os impactos da fadiga sobre pacientes com mieloma, insuficiência cardíaca e covid longa.

"Acho que, se conseguirmos diferenciar diversos tiposroleta do betanofadiga, poderemos tratá-losroleta do betanoformas diferentes e oferecer soluções mais personalizadas", afirma Adam.

Qualidade versus quantidade

A quantidaderoleta do betanosono necessária para os adultos variaroleta do betanouma pessoa para a outra. A maioriaroleta do betanonós precisaroleta do betanopelo menos sete horasroleta do betanosono por noite.

Os benefíciosroleta do betanodormir por tempo suficiente são relembrados para nós o tempo todo. Sem esse temporoleta do betanosono, nossos corpos não conseguiriam reparar os músculos, aumentar a imunidade, regular as emoções e consolidar as memórias e novas informações, entre outras funções fundamentais.

Pessoas fatigadas por longos períodos apresentam riscoroleta do betanomorte acima da populaçãoroleta do betanogeral, alémroleta do betanomaior riscoroleta do betanoansiedade e depressão.

No dia a dia, o repouso inadequado pode resultarroleta do betanodoresroleta do betanocabeça eroleta do betanooutras partes do corpo, além da sensaçãoroleta do betanoirritabilidade, mau humor e faltaroleta do betanoconcentração. E esses efeitos, muitas vezes, acabam invadindo outros setores da vida, como nossos relacionamentos.

"A literatura sobre o sono e a satisfação conjugal nos ensina que, quando uma pessoaroleta do betanoum casamento fica privadaroleta do betanosono, os conflitos entre o casal aumentam", afirma Barnes.

A fadiga também pode prejudicar o ambienteroleta do betanotrabalho, causando repercussões sobre o desempenho e a chefia.

Barnes foi o primeiro pesquisador a examinar como os chefes privadosroleta do betanosono são mais propensos a maltratar seus funcionários, com comportamento hostil, verbal ou não verbal.

"Eles vão para o trabalho com menos autocontrole e são mais propensos a praticar o que chamamosroleta do betano'supervisão abusiva'", afirma ele.

O pior é que a fadiga pode ter resultados devastadores. No Reino Unido, o cansaço é a principal causaroleta do betano20% dos acidentes verificados nas principais rodovias.

E erros humanos relacionados à fadiga ou perdaroleta do betanosono já foram verificados, ao ladoroleta do betanooutros fatores,roleta do betanodiversos desastres causados pelo homem, como o acidente com o ônibus espacial Challenger,roleta do betano1986, e o vazamentoroleta do betanopetróleo do navio Exxon Valdez no Alasca,roleta do betano1989.

"A fadiga no setorroleta do betano[extração de] petróleo e gás, onshore e offshore, já resultouroleta do betanocatástrofes significativas, perdaroleta do betanovidas, questões econômicas e problemas ambientais que ainda nos afetam", afirma a professoraroleta do betanoengenharia industrial eroleta do betanosistemas Ranjana Mehta, da Universidaderoleta do betanoWisconsin-Madison, nos Estados Unidos, que estuda a fadiga ocupacional.

Mas dormir por tempo suficiente é apenas uma parte da equação. A qualidade do sono também é importante, talvez mais do que a quantidade.

"É melhor ter menos horasroleta do betanosono contínuo do que mais horasroleta do betanosono interrompido", afirma Whittemore. "Você se sente muito menos renovado se o seu sono sofrer interrupções."

Isso ocorre,roleta do betanoparte, porque, quando dormimos, nosso cérebro desliga processos externos. Os neurôniosroleta do betanorepouso criam espaço para que o fluido cerebroespinhal, que normalmente rodeia o cérebro, entre e retire os resíduos acumulados, como as placas pegajosasroleta do betanobeta-amiloide normalmente associadas ao Alzheimer.

É uma espécieroleta do betanosistemaroleta do betanolimpezaroleta do betanoresíduos que os cientistas chamamroleta do betanosistema glinfático.

"Se o seu sono for interrompido ou disfuncional, ele prejudica todo esse equilíbrio", explica Whittemore. "Menos toxinas serão retiradas do seu cérebro."

É interessante observar que o nosso sistema glinfático trabalha melhor no mesmo horário todos os dias, segundo o psicólogo do sono Daniel Jin Blum, professor assistenteroleta do betanopesquisa da Universidaderoleta do betanoNova Yorkroleta do betanoXangai, na China.

"Por isso, se você comparar a mesma quantidaderoleta do betanosono profundo no horário normal e oito horas mais tarde, a capacidaderoleta do betanoretirar toxinas fica significativamente comprometida", explica ele.

Mãe dormindo pertoroleta do betanocriança, que está acordada

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

O sono interrompido é menos restaurador

Ou seja, o horárioroleta do betanoque fechamos nossos olhos é importante. Sincronizar o sono com o nosso ritmo circadiano – o relógio interno do cérebro que regula o cicloroleta do betano24 horasroleta do betanosono e vigília – possibilita repousoroleta do betanomelhor qualidade.

Isso explica por que o trabalhoroleta do betanoturnos costuma ser associado a más condiçõesroleta do betanosaúde, que variam desde azia até diabetes.

"Entre outras coisas, se você conseguir as mesmas oito horasroleta do betanosono, mas não durante o período circadiano regular, você quase não consegue sono REM e não está realmente colhendo os benefícios", afirma Blum.

Ele se refere ao quarto e último estágio do nosso cicloroleta do betanosono, caracterizado por movimentos rápidos dos olhos (REM, na siglaroleta do betanoinglês). É nesse estágio que costumamos sonhar, fortalecer as conexões neurais e processar as emoções do dia.

Sono REM curto ou desregulado já foi relacionado à depressão, demência, Parkinson e outros problemas cognitivos.

Inúmeras razões

Considerando os efeitos generalizados do sonoroleta do betanomá qualidade sobre a nossa saúde, relacionamentos e trabalho, é importante tentar chegar às raízesroleta do betanotodo esse sofrimento.

Quando seus pacientes se queixamroleta do betanofadiga persistente, a primeira medidaroleta do betanoRosalind Adam é eliminar qualquer possibilidaderoleta do betanocausa médica.

Examesroleta do betanosangue, às vezes, podem ser úteis para detectar distúrbios da tireoide ou desequilíbriosroleta do betanoestrogênio e outros hormônios. Estas condições são frequentemente relacionadas à sensaçãoroleta do betanofadiga, especialmente nas mulheres.

E os exames também podem revelar se você tem deficiênciaroleta do betanocertos nutrientes, como a vitamina B12 e D, folato e minerais, como ferro e magnésio.

"A deficiênciaroleta do betanonutrientes desempenha papel substancial na contribuição para a fadiga", afirma Geir Bjørklund, fundador da ONG norueguesa Conselhoroleta do betanoMedicina Ambiental e Nutricional.

"Nutrientes essenciais, como vitaminas, sais minerais e componentes alimentares, são fundamentais para diversos processos fisiológicos, incluindo o metabolismo energético."

Homem dormindo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Para que o sono sejaroleta do betanomelhor qualidade, é preciso ir para a cama no mesmo horário todos os dias

Mas os examesroleta do betanosangue só vão até aqui.

"Eles mostram resultados normaisroleta do betano90% dos casos que observamos na assistência primária", afirma Adam. "Por isso, é fundamental verificar o histórico clínico completo."

"Em indivíduos saudáveis, procuramos a contribuiçãoroleta do betanofatores como exercício, sono, alimentação e saúde mental", prossegue ela.

"Realmente, é questãoroleta do betanoobservar o indivíduo e o que pode ser importante para ele."

Como exemplo, o paciente talvez tenha filhos pequenos, o que pode transformar o sono sem interrupçõesroleta do betanoum luxo inalcançável. E o estresse, particularmente, contribui muito para o aumento da fadiga.

Um estudo reveladorroleta do betano2022, com maisroleta do betano16,2 mil funcionários governamentais chineses, concluiu que os profissionais que passaram por eventos negativos estressantes na vida apresentam possibilidade duas vezes maiorroleta do betanose queixarroleta do betanofadiga posteriormente.

Quando estamos estressados, nosso corpo produz um hormônio chamado cortisol. Esse hormônio eleva nossa temperatura corporal, os batimentos cardíacos e nos prepara para enfrentar uma ameaça.

Os níveisroleta do betanocortisol variam naturalmente ao longo do dia. Mas, quando eles permanecem elevados, fica mais difícil adormecer e manter o sono. É a sensaçãoroleta do betanoestar "cansado, mas ligado", como descreve Vicky Whittemore.

Como outras causas muito comunsroleta do betanofadigaroleta do betanopessoas saudáveis, Daniel Jin Blum indica os distúrbios do sono e problemas respiratórios.

Eles incluem o ronco, que ocorre quando as vias aéreas da pessoa estão total ou parcialmente bloqueadas.

"Todos os roncos são anormais e podem ser sinaisroleta do betanoapneia do sono", afirma ele.

A apneia do sono é um distúrbio que faz com que algumas pessoas interrompam e retomem a respiração repetidamente ao longo da noite.

Tudo isso pode prejudicar os padrões naturais do sono e dificultar o sono profundo, segundo Blum.

"As pessoas conseguem ter sete a nove horasroleta do betanosono, masroleta do betanoqualidade insuficiente."

Outra causa importanteroleta do betanofadiga é a desidratação. E outros culpados comuns incluem a cafeína e o álcool.

"Acho que a maioria das pessoas subestima o tamanho do impacto [do álcool e da cafeína] sobre a qualidade do sono", afirma Blum.

"A cafeína, por exemplo, possui meia vidaroleta do betanocercaroleta do betanocinco horas, ou seja, mesmo quando você toma uma xícararoleta do betanocafé ao meio-dia, um quarto dessa cafeína permanecerá [no corpo] até meia-noite."

O álcool, especialmente perto da horaroleta do betanodormir, também pode prejudicar a qualidade do sonoroleta do betanodiversas formas – agravando problemas respiratórios, prejudicando o ciclo circadiano e bloqueando o sono REM.

"Muitas vezes, você talvez adormeça um pouco mais rápido durante aquele primeiro cicloroleta do betanosono e consiga um sono um pouco mais profundo", explica Blum.

"Mas, depois disso, ele meio que nos faz voltar para o estágioroleta do betanosono mais leve e nos faz despertar mais, alémroleta do betanocriar novos picosroleta do betanocortisol ao longo da noite."

Por fim, Bjørklund explica que as orientações para aumentar a energia são basicamente aquilo que nossa mente racional já sabe.

"Adote uma alimentação equilibrada, cuide da deficiênciaroleta do betanonutrientes, mantenha boa higiene do sono, controle o estresse com técnicas como mindfulness [atenção plena], pratique atividades físicas regularmente, hidrate-se adequadamente, considere intervenções terapêuticas como terapia cognitiva comportamental e forme uma rederoleta do betanoapoio", orienta ele.

Mas é claro que implementar todas essas medidas é outra questão completamente diferente. Acho que reformular minhas rotinas já é um bom começo.