Capriles diz que não reconhece resultado e pede recontagem:o que é f12 bet

o que é f12 bet O candidato opositor na eleição presidencial venezuelana, Henrique Capriles, afirmou que a oposição não vai reconhecer os resultados da votação realizada no domingo, até que haja uma recontagemo que é f12 bet"voto por voto" no processo eleitoral.
Falando após o anúncioo que é f12 betque o chavista Nicolás Maduro venceu o pleito por apenas 230 mil votoso que é f12 betdiferença, Capriles mostrou um relatório onde, segundo ele, constam 3,2 mil incidentes eleitorais, que a oposição também exigirá que sejam investigados.
"Digo com toda a firmeza, compromisso e transparência: não vamos reconhecer o resultado até que não seja contado cada voto dos venezuelanos, um por um. O povo venezuelano merece respeito", protestou Capriles.
No sistema venezuelano, 54% dos votos registradoso que é f12 betcada urna eletrônica já são auditados para evitar erros. Entretanto, Capriles disse que "nós temos,o que é f12 betacordo com nossa contagem, um resultado diferente do que foi expressado na noiteo que é f12 bethoje".
Pouco antes, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciara que, com maiso que é f12 bet99% dos votos apurados, Maduro havia obtido 50,7% dos votos, contra 49%o que é f12 betseu opositor – o resultado eleitoral mais favorável para a oposição desde 1999.
O herdeiro do chavismo recebeu 685 mil votos a menos que Hugo Chávez obtivera na eleição presidencialo que é f12 betoutubro contra Capriles. Já Capriles viu seus votos subiremo que é f12 betcercao que é f12 bet680 milo que é f12 betuma eleição para outra.
De acordo com o CNE, Maduro tivera até aquele momento 7.505.338 votos e Capriles, 7.270.402.
"Tenham a certezao que é f12 betque se o CNE tivesse anunciado que perdi por um voto, eu teria aceitado (o resultado) com coragem", reagiu Maduro, dizendo que respeitava a decisão da oposiçãoo que é f12 betpedir uma auditoria para dirimir as dúvidaso que é f12 betrelação ao processo eleitoral.
"Não tenham dúvidao que é f12 betque o faria", disse a seus partidários, na varanda do palácio presidencialo que é f12 betMiraflores.
Instabilidade

Mal saiu o resultado, fogos, carroso que é f12 betsom e música foram ouvidos na zona lesteo que é f12 betCaracas, predominantemente opositora.
Emo que é f12 betconta no Twitter, o analista político e econômico Asdrúbal Oliveros, opositor autodeclarado, disse que "a Venezuela está entrandoo que é f12 betum novo períodoo que é f12 betinstabilidade institucional e política" e pediu "humildade e autocrítica" a Maduro.
"Este senhor não está lendo bem esses números nem o clima ao redor", escreveu Oliveros. "Duzentos e trinta mil votos com todas as vantagens do Estado e destruir uma vantagem inicial (indicadao que é f12 betpesquisas)o que é f12 bet18 pontos..."
Depois, o analista fez menção a uma possibilidade que vinha sendo mencionada por alguns opositores à boca miúda caso Maduro obtivesse uma vitória apertada: o recolhimentoo que é f12 betassinaturas para propor um referendo com o fimo que é f12 betrevogar seu mandato a meio termo, como previsto na Constituição venezuelana.
Em seu discurso, o próprio Maduro mencionou a possibilidadeo que é f12 betum rompimento institucional tendoo que é f12 betvista o acirramento da votação. Disse que a oposição tentou lhe envolvero que é f12 betuma "guerra psicológica" e tramar iniciativas para desestabilizar as eleições.
"Tomara que não tentem (um golpeo que é f12 betEstado)", discursou, segurando nas mãos a Constituição Bolivariana aprovadao que é f12 bet1999 por Hugo Chávez.
"A oposição diz que vai respeitar (os resultados eleitorais), que não vai provocar a violência... Queria acreditar neles, mas é que dizem umas coisas e depois fazem o contrário."
'Pacto'

No mesmo discurso, Maduro sugeriu que Capriles lhe propôs um "pacto"o que é f12 betgoverno após o resultado apertado – informação que Capriles desmentiu.
Segundo Maduro, a ideia lhe foi apresentada por telefone,o que é f12 betuma ligação com Capriles na noite do domingo.
"Ele me transmitiu ao que é f12 betvisão e eu lhe transmiti a verdade. Não pode haver um pacto (apenas) entre duas pessoas", disse Maduro. "São 7,5 milhõeso que é f12 betpessoas que eu devo respeitar, assim como maiso que é f12 bet7 milhõeso que é f12 betpessoas que votaram nele."
A ideiao que é f12 betum "pacto" soa, aos ouvidos venezuelanos, como um anacrônico retorno ao pacto bipartidário – o Pactoo que é f12 betPunto Fijo – que vigorou no país por quatro décadas e acabou colapsando, sem legitimidade, quando do aparecimentoo que é f12 betChávez.
"Eu não pactuo nem com a mentira nem com a corrupção. Meu pacto é com os venezuelanos", reagiu Capriles. "Pactuo menos ainda com a ilegitimidade."
Capriles disse que o povo venezuelano "falou com contundência" contra os rumos econômicos do país, a violência, as relações 'carnais' com Cuba e o uso do Estado para fins ideológicos.
"Respeito os (eleitores) que votaram na outra opção. Mas também exijo respeito aos que votaram na nossa", disse o opositor.
Ele qualificou o governoo que é f12 bet"ilegítimo" e "um casteloo que é f12 betareia" que está "desmoronando".
"Senhor Maduro, se o senhor antes era ilegítimo, hoje está mais carregadoo que é f12 betilegitimidade", atacou Capriles. "O derrotado no diao que é f12 bethoje é o senhor. O senhor e seu governo", concluiu.








