O primeiro-ministro que transformou Cingapuratbet freebetilha sem recursos a centro financeiro:tbet freebet

Lee Kuan Yew | Foto: AFP

Crédito, AFP

Legenda da foto, Estadista cingapuriano era carismático, mas perseguia opositores e meiostbet freebetcomunicação

tbet freebet Lee Kuan Yew ficou conhecido como o estadista que transformou Cingapuratbet freebetpequena cidade portuária,tbet freebetuma ilha sem recursos natuais,tbet freebetum dos mais ricos centros mundiais. Ele morreu neste domingo, aos 91 anos.

Lee foi primeiro-ministro da cidade-estado por 31 anos e trabalhou no governo até 2011.

Sob seu comando o crescimento do país foi classificado por muitos como uma espécietbet freebetmilagre econômico, uma misturatbet freebetcapitalismo privado e estatal.

Hoje, o país é reconhecido como próspero, moderno e com pouca corrupção.

O estadista, no entanto, foi bastante criticado por violaçõestbet freebetdireitos humanos. Durante seu governo, ele estabeleceu restrições à liberdadetbet freebetexpressão que ainda estãotbet freebetprática no país.

O anúnciotbet freebetsua morte foi feito pelo assessortbet freebetimprensa do primeiro-ministrotbet freebetCingapura, Lee Hsien Loong, que é filhotbet freebetLee.

Ele estava no hospital há semanas, recebendo tratamento para uma pneumonia severa.

<link type="page"><caption> Leia mais: Cingapura lidera listatbet freebetcidades mais caras para se viver</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2014/03/140304_custo_de_vida_economist_lgb.shtml" platform="highweb"/></link>

'Estado babá'

Lee foi co-fundador do Partido da Ação Popular (PAP, na siglatbet freebetinglês), que governou o país desde 1959 – e também o primeiro do partido a ocupar o cargotbet freebetprimeiro-ministro.

Quando deixou o podertbet freebet1985, Lee tinha vencido sete eleições e era o primeiro-ministro mais longevo do mundo.

Advogado formado na Universidadetbet freebetCambridge, ele comandou o país durantetbet freebetfusão etbet freebetsubsequente separação da Malásia, algo que descreveu como "um momentotbet freebetangústia". Falando à imprensa após a separação,tbet freebet1965, ele afirmou que construiria uma nação meritocrática e multirracial.

Mas a pequena Cingapura – com pouquíssimos recursos naturais – precisavatbet freebetum novo modelo econômico.

"Sabíamos que se fossemos iguais a nossos vizinhos, morreríamos. Não tinhamos nada para oferecer além do que eles tinham para oferecer. Então tivemos que produzir algo diferente e melhor do que o que eles tinham", disse ao jornal americano New York Timestbet freebet2007.

Lee tomou medidas para coibir a corrupção do país, criou programastbet freebetconstruçãotbet freebetcasas a preços populares etbet freebetindustrialização, para criar emprego.

Foto: Getty

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Ex-primeiro-ministro mantinha controle sobre cada detalhe da vidatbet freebetCingapura, incluindo hábitos dos cidadãos
Foto: AFP/STR/New Nation

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Ainda nos anos 1950, Lee deu início a programatbet freebetdesenvolvimento na cidade-estado

Ele também tentou unir os diversos grupos étnicos que habitavam na ilha, forjando uma identidade baseada no multiculturalismo.

O primeiro-ministro, no entanto, mantinha um firme controle da cidade-estado, o que a transformoutbet freebetuma das sociedades mais reguladas do mundo.

Para controlar o crescimento populacional, ele aumentou os impostos para os que tinham maistbet freebetdois filhos. Anos depois, isentou as mulheres com educação superior dessas políticas para encorajá-las a terem famílias maiores.

Havia políticastbet freebetprática para que os cidadãos fossem mais gentis, menos barulhentos, aprendessem a dar descarga e até deixassemtbet freebetmascar chiclete. O governo também proibiu o grafitetbet freebetmuros.

"Éramos chamadostbet freebetEstado babá, mas o resultado é que hoje nos comportamos melhor e vivemostbet freebetum lugar mais agradável do que há 30 anos", disse à BBC.

Um socialistatbet freebetformação, Lee tornou-se anticomunista, mas foi acusado por críticostbet freebetadotar uma sérietbet freebetpráticastbet freebetregimes comunistastbet freebetCingapura, como o controletbet freebetdiversos aspectos da vida dos cidadãos.

<link type="page"><caption> Assista: Religiosos e ativistas gays travam batalha entre 'rosa' e 'branco'tbet freebetCingapura</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://roberthost1.accountsupport.com/videos_e_fotos/2014/06/140630_gay_cingapura_religiosos_fn.shtml" platform="highweb"/></link>

Crescimento e repressão

Através do investimentotbet freebeteducação, Lee se propôs a criar novas geraçõestbet freebetprofissionais altamente qualificados e fluentestbet freebetinglês. Além disso, ele ofereceu incentivos para empresas e investidores estrangeiros, com o objetivotbet freebettransformar Cingapuratbet freebetum polo industrial.

De 1960 a 1980, o PIB per capitatbet freebetCingapura aumentou 15 vezes e Cingapura tornou-se um centro financeiro global.

Cingapura | Foto: BBC

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Em 20 anos, PIB per capita do país aumentou 15 vezes, e ilha tornou-se centro financeiro global

No entanto, um dos legadostbet freebetLee é também a repressão à imprensa. Muitos críticos afirmam que o desenvolvimento do país foi conseguido às custas da liberdadetbet freebetexpressão, citando seu hábitotbet freebetprocessar meiostbet freebetcomunicação que não concordavam com ele.

Algunstbet freebetseus críticos e oponentes foram presos sem julgamento, o acesso a veículostbet freebetcomunicação estrangeiros era restrito e diversos jornalistas foram presos.

"A liberdadetbet freebetimprensa deve estar subordinada à necessidade prioritáriatbet freebetintegridadetbet freebetCingapura", afirmou.

Ele justificavatbet freebetposição dizendo que os jornais eram financiados por interesses estrangeiros hostis ao seu governo.

As restrições continuam hojetbet freebetdia. Cingapura ocupa o 153º lugar no índicetbet freebetliberdadetbet freebetimprensa da ONG Repórteres Sem Fronteiras, atrástbet freebetpaíses como Rússia, Birmânia e Zimbábue, conhecidos pela perseguição a jornalistas.

Em 2015, o Brasil subiu 12 posições no ranking e chegou ao 99º lugar.

No Parlamentotbet freebetCingapura há apenas seis legisladores da oposição. Outras medidas estabelecidas por Lee, como leis que estabeleciam castigos físicos e o investimento do governotbet freebetfazer com que as mentes mais brilhantes do país se casassem – para terem bebês mais inteligentes – continuam a gerar críticas.

Lee, no entanto, manteve suas convicções até o fim. "Quem governa Cingapura tem que sertbet freebetferro ou desistir. Passei minha vida inteira construindo-a e enquanto eu estiver no comando, ninguém vai derrubá-la", disse,tbet freebetum comíciotbet freebet1980.

<link type="page"><caption> Leia mais: ‘Melhor’ aeroporto do mundo planeja parque com cachoeira dentrotbet freebetterminal</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://roberthost1.accountsupport.com/noticias/2013/08/130822_aeroporto_cingapura_dg.shtml" platform="highweb"/></link>

<link type="page"><caption> Assista: Empresa cria 'drone garçom' para superar faltatbet freebetmãotbet freebetobratbet freebetCingapura</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://roberthost1.accountsupport.com/videos_e_fotos/2015/02/150209_drone_garcom_cingapura_fn.shtml" platform="highweb"/></link>